Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Diametro tubagem retorno c/derivações

Diametro tubagem retorno c/derivações

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Viva pessoal,

Queria saber se é preferivel usar na saida da bomba de retorno, um tubo de maior diametro e reduzir para duas pequenas ou fazer tudo no mesmo diametro.

Por ex: usar tubo de polegada e reduzir com um Y para duas de meia polegada ou usar tudo a meia polegada.

Já agora que diametro recomendam para uma jebao DC9000 a fazer de retorno para o aquário a metro e meio de altura com derivação para um reactor com ceramicas?

Obrigado.
Cump


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Tudo a 25mm.

Sent from my XT1092 using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Vai depender de como vais ter as quedas... Se é directo se é com coluna seca etc... Precisamos dessas infos para dizer...

Eu no meu aquário não tenho coluna seca é um furo directo para a sump e com uma jebao de 9000l tenho 2 quedas de 40mm e depois passa para 1 tubo 50mm e fica o nível de água a +/- 1 - 2cm de sair do aquário...

Como disse explica como vais fazer a queda para saber como fazer a tubagem.

Se fizeres como eu tenho a 25 como disse o Rui tas lixado que não da porque mete ar nos tubos e perde muito, se fizeres o bean animal como Rui tem então da.
Cump.
Anthony


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Tudo a 25mm.

Sent from my XT1092 using Tapatalk


Tenho coluna seca, na queda, tenho apenas um tubo de 33mm. Tenho outro ao lado de 25mm para emergência. Neste momento não consigo aplicar o sistema Bean animal porque já comprei o aquário assim.

Eu tenho as ceramicas na sump, dentro de um saco mas queria passar para um deposito externo e usar a DC9000 para o alimentar.

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:) Olá, Vitor

Não estou a perceber o que queres fazer e por isso fica dificil ajudar, no principio perguntas se deves aumentar o diametro do tubo na saida da bomba de retorno. Ora bem, o diametro da bomba não deve ser aumentado pois se o fizeres perdes a "força" da bomba na elevação. Depois podes e deves reduzir o diametro se quiseres manter o equilibrio hidráulico para cada derivação.
Se puderes explica melhor o que queres fazer e eu ajudo no que souber. Já agora estás a pensar em usar a DC9000 só para as Ciporax ? Em reactor externo ou apenas retirar parte do caudal para esse efeito?
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Então é assim,

Eu comprei uma DC9000 para fazer de retorno e alimentar um reactor com siporax. O que perguntei inicialmente era se devia usar uma tubagem maior na saida da bomba e com um Y reduzir para duas mais pequenas EX: Usar uma polegada logo na saida e reduzir para duas de meia polegada (uma para o reactor e outra para o retorno).

Ora como sei que deve haver uma relação com a medida e o caudal, queria saber qual a melhor medida para não colocar a bomba em esforço.

Só falei na queda de água porque o Anthony Neto perguntou como a ia fazer. Já está feita, com um tubo de polegada e um quarto directa para a sump. (Tem duas curvas de 90º para orientar o tubo na queda)

Obrigado a todos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Post repetido
Editado pela última vez por Vitor Pedroso em 23/nov/2014, 19:03, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:) Boa tarde, Vitor

Em primeiro lugar deixa lá o "Sr." assim sinto-me velho :D

Agora em relação à tua questão é assim, como a altura das saídas não vai ser a mesma o que vai acontecer é que vais ter mais caudal de água na saida para o reactor (presumo eu que este está mais baixo que o aquário)
Para não estarmos com grandes contas de caudal e coluna, podes optar por uma destas soluções; na primeira usas um tubo de 20mm para o reactor e um de 25mm para o retorno ao aquário. Na segunda caso tenhas os dois tubos com o mesmo diâmetro usa uma torneira e reduzes o caudal de saida para o reactor.
Sempre que tenhas duas saidas em alturas diferentes e do mesmo diâmetro o que vai acontecer é que a que estiver mais elevada vai perder caudal pela diferença de peso na coluna de àgua.
De qualquer forma isto não afecta a bomba em termos mecânicos.

Cumps
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Joaquim Galinhas Escreveu:
:) Boa tarde, Vitor

Em primeiro lugar deixa lá o "Sr." assim sinto-me velho :D

Agora em relação à tua questão é assim, como a altura das saídas não vai ser a mesma o que vai acontecer é que vais ter mais caudal de água na saida para o reactor (presumo eu que este está mais baixo que o aquário)
Para não estarmos com grandes contas de caudal e coluna, podes optar por uma destas soluções; na primeira usas um tubo de 20mm para o reactor e um de 25mm para o retorno ao aquário. Na segunda caso tenhas os dois tubos com o mesmo diâmetro usa uma torneira e reduzes o caudal de saida para o reactor.
Sempre que tenhas duas saidas em alturas diferentes e do mesmo diâmetro o que vai acontecer é que a que estiver mais elevada vai perder caudal pela diferença de peso na coluna de àgua.
De qualquer forma isto não afecta a bomba em termos mecânicos.

Cumps


Eu já iria usar torneiras para puder controlar o fluxo de água tanto para o retorno como para o reactor.
Quando falo em afectar a bomba em termos mecânicos é no caso de estár a usar um tubo na saída demasiado estreito.
Ora então lá terei que ir comprar tubo de uma polegada e mais umas quantas curvas :D


Voltar para Discussão Geral



cron