Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Diâmetro furo do ar do Durso

Diâmetro furo do ar do Durso

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 11/mar/2015, 19:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Olá pessoal.

Tenho uma dúvida...
Fiz a queda de água com durso e com o tubo a desaguar dentro de água na sump e aquilo faz montes de bolhas de ar, o que penso não ser normal, pois julgo que o ar devia sair pelo furo do durso. Certo?
Como calcular o diâmetro do furo? Se puderem ajudar...
A tubagem é de 1 1/4" (32 mm) e a bomba de retorno é uma Aqua Medic DC Runner 3.0 (3000 lt/h). Julgo que o furo que fiz foi de 4 ou 5mm... O tubo do ar que lá pus entrou a custo. Falta-me por uma torneira de afinação, mas se ainda tenho ar a sair na sump, o furo deve ser insuficiente!

De ressalvar que o único ruído que tenho é mesmo o das bolhas na sump! Não há barulho na Coluna.

Opinem, por favor!

Cumprimentos,
Bruno Silva.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
nao. o buraco no durso serve para entrar ar e nao sair. esse ar entra para que tenho tenhas o efeito sifao no tubo. o sair das bolhas de ar é normalissimo.

Ahahaha. Esclarecido então... Muito obrigado! Realmente não faz sentido nenhum aquilo que eu estava a dizer... De qualquer forma, sendo assim o diâmetro do furo está correcto pois não precisei de torneira no tubo para controlar o barulho na coluna.
Cumprimentos.

coloca o tubo mesmo dentro de agua normalmente abafa um pouco o barulho.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Boas

Bruno Escaleira, desculpa por em causa o que disseste sobre o de meter o tubo dentro de agua, mas vou aqui repassar uma explicação que o Rui Gaspar deixou no meu tópico, por uma duvida que tive, mais ou menos igual...
Creio que esse tudo tem que ficar 3mm +/- da superfície da agua...

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Uma ajudita .... Devias ler o tópico de "bean animal simplificado by Rui Gaspar" ;)

Imagem

Primeiro: não devias ter usado esse PVC. Devias ter usado PVC de colar. Essas borrachas com o tempo e a água salgada vão começar a ficar extremamente rijas e a deixar verter água.

Segundo ... o nível de água dentro da caixa será sempre dado pelo meio do "T" (linha laranja na imagem)

Terceiro: para que isso fique mesmo porreiro sem bolhas na sump e sem ruido retira o durso da tubagem que não tiver torneira deixando só o tubo preto que ficará sempre debaixo de água impedindo as bolhas e o ruido.

quarto: depois no durso que ficar colocas um tubo de ar preso de modo a que a saída do tubo de ar fique a 1 ou 2 milimetros da superfície da água dentro da coluna. O que vai acontecer é que se o nível de água subir por entupimento essa entrada de ar é tapada e o durso começa a funcionar como sifão fazendo-te a segurança chamada "ladrão"

quinto: para pores o sistema a funcionar vais fechando a torneira do tubo aberto (sem durso) até que a água dentro da coluna seca começe a subir muito devagar (quanto mais devagar melhor). Há de chegar a um ponto em que a água chega à linha laranja e começa a sair pelo durso mas só umas pinguinhas.

Sexto e último ... LIVRA-TE DOS Filterbag e deixas de ter problemas .... semanalmente mete uma bomba a circular dentro da sump e tens sempre a sump limpinha.

Abraços e diverte-te ;)
Rui

Boas

Bruno Escaleira, desculpa por em causa o que disseste sobre o de meter o tubo dentro de agua, mas vou aqui repassar uma explicação que o Rui Gaspar deixou no meu tópico, por uma duvida que tive, mais ou menos igual...
Creio que esse tudo tem que ficar 3mm +/- da superfície da agua...

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Uma ajudita .... Devias ler o tópico de "bean animal simplificado by Rui Gaspar" ;)

Imagem

Primeiro: não devias ter usado esse PVC. Devias ter usado PVC de colar. Essas borrachas com o tempo e a água salgada vão começar a ficar extremamente rijas e a deixar verter água.

Segundo ... o nível de água dentro da caixa será sempre dado pelo meio do "T" (linha laranja na imagem)

Terceiro: para que isso fique mesmo porreiro sem bolhas na sump e sem ruido retira o durso da tubagem que não tiver torneira deixando só o tubo preto que ficará sempre debaixo de água impedindo as bolhas e o ruido.

quarto: depois no durso que ficar colocas um tubo de ar preso de modo a que a saída do tubo de ar fique a 1 ou 2 milimetros da superfície da água dentro da coluna. O que vai acontecer é que se o nível de água subir por entupimento essa entrada de ar é tapada e o durso começa a funcionar como sifão fazendo-te a segurança chamada "ladrão"

quinto: para pores o sistema a funcionar vais fechando a torneira do tubo aberto (sem durso) até que a água dentro da coluna seca começe a subir muito devagar (quanto mais devagar melhor). Há de chegar a um ponto em que a água chega à linha laranja e começa a sair pelo durso mas só umas pinguinhas.

Sexto e último ... LIVRA-TE DOS Filterbag e deixas de ter problemas .... semanalmente mete uma bomba a circular dentro da sump e tens sempre a sump limpinha.

Abraços e diverte-te ;)
Rui

nuno quando digo o tubo é o tubo da descarga de agua o que esta na sump e nao o de entrada de ar. esse tubo se tiver dentro de agua eu sei qua nao entra ar e fazer fazer efeito sifao..

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Peço desculpa então Bruno Escaleira e Brunommsilva , entendi mal o comentário.

Obrigado pela dica Nuno. Abraço.

Bom dia.

Ao nível do barulho na coluna, ficou impecável com o Durso, como já tinha dito. Mas o "problema" das bolhas de ar na sump mantêm-se. Aquilo ainda faz algum barulho e a mulher já começou a implicar. Alguma forma de contornar isto? Já pensei se não resultaria, em vez de como está (Curva fechada e tubo dentro de água na sump), fazer a curva com um T e fazer novo "Durso" nessa última curva para o Ar sair aí. Será que resulta? A Água cai por gravidade para baixo, mas o ar por ter "não ter saída" fácil por baixo, sairia por cima. Alguma falha no meu raciocínio?
Estive a pesquisar esquemas de "canalização" de Sumps e encontrei fotos que parecia isto que indiquei.
Podem opinar, por favor?

Cumprimentos,
Bruno Silva.

PS- Reforço que o Aquário é água doce. Espero em breve abrir um tópico para discussão de um projecto para um Nano-Reef que gostaria de montar.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Se só tens um tubo de descarga, o tubo não deve entrar dentro de água na sump e entre o tubo e a água deves ter filterbag ou daquela lã que se usa como filtro de exaustor, para amortecer a velocidade de entrada da água e filtrar as bolhas de ar, importante para o som é a água da descarga não "bater" directamente na água da sump.
Em relação ao furo podes estar a estrangular muito a passagem de ar, eu furei o meu com 6mm e o tubo de ar (silicone), ficou justo, outra coisa que podes fazer para regular é colocar uma valvula no tubo de descarga para controlar o fluxo, mas atenção aos entupimentos.

Mete umas fotos para o pessoal conseguir ajudar melhor.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Tiago Grego Escreveu:
Se só tens um tubo de descarga, o tubo não deve entrar dentro de água na sump e entre o tubo e a água deves ter filterbag ou daquela lã que se usa como filtro de exaustor, para amortecer a velocidade de entrada da água e filtrar as bolhas de ar, importante para o som é a água da descarga não "bater" directamente na água da sump.

???????

Tiago,
se o tubo de descarga não entrar dentro de agua, é que vai existir um grande cagaçal...tipo cascata.
O meu entra 15cms e não faz qualquer barulho, tanto quando utilizo filter bag, como sem.
E as folhas tanto aparecem com o filter bag, como sem ele, o que poderá ser feito é colocar algo, tipo placa de esferovite, esponja ou acrílico preso ao tubo, tipo a tapar a entrada do filter bag, e deste modo as bolhas não salpicam.

E esquece a lã.....

Abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:

???????

Tiago,
se o tubo de descarga não entrar dentro de agua, é que vai existir um grande cagaçal...tipo cascata.
O meu entra 15cms e não faz qualquer barulho, tanto quando utilizo filter bag, como sem.
E as folhas tanto aparecem com o filter bag, como sem ele, o que poderá ser feito é colocar algo, tipo placa de esferovite, esponja ou acrílico preso ao tubo, tipo a tapar a entrada do filter bag, e deste modo as bolhas não salpicam.

E esquece a lã.....

Abraço

Nuno, já tive o mesmo problema, só uma descarga com durso, a maneira que arranjei de isolar o barulho foi isolar a zona de descarga (descarga directa para dentro de um garrafão de 5 litros, cortei apenas o fundo com a dimensão igual ao da mangueira de descarga e colocar matéria filtrante para absorver o impacto). Cada vez que introduzia mais a mangueira na água do sump maior pressão existia dentro da tubagem, o que originava a compressão do ar e de vez em quando uma "explosão" de ar, nas minhas experiências, o melhor foi mesmo aliar a pressão da descarga e isolar a queda com abafamento com matérias filtrantes. Eu tinha uma bomba de 5000 litros hora, aqui não sei de que caudal estamos a falar.

Mas o melhor mesmo é fazeres um furo adicional e uma nova descarga, para implementares o bean animal simplificado, por isso solicitei as fotos para ver se seria simples o processo.

Cumprimentos,

A hipótese de um furo adicional está fora de questão por falta de espaço na coluna, além do que isso implicaria nova mudança (Desmontagem e nova montagem) e esta já ia correndo mal, pois por algum motivo que desconheço, ia perdendo o meu macho Frontosa Adulto... o que teria sido uma desgraça. Felizmente parece estar a recuperar.
Voltando ao tubo de descarga. E a hipótese que coloquei não será válida? Fazer a última curva com um T e abrir um furo em cima?
Nuno, o teu está silencioso como? Como tens o sistema?

Obrigado a todos.

Cumps,
BS.

bruno o ar vai sempre descer devido ha pressao fluxo que a agua gere o que puxa o ar para baixo. a tua bomba de retorno é regulavel ? se for baixa o fluxo da bomba que o fluxo de ar agua baixa tambem e deixas de ter barulho...

Sim, isso é um factor que tenho tentado perceber, qual o melhor (silencioso) fluxo da bomba de retorno.

Voltar para Discussão Geral