Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Iluminação para aquário de 2m

Iluminação para aquário de 2m

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Eu vou apostar em 3 focos para o meu.

Estou a ponderar lentes de 90º, mas sem duvida, os focos dificultam a dispersão da luz no aquario.

Mas consegue-se, conjugando altura com lente dos focos.

Estou à espera do 1º cooler para começar os testes. ;)
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas.

Já me decidi ... :D :D :D

Vão ser 3x Radion Gen3 Pro30w com os kits de lentes de 120º

Continuo a preferir Kessil em termos de tonalidade e shimmer não haja dúvidas nisso. Mas estou um pouco receoso do investimento. Há muita malta a sair das Kessil e os que não saem acabam por ter que complementar com mais qualquer coisa.

O aquário do Ricardo Prata é uma referência para mim mas das poucas que tenho visto. Aliás a bem da verdade é o único aquário que conheço com sucesso a longo prazo.

Todos os que vi até agora (e não foram muitos) estão a desistir da Kessil.

Eu não quero muito PAR ... aliás quero mesmo muito pouco não mais que 400 à superfície. Na prática o equivalente a qualquer MH ou T5. E consigo isso com as Radion e as lentes de 120 para além de uma cobertura fora de série. Para estes valores consigo uma cobertura de 90x90cm o que é impar. Penso que só as Vertex conseguem o mesmo.

Eventualmente um dia mais tarde se mudar o layout (coisa que à partida não penso fazer) posso adicionar uma 4ª calha.

E pronto. Obrigado a todos pelas participações.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas.

Já me decidi ... :D :D :D

Vão ser 3x Radion Gen3 Pro30w com os kits de lentes de 120º

Abraços,
Rui


Welcome to the Radion Clube!!!!!! :ar!
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas.

Já me decidi ... :D :D :D

Vão ser 3x Radion Gen3 Pro30w com os kits de lentes de 120º

Abraços,
Rui


Welcome to the Radion Clube!!!!!! :ar!


;) Qual clube?

Quantos é que são os utilizadores em Portugal que tem Radion?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas.

Já me decidi ... :D :D :D

Vão ser 3x Radion Gen3 Pro30w com os kits de lentes de 120º

Abraços,
Rui


Welcome to the Radion Clube!!!!!! :ar!


;) Qual clube?

Quantos é que são os utilizadores em Portugal que tem Radion?

Abraços,
Rui


É um clube restrito! Conheço dois!

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas.

Já me decidi ... :D :D :D

Vão ser 3x Radion Gen3 Pro30w com os kits de lentes de 120º

Continuo a preferir Kessil em termos de tonalidade e shimmer não haja dúvidas nisso. Mas estou um pouco receoso do investimento. Há muita malta a sair das Kessil e os que não saem acabam por ter que complementar com mais qualquer coisa.

O aquário do Ricardo Prata é uma referência para mim mas das poucas que tenho visto. Aliás a bem da verdade é o único aquário que conheço com sucesso a longo prazo.

Todos os que vi até agora (e não foram muitos) estão a desistir da Kessil.

Eu não quero muito PAR ... aliás quero mesmo muito pouco não mais que 400 à superfície. Na prática o equivalente a qualquer MH ou T5. E consigo isso com as Radion e as lentes de 120 para além de uma cobertura fora de série. Para estes valores consigo uma cobertura de 90x90cm o que é impar. Penso que só as Vertex conseguem o mesmo.

Eventualmente um dia mais tarde se mudar o layout (coisa que à partida não penso fazer) posso adicionar uma 4ª calha.

E pronto. Obrigado a todos pelas participações.

Abraços,
Rui


Boas Rui...
embora seja grande admirador das kessil e do tipo de luz que produzem também estou de acordo com a tua escolha já que o investimento é alto para um aqua desses, e tens mais provas dadas a longo prazo com as radion.

O aquário de leds mais bonito que vi até hoje era o aqua do Rui Silva quando ele tinha lá as Radion :D ;) ! O aquário e as cores dos corais estavam simplesmentes bombásticas, com pormenores deliciosos ao nivel das coralites e dos pólipos. Nunca vi nada assim. Claro que a iluminação não é tudo como bem sabemos... mas as radion tem uma cor e uma flexibilidade de tons e de escolhas muito ampla e vais ter a tão desejada automatização no nascer e por do sol.

Boa sorte! ...eu também até Fevereiro no máximo vou ter de analizar muito bem a corrente iluminação e provavelmente se continuar a ter estes resultados irei trocar, mas desta vez back to old school, vou de volta ás origens ;).


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Boas Rui...
embora seja grande admirador das kessil e do tipo de luz que produzem também estou de acordo com a tua escolha já que o investimento é alto para um aqua desses, e tens mais provas dadas a longo prazo com as radion.

O aquário de leds mais bonito que vi até hoje era o aqua do Rui Silva quando ele tinha lá as Radion :D ;) ! O aquário e as cores dos corais estavam simplesmentes bombásticas, com pormenores deliciosos ao nivel das coralites e dos pólipos. Nunca vi nada assim. Claro que a iluminação não é tudo como bem sabemos... mas as radion tem uma cor e uma flexibilidade de tons e de escolhas muito ampla e vais ter a tão desejada automatização no nascer e por do sol.

Boa sorte! ...eu também até Fevereiro no máximo vou ter de analizar muito bem a corrente iluminação e provavelmente se continuar a ter estes resultados irei trocar, mas desta vez back to old school, vou de volta ás origens ;).


Boas Marco,

Percebo perfeitamente o que dizes ... Eu sou mesmo um grande admirador de Kessil.
Mas aqui acho que a questão não é tanto LEDs mas mais o facto de serem focos.

Acredita que também pensei e equacionei não só T5 mas HQI ...

Só que para aquários muito grandes como este os valores de consumo são absurdos.

Teria que ir para 4x 250W HQI + T5 ou então 8x 39w + 8x54W ...

O tempo o dirá mas acho que vou ficar bem servido. Agora não tem aquele factor WOW das Kessil mas gostei muito do que vi. Estive em casa do Sérgio (Obrigado Sérgio) ontem a brincar um pouco com as calhas e a ver o que elas fazem e gostei muito do que vi.

E como ele já as tem à 8 meses se não me engano deu bem para ver como os corais se dão com aquele tipo de iluminação!

Entretanto estive a falar com o Mr. Saltwater e ele tem 4x Radion Gen2 e diz que não as consegue meter a mais que 25% de potência com as lentes de origem. Queima corais ... ;)

Com as lentes de 120º vou ter que medir o PAR mas se as meter a 50% de intensidade cheira-me que vou poupar muita electricidade. :ympray: :ympray: :ympray:

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Rui,
quais são as lentes de origen da Gen2 já agora??


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Rui,
quais são as lentes de origen da Gen2 já agora??


80º

Mas aquilo troca-se na boa. Só tens que mandar vir o kit de 120º à parte.

Nas Gen2 e Gen2 Pro aquilo já vem com as Lentes TIR.

E olha ... Gen2 com lentes de 120 a 1" da superfície ainda tens 900 PAR ...

http://www.aquaticlog.com/radion

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
... as acroporas e as stylophoras preferem Par entre 600 e 1000???...

...só se for algum Par diferente!!! ...

... tipo ímpar. X( :ymsick: X(
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
César Silvério Escreveu:
... as acroporas e as stylophoras preferem Par entre 600 e 1000???...

...só se for algum Par diferente!!! ...

... tipo ímpar. X( :ymsick: X(


=)) =)) =)) =)) morri a rir !
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
=)) 8-} 8-} 8-} =)) :-@ :-@


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas

César Silvério Escreveu:
... as acroporas e as stylophoras preferem Par entre 600 e 1000???...

...só se for algum Par diferente!!! ...

... tipo ímpar. X( :ymsick: X(


Ricardo Prata Escreveu:

=)) =)) =)) =)) morri a rir !


Ricardo Fonseca Escreveu:
=)) 8-} 8-} 8-} =)) :-@ :-@


Epá ... Se querem que vos diga nem sequer olhei para essa parte.

Por experiência própria já sei que não quero mais que 300/400 PAR de meio para cima no aquário.

O que me interessa é os valores de PAR e coberturas que a ecotech atesta a sua veracidade no calculador. Principalmente a cobertura pois que as calhas tem PAR a mais isso já toda a gente sabe.

Volto a dizer. Em conversa com o Mr. Saltwater ele não consegue pôr as Radion a mais de 25% senão queima corais. E as dele nem sequer são as Gen3.

Abraços e bom ano,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Anterior

Voltar para Discussão Geral