Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Algas verdes - Bryopsis?

Algas verdes - Bryopsis?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 29/set/2015, 10:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Bom dia a todos,

Há algum tempo que tenho vindo a tentar resolver um problema de fosfatos altos no meu aquário através de várias TPAs e de resina Anti Fosfatos que deverá ser a principal causa da praga de Algas que tenho no aquário.

Medi no último fim de semana e continuo com um valor bastante alto de 0.24 ; Nitratos a zeros.
Fiz duas valentes TPAs de 40% do volume do aquário, limpei a sump toda e tirei manualmente as algas, continuo a colocar a resina numa meia e noutra meia separada carvão para fazer com que a água se torne mais cristalina.

Tenho pesquisado bastante e surgiu-me uma questão, serão bryopsis?

Imagem

Seguem as caracteristicas do meu nano:

Aquário: 60x45x45 = 122l.
Sump: 60x45x35 = 95l.
Iluminação: Calha T5 "marca chinesa" 4 lampadas (não tenho a certeza dos watts neste momento, mas troquei as lampadas recentemente para ATI)
Escumador: Bubles NAC 5.5
Termostado: 1x200w.
Circulação: Retorno + Polario 4ML (4000 l. duplo sentido) + Tunze 6015

A nivel de manutenção, TPAs religiosas de 15% a 20%
Peixes:
2 Premnas biaculatus
1 Salaria (Preguisosa por sinal... nao toca em algas)
1 SixLine Wrasse

Invertebrados:
1 Lysmata amboinensis
1 Peppermint shrimp

O meu plano neste momento consiste:
- Já reforcei a equipa de limpeza com Nassarius, ermitas e cerites
- Coloquei mais 1 turbo mexicano
- TPAs reforçadas, tenho programada mais uma de 40% para o proximo fim de semana
- Continuar com resina anti fosfatos até valores normalizarem.

Conseguem-me ajudar se são bryopsis? Li no Reefcentral o terror que são este tipo de algas e que o método mais eficaz consiste em subir os niveis de magnésio.
Existe mais alguma coisa que possa fazer para voltar a por o aquário "back on track"?

Obrigado desde já pela ajuda,

António

Mensagem 29/set/2015, 10:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Pela foto parece mesmo briopsis... e então muito boa sorte!
vais precisar!
tenta cortar todos os dias isso e se vires que um turbo mexicano não chega compra mais.
no meu caso 5 não deram conta do recado!
pelo que vi eles só conseguem comer esta algar se ela estiver curta.
de todo modo tenta controlar os fosfatos de modo a não alimentar mais essa praga
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 29/set/2015, 11:33

Obrigado pela ajuda Pedro.
Era o que eu temia...
Mesmo com os fosfatos muito mais baixos do que o ponto "negro" de arranque, elas não param... Eu vou tirando, mas é muito complicado.
Alguém já experimentou o método de subir o magnésio? Tips?
Neste momento tenho 3 mexicanos... Não queria por mais a pensar no médio prazo, quando elas desaparecerem, não sei se vai haver comida para todos (espero eu...)

Mensagem 29/set/2015, 12:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
boas tive mesmo problema e resolvi com aumento do magnesio e um siganus magnificus magnesio a 1400 enfraquece e depois retiras os tufos ha mao com uma mangueira a puxar agua devido aos pequenos fios que se vao soltar para nao contaminar o aquario . vai te ficar muito pouco agarrado ha rocha. o siganus resolve o resto come isso tudo.

foi assim que consegui resolver o meu problema.

Mensagem 29/set/2015, 12:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

AJF44 Escreveu:
Obrigado pela ajuda Pedro.
Era o que eu temia...
Mesmo com os fosfatos muito mais baixos do que o ponto "negro" de arranque, elas não param... Eu vou tirando, mas é muito complicado.
Alguém já experimentou o método de subir o magnésio? Tips?
Neste momento tenho 3 mexicanos... Não queria por mais a pensar no médio prazo, quando elas desaparecerem, não sei se vai haver comida para todos (espero eu...)

Olá, eu tive bryopsis, neste momento estão sob controlo...tentei aumentar o MG, e resultou (mas ainda ficaram algumas), mas apenas com o da Kent Marine. Depois, comprei o ALGAE MOWER VAC, e ai sim, consegui tirar os restantes, contudo, teve de ser, quase dia sim dia não, até ver que o crescimento parou. Depois, é ir tirando..até deixar de a ver...ainda tenho alguma..mas neste momento está "controlada"
Imagem

Mensagem 29/set/2015, 13:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Olá! Aposta num Mithrax. É óptimo para controlar algas indesejadas...

Mg não tentei mas já tentei Kh alto e acho que tem um "bom" efeito nas algas...
Imagem

Mensagem 29/set/2015, 13:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Goncalo Zamith Escreveu:

"bom" efeito nas algas ... até pode ser ...

Mas pode ter um "péssimo" efeito nos corais. :-o :-o

Não me canso de dizer isto: Com algas ... medições de fosfato a 0 não querem dizer absolutamente nada. As algas estão a consumi-los e por isso não aparecem nos testes.

Controla fosfatos e nitratos com TPAs e redução das entradas e vais ver que isso vai ao sítio num instante.

SEM NUTRIENTES NÃO HÁ ALGAS .... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/set/2015, 13:36

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Goncalo Zamith Escreveu:

Não me canso de dizer isto: Com algas ... medições de fosfato a 0 não querem dizer absolutamente nada. As algas estão a consumi-los e por isso não aparecem nos testes.

Controla fosfatos e nitratos com TPAs e redução das entradas e vais ver que isso vai ao sítio num instante.

Abraços,
Rui

Obrigado Gonçalo e Rui pela ajuda.
Já tinha visto que o Mytrax era bom... Tenho receio pelos corais & peixes, por norma não gosto muito de arriscar, se tiver tanta sorte como a Salária que tem muita fome mas apenas para o que lhe meto no aquário estou feito ao bife :D

Vou seguir o conselho do Bruno e apostar no Algae Mower para as retirar manualmente e continuar a aposta em TPAs e resinas... Se daqui a 1 mês continuar "complicado", experimento o método do magnésio.

Abraço,

António

Mensagem 29/set/2015, 15:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas António,
Como deves ter visto no meu tópico eu também sofri muito com essa alga.
O aumento do Magnésio não fez nada no meu caso por isso desisti. Comprei 3 turbos mexicanos que as limpararm que foi uma beleza.
Mas não desapareceu por completo. Ainda há cerca de 2 meses pensei que já não tinha nada e fui de férias. Quando voltei tinha vários corais completamente cobertos. Arranquei as mesmas à mão (normalmente saem bem quando estão já en grandes tufos.
OS turbos fizeram o resto do trabalho e penso que com a baixa de fosfatos e nitratos elas acabaram por desaparecer.
Há um mês que não vejo rasto dela.
Por isso acho que o melhor é ir controlando isso com as mãos e tentares equilibrar os niveis de nitrato e fosfato.

Abraço
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 29/set/2015, 15:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Goncalo Zamith Escreveu:

Abraços,
Rui

Com algas, é normal ter fosfatos a 0 :) O bom é quando passamos a ter fosfatos..elas estão a morrer!

Mitrax nao faz nada com byropsis, sim, reduzir nutrientes..apesar de a bryopsis se alimentar mais de amonia do que de fosfatos. Dai ser complicado! :)
Imagem

Mensagem 29/set/2015, 17:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
A redução de nutrientes é bastante eficaz.

Quanto ao Mithrax, há vários relatos por ai de ser bastante eficaz. Tenho um há vários meses e só agora que li este tópico me lembrei que já tive essas algas e que sumiram de vez...

Com os peixes, considero-o inofensivo.
Imagem

Mensagem 29/set/2015, 18:26

André Jorge Silva Escreveu:
Boas António,
Como deves ter visto no meu tópico eu também sofri muito com essa alga.
O aumento do Magnésio não fez nada no meu caso por isso desisti. Comprei 3 turbos mexicanos que as limpararm que foi uma beleza.
Mas não desapareceu por completo. Ainda há cerca de 2 meses pensei que já não tinha nada e fui de férias. Quando voltei tinha vários corais completamente cobertos. Arranquei as mesmas à mão (normalmente saem bem quando estão já en grandes tufos.
OS turbos fizeram o resto do trabalho e penso que com a baixa de fosfatos e nitratos elas acabaram por desaparecer.
Há um mês que não vejo rasto dela.
Por isso acho que o melhor é ir controlando isso com as mãos e tentares equilibrar os niveis de nitrato e fosfato.

Abraço

Olá André,

Já tinha visto, foi no teu tópico que surgiu a ideia de reforçar a minha equipa de Limpeza com mais turbos mexicanos e adquirir o Algae Mower para dar uma mão e tentar tirar o máximo possível.
Vou continuar com as TPAs e resinas para baixar os fosfatos.

Obrigado pela ajuda,

Abraço

Mensagem 29/set/2015, 18:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Lembro-me perfeitamente da minha luta...

1.ª Osmose
2.ª Biopellets
3.ª Remover à unha... uma tina com agua doce ao lado do aquario e ir tirando os tufos molhando a mão na água doce. Evitar ao máximo desfazer as algas no aquário.

Passado uns 2-3 meses livrei-me disso!

Mensagem 29/set/2015, 19:04

Pedro Vigario Escreveu:

1.ª Osmose
2.ª Biopellets
3.ª Remover à unha... uma tina com agua doce ao lado do aquario e ir tirando os tufos molhando a mão na água doce. Evitar ao máximo desfazer as algas no aquário.

Olá Pedro,

Obrigado pela ajuda.
Biopellets tinhas num reactor e mantiveste daí para a frente?
Já pensei em arrancar com Zeovit, mas ainda estou na fase de investigação passo a passo.

António

Mensagem 01/Oct/2015, 03:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Sim... depois mantive as biopellets...

O Zeovit na altura ainda era muito confuso... depois tinha que andar a dosear diariamente... optei antes pelas biopellets.

Ahh... com as biopellets usava também Zeostarter...

Mensagem 01/Oct/2015, 14:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
AJF44 Escreveu:
Pedro Vigario Escreveu:

1.ª Osmose
2.ª Biopellets

Olá Pedro,

Obrigado pela ajuda.
Biopellets tinhas num reactor e mantiveste daí para a frente?
Já pensei em arrancar com Zeovit, mas ainda estou na fase de investigação passo a passo.

António

Podes ver aqui no Forum um tópico do Zeovit. A Primeira parte é muito simples e serve para baixar nutrientes.
A segunda parte é que começa a ser mais complexa, com muitos produtos...~
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 01/Oct/2015, 23:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Não querendo desencorajar ninguém no combate a este flagelo, mas a única maneira que encontrei para resolver a 100% o problema foi desmontar o aquário e voltar a pôr a rocha toda de novo (como rocha morta).

Cumps

Mensagem 01/Oct/2015, 23:34

Filipe Valente Escreveu:
Não querendo desencorajar ninguém no combate a este flagelo, mas a única maneira que encontrei para resolver a 100% o problema foi desmontar o aquário e voltar a pôr a rocha toda de novo (como rocha morta).

Cumps

Hoje também ouvi outro caso do género...
O meu problema é que tenho alguns corais que na rocha têm bryopsis.
Vou continuar com as TPAs, ainda hoje foi mais uma de 30%. Assim que chegar o algae mower também manualmente dou uma ajuda... daqui a 1 mês faço um update.

Já agora alguém usa/ouviu falar de um "sistema" chamado "Algae Scrubber"? Será uma boa opção?

Obrigado,

Voltar para Discussão Geral