Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Iluminação para aquário de 2m

Iluminação para aquário de 2m

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
4 na boa, eventualmente 3 dependendo do aquascape.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
4 na boa, eventualmente 3 dependendo do aquascape.


Pois .... :p

O consenso geral é que terão que se oito (8) :(( :(( :(( :((

O que vale é que dá para ir comprando.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Mas porquê 8? Isso depende muito do layout que vais fazer... se é por ilhas não deve ser preciso 8... eu diria 4, isto porque a lente da Kessil A360W é de 70º o que dá uma cobertura até de 60 por 60, depende da altura que coloques as Kessil.

Se o teu aquário tem 2 metros, eu diria no máximo 5... até porque te conheço e teu gostas de layouts simples com espaço a frente e atrás...

Eu sei que também posso estar a dizer alguma coisa mal... mas...

90w x 8 = 720w full power... não sei até que ponto não poupas numas T5 com Dimm, mas lá está... a fatura da EDP vai levar com mais uns % no próximo ano...

Dá uma olhadela aqui -> http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=2382680

Abraço,
Armando


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Armando Fernandes Escreveu:
Boas,

Mas porquê 8? Isso depende muito do layout que vais fazer... se é por ilhas não deve ser preciso 8... eu diria 4, isto porque a lente da Kessil A360W é de 70º o que dá uma cobertura até de 60 por 60, depende da altura que coloques as Kessil.

Se o teu aquário tem 2 metros, eu diria no máximo 5... até porque te conheço e teu gostas de layouts simples com espaço a frente e atrás...

Eu sei que também posso estar a dizer alguma coisa mal... mas...

90w x 8 = 720w full power... não sei até que ponto não poupas numas T5 com Dimm, mas lá está... a fatura da EDP vai levar com mais uns % no próximo ano...

Dá uma olhadela aqui -> http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=2382680

Abraço,
Armando


Certo. Claro que está sempre dependente do layout mas não te esqueças que tenho 80cm de fundo ...

O consenso lá fora (e cá dentro também) é que 4/5 dá para manter corais na boa mas para os manter mesmo saudáveis a muito longo prazo terá que ser com 8.

Mas vamos ver. À partida começo com 4/5 e depois vou acrescentando à medida das necessidades.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Armando, apenas uma pequena correção... a lente da A360W é de 140 graus. A da A360 normal são 60 graus.

Existe um fulano que usa cerca de 10 kessils penso, para um aqua dessas dimemsões o que na minha opinião já são bastantes Kessils para ter uma boa relação custo/beneficio.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Marco Madeira Escreveu:
Armando, apenas uma pequena correção... a lente da A360W é de 140 graus. A da A360 normal são 60 graus.

Existe um fulano que usa cerca de 10 kessils penso, para um aqua dessas dimemsões o que na minha opinião já são bastantes Kessils para ter uma boa relação custo/beneficio.


Sim Marco, 70º para um lado e para o outro, esqueci-me de contabilizar.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Em termos de Kessil, para mim o problemas pode estar mesmo nos 80cm de profundidade. Porque os 2m iam bem até com 3.
Como não vais ter rochas e corais enconstados ao vidro frontal e de trás, as 3 também devem funcionar, mas podes ter uma percepção de pouca luz.
Com 5 a fazer uma especie de W, com 3 à frente e duas atrás parece-me mais do que suficiente.

Mais que isso é o mesmo que comparar as 6x54W T5 dum aquário normal com as 16x54W dos carlinhos por exemplo.
Há um gajo no RC que tem não sei quantas Ecoxotic + Kessil's + Fitas Leds....

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Tens que vir ca a casa ver o teu SPS
abraco
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Em termos de Kessil, para mim o problemas pode estar mesmo nos 80cm de profundidade. Porque os 2m iam bem até com 3.
Como não vais ter rochas e corais enconstados ao vidro frontal e de trás, as 3 também devem funcionar, mas podes ter uma percepção de pouca luz.
Com 5 a fazer uma especie de W, com 3 à frente e duas atrás parece-me mais do que suficiente.

Mais que isso é o mesmo que comparar as 6x54W T5 dum aquário normal com as 16x54W dos carlinhos por exemplo.
Há um gajo no RC que tem não sei quantas Ecoxotic + Kessil's + Fitas Leds....

Abraço.


Sim,

Até porque com o layout que quero devo safar-me só com 6 ... mas só testando. A vantagem é que dá para ir comprando uma a uma!

Marco Madeira Escreveu:
Era o mesmo aqua de que estava a falar André...
Este: https://www.youtube.com/watch?v=ul5658ProK8


Eu sei que não existem aquário de sucesso de longa data com kessil, mas este para mim é uma referência.

Falei com o rapaz da Diablo Corals e a resposta dele ...

"Most of the time the people who complain about long term issues with LEDs in general try to run large tanks with minimal amount of fixtures. for example,e if you have a tank that is
8 feet X 3 feet X 2 feet and they ruun 4 A360We you have enough light to power it but not enough to keep corals happy long term. i would run 8 on that footprint to be sure of 100% coverage and ample light output to sustain corals. We have colonies that are 3 plus years old under kessils from frags now are colonies and doing just fine."

E Marco estive a ver as medições de PAR das Kessil com lentes de 140º (W) e acho que já percebo porque é que o gajo tem as Kessil todas no PREGO !!!!

Pedro Ferrer Escreveu:
Tens que vir ca a casa ver o teu SPS
abraco


Pedro .... sei bem o que queres dizer mas ... tens LEDS Cree que já estão mais que provados em quase todas as calhas comerciais. Bridgelux a mesma coisa ...

Eu tenho leds ProLight como sabes e andei à procura e não há ninguém que tenha desses leds com sucesso com SPSs. Por isso recuei na transformação da minha DIY e fui procurar alternativas. Se tivesse LEDs Cree não teria colocado esta hipótese.

Um gajo vai pelo mais barato e depois lixa-se. Já fiz tanta porcaria com a minha calha DIY e já gastei tanto dinheiro que por esta altura já poderia ter 3x Kessil.

Não me quero chatear mais com isso. Para mim foi um ponto final. A mesma decisão levou-me a comprar o APEX. Tu és o exemplo vivo que poderia fazer o mesmo com o Arduino ... Mas vê o tempo que tens para acabar o projecto. Ainda por cima agora ando sem tempo. Entre Janeiro e Fevereiro neste momento tenho uma semana livre em Portugal ... Não dá mesmo.

A somar a isso tudo, o SPS que falas é uma Milka ... É um coral lindo que vou querer um frag de volta mas não deixa de ser um SPS de fácil manutenção. Esse particularmente já aguentou de tudo na minha mão. Incluindo 3 dias sem electricidade no aquário.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá a todos
Eu tenho um aquário de 200x65x65 e neste momento estou a usar 3 Kessil 350w Tuna Blue e 4 calhas aqualedlight de 150cm para fazer o nascer e por do sol.

Eu fiz o layout a pensar nas 3 Kessil por isso fiz uma espécie de 3 ilhas, desta maneira consigo ter o aquário todo iluminado mas tb devido a coluna seca ocupar me um pouco o espaço eu consegui ter o aquário iluminado só com 3 Kessil , mas para o mim o mínimo dos mínimos são as 4 Kessil, desta maneira fica perfeito,

Imagem

Imagem

Imagem

Nas fotos parece que está escuro mas não consegui tirar melhor


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
E Marco estive a ver as medições de PAR das Kessil com lentes de 140º (W) e acho que já percebo porque é que o gajo tem as Kessil todas no PREGO !!!!

Boas,

Espera aí, aquela discussão que vocês estavam a ter sobre um gajo que tinha bue kessil e tudo a 100%, ele tem as W? Na altura pensei logo nisso (não conhecia o aquário), mas também pensei "não, eles para estarem a comparar é porque são iguais ás do Marco" lol e nem disse nada.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Não Ricardo.

Ele tem 7 neste momento

5 à frente Narrow e duas atrás Wide ...

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Sim Ricardo... é isso! E tudo a 100%... não percebo nada disto!! :(

É isto que ele tem:

A total of 5 Ecoxotic "Marine" LED strip lights.
2 - 36" accross the front @ 35w each = 70w
3 - 24" accross the back @ 25w each = 75w

A total of 5 Ecoxotic Stunner strip Magenta / actinic blue
2 - 36" accross the front @ 18w each= 36w
3 - 24" accross the back @ 12w each= 36w

Two R2 Solutions Extreme Moonlight LED at (I think) 5w each = 10w.

7 Kessils = 630w
Ecoxotic marine = 145w
Ecoxotic stunner = 72w
moonlight = 10w
TOTAL = 857 watts

Rui, percebo o que dizes em relação ás leituras de Par das W mas não em relação ás N que tem valores de Par completamente diferentes.
Não percebo como é que ele corre 5 Kessils A350N a 100% e não queima nada. Falei com ele sobre isso e ele diz que leva duas semanas a aclimatar as coisas e depois começa a subir... ainda assim é muita fruta pois ele tem 857W de leds em cima do aqua. Hoje se tiver tempo vou medir lá em casa com elas a 100% a 50cm da água para verificar como está agora.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas e Feliz Natal ....

Entretanto um dos meus aquários de referência com Kessil ... decidiu mudar ... para ATI Hybrida.

1.6m com 6x Kessil A360We

Segundo ele tinha corais muito bons e outros que não "arrancavam". Diz que a côr e o shimmer da kessil é sem igual mas que para ele não funcionou.

Ou seja ... já eram poucos os aquários de sucesso a longo termo com Kessil e agora cada vez menos.

Só tenho um aquário de referência mas é mais um caso de estudo (o que eu e o Marco falamos) do que propriamente uma referência.

A somar a isso a Carla diz-me que se não há muitos casos de sucesso eu deveria equacionar mudar mesmo que isso implique gastar mais um pouco.

Pesquisando um pouco mais as Ecotech estão a criar furor lá fora e com lentes de 120º afirmam conseguir cobrir 90x90cm o que dado que quero um layout central em ilhas e não quero iluminação nos vidros à partida safar-me-ia com 3x Radion Pro Gen3 e mais tarde se fosse preciso compraria outra.

Entre 4x Radion ou 8x Kessil o preço anda ela por ela.

Opiniões?

Abraços e Feliz Natal ...
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Voto Radion.


Ps: conheço mais um aquário de referência com Kessil... O do Ricardo Prata.

Ps 2: O que o Carlos Mota diz tem muita razão - O contributo da iluminação para o sucesso de um aquário é aí uns 20%. Já vi aquários de sucesso com HQI, com T5's, com Led's. Tal como o Marco ouviu na MACNA, provavelmente qualquer luz que dê mais que 200 PAR, chega para manter SPS.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Entre 4x Radion ou 8x Kessil o preço anda ela por ela.

Opiniões?

Entre essas duas opções sou mais um a votar nas Radion.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
As exótico tem a mariquice do software não é?! Mas em termos de luz e de saber que luz temos prefiro o conceito kessil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Radion claro!

Já viste os aquarios com Radions no Aquaticlog?

Aquaticlog

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral