Nos últimos 2 meses visitei vários aquários munido de um medidor de PAR Apogee (Carlos Mota, obrigado pelo empréstimo do Apogee). O meu objectivo era medir os valores de PAR de várias calhas de LED's, as mais frequentemente encontradas no nosso mercado, e comparar com os valores de PAR obtidos de uma calha T5 ATI Sunpower.
A compilação dos valores de PAR medidos a várias profundidades dentro do aquário (10cm, 20cm, 30cm e 40cm) está resumida nesta figura

O artigo completo, com o detalhe do PAR de várias calhas e a diferentes alturas (ou com lentes / sem lentes), pode ser consultado aqui -> H2O + Something - Comparador de PAR
Nos últimos tempos, com o aparecimento dos LED's, tenho aprendido imenso sobre estas questões do PAR. Eu sempre achei, no toca a iluminação, que quanto mais luz/potência tivesse uma determinada calha seria melhor - não podia estar mais errado. Foi quando comecei a ouvir relatos de "corais queimados" com os LED's que comecei com dúvidas se "mais é sinónimo de melhor". Então também recordei-me que há 10 anos atrás todos fazíamos um período de adaptação dos corais às HQI - primeiro colocávamos a acropora no areão e só depois de alguns dias é que subia o coral até à altura pretendida, às vezes até por patamares. Com as T5 isto não era necessário e fui-me esquecendo deste "conselho".
Se possível, aqueles que têm registadas medições de PAR com um Apogee ou com Seneye (ou outro medidor) nos vossos aquários, podiam partilhar aqui os valores de PAR que obtiveram.
Gostaria de saber o vosso feedback em relação à vossa iluminação e à experiência que têm tido com os vossos corais.
E também a vossa opinião se o melhor "valor de PAR" é o que debita uma calha T5 ATI, ou seja, PAR entre 200-700?