Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Iluminação T5 -> LED

Iluminação T5 -> LED

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 31/Oct/2014, 21:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
Boas malta

Atualmente tenho um aquário com iluminação 4x39W T5 e vou mudar para uma Maxspect R420R 160w 16k.
Gostava de uma ajuda quanto à mudança. Posso mudar a iluminação sem mais nem menos? Qual o procedimento que devo fazer para esta mudança ?

Obrigado :D :D

Mensagem 01/nov/2014, 10:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Bom dia, João

Não lhe dês logo carca máxima principalmente se as tuas T-5 já estiverem "cansadas" ou seja com mais de 6 meses. Vai haver sempre uma adaptação do coral á nova iluminação e muitas vezes pelo facto dos LED´s deixarem o aquário com menos luminosidade comparativamente a outros metodos de iluminação, a tendencia do humano é levar os LED´s ao máximo o que afecta os corais e alguns não se aguentam. É normal no inicio não teres as mesmas cores ou não abrirem totalmente.
Depois vais regulando em função da reacção que eles tenham.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 01/nov/2014, 12:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Faz todo o sentido. Não é a toa que existem calhas de LEDs com a função de aclimatação...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 01/nov/2014, 14:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas,
Cocordo plenamente com o Joaquim Galinhas.

Nao é pelo facto de aos nossos olhos o aquario parecer menos iluminado, que os corais estejam a receber menos luz. Pelo contrario.

Abc e vai aumentado com calma, semanalmente por exemplo. Comigo resultou, nao tive qualquer perda, muito pelo contrario, verifico melhores cores e os crescimentos dispararam.
Se bem que nunca sabemos se este fato esta intrinsecamente ligado apenas à iluminação.

Mensagem 01/nov/2014, 15:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Eu passei dos cubos da TMC para as Ecotech e não tive nenhuma perda. Muito pelo contrario. Tinha corais a perder a cor, completamente castanhos e outro a perder tecido e neste momento recuperou e passou a crescer.

Usei a função de aclimatização, 3 semanas para ir de 20% para 60%. Neste momento tenho 65% com 20cm de afastamento da linha de água.

Já agora, pergunto, poderei usar mais potência? Como saber quando a potência está em excesso?

Cump

André, vem cá a casa ver isto a funcar :D, só me falta começár com o balling (faltam os sais :D).

Cump

Mensagem 02/nov/2014, 15:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Vitor Pedroso Escreveu:
Eu passei dos cubos da TMC para as Ecotech e não tive nenhuma perda. Muito pelo contrario. Tinha corais a perder a cor, completamente castanhos e outro a perder tecido e neste momento recuperou e passou a crescer.

Usei a função de aclimatização, 3 semanas para ir de 20% para 60%. Neste momento tenho 65% com 20cm de afastamento da linha de água.

Já agora, pergunto, poderei usar mais potência? Como saber quando a potência está em excesso?

Cump

André, vem cá a casa ver isto a funcar :D, só me falta começár com o balling (faltam os sais :D).

Cump

Boas :)

Ontem mandei te sms vitor.
Abraço

Mensagem 02/nov/2014, 15:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Ontem andava em arrumações cá em casa e também fiz a TPA semanal. Acredita que só vi a sms hoje de manhã. Falei com o João, passa por cá hoje.

Mensagem 02/nov/2014, 16:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Vitor Pedroso Escreveu:
Eu passei dos cubos da TMC para as Ecotech e não tive nenhuma perda. Muito pelo contrario. Tinha corais a perder a cor, completamente castanhos e outro a perder tecido e neste momento recuperou e passou a crescer.

Usei a função de aclimatização, 3 semanas para ir de 20% para 60%. Neste momento tenho 65% com 20cm de afastamento da linha de água.

Já agora, pergunto, poderei usar mais potência? Como saber quando a potência está em excesso?

Cump

André, vem cá a casa ver isto a funcar :D, só me falta começár com o balling (faltam os sais :D).

Cump
boas,
Quando vires as pontas dos corais a queimar. Eu nunca vi, mas dizem que se nota logo!
Abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/dez/2014, 16:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 82
Idade:
Localização: Sesimbra
Não quiz estar a abrir outro tópico para não encher o fórum.

Mudei de T5 para Led os T5 eram ATI e os LEds Ocean Divivem, a minha questão é a seguinte, apesar de já ter perguntado a outros companheiros de hobby nada melhor que ouvir opiniões. Quando mudei uma das coisas que mudei igualmente foi o tempo de luz de 8 horas para 12 a adaptação foi gradual até que tive um explosão de algas verdes acastanhadas nas rochas, isto já la vam quase 3 semanas e nada de melhoras.

Este FIM‑DE‑SEMANA resolvi mudar mais do que a quantidade de agua habitual ou seja estou a mudar cerca de 40 litros semanais desta vez mudei para 60 reduzi tanto tempo como a densidade outra vez para o inicio e coloquei mais carvão activado pode nao ajudar nas algas mas como tinha a agua com muitas impuresas resolvi colocar mais ou menos 600 G para 190 +- de agua.


Visto isto alguem teve esse tipo de situação.?

Mensagem 15/dez/2014, 19:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Nop pelo contrário, tinha cyanos e foi uma redução para cerca de 10%...


Voltar para Discussão Geral