Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Siporax - Um ano depois...

Siporax - Um ano depois...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 12/Oct/2015, 12:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

A água da TPA que sai ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/Oct/2015, 13:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Boas rui queres ver que descobri de onde vem a minha praga de esponjas. ;) ;)


Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas outra vez,

Como nota adicional ....

E desculpem. Não me batam muito ...

O uso de siporax não é recomendado juntamente com adicção de fontes de carbono .... :ympray: :ympray: :ympray:

O uso de fontes de carbono potencia o crescimento de esponjas que irão mais uma vez "asfixiar" o siporax.

Atenção que não sou eu que o digo. Como não faço fonte de carbono não poderei dizer se é verdade ou não!

Abraços,
Rui
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 12/Oct/2015, 15:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Olá,

Agora fiquei com uma ... ou mais dúvidas :) . O uso de Siporax com o Biodigest e o Bioptim também será desaconselhado ?

António
Imagem

Mensagem 12/Oct/2015, 18:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá a todos,
Vou deixar aqui a minha experiencia sobre o siporax.

De momento tenho um sistema de 750L montado desde 25 Agosto 2015, com apenas 15Kg de rocha viva para conseguir um layout minimalista.

Efetuei o ciclo adicionando Biodigest e o Bioptim e possuo seis litros de siporax e um tijolo da marine pure na sump, tudo devidamente acondicionado para não acumular detritos.

Introduzi os peixes (16 no total com cinco cirurgiões adultos) à duas semanas e tenho 0.00 ppm de PO4 medidos no hanna checker e 0.25 ppm de NO3 medidos no kit da D&D.

Se os valores de NO3 e PO4 estão baixos por causa do tempo de vida do aquário? é possível e isso só o tempo dirá, mas sei que em montagens anteriores nesta altura sem estes elementos porosos já teria os nutrientes mais altos.

Deixo-vos a minha recente experiencia e voltarei a postar daqui a algum tempo para ver se os valores se mantêm, evitando o uso de resinas e GFO.

Abraço

Mensagem 12/Oct/2015, 19:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Já agora Filipe, onde é que se arranja esses tijolos por cá ?

António
Imagem

Mensagem 12/Oct/2015, 21:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
António Paes Escreveu:
Já agora Filipe, onde é que se arranja esses tijolos por cá ?

António


Quem me mandou vir um já não tem a atividade aberta. No entanto de certeza que em qualquer loja da especialidade consegues arranjar.

Mensagem 12/Oct/2015, 21:17

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Mas será que a Siporax desnitrifica mesmo?!!!.....e a rocha tbm ?

quais as melhores condições para que isso aconteça?


tenho duvidas :-
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 12/Oct/2015, 21:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Ricardo,
Em algum lado as bactérias desnitrificantes terão de se alojar. No meu caso e respondendo à tua pergunta, atendendo à pouca rocha viva e ao facto de ter bare bottom acredito que sim.

Bem sei que a teoria diz que a eliminação de NO3 E PO4 necessita de privação de oxigénio (zonas anaeróbicas), para que as bactérias passem a alimentar-se destes dois.
No tijolo da marine pure em virtude da grande espessura do mesmo, garantidamente que existem zonas anaeróbicas, no siporax à primeira vista é duvidoso.

É a minha opinião, mas nem tudo o que parece é. ;)

Abraço

Mensagem 12/Oct/2015, 21:37

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Filipe,

Concordo, mas com tanto método existente não me parece muito credível a Siporax!

a uns anos atraz sim penso que funcionava muito melhor!

aquariofilia marinha com o decorrer dos anos tem vindo a ser muito simplificada com tantos são os métodos existentes!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 13/Oct/2015, 09:03

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas...
O ciclo do azoto e nirogénio em que acredito e sigo á vários anos é bem explicito e acontece em todo o lado na Natureza seja dentro ou fora de água e ele explica muito bem no que toca á ultima fase do ciclo, a passagem de nitrato para nitrogenio. Como o Filipe bem disse tem de haver falta de oxigénio para que seja transformado nitrato em nitrogenio, já que as bactérias desse processo consomem o niitrato e outros compostos associados em vez de consumir oxigénio. Se existe oxigénio essas bacterias responsaveis pela desnitrificação simplesmente morrem ou não se reproduzem.

A partir daqui penso que tanto em siporax como em alguma rocha viva que anda por ai a desnitrifcação não acorre... simplesmente porque não existe rareamento de oxigénio.

O que nós temos hoje em dia são sistemas óptimos a transformar amonia em nitrito e nitrito em nitrato e ainda antes do ciclo ocorrer, temos escumadores brutais e bastante sobre dimensionados que pouco deixam passar para a primeira fase jdo ciclo, já que filtram e consomem a maior parte da matéria organica presente na água.

O nosso problema em qualquer aquário sempre foram e sempre serão os nitratos... dai terem inventado mil maneiras de nos vermos livres dele, seja por plenuns, DSBs, refugios, zeolitos, bactérias, vodka, açucar, gotinhas milagrosas you name it!!
Os unicos que resultam naturalmente são os refugios, plenuns e a DSBs e esses dois ultimos são os unicos sistemas que introduzem o rareamento de oxigénio em aquários, tudo o resto são maneiras artificiais de eliminar nitrato e aos quais seremos eternamente dependentes porque não são formas naturais de o fazer.

Quanto ao siporax e aos tijolos... tentam imitar a RV e penso que fazem bastante bem esse trabalho até ao ultimo estágio... depois disso diria que não fazem bem o trabalho de desnitrificação apenas pelo conceito do rareamento de oxigénio não estar presente. Se o fizermos, ou seja, criarmos soluções de rareamento onde coloquemos o siporax / tijolos ou até mesmo rocha viva acredito que funcione bem melhor e que tenhamos ajuda no combate ao nitrato. Esqueci entretanto de referir a melhor maneira de os reduzir...., que são as belas das TPAs!

Outra conceito que eu acho que o pessoal baralha são o ciclo do azoto com o Red field ratio... em tempos o Ricardo Pinto e eu já falamos várias vezes disto. Na minha opinião penso que são conceitos completamente diferentes e que não tem nada a ver um com o outro. Mas isso já são outros quinhentos... e outras guerras.

Já agora...
https://en.wikipedia.org/wiki/Denitrification

Mensagem 13/Oct/2015, 10:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Bom dia,

Muito bem explicado e sucinto.

:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Abraços.

Mensagem 13/Oct/2015, 12:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Boas...
O ciclo do azoto e nirogénio em que acredito e sigo á vários anos é bem explicito e acontece em todo o lado na Natureza seja dentro ou fora de água e ele explica muito bem no que toca á ultima fase do ciclo, a passagem de nitrato para nitrogenio. Como o Filipe bem disse tem de haver falta de oxigénio para que seja transformado nitrato em nitrogenio, já que as bactérias desse processo consomem o niitrato e outros compostos associados em vez de consumir oxigénio. Se existe oxigénio essas bacterias responsaveis pela desnitrificação simplesmente morrem ou não se reproduzem.

A partir daqui penso que tanto em siporax como em alguma rocha viva que anda por ai a desnitrifcação não acorre... simplesmente porque não existe rareamento de oxigénio.

O que nós temos hoje em dia são sistemas óptimos a transformar amonia em nitrito e nitrito em nitrato e ainda antes do ciclo ocorrer, temos escumadores brutais e bastante sobre dimensionados que pouco deixam passar para a primeira fase jdo ciclo, já que filtram e consomem a maior parte da matéria organica presente na água.

O nosso problema em qualquer aquário sempre foram e sempre serão os nitratos... dai terem inventado mil maneiras de nos vermos livres dele, seja por plenuns, DSBs, refugios, zeolitos, bactérias, vodka, açucar, gotinhas milagrosas you name it!!
Os unicos que resultam naturalmente são os refugios, plenuns e a DSBs e esses dois ultimos são os unicos sistemas que introduzem o rareamento de oxigénio em aquários, tudo o resto são maneiras artificiais de eliminar nitrato e aos quais seremos eternamente dependentes porque não são formas naturais de o fazer.

Quanto ao siporax e aos tijolos... tentam imitar a RV e penso que fazem bastante bem esse trabalho até ao ultimo estágio... depois disso diria que não fazem bem o trabalho de desnitrificação apenas pelo conceito do rareamento de oxigénio não estar presente. Se o fizermos, ou seja, criarmos soluções de rareamento onde coloquemos o siporax / tijolos ou até mesmo rocha viva acredito que funcione bem melhor e que tenhamos ajuda no combate ao nitrato. Esqueci entretanto de referir a melhor maneira de os reduzir...., que são as belas das TPAs!

Outra conceito que eu acho que o pessoal baralha são o ciclo do azoto com o Red field ratio... em tempos o Ricardo Pinto e eu já falamos várias vezes disto. Na minha opinião penso que são conceitos completamente diferentes e que não tem nada a ver um com o outro. Mas isso já são outros quinhentos... e outras guerras.

Já agora...
https://en.wikipedia.org/wiki/Denitrification


ISTO !!!!!
Com especial enfase para a parte da TPA!!!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/Oct/2015, 12:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Boa explicação Marco, o que disseste está certo mas...

A controvercia que o siporax tem gerado principalmente nos foruns brasileiros é que o siporax de facto Desnitrifica!! E muitos aquariofilistas brasileiros experientes afirmam que sim e usam-no com esse propósito.

No meu caso essa situação não ocorreu, se calhar não o usei da melhor maneira. E tal como tu documentaste...o resultado final foi gerar nitrato por ficar a meio do ciclo...e sempre foi o problema do meu aquario. Estou a agora a testar a redução do siporax de modo a perceber se é daí que vem todo este nitrato...ou não.

Mensagem 13/Oct/2015, 13:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Joao Tomas Escreveu:
Boa explicação Marco, o que disseste está certo mas...

A controvercia que o siporax tem gerado principalmente nos foruns brasileiros é que o siporax de facto Desnitrifica!! E muitos aquariofilistas brasileiros experientes afirmam que sim e usam-no com esse propósito.

No meu caso essa situação não ocorreu, se calhar não o usei da melhor maneira. E tal como tu documentaste...o resultado final foi gerar nitrato por ficar a meio do ciclo...e sempre foi o problema do meu aquario. Estou a agora a testar a redução do siporax de modo a perceber se é daí que vem todo este nitrato...ou não.


Certo... eles dizem isso e a própria Sera diz isso. Eu não tenho esses resultados...
Se eles tem essa experiencia e a Sera também a garante, então a questão é mesmo a de o usar de maneira correcta!

Agora ao escrever isto vou mudar de idéias...
estava a pensar tirar o Siporax todo (3 litros) da sump. Tenho 2 litros em zona normal de circulação e 1 litro depois da bomba de retorno numa zona com pouca ou nenhuma circulação. Em vez de os tirar, vou colocar os 3 litros depois da bomba de reposição e diagnosticar o que acontece ao nitratos. O valor tem sido sempre entre os 5 e os 10. Isso não me aborrece nem ligo porque eu tenho boas cores e quem já viu o aqua pode-o confirmar. Mas já agora quero ver o que acontece a titulo de experiencia. Se resulta com eles tem de resultar aqui deste lado do atlantico.
Já agora tens nomes dessa malta João? Conheço muitos de guerras antigas, assim troco uma palavra com eles...

Mensagem 13/Oct/2015, 14:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
São os mesmos de sempre!! Basso, Ciro, Denadai, Euler, Carlinhos...

Mensagem 13/Oct/2015, 14:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Numa visita que fiz ao fragário do Norte, tive a oportunidade de visitar a zona das máquinas. ( brutal ^:)^ ^:)^ )
Notei que os vários sistemas de aquários (sps, LPS e peixes) estão separados mas têm todos algo em comum: que é uma quantidade enorme de siporax. Não reparei se existia RV nas sumps.

Mas isto para dizer que em conversa com quem me atendeu, percebi que na altura o problema com que se debatiam era a inexistência de nutrientes e que até fizeram a experiencia de despejar um copo cheio de um escumador para o sistema e no dia seguinte os valores terem desaparecido por completo.

Foi isto que me impeliu a ter siporax e até há data nada arrependido, mas claro que Mota poderá esclarecer esta situação.

Mensagem 13/Oct/2015, 15:10

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Filipe, conheço bastante bem o sistema do Carlos. Não há comparação possivel entre o sistema de uma loja e um aquário normal...
Estamos a falar de volumes de água diferentes, escumadores diferentes, trocas diárias de água diferentes, nem que não seja para repor a água que saiu das vendas. Mas Carlos, uma coisa podes esclarecer em relação a este assunto.
Qual a idéia que tens sobre o siporax e mais do que isso se achas que te reduz nitratos...
eu sei que o tens na sump livre em cestos mas também o tens em reactores onde o deduzo que o nivel de oxigénio deve ser reduzido... que circulação lá tens nesses reactores?

Mensagem 13/Oct/2015, 15:17

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Já agora... a conversa deles já não é bem a mesma.

Not only nitrifying and denitrifying bacteria multiply within the siporax biofilms, but also those that break down organic substances. Dying bacteria therefore do not clog the pores. Until now, sera siporax Professional is the only biologically self cleaning filter medium.
It ensures the supply of the bacteria due to its functional tunnel structure. It furthermore develops its own optimal water current, so there is no problem using it in fast flux, slow flux and trickle filters.


http://www.sera.de/en/news/news/article ... ional.html

Mensagem 13/Oct/2015, 15:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Marco Madeira Escreveu:
Já agora... a consersa deles já não é bem a mesma.

Not only nitrifying and denitrifying bacteria multiply within the siporax biofilms, but also those that break down organic substances. Dying bacteria therefore do not clog the pores. Until now, sera siporax Professional is the only biologically self cleaning filter medium.
It ensures the supply of the bacteria due to its functional tunnel structure. It furthermore develops its own optimal water current, so there is no problem using it in fast flux, slow flux and trickle filters.


http://www.sera.de/en/news/news/article ... ional.html


Pois assim ainda custa mais perceber como é feita a Desnitrificação no siporax.

Mensagem 13/Oct/2015, 15:26

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Certo... :D
e essa do Self Clean é hilariante!!

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral



cron