Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Melhor Coluna Seca / Overflow

Melhor Coluna Seca / Overflow

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 27/ago/2015, 10:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Este post do Ricardo Pinto levou-me a abrir este post dado que não queria estar a "sujar" o tópico do Ricardo com esta discussão.

Ricardo Pinto Escreveu:
Ghost Overflow

Aqui há uns tempos, quando o meu amigo Carlos Basaloco estava a iniciar a montagem do aquário dele, estivemos quase uma tarde inteira a discutir a melhor maneira de fazer uma coluna seca / overflow para o aquário.

Mas foi uma valente (quase violenta) discussão, daquelas que só os melhores amigos podem ter sem se chatearem. Ele queria fazer uma coluna seca, nas laterais do aquário, um pouco à semelhança do que tinha feito num aquário anterior e tinha resultado. Do outro lado, eu comecei a defender de forma visceral o uso de overflow, nomeadamente o blau overflow, que era o que eu estava a usar no aquário de 200L - muito simples de montar (só acessórios de apertar/roscar e o'rings, sem ser necessário colar nada), o ruído era inexistente, não ocupava praticamente espaço no aquário e não se corre o risco de entupir.

Exemplo do overflow da Blau (máx 1500L/h)

Imagem 5038



Mas o amigo Basaloco não achava que o overflow da Blaw fosse suficientemente bom (e ainda bem). Achava esse overflow demasiado "curto" para limpar bem a superfície da água e obviamente os 1500L/h eram um problema para aquários com mais de 300L. Foi então aí que começou a pesquisar e que encontrou referência ao Ghost Overflow da ReefSavy (foto em baixo) como sendo o melhor overflow, segundo muita gente do Reefcentral. Como ele é um bom mestre dos DIY, resolveu fazer uma réplica e o resultado final foi brilhante - bonito esteticamente, zero ruído, espaço que o overflow ocupa no aquário é minimo, e cumpre bem com a função de "limpar" a tona da água.

Imagem 5039




Mal vi o ghost overflow montado no aquário dele que percebi que era muito bom. Ficou logo ali decidido que na minha próxima montagem iria montar um igual - o futuro das colunas secas e overflow's parece-me este, acho difícil existir uma melhor solução para a queda de água.
E assim foi, logo que comecei a planear montar este aquário, pedi ao Basaloco para me fazer um overflow - nem sequer me quis aventurar a fazer, porque eu e DIY normalmente não dá muito bom resultado.



Mas chega de histórias e vamos ao que interessa


DIY Ghost Overflow + Bean Animal



1) O início do trabalho
Imagem 5029
Conferir as medidas do acrílico e que todas as peças do "lego" encaixam.


2) Com mais de 50% das peças coladas
Imagem 5030


3) Pronto e a secar na varanda ;)
Imagem 5031

Nesta fase faltava ainda o pente e fazer os furos (2 x 32mm) para passar os tubos de PVC. Optamos fazer isto depois com o aquário já montado, para marcar os furos da caixa em função de como estavam os furos no vidro, pois podiam não estar exactamente iguais.


4) O resultado final e em funcionamento
Imagem 5037

5) Sem a tampa e o pente
Imagem 5036

6) Pormenor do "bean animal"
Imagem 5034




Podem encontrar mais informações sobre o Ghost Overflow em:

1) Ghost Overflow Reef Savvy.... Reef Savvy Website
2) Ghost Overflow Video .... Youtube
3) Construção DIY Carlos Basaloco no tópico do aquário dele cá no Recife.pt ... Reeffresh de volta às origens
4) Tópico do Rui Da Silva que também utiliza este overflow... rAdix Reef III
5) Artigo sobre os melhores Overflows da actualidade ... Overflows: The Big Ugly Box - Reefs.com




Ricardo Pinto Escreveu:
Mas foi uma valente (quase violenta) discussão, daquelas que só os melhores amigos podem ter sem se chatearem. Ele queria fazer uma coluna seca, nas laterais do aquário, um pouco à semelhança do que tinha feito num aquário anterior e tinha resultado. Do outro lado, eu comecei a defender de forma visceral o uso de overflow, nomeadamente o blau overflow, que era o que eu estava a usar no aquário de 200L - muito simples de montar (só acessórios de apertar/roscar e o'rings, sem ser necessário colar nada), o ruído era inexistente, não ocupava praticamente espaço no aquário e não se corre o risco de entupir.


Pena eu não ter participado nessa discussão :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Gosto muito do Ghost Overflow. Muito mesmo.
Mas para mim é óptimo para aquários já existentes, montados e sem coluna seca.

Para aquários novos prefiro a minha solução de rasgo ....

Isto porquê?
A malta usa dentes nos pentes para evitar a passagem de vivos para a coluna seca. Só que para a limpeza da superfície da água os dentes não são o mais eficaz pois quebram a tensão superficial da água levando a uma menor limpeza.

O ideal é um rasgo fino o suficiente para evitar a passagem de vivos para a coluna seca. Só que isto não é fácil de fazer em vidro. Eu consegui porque o Pedro Ferrer me cortou o vidro em CNC.

Imagem

Para além disto ... consegue-se o mesmo objectivo que o Ricardo Pinto alcançou com a vantagem que não temos a caixinha dentro do aquário (por mais pequena que seja ocupa sempre espaço) :x


--------------------------------

Aberta a discussão .... =)) =)) =))

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
para complicar mais as coisas ....

a minha solução também é valida , e tens sempre a hipótese de tirar o pente para limpar para não entupir com coralina . porque esses rasgos vão ficar cravados de coralina :D :D :D :D

no meu tem o corte a quase toda a largura do aqua e depois tem o pente por dentro ... mesmo que entupa o pente entre o pente e o topo do vidro tem uma abertura de segurança :D :D :D e nada dentro do aquario nem caixas nem nada ...

Imagem

é tao discreto que nem nas fotos se vê bem ;) ;)
Imagem


Aquele abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas

Paulo Oliveira Escreveu:

... e nada dentro do aquario nem caixas nem nada ...



POIX ... :D
É isso mesmo que eu tenho dentro do aquário .... NADA !!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Paulo... o teu pente é amovivel? Como é que está preso ao vidro?
Isso é bastante porreiro... quero tirar o meu pente e não posso, mas se der para fazer como o teu, vou fazer.

abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Boas e o 6 vidro como usam os brasileiros. O sistema basso como chamam por lá.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Marco o meu pente é composto por duas peças , penso que sejam todos assim , uma é o pente propriamente dito , outra é uma tira onde encaixa o pente , a tira está colada ao vidro com silicone do lado de fora do aquário , na coluna seca , e o pense é so puxar que desencaixa dessa peça ...

assim como este..

http://www.guppysaquariumproducts.com.a ... w_comb.jpg


quando faço tpa , saco o pente fora e vai para o vinagre umas horitas ;) ;)

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Marco,
os pentes da Aquamedic são assim e baratos.


Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Marco Madeira Escreveu:
Paulo... o teu pente é amovivel? Como é que está preso ao vidro?
Isso é bastante porreiro... quero tirar o meu pente e não posso, mas se der para fazer como o teu, vou fazer.

abraço


Pente Aquamedic

http://shop.fragariodonorte.com/index.p ... uct_id=949

Mensagem 27/ago/2015, 15:47

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Gostei desse conceito do rasgo em vez do pente. Realmente deve ser a melhor maneira de "limpar" a superfície da água. Mas tal como o Paulo salientou, as peças ou o pente têm de ser removíveis. É que ao fim de algum tempo fica entupido de coralina, quase de certeza.

Eu já tive esse sistema de coluna seca por fora do aquário. Realmente fica muito fácil de montar e prático, só que "rouba" muito espaço e atrás do aquário, esteticamente fica difícil de disfarçar. Nas fotos notava-se muito o silicone do vidro da coluna seca. Claro que se esse tipo de coluna seca for montada na lateral não se incomoda tanto. Mas eu não tinha, nem tenho essa hipótese, só podia fazer a queda de água por trás do aquário e o ghost overflow pareceu-me uma excelente solução.
Para além do lado estético, também a nível do ruído é bom, porque fica muito mais simples de fazer o bean animal. A "pesca" pode ser feita dentro do overflow. Isso simplifica muito o processo.
Na minha opinião (e já tive a solução da coluna seca exterior), para quem tem de fazer o overflow pela traseira do aquário, o ghost overflow parece-me muito adequado.
Esse pormenor do rasgo, um destes dias vou experimentar isso, vou substituir o pente por um rasgo. Gostei dessa ideia.


Ps: Marco, pente da aquamedic... É barato,prático de montar e desmontar, só vantagens.
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Ana Lúcia da Costa Escreveu:
Boas e o 6 vidro como usam os brasileiros. O sistema basso como chamam por lá.


Também já vi esse sistema e gostaria muito de falar com alguém que tivesse um. Esteticamente essa solução é bestial, também me parece muito seguro. Só não percebo é como limpam os vidros... Porque mais cedo ou mais tarde o vidro acaba por ficar com algas por dentro. Como se limpa?


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Ricardo Pinto Escreveu:
.....Eu já tive esse sistema de coluna seca por fora do aquário. Realmente fica muito fácil de montar e prático, só que "rouba" muito espaço e atrás do aquário, esteticamente fica difícil de disfarçar. Nas fotos notava-se muito o silicone do vidro da coluna seca........


Para evitar isto eu coloquei uma chapa de acrílico preto 60cm x 60cm em 3m/m preta e mandei fazer o pente nessa mesma chapa. Como o aquário é embutido, tem o fundo e as laterais a preto, nem me apercebo que é acrílico colado por dentro em vez de vinil por fora, fica tudo igual.

E estou a pensar em fazer o mesmo de novo, mas desta com os rasgo em vez de pente.

Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Acho que tudo uma questão de gostos e espaço, existem várias soluções para overflow's que funcionam na perfeição! No meu caso quando decidi montar o novo sistema, o espaço para profundidade (frente para trás ) não podia exceder os 65cm, logo iria optar pelo sistema de overflow do aquário anterior.Depois de uma troca de opiniões com o Ricardo Pinto, rendi-me ao que vi em casa dele, o overflow da blau. Sem dúvida a solução mais indicada, mas não queria o da Blau porque para além de ser pouco estético, o sistema do pente iria trazer problemas a longo prazo. Assim resolvi fazer uma réplica do original Ghost overflow a medida do meu Aquario/litragem de bomba.

A verdade é que na Macma de 2013, a grande novidade foi a apresentação do Ghost overflow, e pelo que li na altura os críticos ficaram maravilhados com o que viram, estético, funcional e 0 de ruído!!Segundo alguns Topicos do reencentral o pessoal que montou o ghost overflow estavam muito satisfeito, por isso nem pensei 2 vezes!

É tudo muito relativo, o que é o melhor ou o pior. Para mim 0 de barulho e funcional é o mais importante.

Cumprimentos
Carlos Basaloco


Voltar para Discussão Geral