Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral MG/CA não sobe!!

MG/CA não sobe!!

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 03/fev/2015, 15:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá a todos,

Venham pedir mais umas opiniões para também não estar sempre a chatear o Paulo Oliveira no face coitado e o Nuno Vinha..

Temos tentado perceber o que se esta passar mas ate agora 0.

O Meu MG e CA não sobem...

Ontem fiz testes e estes foram os resultados:

KH 8.6
CA 390
MG 1140
NO3 entre 0 e 2
po4 0.03 ou 010

O aqua tem 520L mais a sump, cerca de 600L total.

Tenho feito TPAS todas as semanas de 50L e de 100L e os parâmetros não mudam, tou a fazer o bailing, já aumentei as doses diarias e 0, simplesmente não mexe.

O ultimo que usei foi da TMC.

Apesar dos corais parecerem estar OK, alguns SPS estão se a sentir, um prato montipora perdeu a cor verde, as milkas parecem depenadas.

Que posso fazer?

So ter 3 peixes e como tal dou pouca comida, tem influencia?

abraços

Mensagem 03/fev/2015, 17:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Alves Escreveu:
Olá a todos,

Venham pedir mais umas opiniões para também não estar sempre a chatear o Paulo Oliveira no face coitado e o Nuno Vinha..

Temos tentado perceber o que se esta passar mas ate agora 0.

O Meu MG e CA não sobem...

Ontem fiz testes e estes foram os resultados:

KH 8.6
CA 390
MG 1140
NO3 entre 0 e 2
po4 0.03 ou 010

O aqua tem 520L mais a sump, cerca de 600L total.

Tenho feito TPAS todas as semanas de 50L e de 100L e os parâmetros não mudam, tou a fazer o bailing, já aumentei as doses diarias e 0, simplesmente não mexe.

O ultimo que usei foi da TMC.

Apesar dos corais parecerem estar OK, alguns SPS estão se a sentir, um prato montipora perdeu a cor verde, as milkas parecem depenadas.

Que posso fazer?

So ter 3 peixes e como tal dou pouca comida, tem influencia?

abraços


Boas a quantidade peixes e comida tem influêcia nas cores e nos "depenanços"

Se os parâmetros estão estáveis não é causado por variações de Ca, KG ou Mg que isso acontece.

Eu deixava de adicionar KH e deixava-o cais até aos 7dKH mantendo os doseamentos de Cálcio e Magnésio.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/fev/2015, 17:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá Rui

Sabes que o KH tem andado sempre entre os 7 e os 7.7, mas na ultima tpa usei sal da TMC foi quando ele subiu para 8.6

cumprimentos

Mensagem 03/fev/2015, 17:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Olá Pedro,

Tens sais (cloreto de cálcio e de magnésio) à parte? sem ser o que está nas soluções do balling?
Principalmente para subires o Mg através do Balling precisarias de muita quantidade. A minha recomendação é para ajustares isso manualmente.

Qual é o sal que estás a falar?
É normal uma tpa não mudar muito os parâmetros dos macro-elementos, muitas vezes estamos a falar de apenas 10%.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 03/fev/2015, 18:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá Ricardo,

Infelizmente não tenho os sais a parte, Ja tenho o bailing feito.

Qual os sais que devo adquirir? Quanto adiciono?

Em relação ao SAL, vou variando conforme preços e promoções que aparecem o que tenho agora é um sal de marca branca que penso que o Mota também comercializa.

Realmente eu fui a um site daqueles que faz os cálculos de quanto temos de adicionar para subir os parâmetros e realmente aquilo tinha me dado que tinha de gastar 1,5L para subir o MG de 1200 para 1350, mas como não tinha a certeza se tinha escolhido bem a opção do produto, não liguei.

abc

Mensagem 03/fev/2015, 19:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Principalmente para o Mg aconselho a fazer os ajustes de forma manual. Deves usar Cloreto de magnésio.
É perfeitamente normal essa quantidade que te deu.
Para subires, em 500L de água, de 1140 ppm para 1300 ppm tens que dissolver 666g de cloreto de magnésio em água de osmose.
Usei 500L porque prefiro fazer as contas por baixo. ATENÇÃO!!! só se pode subir 100ppm de Mg por dia!
Como tal, eu faria da seguinte forma, usaria 333g em cerca de 1L de água de OI, e adiciona na sump assim que o sal tivesse dissolvido. Passadas 24H, faria o teste a confirmar a subida e de quanto tinha sido. Se tudo bem, repetia a dose.

Para subires o Ca precisas de cloreto de cálcio. Para subires, em 500L de água, de 390 ppm para 420 ppm, precisas de 55g de cloreto de cálcio. ATENÇÃO!!! Com o Mg abaixo de 1200 ppm o cálcio que entra precipita, parte ou mesmo todo! No Cálcio só se pode subir 50 ppm por dia!
Assim deves primeiro corrigir o Mg, e só depois tratar do Ca, fazendo novos teste e se necessário novo calculo da quantidade necessária, porque entretanto pode ter mudado.

Quanto ao sal, perguntei porque o pessoal tem o habito de chamar "sal da tmc" ao sal da Tropic Marin.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 03/fev/2015, 19:52

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Deixa quieto?

Mensagem 03/fev/2015, 19:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Deixa quieto?


x2

E faz uma boas TPAs para isso ir ao sítio.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/fev/2015, 20:11

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Não comprem soluções de balling já feitas?
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 03/fev/2015, 20:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Hugo e Rui, os sais geralmente têm valores de Mg baixos, e é difícil fazer subir o Mg só com tpas. Não há mal nenhum o Pedro querer corrigir os valores.

Ricardo Pinto Escreveu:
Não comprem soluções de balling já feitas?

Ricardo, penso que o Pedro usou foi o sal já todo para fazer as soluções. Com Balling Light como sabes não é difícil. :)
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 03/fev/2015, 23:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
viva

Vou adquirir entao os sais a ver se isto vai ao sitio!!!

obrigado a todos!

Mensagem 04/fev/2015, 00:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Ricardo Santos Escreveu:
Hugo e Rui, os sais geralmente têm valores de Mg baixos, e é difícil fazer subir o Mg só com tpas. Não há mal nenhum o Pedro querer corrigir os valores.



Concordo em absoluto; pelas análise feitas aos sais, raramente se encontra um sal com teor de magnésio satisfatório, pelo que, na minha opinião, dificilmente se conseguem corrigir níveis de magnésio usando TPAs com sal sintético.

Para além disso, não há nenhum problema em os aumentar com adições de cloreto de magnésio, se isso for feito gradualmente e de acordo com as indicações já anteriormente dadas pelo Ricardo Santos.

Já os desvios nos valores de cálcio são mais facilmente corrigiveis através de TPAs, se usado o sal correcto.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 04/fev/2015, 09:05

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pois ...

Eu esqueço-me sempre que uso água natural e nunca tive necessidade de dosear magnésio. Aliás tinha as soluções todas feitas e nunca usei a do Mg.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/fev/2015, 12:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
essa agua da ericeira é tOOOP ... eu aqui em cima tenho que dosear MG a rodos ... e então que ele é tão mauzinho de subir ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/fev/2015, 13:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Paulo Oliveira Escreveu:
essa agua da ericeira é tOOOP ... eu aqui em cima tenho que dosear MG a rodos ... e então que ele é tão mauzinho de subir ...


Atenção que não é só da agua, o consumo de Mg nos nosso aquários também é um factor a ter em conta...alias é o maior factor!

Eu uso a mesma água da Ericeira e tive sempre de adicionar Mg pois sempre tive consumos altos. Se bem me lembro o valor de Mg da água da Ericeira andava na casa dos 1200.

Mensagem 04/fev/2015, 13:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
é como aqui por cima João é igual , mas o consumo é brutal no meu aquário , sempre adicionai entre 50 a 80 ml , fazendo a solução de balling para o MG da fauna marin ou seja com 2 Kg de pó para o manter nos 1275/1300... sempre foi um consumo brutal que eu tive e continuo a ter, por isso as vezes estranho quando o pessoal diz que não adiciona MG :-o :-o :-o

aquele abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/fev/2015, 13:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Paulo Oliveira Escreveu:
é como aqui por cima João é igual , mas o consumo é brutal no meu aquário , sempre adicionai entre 50 a 80 ml , fazendo a solução de balling para o MG da fauna marin ou seja com 2 Kg de pó para o manter nos 1275/1300... sempre foi um consumo brutal que eu tive e continuo a ter, por isso as vezes estranho quando o pessoal diz que não adiciona MG :-o :-o :-o

aquele abraço


Sempre tive esses consumos também, entre 50ml a 70ml...caso contrario descia o Mg para 1200 1100 e tais...

Mensagem 04/fev/2015, 13:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

AH.... Nada melhor que um reactor de cálcio com media de Ca e Mg... Lol. Um descanso!

Balling...Tanta confusão de cálculos... acertos fora do sistema, muitas mexidas, variações de parâmetros.. desconhecimento do que se adiciona em quantidade de elementos traço.. para mim é um sistema que não dava..

P.S - Não me batam muito :)

Mensagem 04/fev/2015, 14:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Aqui ninguém bate me ninguém ...

Aliás neste aquário que estou a montar ... Kalk e lá mais para a frente quando os consumos o justificarem ... Reactor de cálcio! :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/fev/2015, 20:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Gil Miguel Escreveu:
AH.... Nada melhor que um reactor de cálcio com media de Ca e Mg... Lol. Um descanso!

Balling...Tanta confusão de cálculos... acertos fora do sistema, muitas mexidas, variações de parâmetros.. desconhecimento do que se adiciona em quantidade de elementos traço.. para mim é um sistema que não dava..

P.S - Não me batam muito :)



E podes dar umas luzes como o funciona o reactor de cálcio e como monitorizamos o seu funcionamento? :)

Próximo

Voltar para Discussão Geral