Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Siporax - Um ano depois...

Siporax - Um ano depois...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 24/ago/2012, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Marco, acho que é este que falas:

http://www.advancedaquarist.com/2012/3/chemistry

Já o tinha posto algures aqui no forum.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 24/ago/2012, 15:44

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide

Mensagem 24/ago/2012, 16:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Marco o que quis dizer foi que, o ideal seria ter uma quantidade balanciada de nitratos e carbono de modo a que as bacterias podessem retirar tambem fosfatos. Para mim nitratos nunca foram problema uma vez que as bio pellets tiram tudo, e o problema é mesmo esse tirando todos os nitratos nao tenho o tal de redfield ratio balanciado para tirar fosfatos, e por mais carbono que metesse os fosfatos nunca "zeravam".

Mensagem 25/ago/2012, 10:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
Desculpem que significa GFO ??
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 25/ago/2012, 12:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
gfo=granular ferric oxide.

Óxido de ferro granular para absorver fosfatos. :)

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 25/ago/2012, 15:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
Obrigado
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 24/Oct/2012, 10:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já agora uma dúvida:

É melhor o siporax (ou seja lá qual media biolófica for) estar todo junto tipo num saco de rede, ou mais afastado entre si.

Se é que me faço entender... /:)

Mensagem 24/Oct/2012, 10:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Já agora uma dúvida:

É melhor o siporax (ou seja lá qual media biolófica for) estar todo junto tipo num saco de rede, ou mais afastado entre si.

Se é que me faço entender... /:)


Boas Hugo,

Não ... :D não te fazes entender ....

Mas de qualquer maneira dentro de um saco não. Monta como eu montei (vê os links que o Pedro Ferrer deixou no meu post)
É a maneira que tens para que não acumule detritos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/Oct/2012, 10:44

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
A questão é se é melhor fazer como tu tens (vamos lá) onde não estão "ao monte" ou é melhor deixá-los ao monte!
Isto porque quanto mais ao monte, mais zonas anaeróbicas, certo?!

Retirando a questão da acumulação de detritos da equação!

Mensagem 24/Oct/2012, 10:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
A questão é se é melhor fazer como tu tens (vamos lá) onde não estão "ao monte" ou é melhor deixá-los ao monte!
Isto porque quanto mais ao monte, mais zonas anaeróbicas, certo?!

Retirando a questão da acumulação de detritos da equação!



Pois, para mim é que não é certo que ao monte haja mais zonas anaeróbicas. a superfície será sensivelmente a mesma estando ao molho ou organizadas.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/Oct/2012, 10:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Bom dia,

Aproveito para perguntar a todos os que têm siporax nos sistemas, a que conclusão chegaram? que beneficio tiveram? Já chegaram a alguma conclusão? ou se usam porque...se fala em usar e está na moda :p

Abraço

Mensagem 24/Oct/2012, 10:51

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Joao Tomas Escreveu:
Bom dia,

Aproveito para perguntar a todos os que têm siporax nos sistemas, a que conclusão chegaram? que beneficio tiveram? Já chegaram a alguma conclusão? ou se usam porque...se fala em usar e está na moda :p

Abraço


Olha por mim estou a usar cerâmicas (não siporax), argila expandida (leca) e eheim substract pro. :D

Até agora não notei nada porque o aquário está no início, mas os nitratos já começaram a baixar...

Mensagem 24/Oct/2012, 10:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joao Tomas Escreveu:
Bom dia,

Aproveito para perguntar a todos os que têm siporax nos sistemas, a que conclusão chegaram? que beneficio tiveram? Já chegaram a alguma conclusão? ou se usam porque...se fala em usar e está na moda :p

Abraço


Boas,

Epá ... modas para mim não.
Conclusão ainda não cheguei a nenhuma ... pois só tenho à 18 dias.
O meu problema é que só tenho 12Kg (menos um pouco) de rocha para 270 litros de água e não quero meter mais RV pelo que precisava de mais zonas para fixação de bactérias.
Dado que detesto ter Rocha na SUMP .... Siporax foi a solução encontrada.

O tempo o dirá mas o princípio parece-me o correcto mais do que uma simples moda.

Uma coisa para já vejo ... do conjunto. Siporax + biopellets + microbacter7. Ao fim de 18 dias nem um pingo de algas. E isto sem Rocha Viva.

Hoje ou amanhã vou fazer uma TPA e fazer medições de parâmetros e depois posto aqui!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/Oct/2012, 12:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas,

Provavelmente ainda é cedo para falar visto que o meu tanque tem 3 Meses e siporax desde inicio, tenho muito pouca rocha uns 15kg no max(cerca de 400lt brutos), 1cm de substrato e 1lt de siporax, a realidade é que tenho aquilo com 3 cirurgiões mais um anjo anão, 3 cardinais de bangai, 1 camarão, 1 amphiprion e alguns eremitas e um blenie e ainda ontem medi os nitratos e estão a 2,5mgl... quando no aqua anterior com muito mais rocha menos volume e adição de vodka(neste não adiciono nenhuma fonte de carbono), estavam a 30...

Ah... estava a 5 há 2 semanas antes de fazer a TPA. Entretanto começei a carregar dia sim dia não com comida congelada(Os cardinais, só pegam em artémia) e mesmo assim o nitrato baixou(Depois da TPA)...

Não sei se é do Siporax, mas não adiciono nenhuma fonte de carbono e tenho pouca RV, alguns coraizitos e a água mantem-se boa.... obviamente que faço TPA's a cada 10 dias de 10%, também ajuda, mas no tanque antigo também fazia...

Se é do Siporax não sei, mas que para mim o nitrato está perfeitamente controlado, está... mais uma vez, não faço adição de nenhum tipo de bactérias ou carbono.

Mensagem 28/mai/2015, 00:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Viva pessoal,

Após ler o tópico estou com algumas duvidas.
Neste momento tenho 3L de siporax dispostos num reactor, já à uns 6meses. Foram metidos para lá ao molho. De vez em quando retiro tudo para limpar. É certo que este dia quando chega é tamanha porcaria que sai de lá que fico a pensar se faço bem ou não!

Questões:
- Siporax no reactor ou cesto na sump?
- Arrumado na vertical ou não?

Obrigado

Mensagem 28/mai/2015, 09:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Vitor Pedroso Escreveu:
Viva pessoal,

Após ler o tópico estou com algumas duvidas.
Neste momento tenho 3L de siporax dispostos num reactor, já à uns 6meses. Foram metidos para lá ao molho. De vez em quando retiro tudo para limpar. É certo que este dia quando chega é tamanha porcaria que sai de lá que fico a pensar se faço bem ou não!

Questões:
- Siporax no reactor ou cesto na sump?
- Arrumado na vertical ou não?

Obrigado


Cesto na SUMP e arrumado com as argolas empilhadas para poder circular a água à vontade e não acumular porcaria.

Numa zona de pouca circulação!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/ago/2015, 18:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Boas amigos,
depois de ler este topico todo , acho que ja foi a 2x :)
pergunto a todos voces que em 2012 estavam a começar com a siporax, qual é a vossa conclusão ? ainda usam ? desnitrifica ? precisa de alguma fonte de carbono ?
vá lá digam de vossa justiça :)
Imagem

Mensagem 12/Oct/2015, 11:38

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ...

Vamos lá desenterrar este tópico pois o uso de Siporax ainda gera muita confusão.

A minha conclusão depois de tudo o que li e experimentei.

Siporax é comparável à rocha que colocamos nos nossos aquários. Na realidade é um pouco melhor que a rocha e explico porquê.

Siporax como média porosa que é serve provadamente para o alojamento de bactérias que transformam a amónia em nitritos e os nitritos em nitratos. SIMPLES COMO ISTO.

Demora cerca de 3 a 4 meses a colonizar (desde que não haja adição de bactérias caso em que se pode reduzir este tempo) e é extremamente eficiente se mantido limpo de detritos.

E não vale a pena atribuir mais funções do que aquelas para que foi desenhado.

Existem já estudos em que fizeram a contagem de bactérias alojadas em Siporax e a conclusão é que o siporax consegue albergar 25x mais bactérias que a rocha (assumindo o mesmo volume)

Agora a SERA afirma que se colocado o siporax em zonas de muito baixa circulação haverá zonas de baixa concentração de oxigénio resultando numa zona capaz de albergar bactérias desnitrificantes que transformem o nitrato em compostos azotados.

Atenção que isto não está provado ... Mas há estudos em progresso.

Agora há várias pessoas que afirmam que o Siporax gera nitratos ... Claro que gera ... tal como a rocha ... foi para isso que ele foi feito para ser eficiente no ciclo de nitrificação! :D

Se ele estiver sujo ou fôr mantido sujo a matéria orgânica acumulada vai-se decompôr, criando mais amónia que por sua vez cria mais nitritos que por sua vez cria mais nitratos ... Ou seja é um ciclo vicioso. Com a agravante que a sujidade acumulada "asfixia" o Siporax.

Como é que eu o uso???
Simples. Tenho-o empilhado em três cestos. Mensalmente durante uma TPA aproveito essa água para o limpar um cesto apenas e depois volta para a SUMP. No mês seguinte faço o mesmo ao segundo cesto e por aí fora.

Quem afirma que o siporax faz a desnitrificação recomenda o uso desta maneira.


E aqui tem uma comparação do siporax com outras médias (cópias)


Conclusão????
Para mim o Siporax é como tudo o resto no aquário. Se usado como deve de ser com a manutenção apropriada é benéfico. Se mal usado pode ser problemático. Aliás como em tudo dentro de um aquário de recife.

RE-ABERTAS AS HOSTILIDADES .... Discutamos ... :-bd :-bd :-bd

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/Oct/2015, 11:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas outra vez,

Como nota adicional ....

E desculpem. Não me batam muito ...

O uso de siporax não é recomendado juntamente com adicção de fontes de carbono .... :ympray: :ympray: :ympray:

O uso de fontes de carbono potencia o crescimento de esponjas que irão mais uma vez "asfixiar" o siporax.

Atenção que não sou eu que o digo. Como não faço fonte de carbono não poderei dizer se é verdade ou não!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/Oct/2015, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 126
Idade: 35
Localização: Espinho
Boas Rui. Aproveitas a água nova da tpa ou a água que sai do aquário?

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral



cron