Boa noite caros colegas,
O meu reef irá sofrer alterações e sempre pensei em fazer um bare bottom (sem substracto), para facilidade e manutenção. O apesto visual é que já não me agrada tanto. A camada de DSB, como muito relatos falam ao fim de uns tempos "explode", então o pessoal opta por camadas reduzidas 2 - 3 cm. Corrijam-me se tiver a dizer alguma coisa mal sff.
Posto isto e introduzindo o tópico, o meu sogro um dos pioneiros da aquariofilia salgada em portugal, antes mesmo da e em conjunto com a Ruimar, juntamente com algumas pessoas ligadas ao Vasco da Gama, (de notar que ele deixou os aquários talvez à 30 anos e não se atualiza desde lá ) passa a vida a melgar-me a cabeça que passo a vida a mudar a água e que no tempo dele era 2 vezes por anos e por vezes só 1, bem sei que antigamente não tinham os corais de hoje, apenas corais apanhados na zona de Setúbal e sines, e passa a vida a dizer que devia ter um "filtro" de fundo em vez de andar a aspirar o fundo!!!
Como é pessoal entendido, porque é que o pessoal não usa um sistema para circular a água entre o substrato de maneira a evitar acumulações de detritos?? Algum problema especifico??
Eu como não uso areia e sim aquele "granulado" tipo 3-5mm conseguia fazer uma tubagem perfurada e manter uma circulação no mesmo, tem algum problema ??? E vantagens vêm alguma???
Cumprimentos,