Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral entendidos em biopellets ajudas sff

entendidos em biopellets ajudas sff

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
escumador deltec ap851 para 1500 litros

fosfatos - 0.00 medidor hanna

nitratos - 15

adiciinei 250ml de biopellets ha cerca de 2 semanas nada aconteceu, adicionei o resto da embalagem mais 250 ml ou seja 500ml no total num reactor deltec fr509 com bomba eheim de 1000 litros hora, a saida do reactor esta na entrada de agua do escumador ha beira da bomba que o alimenta.

ja passaram mais de 2 semanas e mesmo assim os nitratos nao me descem... pelo que leio na net demora cerca de 7 a 10 dias para o break in das pellets... o que terei a fazer de errado ?

tenho tb carvao activado na sump e 200 ml de anti fosfatos ATI

ajuda ?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Pedro Sousa Escreveu:
aquario 400 litros

nitratos - 15

adiciinei 250ml de biopellets ha cerca de 2 semanas nada aconteceu, adicionei o resto da embalagem mais 250 ml ou seja 500ml no total num reactor deltec fr509 com bomba eheim de 1000 litros hora, a saida do reactor esta na entrada de agua do escumador ha beira da bomba que o alimenta.

ja passaram mais de 2 semanas e mesmo assim os nitratos nao me descem... pelo que leio na net demora cerca de 7 a 10 dias para o break in das pellets... o que terei a fazer de errado ?

ajuda ?

Boas Pedro
1º Sem fosfatos as Biopellets não vão fazer efeito nenhum.Os fosfatos fazem parte de praticamente todas as formas de vida e as bactérias necessitam dele para se multiplicarem e assim consumir os nitratos.
2ª Qual é a bomba(fluxo) que usas no reactor?
3º Esse ractor tem controlador de fluxo e é recirculante?
4º 7a 10 dias???? para mim, no mínimo 30 dias para as bactérias se multiplicarem.
cumpts

Pedro Sousa Escreveu:
aquario 400 litros

nitratos - 15

ajuda ?

Boas Pedro
1º Sem fosfatos as Biopellets não vão fazer efeito nenhum.Os fosfatos fazem parte de praticamente todas as formas de vida e as bactérias necessitam dele para se multiplicarem e assim consumir os nitratos.
2ª Qual é a bomba(fluxo) que usas no reactor? eheim 1000 litros hora
3º Esse ractor tem controlador de fluxo e é recirculante? sim
4º 7a 10 dias???? para mim, no mínimo 30 dias para as bactérias se multiplicarem.
cumpts

ok vou esperar

é necessario ter mesmo fosfatos? tiro a midia anti fosfatos fora para me subir os fosfatos ?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
:-\

Pedro,

Pelo que li, e penso não estar errado, não tinhas fosfatos detetados, porquê a adição de resina anti-fosfatos?
As resinas para efeitos especificos só devem ser aplicadas na presença de resultados positivos e em quantidades que não excedam a capacidade de remossão necessária. Devemos sempre começar com uma pequena quantidade e fazer testes para ir corrigindo, se "limparmos" tudo o sistema pode sofrer danos sérios, como já disseram aqui os fosfatos são precisos :)
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Eu n tenho fosfatos porque tenho a resina por isso é que a uso.....

Se tirar a resina os fosfatos sobem para 0.10 mais ou menos

Será melhor retirar a resina neste caso para as bio-pellets começarem a trabalhar??

Boas
Eu neste momento tenho o mesmo problema. Já desliguei o reactor á duas semanas e parece que a coisa começa ir aos eixos. Os meus nitratos estavam em 25 e nao baixavam por nada e os fosfatos a 0 (hanna).
Atenção á quantidade de biopellets que tens neste momento.Isso de um momento para o outro pode fazer baixar os nitratos muito rápido.Caso isso aconteça podem começar a aparecer cianos porque sem nitratos os fosfatos não baixam também.;)
E tu perguntas agora... Mas que raio. Então quero baixar os dois como faço? Simples, o segredo é manter os dois em equilibrio e nunca a zero. Esse equilibrio é por exemplo os nitratos estarem sempre +/- 10 vezes os fosfatos(na teoria claro)
Exemplo: No3 0,1 Po4 0,01 ou No3 0,3 Po4 0,03
Abraço
Editado pela última vez por Vitor Teixeira em 10/Oct/2014, 00:14, num total de 1 vez.

Vitor desligaste o reactor de biopellets?

O que achas que devo fazer? Retiro o anti fosfatos? A resina?

Se tinhas fosfatos a 0 como eu o que fizeste? Retiras te a resina tambem para os fosfatos subirem e as pellets actuarem?

Ou destes mais comida?

Pedro Sousa Escreveu:

Se tinhas fosfatos a 0 como eu o que fizeste? Retiras te a resina tambem para os fosfatos subirem e as pellets actuarem?

Ou destes mais comida?

Desliguei o reactor de fosfatos, não o das biopellets.
Na minha opinião, deves desligar o reactor de fosfatos. Fazer mudanças de água semanais de cerca 15% para controlar os nitratos e deixar a natureza fazer o resto. ;)
Verifica também se o escumador está "afinado".
Se verificares que os fosfatos estão a subir(+ 0,05 , o ideal será <0,03 para sps), colocas novamente o reactor de fosfatos com menos resina desta vez, para o valor não chegar a zero.
Podes alimentar mais vezes ao dia mas em menos quantidades. Eu alimento duas vezes.

Pedro Sousa Escreveu:

Ou destes mais comida?

Desliguei o reactor de fosfatos, não o das biopellets.
Na minha opinião, deves desligar o reactor de fosfatos. Fazer mudanças de água semanais de cerca 15% para controlar os nitratos e deixar a natureza fazer o resto. ;)
Verifica também se o escumador está "afinado".
Se verificares que os fosfatos estão a subir(+ 0,05 , o ideal será <0,03 para sps), colocas novamente o reactor de fosfatos com menos resina desta vez, para o valor não chegar a zero.
Podes alimentar mais vezes ao dia mas em menos quantidades. Eu alimento duas vezes.

vou retirar a resina entao, quando tiraste a resina quanto tempo demorou ate as biopellets baixarem os nitratos ?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
:) Boas, Pedro

Se tiveres esta possibilidade faz:
Desliga o reactor da resina anti-fosfatos e durante 1 mês faz TPA´s de 10% do volume de água do sistema por semana, no final do mês faz testes e a partir desse momento vamos ver o que é necessário.
Agora e á pressa [-x existe nenhum milagre que consiga resolver o que queres e quanto mais tentares solucionar a questão pior. Estes sistemas requerem ^:)^ e descontração, agir por impulso só vai agravar tudo.
Um dos melhores sistemas de exportação de "lixo" do sistema são precisamente as TPA´s regulares e com uma percentagem entre 10% a 15%, o sistema habitua-se e equilibra-se por si, depois apenas pode vir a precisar de uma ajudinha humana :) se for o caso, para um parametro ou outro.
Tenta perceber porque sobem os fosfatos assim tanto ( 0,10) quando não usas resina segundo dizes.
O mal pode vir de algo que adiciones mesmo sem intenção.
E se precisares de mais ajuda diz, estamos cá para isso.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

N adiciono nada hà agua a nao ser comida para os peixes

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Sousa Escreveu:
N adiciono nada hà agua a nao ser comida para os peixes

Já pensaste que pode ser demais?
Já agora quantos peixes tens?

Sent from my HTC One_M8 using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Rui nao me parece que exagere na comida sinceramente.. Dou comida 2 vezes ao dia e não exagero

So dou comida congelada uma vez por semana e lavo o cubo por agua de osmose antes...

Sempre tive os nitratos a 0 mas desde que adicionei extra special subiu me e nunca mais desceu...

Tenho prai 14 peixes...

Pedro Sousa Escreveu:
vou retirar a resina entao, quando tiraste a resina quanto tempo demorou ate as biopellets baixarem os nitratos ?

As biopellets ainda não baixaram os nitratos. Neste momento deve andar perto dos 20, pois a cor do teste já não é a dos 25. Eu retirei as resinas vai fazer perto de 3 semanas, mas eu só estou á espera que eles baixem ao fim de +/-2 meses e isto com a ajuda das Tpas e se tudo correr bem. B-). Cada aquário é um caso diferente e o que pode dar resultado por exemplo no meu, pode não resultar tão bem no teu. Vê quando é que notaste a subida desses valores e analisa se foi quando fizeste alguma mudança na manutenção.

Pedro Sousa Escreveu:
Rui nao me parece que exagere na comida sinceramente.. Dou comida 2 vezes ao dia e não exagero

So dou comida congelada uma vez por semana e lavo o cubo por agua de osmose antes...

Até podias dar só uma vez, depende é da quantidade :D

Pedro Sousa Escreveu:
Sempre tive os nitratos a 0 mas desde que adicionei extra special subiu me e nunca mais desceu...

Extra especial???!!! Desculpa lá mas isso é o quê?

Pedro Sousa Escreveu:
Tenho prai 14 peixes...

Prai 14 peixes!!! :-o Olha que já vi lojas de aquariofilia com menos peixes para vender =)) =)) Já pensaste que os peixes também crescem e com isso cresce a merd :ymblushing: que eles fazem? Se calhar o problema pode estar aí. Que peixes tens e de que tamanho?
E ainda falta responder se o teu reactor é recirculante ou não. ;)

Pedro Sousa Escreveu:

As biopellets ainda não baixaram os nitratos. Neste momento deve andar perto dos 20, pois a cor do teste já não é a dos 25. Eu retirei as resinas vai fazer perto de 3 semanas, mas eu só estou á espera que eles baixem ao fim de +/-2 meses e isto com a ajuda das Tpas e se tudo correr bem. B-). Cada aquário é um caso diferente e o que pode dar resultado por exemplo no meu, pode não resultar tão bem no teu. Vê quando é que notaste a subida desses valores e analisa se foi quando fizeste alguma mudança na manutenção. so adicionei extra special

Pedro Sousa Escreveu:

Até podias dar só uma vez, depende é da quantidade :D so um cubo acredita que nao é muito

Pedro Sousa Escreveu:

Extra especial???!!! Desculpa lá mas isso é o quê? ve na korallen zucht

Pedro Sousa Escreveu:
Tenho prai 14 peixes...

Prai 14 peixes!!! :-o Olha que já vi lojas de aquariofilia com menos peixes para vender =)) =)) Já pensaste que os peixes também crescem e com isso cresce a merd :ymblushing: que eles fazem? Se calhar o problema pode estar aí. Que peixes tens e de que tamanho?
E ainda falta responder se o teu reactor é recirculante ou não. ;)
é um deltec fr509

os maiores peixes sao 3 tangs, yellow tang, hepatus, e naso elegans...

o resto sao pequeninos.......

Voltar para Discussão Geral