Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Refugio, sim ou não?

Refugio, sim ou não?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 04/ago/2014, 13:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Boa tarde,

Ando com vontade de fazer um refugio e gostaria de ouvir opiniões de quem tem ou já teve, vantagens e desvantagens constatadas pessoalmente.

Vi um refugio de um amigo meu com areia, rocha viva e chaetomorpha e ele garantiu que além de eliminar nutrientes, contribui para alimento de peixes e corais atendendo à fauna que lá prospera.

Não tendo eu espaço para construir um sistema que deixe cair a água por gravidade para o aqua principal, terei de monta-lo na sump. Já ouvi dizer que a bomba de retorno irá matar a maior parte da vida animal que irá servir de alimento para corais, será verdade?

Agradecia uma ajuda neste assunto.

Obrigado

Cumps

Mensagem 04/ago/2014, 13:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Olá Filipe,

No refugio tenho apenas macro alga (caulerpa e chaetomorpha) para fazer melhor a exportação de nutrientes. Já cheguei a ter com DSB mas acumulava muitos detritos, passando assim a ser uma bomba de nitratos e fosfatos.

E tenho muita vida, copepods etc..

Faço o ciclo de luz inverso ao do aquário principal para manter alguns parametros estaveis (PH, ...)
Imagem

Mensagem 04/ago/2014, 14:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Filipe

Eu não utilizo areia, tenho chaetomorpha e alguma rocha viva de pequenas dimensões. Para usufruires 100% deste sistema, o melhor será por gravidade. Tens uma alternativa á sump e á gravidade, que são os Hang-on´s, que preservam na mesma os seres que vivem no refúgio. Vi á pouco tempo uma promoção numa loja online espanhola.. mas podes mandar fazer em acrilico.

Basicamente é só vantagens. Introduzo 1 vez por mês, rotiferos e copepodes vivos, e de vez em quando com uma bomba passo nas algas e rochas e recolho com uma rede a bicharada toda e coloco no aquário. A que fica reproduz-se, embora em indices com certeza inferiores ás monoculturas em condições especificas.

Exportação de nutrientes efectiva e natural, comida viva para peixes e corais, diversificação da microvida do aquário.

Na sump funcionará sem problemas a parte da exportação de nutrientes (convem fazeres um suporte com egg crate por exemplo para não estar assente no fundo), a parte da alimentação... uma parte passará talvez, mas acredito que a maioria não, os anfipodes como são de maior dimensão é dificil..

Mensagem 04/ago/2014, 16:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Bruno e Gil obrigado pela informação.

Gil,
O refugio que vi era o teu e fiquei com ideia que tinhas areia no fundo. Mas senso assim, também partilho a opinião que a areia apenas servirá para acumular detritos e excesso de nutrientes.

Apesar das vantagens que enumeraste de ter um Hang-on, o general cá de casa já disse que não fica estético nem enquadrado com a sala e como também partilho da mesma opinião vou optar por pôr na sump só com alga e alguma rocha viva como tu e o Bruno me indicaram. Acredito que alguma da vida passará pela bomba de retorno sem morrer e a exportação de nutrientes estará sempre a acontecer na mesma.

Tens de vir cá a casa dar-me umas dicas.

Obrigado a todos.

Abraço

Mensagem 04/ago/2014, 17:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Filipe, o que viste eram detritos :) :)

Na sump podes fazer algo deste género (só com chaeto em vez de caulerpa) e defines a dimensão que quiseres.
Imagem

Os Refúgios cairam em desuso... não percebo o porquê :)

Quanto á visita, é quando puderes!

Abraço

Voltar para Discussão Geral