Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Metal no areão

Metal no areão

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 26/ago/2015, 12:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Bom dia,
Descobri por acidente (caiu me o limpa vidros para dentro de água) que tenho pedaços de metal misturado no areão. Ao tirar o íman do fundo veio com limalhas de ferro agarrado :( Fiquei passado, tinha comprado o areão a uma pessoa que tinha sobrado da montagem dele... Bem me lixei !
Com um íman, já percorri todo o fundo, veio muita e muita limalha agarra, mas agora tenho receio que exista ainda limalhas a continuar a contaminar a água.

Que devo fazer, neste momento com um aqua montado a 3 meses ?
Desmonto tudo e refaço com areão novo ? Ou basta me trocar só o areão, por novo ?
Pois pelo pouco que sei, os corais não gostam muito de águas contaminadas por metal, certo ?

Preciso da vossa ajuda !!
Imagem

Mensagem 26/ago/2015, 13:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Mais vale começares de novo... tira a areia toda, faz uma tpa valente e coloca areia nova. Depois disso faz outra tpa valente e prepara-te para novo ciclo.

Se não tens peixes e corais faz igual mas troca a água toda...

Mensagem 27/ago/2015, 08:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

Se o metal encontrado tem base ferrosa não é alarmante, podes por segurança retirar a areia como diz o Marco, o maior perigo é se junto com essas limalhas existem outras de cobre ou aluminio. O ferro em sistemas grandes até se costuma juntar deliberadamente para baixar os fostatos.

Tenta retirar um pouco de areia e verifica se encontras outros tipos de materiais metálicos, se tal não acontecer não é preciso medidas mais radicais.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 27/ago/2015, 10:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Epá ... eu sou muito picuinhas ...

Regra de ouro. Areão ... sempre novo!

Eu sei o que faria.

Desmontar .... mandar o areão fora ... meter a rocha de molho em Água de osmose (medindo o Cobre, Ferro) e voltando a montar.

Mas eu costumo ser um bocado radical ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/ago/2015, 20:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas,

Se o metal encontrado tem base ferrosa não é alarmante, podes por segurança retirar a areia como diz o Marco, o maior perigo é se junto com essas limalhas existem outras de cobre ou aluminio. O ferro em sistemas grandes até se costuma juntar deliberadamente para baixar os fostatos.

Tenta retirar um pouco de areia e verifica se encontras outros tipos de materiais metálicos, se tal não acontecer não é preciso medidas mais radicais.


Olá Joaquim,
Não é só mesmo pedaços de metal todo ferrugento muito mesmo.
Da ideia de ser de algum galeão afundado no tempo dos descobrimentos :)
Já verifiquei o areão e não encontrei mais nada de especial.
Imagem

Mensagem 27/ago/2015, 20:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :( ,

Epá ... eu sou muito picuinhas ...

Regra de ouro. Areão ... sempre novo!

Eu sei o que faria.

Desmontar .... mandar o areão fora ... meter a rocha de molho em Água de osmose (medindo o Cobre, Ferro) e voltando a montar.

Mas eu costumo ser um bocado radical ...

Abraços,
Rui


Boas Rui,

Também pensei nisso, mas entretanto já me fizeram mudar de ideia.
Mas ao por a rocha em água de osmose, ia matar toda a vida existente na mesma.
Como faço para medir o cobre e ferro ?
Imagem

Mensagem 28/ago/2015, 02:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo .. para mim era all out e all in depois .. areão todo para o lixo , rocha bem lavada e depois recomeçar ... o que te vai acontecer é ao primeiro problema que tenhas no aquário vais logo pensar que é disso ...

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/ago/2015, 10:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo .. para mim era all out e all in depois .. areão todo para o lixo , rocha bem lavada e depois recomeçar ... o que te vai acontecer é ao primeiro problema que tenhas no aquário vais logo pensar que é disso ...

Aquele Abraço


Era o que eu faria também....depois chegamos à aquela parte em que já não à volta a dar....
Se não arrancas com sucesso, tens tudo para correr mal.

Pensa no que são mais 3 meses, comparando com o tempo que depois vais perder, com o dinheiro que eventualmente possas ter de gastar seja em midias, tratamentos ou vivos...

Abc


Voltar para Discussão Geral



cron