Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral O branqueamento será um processo irreversível?

O branqueamento será um processo irreversível?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Hélder

Não desanimes! É muito mau quando se tem tantos problemas em simultâneo, mas com calma as coisas resolvem-se.

Em relação ao Kalk, não haverá nenhuma relação com os branqueamentos. Para perceber as variações tambem de outros parametros, era importante que tivesses os valores de pH medidos logo antes das luzes acenderem e logo antes das luzes apagarem. No caso do STN, um banho de desinfecção pode ajudar e as seriatoporas, pocciloporas, etc, costumam reagir bastante bem.
No caso do kH se está a 6,8 ou 10 não é muito importante, desde que mantenhas esse valor estável.

No dia que fizeres essa medição não adiciones nada.
Tirando este dia, continua com a adição do kalk.

De resto estás a adicionar mais alguma coisa ao aquario? bacterias, fontes de carbono, elementos-traço, etc?
Se sim suspende qualquer adição e pára tambem com a água natural, durante uns tempos utiliza só agua salinada feita com um sal bom. Não conheço o local onde colectas água, mas sempre é mais uma coisa que despistas.


Quanto ás flatworms, tens muitas acroporas? Se tiveres só uma ou duas o melhor conselho que te dou é cortares 2 ou 3 ramos superiores bem longe das zonas que estão queimadas pelas flatworms e o resto manda fora. Á posteriori trata esses ramos que vais ficar para ti com coral Rx ou ultra pest control. Faz 3 tratamentos espaçados por 4 dias. Se continuares a vêr flatworms a cairem nesses banhos, continua com o tratamento.

Se tiveres muitas acroporas, tenta perceber se tens a base branqueada em mais algum ou se vês pequenas manchas brancas no coral. Nesse caso dependerá do grau de contaminação, mas podes aplicar o que disse anteriormente, fazes 2 ou 3 frags de zonas não contaminadas e fazes o tratatamento.
A outra opção, se tiveres possibilidade para tal, é isolares as acroporas todos noutro aquario e fazer lá os tratamentos, mas com o outro problema que tens, se os corais têm tambem STN, mais vale fazer os frags..
Mas como disse, tens que avaliar muito bem o grau de contaminação para escolheres a melhor hipotese. Para tal, o melhor é vêres cada acropora com uma lupa e luz forte, já que os ovos são realmente pequenos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Gil Miguel Escreveu:
Boas Hélder

Não desanimes! É muito mau quando se tem tantos problemas em simultâneo, mas com calma as coisas resolvem-se.

Em relação ao Kalk, não haverá nenhuma relação com os branqueamentos. Para perceber as variações tambem de outros parametros, era importante que tivesses os valores de pH medidos logo antes das luzes acenderem e logo antes das luzes apagarem. No caso do STN, um banho de desinfecção pode ajudar e as seriatoporas, pocciloporas, etc, costumam reagir bastante bem.
No caso do kH se está a 6,8 ou 10 não é muito importante, desde que mantenhas esse valor estável.

No dia que fizeres essa medição não adiciones nada.
Tirando este dia, continua com a adição do kalk.

De resto estás a adicionar mais alguma coisa ao aquario? bacterias, fontes de carbono, elementos-traço, etc?
Se sim suspende qualquer adição e pára tambem com a água natural, durante uns tempos utiliza só agua salinada feita com um sal bom. Não conheço o local onde colectas água, mas sempre é mais uma coisa que despistas.


Quanto ás flatworms, tens muitas acroporas? Se tiveres só uma ou duas o melhor conselho que te dou é cortares 2 ou 3 ramos superiores bem longe das zonas que estão queimadas pelas flatworms e o resto manda fora. Á posteriori trata esses ramos que vais ficar para ti com coral Rx ou ultra pest control. Faz 3 tratamentos espaçados por 4 dias. Se continuares a vêr flatworms a cairem nesses banhos, continua com o tratamento.

Se tiveres muitas acroporas, tenta perceber se tens a base branqueada em mais algum ou se vês pequenas manchas brancas no coral. Nesse caso dependerá do grau de contaminação, mas podes aplicar o que disse anteriormente, fazes 2 ou 3 frags de zonas não contaminadas e fazes o tratatamento.
A outra opção, se tiveres possibilidade para tal, é isolares as acroporas todos noutro aquario e fazer lá os tratamentos, mas com o outro problema que tens, se os corais têm tambem STN, mais vale fazer os frags..
Mas como disse, tens que avaliar muito bem o grau de contaminação para escolheres a melhor hipotese. Para tal, o melhor é vêres cada acropora com uma lupa e luz forte, já que os ovos são realmente pequenos.



Oi Gil, desde já obrigado pela ajuda.
Eu já tinha suspendido a água do mar. Estava a fazer a coleta da água em Setúbal, antes de utilizar essa água fazia os respectivos testes à água e estava tudo ok. Inclusivé costumo recolher a água em conjunto com um outro colega e ele até ver não teve qualquer problema. De qualquer forma já parei com as TPA's com água do mar.

Para além do kalk, até ao momento não estou a adicionar mais nada. Tenho feito as TPA's regulares com água salinidade. Usava o sal da Red Sea coral pro e ultimamente mudei para o Aquatic-Marine. Alguém já ouviu falar deste sal? Qual o feedback?

Hoje fiz novos testes antes e depois das luzes acenderem e não tive qualquer variação, o PH mantêm-se nos 7.8, e kh nos 7
Ando a estranhar é o Ca e Mg não subirem com a adição diária do kalk+2. Nem 10ppm sobe!!!

O banho de desinfecção que aconselhas é com o Coral Rx!? O meu grande problema é que os corais estão bem fixos na rocha com Epoxy. Não sei se os consigo tirar, sem partir. Como referiste, acho que a solução pode passar por portar as pontas e iniciar novas colonias.

Quanto ás Acroporas, tenho apenas 3. Para já só consegui ver em 1 delas. Como também estão fixas na rocha, tenho borrifado com uma seringa para ver se não colonizam e danificam o coral. Mas isso não me resolve o problema. Estava a pensar num predador natural para controlo das flatworm para evitar que se torne numa praga.

Como aconselhas, o ideal seria isolar as acroporas num Aquário de quarentena e fazer os banhos , mas não tenho essa hipótese.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

Se tens só uma infectada, não a deixes no aquario, parte umas pontas acima dA zona queimada e manda o resto fora. Os frags que ficares desinfecta-os com coral RX ou o ultra pest control. Os predadores naturais por si só não resolvem o problema

Quanto ao sal, é o da aqualight?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Gil Miguel Escreveu:
Boas

Se tens só uma infectada, não a deixes no aquario, parte umas pontas acima dA zona queimada e manda o resto fora. Os frags que ficares desinfecta-os com coral RX ou o ultra pest control. Os predadores naturais por si só não resolvem o problema

Quanto ao sal, é o da aqualight?



Sim, é esse da Aqualight. Tens algum feedback desse sal? Eu dos testes que fiz pareceu-me tudo bem.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Usei-o no inicio do meu aquário. Dissolvia-se rápido e nunca tive problemas. É fabricado na Alemanha, portanto deve haver algum controlo de qualidade, para a gama de preço, pareceu-me sempre uma boa escolha.
Quanto a valores, se for os indicados na embalagem, não me parece que o teu problema advenha dai.

De qualquer forma, tens aqui um tópico com os valores de bastantes marcas de sal que o pessoal testa, principalmente o César Silvério, e podes tentar um sal com os valores mais elevados para os parâmetros que não consegues subir.

Anterior

Voltar para Discussão Geral