Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Caulerpa taxifolia

Caulerpa taxifolia

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 05/jun/2014, 12:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas, ontem comprei esta macro alga para servir de complemento da alimentação e melhor ambientação de alguns peixes herbivoros ao aquário, ela fica a crescer num aquário pequeno que tenho e depois vou colocando algumas folhas para os peixes comerem.
A minha duvida é se eles podem comer a alga, pois nuns sites leio que ela é tóxica e noutros que ela é invasiva mas oferecida ao cirurgiões e Anjos para eles comerem.
Alguém tem alguma experiência com esta alga?

cumps,

Tiago

Mensagem 05/jun/2014, 12:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Tiago

Essa alga tem uma Toxina, caulerpicina, que é toxica para os peixes. Existem outras algas não toxicas que podes dar.

Acho que só existe um ser que a come, uma lesma do mar que tem uma enzima que anula essa toxina.

Podes apanhar na nossa costa alfaces do mar (acho que é este o nome), é uma alga que os cirurgioes e outros herbivoros apreciam bastante e aguenta-se bem no aquario. Pesquisa por ulva spp.

Cps
Gil

Mensagem 05/jun/2014, 14:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Gil Miguel Escreveu:
Boas Tiago

Essa alga tem uma Toxina, caulerpicina, que é toxica para os peixes. Existem outras algas não toxicas que podes dar.

Acho que só existe um ser que a come, uma lesma do mar que tem uma enzima que anula essa toxina.

Podes apanhar na nossa costa alfaces do mar (acho que é este o nome), é uma alga que os cirurgioes e outros herbivoros apreciam bastante e aguenta-se bem no aquario. Pesquisa por ulva spp.

Cps
Gil

Obrigado pela resposta, eu só perguntei porque apenas lia que era uma especie bastante invasiva e que onde ela estava os peixes e ouriços morriam...mas eram as espécies endémicas que não comiam, e nos locais naturais da alga os peixes alimentavam-se dela...e noutros sites lia que esta alga era dada aos peixes anjo e cirurgiões...

cumps

Mensagem 07/jun/2014, 12:57

Podes tambem tentar arranjar Gracilaria spp, alem de retirar nutrientes, os cirurgiões e afins gostam muito de se alimentar com esta alga, contem beta-carotenos.

Mensagem 07/jun/2014, 17:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Gil Miguel Escreveu:
Boas Tiago

Cps
Gil

Boas Gil
Achas que é perigoso ter essa alga num aquario comunitario com cirugiões?
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 07/jun/2014, 17:18

A ulva spp. não é evasiva nem tem um crescimento desmesurado, tem a vantagem de se conseguir arrancar facilmente.

Eu estéticamente não gosto de ver macroalgas no aquario e tambem por isso montei o refugio, mas senao te importares com isso podes ter sem problemas!

Cps
Gil

Voltar para Discussão Geral