Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Escumação.

Escumação.

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 06/fev/2016, 23:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Caros colegas, tenho o meu aquário estabilizado, nem phosfatos, nem nitratos, apesar de no momento estar a atravessar um miniciclo da areia só agora instalada. Sistema com 300 litros, reposição 3000 a 4000 litros hora, circulação a 20x o volume com uma rw 8, escumador nac 7, um balde de DSB com 15cm de espessura e caulerpa no topo, 2 litros de siporax.

Agora depois da introdução, vem a questão e ideia!

Estou a pensar em reduzir a escumação do meu aquário para 50 % parcialmente para perceber as implicações que terá no aquário. A duvida deve-se ao facto de não saber se tem influencia a nível de oxigenação da água e caso não seja problema qual o melhor período de funcionamento, à noite ou de dia?

Se houver algum entendido e que esclareça alguns segredos da escamação ficaria muito agradecido.

Imagem

Abraços,

Mensagem 07/fev/2016, 04:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343

Penso não haver segredos e uma questão de experimentares. Olhando para o teu aquário não dá ainda para perceber que tipo de corais queres ter.

Mas vou te dar o exemplo de um que tive de moles principalmente e alguns LPS . Na altura o aquário tinha 100 litros e um nac7 que era um escumador oversize para o tamanho do mesmo. Nunca tive problema em controlar nitratos nem fosfatos eram indetectáveis nos testes e os corais andavam todos bem assim como os peixes. Um dia o veio da bomba do escumador lembrou-se de partir e fquei com o escumador a funcionar manco. Lá arranjei maneira de fazer uma colagem no veio e de por aquilo a fncionar mas o barulho era tal que comecei a desligar o skimmer a noite enquanto não vinha o novo veio para o escumador.

Numa semana notei que os corais abriam mais não sei parecia que tudo estava melhor e continuei a experiencia e o resultado foi bom. Tive mais crescimentos nos corais ficando comparativamente maiores em menos tempo do que da anterior maneira.

E lá continuei assim e o aquario foi-se mantendo bem. È uma questão de experimentares mesmo. Eu experimentei um bocado forçado digamos assim de outra maneira nao me passava pela cabeça desligar o escumador.

Voltar para Discussão Geral