O que te faz não desistir do Hobby?
De certeza que há muita gente que nos últimos tempos pensou nisto.... Será que não chegou altura de desistir?
Não queria prender muito o tópico apenas ao tema económico, embora sei que provavelmente é um dos mais importante, mas também existe muita gente que desiste do hobby por falta de sucesso. Portanto, nas horas adversas... quando um peixe morre, quando morrem vários corais, quando um azar deita a perder meses de trabalho, quando tens o aquário cheio de cianos... O que te impede de atirar a toalha ao chão?
A mim, em primeiro lugar, é porque adoro ter animais. Sempre tive animais e os aquários é a maneira mais fácil de manter animais em casa. Ainda para mais, um aquário em casa transforma qualquer divisão, é como ter um quadro belíssimo que é impossível ninguém reparar, é das coisas mais fantásticas que podemos ter em casa.
Depois, porque a aquariofilia marinha é um desafio grande e constante que me mantém sempre motivado e dá sempre que fazer. Juntar a isto, o facto de ter feito (e continuar a fazer) novos amigos enquanto estou neste hobby faz-me esquecer todo o dinheiro que enterro no aquário e ultrapassar as adversidades que vão surgindo.
Existe também um sentimento que não consigo descrever bem por palavras, uma sensação muito boa quando um frag se desenvolve em coral, quando nascem peixes, quando os seres vivos estão muito bem e saudáveis.... Até dá gosto estar em casa e observar o aquário nestas alturas, simplesmente contemplar a "nossa" criação.
Isto para não falar que todos nós nos tornamos um pouco "químicos, biólogos, programadores, electricistas, picheleiros, carpinteiros, etc." Aprende-se imenso quando o hobby chega a este nível de doença.
Vamos lá ajudar quem precisa de motivação para continuar no hobby!