Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Agua Natural vs Agua Salinada/Sal sintético.

Agua Natural vs Agua Salinada/Sal sintético.

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Boas César,

Muito bom esse sal a nível de potássio. B-) Já agora, em termos de Ca, Kh e Mg, também a bons níveis para quem aplica o método Balling?


Olá Artur,

Desta vez não medi os outros parâmetros, mas tenho aqui um teste feito já há dois anos:

17/04/2011 - Sal Tetra KH=10,2 (Hanna) Ca=380 (Salifert) Mg=1260 (Salifert)

Eu normalmente vou alternando duas ou três marcas, para tentar que a repetição em demasia de determinada marca, não conduza o aquário para níveis altos ou baixos de determinados elementos que normalmente não são testados.

Encontrei posteriormente (Maio de 2014), um lote com o PO4 a 0,08; vou deixar de usar,pelo menos temporariamente.

Abraço
Editado pela última vez por César Silvério em 21/jul/2014, 16:11, num total de 1 vez.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá a todos,

Reavivando este assunto:

análise a lote de água salinada a 1.025 com Tropic Marin Bio-Activ

Kh = 136/7,624 /2,72 (Hanna Checker) ;
Ca = 390 (Salifert);
Mg = 1150 (Salifert) ;
K = 380 (Salifert).

Sal bom para aquário com Mg elevado e os outros parâmetros equilibrados.

Abraço
Editado pela última vez por César Silvério em 21/jul/2014, 16:08, num total de 1 vez.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Tenho utilizado apenas água salinada, porque a minha 1ª experiência com água natural foi negativa.

O meu maior receio da água natural é a mesma trazer algum microorganismo/ parasita, que não se manifesta nos testes e este comprometer todo o sistema. Pode ser inocule para os seres vivos da nossa costa, mas fatal para os seres de zonas de recife. com a água salinada não corro esse risco.

Para além disso a necessidade de licenciamento para a recolha de água, tema já discutido neste fórum.
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=5&t=1679


Abc
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá a todos,


Mais uma tentativa para ver se alguém me imita:

Análise a água salinada a 1.025, com Red Sea:

Kh = 150/8,423/3,01 (Hanna Checker) ;
Ca = 410 (Salifert);
Mg = 1120 (Salifert) ;
K = 400 (Salifert).

Mais um sal bom para aquários com o Mg elevado e os outros parâmetros normais.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá a todos,

Análise a água salinada a 1.025, com Tropic Marin Pro Reef:

Kh= 122ppm/6,83dKh/2,44meq/l;
Ca = 425 ;
Mg = 1220."
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas
Para registo, segue os valores de um sal que não se vê usar muito.

Água salinada com sal Aquamédic reef salt .

Densidade - 1.025
Temp - 26º
Ca - 430
Mg - 1110
kh - 10.3
No3 - 0
Po4 - 0
K - 350

Cumpts


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Ora até que enfim!!!!! :ymhug: :ymhug: :ymhug:


Já usei esse sal e penso que até neste tópico há registo de parâmetros dele, mas deixei de usar há alguns meses porque apanhei um lote com humidade, completamente empedrado, que me pareceu provocar más reacções no aquário.


Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Olá César,

Tenho acompanhado os teus registos...lembro-me de ter tentado algo assim no Reefforum. Infelizmente não dá agora para ver o que por lá havia.

Os ultimos sais de medi parametros foram os da ATI. Não apontei mas tenho os valores +/- de cabeça.

ATI Coral Ocean

Densidade - 1.025 g/L
KH - 7 dKH
Ca - dá aquele que adicionamos. O sal traz um saquinho com cálcio à parte. Não falha e podemos pôr o valor certinho com o correspondente ao KH, ou um valor que nos dê mais jeito para o aquário. O que falha é o cálcio normalmente não chegar para o lote todo...
Mg - 1110 ppm
PO4 - n.d.
NO3 - n.d.

ATI Coral Ocean Plus

Densidade - 1.025 g/L
KH - 12 dKH (se não me falha a memória)
Ca - 500 ppm (a volta disso)
Mg- 1110 ppm
PO4 - n.d.
NO3 - n.d.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pergunto aqui aos entendidos do sal, e porque nunca usei (só uma vez e não correu bem), qual o melhor sal ou a melhor maneira de o diluir na água.

Isto porque usei o ATI PLUS (se não estou em erro) e precipitou sempre mesmo colocando pouco sal de cada vez.

Para quem precisa de fazer 200L de cada vez, qual o melhor (leia-se também mais rápido) método e sal?


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Eu tinha um recipiente de 150L, um bidão, com uma bomba de circulação de 20€ lá dentro. 4-6h e agua fica cristalina. No final ligava uma mangueira à bomba e transferia os 150l para a sump.

Desde 2012 que só uso água natural, pelo que agora é aos bidões de 30L.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Olá.
Fiz varias medições em variados sais. Nunca utilizei agua do mar.
Posso garantir que todos os sais têm alguma discrepância entre medições. Não será muita mas têm alguma coisa. Estou-me a referir na mesma marca e no mesmo balde de sal, fiz medições diferentes.Não é muito relevante para onde queremos chegar neste topico...
Todos eles estão minimamente equilibrados para a finalidade de um aquario"normal". Um aquario com mais consumos há muitos sais com os parâmetros mais altos, pode ser melhor opção. Quem faz balling basta apenas fazer a primeira medição do balde e depois adicionar na agua de tpa a respectiva quantidade para os valores desejados.
Nunca tive nenhum problema na diluição do sal, apenas tenho cuidado na temperatura da agua porque o sal dissolve melhor.
Depois vai directo para o aquario. Nunca esperei as ditas 24h depois da mistura. Até hoje nunca tive problemas e acredito que ninguem venha a ter desde que se mantenha a proporção da tpa de até 15% da litragem total.

Hugo o que queres dizer com precipitou mesmo deitando pouco sal de cada vez? Que a mistura não é homogénea, ou existiu mesmo alteração de parâmetros?
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ficaram resíduos e aquele "pó branco" em cima da bomba e nas paredes do recipiente e no fundo que não dissolve. :-\


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Hugo Figueiredo Escreveu:
Ficaram resíduos e aquele "pó branco" em cima da bomba e nas paredes do recipiente e no fundo que não dissolve. :-\


Acontece com determinados sais.....nunca liguei muito a isso mas penso que a temperatura de 25 graus e densidade de 1024 não deveria acontecer.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Hugo

Tambem me aconteceu isso algumas vezes com esse sal, acho que pode estar relacionado com algum erro na dosagem do calcio, a ultima vez usei uma balança electronica e mesmo assim nalgum passo meti água. Preferia muito mais o ATI coral Ocean plus que esse do cálcio á parte.

Agora vou passar a usar o Aquamedic reef salt, não é caro e tem uns parametros interessantes.

O que eu faço é colocar o sal num recipiente destapado de 160 L de água de osmose, colocar lá dentro uma bomba potente e deixar durante 3/4 horas para não haver problemas de dissolução e usar. Hoje em dia a maioria das marcas de sal já se dissolvem mesmo muito rapidamente. As horas que dou de espaço tem mais a ver com a oxigenação da água.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá a todos,

Alerta sobre sal, na minha opinião pouco indicado para aquários de recife.

Análise feita há cerca de duas semanas a SAL SYBON + água de osmose:


"Análise a sal Sybon após 1ª TPA e branqueamento de coral :

Kh= 75ppm/4,22dKh/1,51meq/l - Hanna Checker
Ca = 350 - Salifert; Mg = 1180 - Salifert


Sal e água preparada, inutilzados."


Estejam atentos ao que compram; o barato às vezes sai caro.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas César

Esse sal é feito na China e existem diferenças significativas de lote para lote, parece que apanhaste um especialmente mau... Relacionas o branqueamento do coral com o uso desse sal em que sentido ? Que percentagem de TPA fizeste?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Gil,

Pois se calhar tive azar; mudei 20% da água e uma Acropora ice blue que tinha há vários meses, a crescer bem e com boa cor, branqueou pela base, no dia seguinte à TPA.

Ainda a cortei, mas o que restou branqueou no dia seguinte; não sei se foi coincidência, mas que é estranho, é.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
César Silvério Escreveu:
Olá Gil,

Pois se calhar tive azar; mudei 20% da água e uma Acropora ice blue que tinha há vários meses, a crescer bem e com boa cor, branqueou pela base, no dia seguinte à TPA.

Ainda a cortei, mas o que restou branqueou no dia seguinte; não sei se foi coincidência, mas que é estranho, é.

Abraço


Em 2 dias o coral branqueou todo?
Também acredito que a qualidade do sal esteja relacionado com alguns dos branqueamentos que ocorrem em alguns aquários

Cumprimentos
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

César Silvério Escreveu:
Olá Gil,

Pois se calhar tive azar; mudei 20% da água e uma Acropora ice blue que tinha há vários meses, a crescer bem e com boa cor, branqueou pela base, no dia seguinte à TPA.

Ainda a cortei, mas o que restou branqueou no dia seguinte; não sei se foi coincidência, mas que é estranho, é.

Abraço


César ... eu não te devia estar a dizer isto ... ainda por cima quando tens um aquário tão recheado.

Sal novo ... testes antes de meter no aquário e se os parâmetros não forem os adequados ... LIXO.
Com esse KH tão baixo ou corrigias antes de meter no aquário ou não usavas. Pode ter sido uma quebra de KH que levou ao branquamento desse coral.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Rui,

Tens toda a razão, mas em casa e ferreiro espeto de pau; eu sou o maluquinho das análises, mas às vezes também facilito.

Como de uma TPA para a outra, ficam na barrica mais ou menos vinte cinco litros de água, quando mudo de sal só faço análise à segunda água preparada para minimizar riscos/erro de resultados; mas tens razão, sobretudo com um sal desconhecido, deveria ter analisado logo o primeiro lote.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral



cron