Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral O branqueamento será um processo irreversível?

O branqueamento será um processo irreversível?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá a todos,


Nos últimos dias surgiu-me branqueamento em vários SPS. Ainda não consegui identificar a causa concreta, o que dificulta a resolução deste problema. Até então apresentavam uma evolução positiva, com bom crescimento. Nas ultimas semanas tive alguma dificuldade em manter a regularidade das TPA's e estive 3 semanas sem fazer qualquer troca. Já fiz os testes e não tenho alterações significativas. Contudo não tenho grande confiança nos testes!!! Alguns deles foi o pior investimento que fiz, são tão pouco fiáveis que quase mais vale olhar para a água do aquário, que o resultado é o mesmo.

O branqueamento teve inicio na base coral (Poccilopora Purple)e tem ascendido lentamente. Ainda pensei que fosse provocado pela epoxy, mas já os fixei há +/- 2 meses. A epoxy pode provocar lesões na base do coral, mas a meu ver não ao fim de tanto tempo.

Também me surgiu numa pequena frag de montipora um branqueamento com cerca de 1cm de diâmetro no centro da frag. Julgo que este branqueamento está relacionado com a sombra e contacto de alguns corais moles (Sarcophyton) com esta frag. Já fiz alguns reajustes para evitar essa situação.

Numa Caledrium também me surgiu um pequeno ponto de branqueamento, mas numa extremidade que está à sombra do próprio coral. Poderá ser esta uma causa probavel de branqueamento?

Tenho aumentado a frequência das TPA's para tentar solucionar algum problema que não esteja a ser reflectido nos testes.

Será este processo de branqueamento irreversível?

Cumprimentos
Editado pela última vez por Helder Ferreira em 16/set/2014, 01:41, num total de 1 vez.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Pelo que percebi os branqueamentos têm sido lentos certo?

Parece-me a mim que é um caso de STN (slow tissue necrosis) mas tens de postar os teus parâmetros para que se possa dar mais alguma ajuda.

E sim, os branqueamentos são reversíveis desde que detetada e corrigida a causa dos mesmos a tempo.

Cumps
Editado pela última vez por Filipe Valente em 02/set/2014, 16:11, num total de 2 vezes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Filipe Valente Escreveu:
Pelo que percebi os branqueamentos têm sido lentos certo?

Parece-me a mim que é um caso de STN (slow tissue necrosis) mas tens de postar os teus parâmetros para que se possa dar mais alguma ajuda.

E sim, os branqueamentos são irreversíveis desde que detetada e corrigida a causa dos mesmos a tempo.

Cumps


Sim Filipe, o branqueamento é lento.

Os últimos resultados dos testes são os seguintes:

Ph - 7,8
Kh - 8
Ca - 410
Mg - 1240
NH4 - 0
NO2 - 0
NO3 - 10 mg/ L
PO4 - 0,03
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Os teus parâmetros à exceção do NO3 e PH não estão maus, estava inclinado para que fosse falta de nutrientes mas também não é o caso.

Notas os sps a ficarem acastanhados?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
E a estabilidade do KH?

Por vezes é a TPA que o acerta e entre as mudas ele oscila muitas vezes.

Tens algas no aquário?

Se puderes faz os testes antes e depois da TPA...
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Helder,

Temperaturas elevadas ou flutuações de Temperatura (dia/noite) podem causar recessão. Como tem sido o crescimento dos corais no teu aquário?

abraço :)
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Goncalo Zamith Escreveu:
E a estabilidade do KH?

Por vezes é a TPA que o acerta e entre as mudas ele oscila muitas vezes.

Tens algas no aquário?

Se puderes faz os testes antes e depois da TPA...


Oi Gonçalo.
Por acaso não tenho feito testes suficientes que me permitam verificar a estabilidade do Kh. Mas nas ultimas semanas também não tenho feito nenhuma adição que possa provocar grandes oscilações do Kh. As TPA's procuro fazer 10-15% semanal para evitar grandes oscilações, à excepção desta ultima que foi de cerca de 30% , uma vez que já não fazia TPA há 3 semanas. Nos As ultimas TPA's têm sido 50% água do mar + 50% água salinizada.

Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Helder,

Temperaturas elevadas ou flutuações de Temperatura (dia/noite) podem causar recessão. Como tem sido o crescimento dos corais no teu aquário?

abraço :)


Oi Ricardo.
A temperatura do aquário tem-se mantido +/- constante, não ultrapassa os 26ºc, quase de certeza que não está relacionado com variações da temperatura. Quanto ao crescimento, até então notava um bom crescimento dos corais em especial na Caledrium. A Poccilopora é que tinha um crescimento mais reduzido.

Filipe Valente Escreveu:
Os teus parâmetros à exceção do NO3 e PH não estão maus, estava inclinado para que fosse falta de nutrientes mas também não é o caso.

Notas os sps a ficarem acastanhados?


Já tive em tempos o NO3 mais elevado e sem problemas aparentes para os corais. Aliás, alguns dos corais moles até se deliciavam. Até ao momento, não noto alteração de coloração, nem pólipos retraídos.

E porquê que o branqueamento se iniciou na base e progride de forma ascendente? As outras zonas dos corais aparentam estar saudáveis. O problema é que se continuar a subir, vai acabar por branquear todo o coral.


Vou tentar postar aqui uma foto que mostre a evolução do branqueamento.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Como se costumam dizer, há imagens que valem mais que mil palavras :((

Imagem
Editado pela última vez por Helder Ferreira em 30/ago/2014, 20:12, num total de 1 vez.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Não se consegue ver a imagem...
Editado pela última vez por Filipe Valente em 31/ago/2014, 13:30, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Filipe Valente Escreveu:
Não se consegue var a imagem...


Obrigado Filipe. Já consegui
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Fiquei na dúvida se se trata de RTN ou STN. Nestas imagens, quanto tempo demorou desde que começou a ficar assim?

Da minha experiência, sempre que tive RTN foi causado por oscilações de temperatura!
Já tive PH a 5!
Já tive KH a 3!
Já tive Calcio a mais 600!

Mas sempre que verifiquei RTN num coral foi porque a temperatura teve uma oscilação, a maior parte das vezes coincidente com mudanças de temperatura atmosférica. Cada vez mais me convenço que a estabilidade é mais importante que os ter os parâmetros "corretos". Não importa tanto se temos o KH a 5, ou o PH elevado/baixo, importa mais que o valor seja estável. Os corais adaptam-se, sei lá...

Tirando as oscilações direta no aquário de temperatura onde é que também costuma acontecer RTN? Em 2 situações sobretudo:

1 - Transporte.
2 - Mudanças de aquário.

E também aqui cada vez mais tenho ideia que é culpa da temperatura...

My 2 cents! :-B


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
a mim parece-me mais que ouve oscilações no aquario... dos parâmetros que colocas te falta ai a salinidade... como esta ?

li que fazes tpa de 50% agua do mar 50% agua salinada. isso tudo no mesmo dia ou vais mudando entre semanas ? a agua do mar verificas a salinidades e os parâmetros quando a colocas ?

e o branqueamento é um processo reversível.. consegue-se muitas vezes salvar o coral...


cumps,

Bruno


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Hugo Figueiredo Escreveu:
Fiquei na dúvida se se trata de RTN ou STN. Nestas imagens, quanto tempo demorou desde que começou a ficar assim?

Da minha experiência, sempre que tive RTN foi causado por oscilações de temperatura!

Mas sempre que verifiquei RTN num coral foi porque a temperatura teve uma oscilação, a maior parte das vezes coincidente com mudanças de temperatura atmosférica. Cada vez mais me convenço que a estabilidade é mais importante que os ter os parâmetros "corretos". Não importa tanto se temos o KH a 5, ou o PH elevado/baixo, importa mais que o valor seja estável. Os corais adaptam-se, sei lá...

Tirando as oscilações direta no aquário de temperatura onde é que também costuma acontecer RTN? Em 2 situações sobretudo:

1 - Transporte.
2 - Mudanças de aquário.

E também aqui cada vez mais tenho ideia que é culpa da temperatura...

My 2 cents! :-B


Oi Hugo,

Passaram 24 dias entre a 1ª foto e a última. No meu caso acho que não foi problemas com a temperatura, julgo que se tem mantido constante nos 25 - 26ºc. No verão passado tive problemas com o aumento da temperatura da água, que teimava em se manter acima dos 28º durante o dia, mas este Verão anómalo ajudou a manter o equilíbrio da temperatura.

Também acredito que os corais se adaptam e que o mais importante é o equilíbrio, contudo acho que há limites.


Bruno Escaleira Escreveu:
a mim parece-me mais que ouve oscilações no aquario... dos parâmetros que colocas te falta ai a salinidade... como esta ?

li que fazes tpa de 50% agua do mar 50% agua salinada. isso tudo no mesmo dia ou vais mudando entre semanas ? a agua do mar verificas a salinidades e os parâmetros quando a colocas ?

e o branqueamento é um processo reversível.. consegue-se muitas vezes salvar o coral...


cumps,

Bruno


Oi Bruno,

Também acredito que houve alguma oscilação/ desequilibro, só não consigo perceber do quê. Esqueci-me de referir a salinidade, está nos 1.025.
Quanto ás TPA's, habitualmente faço 10 - 15% uma vez por semana. Nestas ultimas TPA's tenho feito mistura de água do mar com água salinada 50/50. E sim, faço controle dos parâmetros da água do mar, embora o meu maior receio seja a presença de algum microorganismo que possa comprometer todo o sistema.


Cumprimentos
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Parece-me STN. RTN "limpava-te" esse coral todo num dia!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Continuo a apostar em oscilações de PH ao longo de algum tempo...
Não podes medir antes da próxima muda de água?
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Fiz novos testes antes da TPA. Os resultados foram os seguintes:

Temp. - 26ºC
Sal. - 1.025
Ph - 7,8
Kh - 6 Baixou dos 8 para os 6. Tinha suspendido a adição do Kalk+2
Ca - 400
Mg - 1200
NH4 - 0
NO2 - 0
NO3 - 25 mg/ L
PO4 - 0,03
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Branqueamento No-Stop

Imagem


Tendo em conta a velocidade a que decorre o branqueamento, quase de certeza que é STN como já tinham dito anteriormente. Tenho feito testes com maior regularidade e tem-se mantido tudo dentro dos mesmos parâmetros. Não tenho tido oscilações e o branqueamento não pára.

Neste momento não tenho consumo de Ca e Mg o que se traduz em crescimento "ZERO". Será por ter desequilibro Kh x Ca x Mg? Já tive corais saudáveis, sem branqueamento e com crescimento, com o Kh a 6.

Com consumos "0" não se justifica a adição de CA ou Mg, mas estava a pensar fazer adição de bicarbonato de sódio para aumentar o Kh para 8.

Como podem ver, as outras zonas do coral parecem saudáveis. A minha grande dúvida é porquê que o branqueamento ocorre só na base do coral?

Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
A sombra provocada pelos corais pode provocar branqueamentos!? Por vezes no próprio coral existem branches que vão ficando em zonas mais sombrias, essa carência de iluminação pode provocar branqueamento!?

As zonas em que houve necrose/ branqueamento, pode ser novamente colonizada!?

:-bd
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Depois de uma breve leitura, percebi que não é branqueamento, mas sim necrose. É STN como já tinham referido anteriormente.
Alguns aquariofilistas aconselham cortar em casos de STN. Gostaria de saber a vossa opinião.

Cumps
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá a todos...

Venho fazer um update do problema de branqueamento que me tem arrasado os meus SPS. A sensação que tenho é que quanto mais leio, menos sei.. e quanto mais olho para o aquário pior ele fica. Nos últimos dias surgiram-me novos pontos de branqueamento. Nos ultimos dias retomei a adição de Kalk+2 gota a gota no período nocturno misturado com a água de reposição. Tenho feito testes diários (sempre à mesma hora) e não noto qualquer alteração/ oscilação que origine o branqueamento, antes pelo contrário, têm-se mantido constantes e tenho tido dificuldade em subir Ca e Mg. Será que é a adição do Kalk (Hidróxido de Cálcio e Hidróxido de Magnésio e Hidróxido de Estrôncio) que me está a causar o branqueamento? Será que com os consumos de Ca e Mg fico com saturação do ião H+ e desequilibra o sistema? Se fosse este o motivo ia notar uma descida do PH, certo?



Mantenho uma dúvida em relação ao branqueamento que me surgiu na Seriatopora Caliendrum. Algumas das branches onde surgiu o branqueamento, estão em zonas mais sombrias provocadas pelo próprio coral. Pode esta ser 1 causa de branqueamento?
Partilho aqui 1 foto em que dá para ver a Seriatopora quando está com a iluminação desligada/ ligada respectivamente.

Imagem

Imagem

Esta é uma das Acroporas em que surgiu branqueamento e teve esta evolução de um dia para o outro.

Imagem


Para juntar à festa descobri recentemente que sou um dos "felizes contemplados" a ter problemas com as "belas" AEWF

É nesta altura que começa a faltar motivação para continuar neste hobby.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron