Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Hanna checker fosforo - dúvidas

Hanna checker fosforo - dúvidas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Vivam. Tenho um medidor de fosforo da hanna e fiz uma experiência que andava para fazer algum tempo: fazer vários testes seguidos.

Fiz 3 testes seguidos e o tive os seguintes resultados:

118
45
54

5 horas depois fiz mais 3:
31
28
31

(Para dar PO4 devem multiplicar por 0.003006)

A margem de erro é de 5% segundo a marca e fiz todos os testes com o mesmo sample de água (tanto sem reagente como a do reagente).

Como é possível esta discrepância?
O aparelho não mede cores?

Alguém já fez esta mesma experiência com outros medidores hanna (ou com o fosforo também)?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Vou fazer uma pergunta parva mas a temperatura da agua nao pode alterar os resutados obtidos?

Nao digo que a temperatura altere o valor de fosfato como é obvio!! mas pode alterar a reação do reagente alterando a cor da agua do teste e por consequencia alterar o valor obtido 5h depois.

A pergunta não é nada parva e eu pensei nisso mas aí a diferença seria entre as primeiras 3 e as seguintes. As medições foram feitas 3 a 3. Para além disso hoje de manhã tornei a fazer é obtive 25. A temperatura hoje de manha era igual as 3 medições de ontem à noite.

Estamos a falar de uma diferença de 0, 354 para 0, 075. É totalmente diferente.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Amigo ... isso e estranho , aliaz os checkers da hanna sao estranhos , nao me perguntes porque , mas o meu de fosfato fazia exactamente o mesmo , mediçoes loucas , umas vezes dava 0.00 outras com o mesmo sample dava 0.03 , outras na mesma 0.14 .. era muito estranho , ate que de repente começou a deixar de medir ,ou seja começava a contagem e apagava se ... resultado , nao quer dizer que seja o teu problema , mas meti uma pilha nova dos chinocas e continuava com os "random" results ... até que lhe cravei com uma pilha a homem recarregável de 1200 mah e nunca mais tive random results ... o que me da a ideia é que aquilo puxa muito pela pilha na altura da leitura e elas nao se aguentam ...

Foi o que aconteceu comigo , volta na volta ainda faço o teste 3 vezes e munca mais tive o mesmo problema ...

Aquele abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mas da valores muito próximos seguidos com o mesmo sample?

Isso dá pilha não me parece fazer muito sentido... Puxe muito ou pouco ou têm carga ou não tem...

Pois , para mim também não faz sentido , mas não tendo feito mais nada ...

valores muito próximos não , dá sempre o mesmo com o mesmo sample ...

Hummmm vou testar então.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
No RC muita gente defende que até o frasco tem que ser sempre o mesmo e sempre apontado para o mesmo lado...
E claro, sempre totalmente limpo e imaculado.
Tudo isto continua a não fazer grande sentido...mas...
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Ainda vamos descobrir de os hanna checker são tão falíveis como os restantes. :D

Os de fósforo/fosfato, claro, porque por exemplo o de KH bate sempre certinho, mas aí os normais também... ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Hugo Figueiredo Escreveu:
Ainda vamos descobrir de os hanna checker são tão falíveis como os restantes. :D

Os de fósforo/fosfato, claro, porque por exemplo o de KH bate sempre certinho, mas aí os normais também... ;)

Sim Hugo, mas mesmo o do Kh também tem variações significativas de lote para lote, de reagente...

... já encontrei variações de + 8%, até - 3% e é por isso que calibro todos os testes quando inicio um novo lote.

31-28-31 não me parecem diferenças significativas; já 118-45-54, parece indicar alguma anomalia ao fazeres s testes; às vezes basta um pouquinho mais de água, ou o frasco um pouco mais baço e pronto.

De qualquer modo e embora sem total precisão, são na minha opinião muito mais fiáveis do que os de comparação a olho.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Sim, de lote para lote tudo certo, agora com o mesmo sample?!
Mas percebo o que dizes.

Eu estive a pensar numa coisa, não sei se acontece com vocês ou se faz sentido.

O teste de fósforo (não sei se o de fosfato é igual), recomenda agitar o frasquinho vigorosamente durante de 2 minutos depois de juntar o reagente.

Ora isto faz com que o frasco fique cheio de bolhinhas de ar. Isso não poderá ser uma causa para aquela primeira leitura dar um valor tão elevado quando comparada com as restantes?

Acontece o mesmo no teste de fosfato?

O teste de fosfato demora 3 minutos por isso acredito que as bolhas desapareçam todas antes de leitura ..

O de fósforo também, mas quando retiro ainda está cheio de bolhas.

Essa dos 3 minutos é outra que me faz uma confusão tremenda. Aquilo não é um "comparador de cores"? Então demora 3 minutos porquê/para quê?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Hugo Figueiredo Escreveu:
Sim, de lote para lote tudo certo, agora com o mesmo sample?!
Mas percebo o que dizes.

Eu estive a pensar numa coisa, não sei se acontece com vocês ou se faz sentido.

O teste de fósforo (não sei se o de fosfato é igual), recomenda agitar o frasquinho vigorosamente durante de 2 minutos depois de juntar o reagente.

Ora isto faz com que o frasco fique cheio de bolhinhas de ar. Isso não poderá ser uma causa para aquela primeira leitura dar um valor tão elevado quando comparada com as restantes?

Acontece o mesmo no teste de fosfato?
boas,
Não podem ficar nenhumas bolhas no frasco.
Eu agito com força, mas depois ando ali para cima e baixo devagar para dissolver as bolhas de ar.
Tudo o que é sujo ou bolhas vai alterar o resultado.
Tudo isto tem que acontecer nos 2 ou 3 minutos que temos antes do aparelho desligar :)
Já fiz com dois frascos, um para zerar e outro para o reagente e neste caso temos tempo para abanar, misturar e fazer desaparecer as bolhas à vontade.
Mas também já ouvi relatos que não se deve fazer.
Mesmo frasco, limpo, virado para o mesmo lado... Etc

No fórum zeovit, se falamos do Hanns checker dizem logo para irmos comprar os mais avançados, porque os checkers não valem nada...

Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Pois eu agora faço sempre assim. Num frasco meto a água do aquário, noutro meto a água com o reagente e faço a leitura no aparelho.

Já não sei nada... :-\

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá,

Pois, o meu teste de fosfatos não é um checker, mas sim um outro aparelho da Milwaukee Martini (Mi 412) e neste caso, o teste não é feito por tempo, mas a indicação é "agitar até dissolver completamente o reagente" e fazem sempre referência a que as bolhas de ar podem interferir com os resultados e que os frascos devem ser de laboratório e que não devem ter riscos; quando usas dois frascos diferentes, estás a meter no processo mais um factor indutor de um possível erro.

Testes em que o tempo e a forma de agitar (mais forte, ou menos) intervenham, naturalmente que serão mais falíveis.

Hugo, penso que o esperar algum tempo, deve ser para deixar a côr estabilizar.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Eu não tenho um checker, mas sim o modelo HI 93713, porque há 6 anos quando o comprei não havia checkers ainda :)

Nunca troquei a pilha do meu, mas isto acho que leva uma de 9v....nunca a vi masi gorda =))

Quanto ás várias questões de precisão, está escrito nas instruções do meu, e confirmei agora aqui num checker de po4 que está escrito o seguinte:

TIPS FOR AN ACCURATE MEASUREMENT
• It is important that the sample does not contain any debris.
• Whenever the cuvette is placed into the measurement cell, it
must be dry outside, and completely free of fingerprints, oil
or dirt. Wipe it thoroughly with HI 731318 or a lint-free
cloth prior to insertion.
• Shaking the cuvette can generate bubbles in the sample, causing higher readings. To obtain
accurate measurements, remove such bubbles by swirling or by gently tapping the cuvette.
• Do not let the reacted sample stand too long after reagent is added, or accuracy will be affected/lost
• After the reading it is important to discard immediately the sample, otherwise the glass
might become permanently stained.

outra que está escrita no meu, mas não vi no checker é esta:

• It is possible to take multiple readings in a row, but it is recommended to take a new zero
reading for each sample and to use the same cuvette for zeroing and measurement.

César Silvério Escreveu:
Hugo, penso que o esperar algum tempo, deve ser para deixar a côr estabilizar.

Isto!
Quem usa por exemplo o teste de nitratos da Salifert, nota bem esse processo.
O meu Hanna tem um botão de leitura directa, em que dá logo o resultado sem esperar os 3min, mas é para se usar principalmente em segundas leituras. E o novo tem botão de calibração.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Pois... eu levo a que sejam mesmo as bolhas porque realmente tme bolhas de ar que eu reparo nisso.
A questão das covetes limpas eu tenho sempre o cuidado de as passer por um papel, mas admito que fiquem alguns restícios de oleo das mão. Vou passar a fazer com luvas :-\

Muito obrigado Ricardo! ;)

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
É um dos testes que faço todas as semanas!
O resultado do teste não me consegue surpreender!, da-me sempre o mesmo valor %-( :D

Deixa-me irritado :p
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Ricardo Prata Escreveu:
É um dos testes que faço todas as semanas!
O resultado do teste não me consegue surpreender!, da-me sempre o mesmo valor %-( :D

Deixa-me irritado :p

Temos de combinar um encontro para ver se vês outros valores :D
Eu levo o meu Hanna HI 93713, o César leva o Milwaukee MI 412 e o Hugo o ckecker de Fósforo. Será porreiro ver se há muita disparidade.
Editado pela última vez por Ricardo Santos em 10/fev/2015, 20:44, num total de 1 vez.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Próximo

Voltar para Discussão Geral