Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ratio do Sistema de Osmose

Ratio do Sistema de Osmose

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 28/fev/2015, 17:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Boas Amigos
Comecei já a passar a rocha com agua de osmose, o problema é o desperdício de agua... Será normal ou terei montado alguma coisa mal, tipo membrana ao contrario, ou é de ser nova... não sei... só sei que aquilo para me fazer 1 litro de Osmose desperdiça uns 4 litros para o cano... será normal?
o meu sistema de Osmose, é de 4 estágios da Aquili

abraço

Mensagem 28/fev/2015, 18:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Sim é normal ... 1:3 / 1:4 é o ratio normal ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/fev/2015, 21:06

Obrigado Rui, mais uma vez...
tás sempre lá!
:-bd

Mensagem 01/mar/2015, 22:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Nuno Lima Escreveu:
Boas Amigos
Comecei já a passar a rocha com agua de osmose, o problema é o desperdício de agua... Será normal ou terei montado alguma coisa mal, tipo membrana ao contrario, ou é de ser nova... não sei... só sei que aquilo para me fazer 1 litro de Osmose desperdiça uns 4 litros para o cano... será normal?

abraço

Eu tenho um da TMC e tenho menos de 1:2. Verifica que a pressão de água que tens. Eu tenho acima de 60PSI que é o recomendado.

Mensagem 02/mar/2015, 00:27

Vitor Pedroso Escreveu:
Nuno Lima Escreveu:
Boas Amigos

abraço

Eu tenho um da TMC e tenho menos de 1:2. Verifica que a pressão de água que tens. Eu tenho acima de 60PSI que é o recomendado.

Olá Vitor,
obrigado pela tua resposta, como calculaste a tua pressão? eu não sei que pressão tenho, mas a torneira tem bastante caudal, quando ligo a osmose, abro a torneira toda...
Mas deve ter diferenças da TMC para a Aquili, porque o Rui acima disse que era normal.

abraço

Mensagem 03/mar/2015, 01:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
A minha tem aquele manometro na entrada, onde dá para ver a pressão de água. Normalmente só faço água fora de horas de consumo. Noto uma quebra na pressão quando tento fazer a uma hora de banhos, fazer comeres, lavar louças. Com o manometro vejo se a pressão estiver abaixo dos 60PSI não faço. Nota-se bem a diferença.

Tens o estrangulador (descarga) na saída?

http://www.ebay.com/itm/Reverse-Osmosis ... 2c6db934c9

;)

Abraço

Mensagem 04/mar/2015, 23:22

Vitor Pedroso Escreveu:
A minha tem aquele manometro na entrada, onde dá para ver a pressão de água. Normalmente só faço água fora de horas de consumo. Noto uma quebra na pressão quando tento fazer a uma hora de banhos, fazer comeres, lavar louças. Com o manometro vejo se a pressão estiver abaixo dos 60PSI não faço. Nota-se bem a diferença.

Tens o estrangulador (descarga) na saída?

http://www.ebay.com/itm/Reverse-Osmosis ... 2c6db934c9

;)

Abraço

Obrigado pela ajuda Vítor,
Desconhecia, mas vou tratar de arranjar. A ver se ganho algum ratio porque já não sei a onde guardar tanta água Par depois reaproveita - la.

Abraço

Mensagem 05/mar/2015, 03:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Em ultimo caso compras uma membrana nova no ebay com mais capacidade ... foi o que fiz na minha em vez de 180 litros dia , comprei uma menbrana se nao estou em erro de 360 lt dia ...

Abraço .
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/mar/2015, 11:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
podes sempre comprar mais uma membrana e ligar ao esgoto da outra consegues agua mais rapido alem de aproveitares mais e nao desperdicar tanto.

Mensagem 05/mar/2015, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Uma pergunta se calhar parva! Isso de andarem a "estrangular" a saida e "precionarem a membrana, não sai água com menor qualidade e menor tempo de vida para a membrana?

Cumprimentos.

Mensagem 05/mar/2015, 22:16

Tiago Grego Escreveu:
Uma pergunta se calhar parva! Isso de andarem a "estrangular" a saída e "pressionarem a membrana, não sai água com menor qualidade e menor tempo de vida para a membrana?

Cumprimentos.

Tiraste-me as palavras da boca, pois ia perguntar mais ou menos o mesmo :D

Mensagem 05/mar/2015, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Sai mesmo ... piora a qualidade e da cabo da membrana mais depressa ..m
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/mar/2015, 02:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Viva Nuno,
A minha osmose em uma pequena torneira para regular a pressão,
Andei a sondar a pressão ideal, o que me deu uma média de 1 litro - 4/6 litros desperdício. Isto para ter a certeza que tudo ok, e a membrana não é forçada. Depois o mais importante, medir tds regularmente e está tudo nos conformes.
Acho que é o ideal.

Abračo
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 06/mar/2015, 21:19

Carlos Amorim Escreveu:
Viva Nuno,
Andei a sondar a pressão ideal, o que me deu uma média de 1 litro - 4/6 litros desperdício. Isto para ter a certeza que tudo ok, e a membrana não é forçada. Depois o mais importante, medir tds regularmente e está tudo nos conformes.
Acho que é o ideal.

Abračo

Olá Carlos,
A minha osmose deve andar nesses termos, em média 4 litros de desperdício, ando a guarda-la para usa-la posteriormente.
Devido ao alerta do Paulo, não vou mexer, quero que a agua saia na sua máxima qualidade.
Ainda não tenho ideia de quanto é que o meu aquário gastará de água evaporada, mas não deve ser muito, por isso é só acabar de lavar as rochas e lavar a areia e depois ficarei mais aliviado na agua desperdiçada.
Quanto á caneta para medir os TDS ainda não comprei. Mas a osmose é nova, portanto, deve ter os TDS a zero.

ainda não me esqueci do telefonema, deixa-me só ter isto aqui mais organizado, pois tenho a minha sala num reboliço. :D

abraço

Mensagem 06/mar/2015, 21:50

Carlos Amorim Escreveu:
Viva Nuno,
Acho que é o ideal.

Abračo

Olá Carlos,
A minha osmose deve andar nesses termos, em média 4 litros de desperdício, ando a guarda-la para usa-la posteriormente.
Devido ao alerta do Paulo, não vou mexer, quero que a agua saia na sua máxima qualidade.
Ainda não tenho ideia de quanto é que o meu aquário gastará de água evaporada, mas não deve ser muito, por isso é só acabar de lavar as rochas e lavar a areia e depois ficarei mais aliviado na agua desperdiçada.
Quanto á caneta para medir os TDS ainda não comprei. Mas a osmose é nova, portanto, deve ter os TDS a zero.

ainda não me esqueci do telefonema, deixa-me só ter isto aqui mais organizado, pois tenho a minha sala num reboliço. :D

abraço

isso de ser nova nao quer dizer nada. depende muito tambem da qualidade da agua na zona. se a agua for má a membrana vai ha vida mais rapidamente.

Mensagem 07/mar/2015, 01:44

Bruno Escaleira Escreveu:
isso de ser nova nao quer dizer nada. depende muito tambem da qualidade da agua na zona. se a agua for má a membrana vai ha vida mais rapidamente.

Olá Bruno,
obrigado pelo teu comentário.
Pois acredito, eu nunca tive um sistema de osmose, esse assunto é novo para mim, mas vou tratar de arranjar uma caneta que meça os TDS.

abraço

Mensagem 07/mar/2015, 07:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Aproveitei hoje para controlar e medir o tds.
A água da torneira marca 041, Na osmose sai a 000, mas curioso foi medir a água no reservatório ao lado da sump, reservatório que está incorporado na sump e está aberto, já dava 004, ou seja, por estar aberto, a água deve ficar "contaminada", embora já estava no fim.
Conclusão, vou ter de tapar:-)

Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 07/mar/2015, 10:34

Aproveitei hoje para controlar e medir o tds.
A água da torneira marca 041, Na osmose sai a 000, mas curioso foi medir a água no reservatório ao lado da sump, reservatório que está incorporado na sump e está aberto, já dava 004, ou seja, por estar aberto, a água deve ficar "contaminada", embora já estava no fim.
Conclusão, vou ter de tapar:-)

Abraço

o quanto media na saida da osmose no esgoto ? tambem é importante ver. se a agua ai for boa pode ser que no esgoto nao saia assim tao ma e com mais uma membrana de para aproveitar alguma.

Voltar para Discussão Geral