Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Problemas com bombas da Jebao

Problemas com bombas da Jebao

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 29/fev/2016, 13:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Bons dias a todos!

Ontem qdo estava a limpar as bombas (rw4 e rw8) reparei que ficava com as mãos pretas.. vi que o problema eram os pinos/ partes de borracha que seguram a base magnética à bomba que se estão a dissolver, tanto da rw4 como da rw8. Fiquei parvo a olhar para aquilo. A foto aqui apresentada é tirada da net mas o problema é exactamente o que tenho nas minhas 2 bombas:

Imagem

A borracha está a dissolver-se no aquário e não há outra hipótese pois se tiro esses pinos as bombas não se seguram.

A minha pergunta é se já vos aconteceu algo semelhante e mais importante que tudo... será que não é esta a razão pela qual os meu corais andam a morrer?? Isto bem à água não haverá de fazer né..

mto obrigado!
PG

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Boas Pedro.

tanto eu como um amigo passamos pelo mesmo.
borrachas desfeitas e duros todos mortos.

Poderá ser coincidência, ou nao....
o fato é que as borrachas desfazem se e sujam tudo, ate se torna difícil depois lavar as mãos.

Ha alguem que tenha o mesmo problema com as borrachas mas sem mortes?

Abc

Exactamente! É isso mesmo.. e como é q tu e o teu amigo resolveram este problema? Compraram outras bases? De certeza que existem bastantes membros deste fórum que usam bombas destas.. será que não há mais pessoas com este stress?

Tenho tido imensas mortes de corais e pode ser de facto por causa disto..

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Quanto tempo têm as bombas ?. (tou preocupado, tenho uma RW4)

Boas! A rw4 tem cerca de 1 ano é a rw8 uns 8 meses.. estão a 2 terríveis nesses aspecto

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
A partir de que altura é que começaram a notar essas borrachas a desfazerem-se ?
Até agora apenas lavei uma vez a minha RW8 e não notei essa situação mas a bomba também não tem nem um ano, é de agosto do ano passado.
Imagem

Eu só reparei ontem.. por norma lavo as minhas de 2 em 2 ou de 3 em 3 meses. O que me leva à seguinte questão.. qdo as lavo dou normalmente um banho de vinagre à bomba - nunca tinha pensado nisso mas as borrachas tb vão.

Será que é a acidez que está a dissolver as borrachas?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Eu tenho a minha rw8 à 6 meses e até agora nada de especial, mas só lavei 2 vezes e nada de vinagre, só escova e água corrente.
Tenho de analisar essa situações este fim de semana.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

E com as turbinas provavelmente vai-vos acontecer a mesma coisa...
Com a fricção e com o tempo também se vai desfazendo a parte magnética da turbina.

Eu tinha estas bombas como fiáveis ( e as WP) pelo histórico que tinha do material desta marca. A verdade é que tive que accionar muitas garantias pela loja e as minhas deram igualmente problemas, desde as borrachas que isolam a entrada do fio na bomba deixarem passar água com o tempo e queimarem a bomba, desde as turbinas que se começaram a desfazer, controladores queimados.. Já aconteceu de tudo.
No primeiro ano até correu bem, depois começaram os problemas. As únicas que não deram qualquer problema foram as WP-10. As mais problemáticas foram sem duvida as WP-40.

Um dos veios desfez-se no aquário, acho que a sorte é que nessa altura tinha bastante carvão activo na sump, pelo que não notei alterações.

Já nas bombas de retorno, nada a apontar, tirando o ruído característico que têm na potência máxima.

Ainda tenho 2 RW a funcionar num dos sistemas... mas quando avariarem só as substituo por Cranc ou Tunze.
Obviamente que bombas baratas utilizam material muito mais fraco e dá nisto :)

Existe o argumento válido de que algumas bombas bastante caras também dão muitos problemas (caso das vortech), mas por exemplo e no caso das tunze... não me lembro de alguma das que eu tive ( e já tive desde as turbelle até ás stream e os modelos mais recentes) alguma vez me ter dado um único problema.

As Jebao, em menos de dois anos e só minhas (entre WP e RW :) morreram 4.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Pedro,
Activa a garantia que te trocam isso de borla. :) Abraçao

www.reef4life.com

Pedro Gama Escreveu:
Exactamente! É isso mesmo.. e como é q tu e o teu amigo resolveram este problema? Compraram outras bases? De certeza que existem bastantes membros deste fórum que usam bombas destas.. será que não há mais pessoas com este stress?

Tenho tido imensas mortes de corais e pode ser de facto por causa disto..

Pedro,
Desmontando todo o aquário, uma vez que perdi para cima de 30 acroporas numa semana. X(

Estive sem usar estas bombas dois meses, voltei a usá-las há cerca de outros 2. Vou aproveitar para hoje ver como estão.

Eu também as lavei com vinagre, na altura estavam carregadinhas de coralina.

Só reparei no estado das borrachas, quando estava a desmanchar o aquario todo, 800lts, depois da morte de todos os sps.
Os lps e os moles ressentiram-se, mas apenas perdi uma Euphylia.

António Paes Escreveu:
A partir de que altura é que começaram a notar essas borrachas a desfazerem-se ?
Até agora apenas lavei uma vez a minha RW8 e não notei essa situação mas a bomba também não tem nem um ano, é de agosto do ano passado.

1 ano e pouco, com apenas 3 lavagens nesse período.
Editado pela última vez por Nuno Ribeirinho em 29/fev/2016, 17:59, num total de 1 vez.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Infelizmente o material claro que não pode ser o mesmo de uma bomba mais caras e só co o tempo se ve realmente o que vale o material. E complicado perder montes de SPS por causa de uma bomba de circulação.

Eu tambem houve uma altura que queria comprar essas bombas mas depois pensei melhor e sinceramente preferi esperar para ver... Muitas vezes o material aparece , é barato para aquilo que oferece mas a longevidade dele nunca se sabe.

Hugo Rafael Escreveu:
E complicado perder montes de SPS por causa de uma bomba de circulação.

Rafael,
atenção que não tenho como afirmar que a morte dos sps (crash) que tive eu ou o meu amigo se possa dever ao estado das borrachas.

O certo é que até hoje não se conseguiu descobrir o motivo deste crash.

No entanto, vale a pena ter em atenção o estado das borrachas.

Sem dúvida nenhuma.. quem tenha bombas destas verifiquem as borrachas.. podem acontecer coisas destas.

obrg a todos pelo contributo neste tópico
PG

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
boas.

Recentemente lavei as minhas 2 RW-8 e não constatei nenhum problema. O único que tive ate agora foi um transformador queimado. O que reparei foi que ambos utilizaram vinagre o que pode ter originado esse problema devido a sua acidez. não sei mas pode ser que seja daí.

abraço

MM

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas pessoal,
sempre lavei todo o material com vinagre e lexivia e quase sempre com dois ou mais dias em mergulho, até hoje nada de anormal.
Felizmente tenho tido pouco azar com as bombas, tirando uma reefset RS10000 que era daquelas marcas nacionais =)) que deu o berro, foi para garantia e até hoje nunca mais vi nem bomba substituída/arranjada ou o dinheiro.
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Bons dias!

bom.. não sendo da utilização do vinagre (só mergulhava as bombas por umas 2 horas) então não consigo de facto entender o que é que possa estar a desfazer as borrachas. E logo das 2 bombas.. Será que tenho qq coisa na água??

Voltar para Discussão Geral