Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Pragas

Pragas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 06/Oct/2015, 09:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
Bom dia,
gostaria de pedir a vossa ajuda já a mais de duas semanas que tenho uma praga de uma bicharocos tipo formigas mas meio transparentes pelo aquário todo , andam nos vidros , pedras , areão mas em grande quantidade mesmo.
Tenho também a aparecer nas pedras pequenas "lombrigas" que nascem agarradas as pedras e vão crescendo tipo minhocas e estão sempre a tentar apanhar alguma coisa da agua , ou pelo menos parece que estão.
Sei que sem foto é complicado mas gostaria de saber o que são e como dar cabe daquilo.
Obrigado

Mensagem 06/Oct/2015, 09:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Bom dia.

Pela descrição que fazes, isso é tudo bom. Pragas boas!!! os primeiro servem de alimento a muitos peixinhos (procura por copepodes que se não forem estes são da familia) e os outros devem ser filtradores...
Imagem

Mensagem 06/Oct/2015, 10:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
Goncalo Zamith Escreveu:
Bom dia.

Pela descrição que fazes, isso é tudo bom. Pragas boas!!! os primeiro servem de alimento a muitos peixinhos (procura por copepodes que se não forem estes são da familia) e os outros devem ser filtradores...



realmente tenho lá um palhacito que faz umas investidas contra a parte de trás do aquário ás vezes.
vou ver se hoje ainda saco uma imagens para ajudar .
os ditos filtradores é que estão a aumentar o número e tamanho, tava com receio que fosse prejudicial.
obrigado

Mensagem 06/Oct/2015, 10:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Hugo Batista Escreveu:
Goncalo Zamith Escreveu:
Bom dia.

Pela descrição que fazes, isso é tudo bom. Pragas boas!!! os primeiro servem de alimento a muitos peixinhos (procura por copepodes que se não forem estes são da familia) e os outros devem ser filtradores...



realmente tenho lá um palhacito que faz umas investidas contra a parte de trás do aquário ás vezes.
vou ver se hoje ainda saco uma imagens para ajudar .
os ditos filtradores é que estão a aumentar o número e tamanho, tava com receio que fosse prejudicial.
obrigado



Boas,

Lê isto, http://www.lionfishlair.com/hitchhiker.shtml
Imagem

Mensagem 06/Oct/2015, 10:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
Imagem

na imagem tá lá uma formiga que se parece com os meus ! pelo que li são Isopods - Munnid??
tenho também uma destas : Polychaete - Chaetoplerid
tenho algumas destas: Sponge #2 - Sycon

as "minhocas" é que não encontrei, é que as minhas estão mesmo agarradas ás rochas e fixas.

Mensagem 06/Oct/2015, 10:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Isso a direita é que não é lá muito bom e tens de ir controlando. é uma planária... Normalmente aparece quandoa qualidade da água não está no seu melhor. Vai estando atento!
Imagem

Mensagem 06/Oct/2015, 10:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
obrigado, mas essas não tenho , foi uma imagem que retirei da net , só tenho lá aquelas formiguitas Isopods

Mensagem 06/Oct/2015, 11:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Ainda bem então!!! ;)
Imagem

Mensagem 06/Oct/2015, 13:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

A prepósito, existem planárias muito más, existem aquelas que vão de alguma forma tapando os corais e prejudicam-nos por isso.. e existem algumas espécies totalmente inofensivas.

Quanto aos isopods e afins, são totalmente inofensivos e são até benéficos.

Cps

Mensagem 12/Oct/2015, 22:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
pessoal preciso mesmo de ajuda , isto tá a ficar incontrolável.
reparei agora que quando as luzes acendem tenho um estilo de minhoca que se esconde, digamos que são mesmo muitas, mal a luz se acendem escondem-se.
e tenho outras diferentes que deixo aqui em foto:
Imagem

estas são aquelas que se escondem:
Imagem

preciso de ajuda.
obrigado

Mensagem 13/Oct/2015, 12:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
ninguém me consegue orientar?

Mensagem 13/Oct/2015, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas Hugo.

Com essas fotos torna-se muito difícil identificar o quer que seja.
No entanto a na ultima foto parece-me um ofiúro, a ser, é benéfico.

"Googla" e procura na net. Será mais fácil para ti, ires procurando na net e ir lendo, até porque ao fazeres irás identificar e descobrir outras coisas).

Abc

Mensagem 13/Oct/2015, 14:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
eu estou mais inclinado para Polychaete - Syllidae
Syllid Worm , pois os meus não tem cabeça e tentáculos, e então no areão tenho montes.


Voltar para Discussão Geral



cron