Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Bomba de retorno e derivações para poupança de energia

Bomba de retorno e derivações para poupança de energia

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

No seguimento de uma ideia que reparei no reef do Carlos Basaloco, sobre a derivação na bomba de retorno para alimentação também de reactores com derivação, tinha algumas dúvidas...

Imaginemos que vou utilizar apenas uma bomba de retorno.

Para a água chegar ao aquário principal, a 1.5 metros de elevação e com um fluxo de aproximadamente 1500l/h.

Para igualmente alimentar um escumador Deltec APF600 ao fluxo de 800l/h a sensivelmente 30cm de elevação.

Igualmente alimentar um reactor de carvão activo, fluxo de 500 a 600 l/h (mínimo), a uns 50cm de elevação.

Alimentar um filtro ultravioletas, fluxo de 400 a 500 l/h, a uns 65cm de elevação.

E por fim, alimentar um refúgio de 100 litros, com fluxo igual a 600l/h ou superior, a uns 55cm de elevação.

Eventualmente um futuro reactor de biopellets a 1000 e tal l/h.

Qual seria o melhor método para fazer a derivação na saída da bomba de retorno e qual o caudal necessário da bomba para satisfazer todos os fluxos às referidas elevações?

Considerando também que, por exemplo, alguns componentes poderiam ser interligados em série, aproveitando o mesmo fluxo (filtro carvão -> escumador), (filtro ultravioletas -> filtro carvão), etc.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Essa questão é muito difícil de responder.... Acho que ninguém te consegue responder sem ver um desenho da tubagem. Porque repara, para além da altura e do caudal em cada derivação, tens de contar com o diâmetro de cada uma das tubagens e a que altura cada derivação é feita (se mais próximo da bomba ou mais afastado).

Para dar um exemplo concreto, imagina que estrangulas a saída de água no aquário. A resistência que isso provoca, vai aumentar a pressão para o resto das derivações e aumentar o caudal em em cada uma das outras saídas.

Eu recomendaria aí uma bomba com um caudal de pelo menos 5000L/h. Depois colocaria torneiras em todas as derivações e jogava com abertura/fecho em cada uma delas, para obter o caudal necessário.

Não sei se me fiz entender... :roll:
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Artur...
estou de acordo com o Ricardo. No meu anterior reef, tinha apenas bombas externas em loops e fiz umas derivações tipo o que queres fazer, para aproveitar caudal para outros sitios.
Tive de controlar tudo com torneiras para controlar o caudal necessario para cada saida que queria.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Eu também tenho derivações da minha bomba de retorno (RD 5000l/h) e posso dizer que funciona muito bem para aquilo que quero.

Depois da saida da bomba deriva imediatamente para os reatores (3) e só depois para o retorno (duplo).

Tudo isto em PVC de 25, estrangulado nas saídas para os reatores com mangueira de 20 e respectivas torneiras.

Na minha opinião, uma bomba de 5000 l/h é o mínimo. E deverá ser uma bomba com uma capacidade de elevação alta senão não vai funcionar corretamente.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

De momento estou a utilizar, apenas para retorno, uma Tunze que faz um máximo de 3,000 l/h e uma elevação máxima de 3.9 m.

A 1.5 metros de elevação consegue um fluxo real de cerca de 1500l/h.

Para simplificar a minha dúvida, vamos assumir que quero apenas que a bomba faça um retorno para o aquário (a 1.5 metros de altura), com um mínimo de 1000l/h. E também que tenha uma derivação, logo a seguir à ligação da tubagem PVC 25 à bomba (¾" NPT, ou seja, sensivelmente 20mm), para alimentação do reactor de carvão, com uns 500 a 600l/h.

Uma solução que obversei era, logo à saída da bomba, colocar um T de 25 ou 20, com uma (ou duas ) válvulas de 25 ou 20 na direcção do reactor (nas duas direcções), e regular a válvula do sentido para o reactor de forma a limitar aos 500 ou 600l/h, ficando a outra direcção do T (para retorno), com o caudal restante. Este caudal conseguiria ser o tal de 1000l/h a 1.5metros? Ou só mesmo com uma bomba de maior fluxo e elevação?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

é sem divida a melhor solução,mas é para funcionar bem como disse o marco e o césar tem de levar passadores em todas as derivações e usar bombas mais fortes porque perde mais caudal
também é preciso ter em atenção que o melhor é ter sempre uma bomba de reserva, pois se uma bomba faz tudo, também quando avaria, avaria tudo

eu como poder ver na foto tenho apenas duas bombas que me alimentam tudo no fragario,mas tenho sempre uma bomba de reserva para no caso de avaria substituir de imediato

Imagem 102
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Carlos Mota Escreveu:
é sem divida a melhor solução,mas é para funcionar bem como disse o marco e o césar tem de levar passadores em todas as derivações e usar bombas mais fortes porque perde mais caudal
também é preciso ter em atenção que o melhor é ter sempre uma bomba de reserva, pois se uma bomba faz tudo, também quando avaria, avaria tudo


Boas Carlos,

É bem lembrado, uma bomba de recurso é sempre boa ideia.

Obrigado pelas dicas, também ao César, Marco e Ricardo.

Acho que já tenho uma melhor ideia do material (PVC's e bomba) necessário para a derivação. Vou fazer uma análise do custo/benefício, entre esta solução de uma bomba para tudo, com derivação, e a solução de bombas individuais para cada equipamento. 8-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Artur,

Já chegaste a alguma conclusão?

Estava interessado em ver isso pois gostava de fazer o mesmo com pelo menos duas saídas!.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Aproveitando o tópico, também estou a pensar usar a bomba de retorno para Reactor de Kalk e Calcio.

Mas a elevação nao é muito, está basicamente tudo ao mesmo nivel.

Acham que uma Eheim Compact+ 5000 dava conta do recado?
Eu queria uma RD, mas ainda são cara para xuxu...

Cumprimentos,

Armando


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Rui,

Cheguei à conclusão que com a minha bomba actual de 3000 litros/hora não será adequada para derivação na subida. Por outro lado, se fizer uma derivação no tubo de descarga, posso aproveitar e alimentar o escumador/rectores por gravidade. Tem a desvantagem de entrar água não filtrada nos reactores e possivelmente acumular mais sujidade mais rapidamente.

Por outro lado, com uma bomba de 5000l/h, aqui sim já será viável fazer derivação na subida. Por exemplo com PVC: um T logo na saída da bomba ficaria com duas saídas e aplicando válvulas PVC, uma ia directamente para cima e a outra para alimentar os reactores/escumador. E como a água que entra na bomba de retorno já estará filtrada, não acumulará tão rapidamente sujidade nos filtros/reactores.

Ainda não decidi qual das duas soluções adoptar mas possivelmente vou experimentar a primeira referida (alimentação dos reactores por derivação no tubo de descarga). Apesar da sujidade acumulada, penso que em termos de consumos será muito interessante mesmo. E já tenho um tubo PVC de 40, com derivação para PVC 20 (alimentação escumador) e outra saída PVC40, que poderei aproveitar.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Armando,

Penso que sim, uma bomba de 5000l/h será suficiente para fazer o retorno + alimentar reactores. Há o exemplo do aquário do César. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Rui,

Cheguei à conclusão que com a minha bomba actual de 3000 litros/hora não será adequada para derivação na subida. Por outro lado, se fizer uma derivação no tubo de descarga, posso aproveitar e alimentar o escumador/rectores por gravidade. Tem a desvantagem de entrar água não filtrada nos reactores e possivelmente acumular mais sujidade mais rapidamente.

Por outro lado, com uma bomba de 5000l/h, aqui sim já será viável fazer derivação na subida. Por exemplo com PVC: um T logo na saída da bomba ficaria com duas saídas e aplicando válvulas PVC, uma ia directamente para cima e a outra para alimentar os reactores/escumador. E como a água que entra na bomba de retorno já estará filtrada, não acumulará tão rapidamente sujidade nos filtros/reactores.

Ainda não decidi qual das duas soluções adoptar mas possivelmente vou experimentar a primeira referida (alimentação dos reactores por derivação no tubo de descarga). Apesar da sujidade acumulada, penso que em termos de consumos será muito interessante mesmo. E já tenho um tubo PVC de 40, com derivação para PVC 20 (alimentação escumador) e outra saída PVC40, que poderei aproveitar.



Boas Artur,

Já estive a ver o aquário do César ... muito bom.
Acho que não depende só da litragem da bomba, mas também do diâmetro do tubo de subida.
Posso dizer-te que se mantiver os 16mm interiores acho que os 3000 l/h chegarão perfeitamente. Mas como penso comprar próximamente uma RD, posso sempre equacionar a de 5000l em vez da de 3000.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Bom dia,

Em conversa com um amigo meu ontem, também penso que tem a ver com o diâmetro do tubo. Como vou usar 20mm de retorno, penso que até a 4000L/h dá conta do recado.

Eu queria uma RD... mas... :( caruuuuuu

1 Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Rui,

Cheguei à conclusão que com a minha bomba actual de 3000 litros/hora não será adequada para derivação na subida. Por outro lado, se fizer uma derivação no tubo de descarga, posso aproveitar e alimentar o escumador/rectores por gravidade. Tem a desvantagem de entrar água não filtrada nos reactores e possivelmente acumular mais sujidade mais rapidamente.

Por outro lado, com uma bomba de 5000l/h, aqui sim já será viável fazer derivação na subida. Por exemplo com PVC: um T logo na saída da bomba ficaria com duas saídas e aplicando válvulas PVC, uma ia directamente para cima e a outra para alimentar os reactores/escumador. E como a água que entra na bomba de retorno já estará filtrada, não acumulará tão rapidamente sujidade nos filtros/reactores.

Ainda não decidi qual das duas soluções adoptar mas possivelmente vou experimentar a primeira referida (alimentação dos reactores por derivação no tubo de descarga). Apesar da sujidade acumulada, penso que em termos de consumos será muito interessante mesmo. E já tenho um tubo PVC de 40, com derivação para PVC 20 (alimentação escumador) e outra saída PVC40, que poderei aproveitar.



Boas Artur,

Já estive a ver o aquário do César ... muito bom.
Acho que não depende só da litragem da bomba, mas também do diâmetro do tubo de subida.
Posso dizer-te que se mantiver os 16mm interiores acho que os 3000 l/h chegarão perfeitamente. Mas como penso comprar próximamente uma RD, posso sempre equacionar a de 5000l em vez da de 3000.

Abraços,
Rui


Boas Rui

Realmente acho que cada vez é uma ideia mais viável e facilitadora criar derivações da bomba de retorno para alimentar reatores, etc.

A maioria das pessoas julga que uma bomba de retorno muito forte que faça passar a água pela sump com muito volume é o ideal, mas eu acho que até nem é. Acho que 2 ou 4 x o volume do aquário é o ideal. Posto isto, não tive problemas nenhuns em derivar a minha Mini RD 5000 para 3 válvulas e uma saída de tubo de ar que poderá alimentar um reator de cálcio no futuro. A bomba tem de trabalhar com alguma pressão e daí a importância da tubagem de saída.

Alimentar com a queda, também é viável embora ache menos prático porque a pressão de descida para ser a ideal não é fácil. e se regulares com válvulas poderás ter variações de nível na sump ou mesmo no aquário.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Excelente tópico!!!

De momento acho que vou manter a solução tradicional (digamos assim) mas porque já tenho as bombas (OR3500 e outras ) e nâo queria estar agora a investir numa RD ou equivalente, mas vou deixar a tubagem já toda preparada para no futuro ser só substituir a bomba e abrir/fechar torneiras.


Ainda assim estava aqui a lembrar-me: e porque não juntar os 2 mundos e usar a gravidade na bomba de retorno? =))

Saia um tubo direto da bomba que acima do nível do aquário fazia 180º e voltava para baixo, na descida, colocavam-se 2 derivações. Uma para alimentar o aquário e outra para a sump para o que fosse necessário...

Só uma ideia!
Mas só para quem tem fishroom ou uma tampa que pudesse esconder o tubo... :-$


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

O problema em fazer derivações em bombas de 3000l/h é que o fluxo real destas bombas a uma elevação habitual (150cm) baixa para os 1500l/h, ou seja, se houver derivações na subida, para alimentar reactores ou escumadores a 500 ou 1000l/h, o fluxo de elevação para o aquário sofre uma redução considerável e julgo ser ideal este ser entre uns 1000 e 1500l/h, assim por alto.

Com as bombas de 5000l/h já há mais margem para a subida e a alimentação de reactores. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

O problema em fazer derivações em bombas de 3000l/h é que o fluxo real destas bombas a uma elevação habitual (150cm) baixa para os 1500l/h, ou seja, se houver derivações na subida, para alimentar reactores ou escumadores a 500 ou 1000l/h, o fluxo de elevação para o aquário sofre uma redução considerável e julgo ser ideal este ser entre uns 1000 e 1500l/h, assim por alto.

Com as bombas de 5000l/h já há mais margem para a subida e a alimentação de reactores. ;)


Artur, não é só a litragem que importa.
A capacidade de altura é muito importante também. Uma bomba que faz 5000 l/h e que eleva a 2 mts não é o mesmo que uma bomba de 5000l/h que eleva a 4 mts.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Soares Escreveu:
Artur, não é só a litragem que importa.
A capacidade de altura é muito importante também. Uma bomba que faz 5000 l/h e que eleva a 2 mts não é o mesmo que uma bomba de 5000l/h que eleva a 4 mts.


Boas César,

Sim mas normalmente a capacidade de elevação máxima acho que está directamente proporcional ao fluxo máximo...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Artur Fonseca Escreveu:
César Soares Escreveu:
Artur, não é só a litragem que importa.
A capacidade de altura é muito importante também. Uma bomba que faz 5000 l/h e que eleva a 2 mts não é o mesmo que uma bomba de 5000l/h que eleva a 4 mts.


Boas César,

Sim mas normalmente a capacidade de elevação máxima acho que está directamente proporcional ao fluxo máximo...


Normalmente sim, mas nem sempre... ;)
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois essa interligação nem sempre é assim e é precisamente o que faz gastar mais energia elétrica: a capacidade de elevação!

Por isso temos bomas de circulação de 5000L/h a gastar poucos watts e bombas de elevação a gastar mais de 50W para o mesmo fluxo!


E agora uma pergunta para baralhar ainda mais isto:

E ligar mais que uma bomba ao mesmo circuito?
Ou seja ligar mais que uma bomba (com funcionamento simultâneo, claro está) à mesma tubagem?

Caso concreto:
Uma OR3500 + uma Eheim 1260 em tubagem de 25mm :ymdaydream:

Será que ficariam muito em esforço?

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron