Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Corais listados como AMEAÇADOS pela NOAA

Corais listados como AMEAÇADOS pela NOAA

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Saiu na Advanced Aquarist: A NOAA (National Oceanic and Atmosferic Administration), um órgão do governo americano, acabou de soltar uma lista de corais ameaçados (threatned) que coloca um grande número de corais do Pacífico e alguns do Atlântico na mesma categoria que duas espécies de acróporas do Caribe (Acropora cervicornis e A. palmata) que estão proibidas de comercialização e de manutenção em aquários nos EUA. Estas 20 espécies adicionadas à lista ainda não estão com comercialização e manutenção em aquários proibidas nos EUA, mas segundo muitos, isto é um primeiro passo para movê-los para a categoria de 'endangered' (em risco), o que significaria o banimento do comércio e manutenção em aquários. Qualquer das 20 espécies listadas pode também, a qualquer momento, ser colocada na mesma situação das espécies caribenhas.

Corais do Atlântico
Acropora cervicornis
Acropora palmata
Mycetophyllia ferox
Dendrogyra cylindrus
Orbicella annularis
Orbicella faveolata
Orbicella franksi


Corais do Pacífico
Acropora globiceps
Acropora globiceps
Acropora globiceps
Acropora jacquelineae
Acropora lokani
Acropora pharaonis
Acropora retusa
Acropora rudis
Acropora speciosa
Acropora tenella
Anacropora spinosa
Euphyllia paradivisa
Isopora crateriformis
Montipora australiensis
Pavona diffluens
Porites napopora
Seriatopora aculeata

Fato preocupante é que a lista, embora se refira apenas ao território dos Estados Unidos (jurisdição da NOAA), pode servir como referência a outras organizações como a CITES, que são internacionais, e poderia, se rumar para o passo de 'endangered', significar o fim do comércio destes corais em nível mundial.

Na MACNA 2014 isto foi tema de um debate coordenado por Julian Sprung, que já havia alertado sobre este risco no MACNA do ano passado. Segundo ele, o hobby do aquarismo de recife de corais está, este sim, ameaçado de extinção nos EUA. Ele mostrou dois slides, um com a distribuição dos corais nos recifes ao longo do mundo 30 anos atrás, e outro onde marcou também regiões em terra nas Américas, Europa e Ásia como o novo espaço de distribuição de corais (em nossos aquários e fazendas de corais ), e perguntou à platéia qual cenário preocupava mais...


in http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... -pela-NOAA

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Voltar para Discussão Geral



cron