Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Tubo retorno sump.. Ajuda

Tubo retorno sump.. Ajuda

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 03/mar/2016, 23:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26

Reparei aqui no forum que vários aquários de membros têm um tubo flexível tipo aspirador ou de retorno de maquina de lavar roupa no retorno a sump..

Já procurei pela net e ainda não percebi que tipo de tubo se utiliza nos aquários... Pois tenho medo que liberte algum quimico para a água do aquário..

Tipo isto

Imagem 6292

Imagem 6293

Estou a organizar uma montagem cá em casa e só falta decidir como fazer essa parte do retorno..

Alguém que saiba como se chama esse tubo? Onde posso encontrar na zona de Lisboa?

Como é colocado no PVC que vai a união no passa muros? E colado?

Ultima pergunta... Para quem tem este tipo de tubo..

É mais silencioso do que as 2 curvas de 90 no tradicional PVC? Tem vantagens quanto ao ruído?

Obrigado

Mensagem 04/mar/2016, 11:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
sim compra na ETOPI ao pe do leroy merlin de sintra. ele tem esse tubo mesmo proprio por fora é raidado mas por dentro é liso para nao ficar imporesas no tubo. e tens em varias cores e tamanhos

Mensagem 04/mar/2016, 14:42

Como é colado ao tubo de pvc que vai a união do passa muros?

Com silicone ou cola para tubo pvc?

Nunca vi/ouvi um tubo destes a funcionar num aquário por isso não faço ideia mas parece-me bem a ideia..

Ao nível do ruído consegue-se ter melhores resultados ou é a mesma coisa do que a queda com dois joelhos de 90° em pvc?

Um abraço

Mensagem 04/mar/2016, 15:27

sim colas com cola de pvc. compras uma união que é melhor reforça a entrada do tubo e essa uniao é que cola na entrada do passa muros. em termos de ruido é zero desde que tenhas o sistema bem feito. porque se nao tanto faz ser tubo flexivel como tubo rigido com as curvas de 90º .

se fizeres o sistema bean animal simplificado é indiferente do que uses o nivel de ruido vai ser praticamente zero.

Mensagem 04/mar/2016, 16:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;)

Bruno Escaleira Escreveu:
sim colas com cola de pvc. compras uma união que é melhor reforça a entrada do tubo e essa uniao é que cola na entrada do passa muros. em termos de ruido é zero desde que tenhas o sistema bem feito. porque se nao tanto faz ser tubo flexivel como tubo rigido com as curvas de 90º .

se fizeres o sistema bean animal simplificado é indiferente do que uses o nivel de ruido vai ser praticamente zero.

deixa-me corrigir-te .... absolutamente silencioso!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/mar/2016, 17:13

Boas ;)

Bruno Escaleira Escreveu:

deixa-me corrigir-te .... absolutamente silencioso!

Abraços,
Rui

lol sim rui sei que é absolutamente silencioso (tambem o tenho a funcionar 100% silencioso) mas quando bem feito, dai ter dito praticamente zero.

Mensagem 04/mar/2016, 20:09

Já tive coluna seca com tudo bem feito antes.. em pvc com duas curvas de 90 na queda depois do passa muros..

Não se ouvia absolutamente nada em cima no aquário... silencioso...

O que se ouvia era a agua a cair dentro do tubo de retorno depois do passa muros na primeira curva de 90 e depois a cair dentro de agua.. isto já dentro do móvel da sump..

Na minha ideia com esse tubo colocando-o na diagonal com umas ligueiras curvas para cima e para baixo e entrando dentro de água também na diagonal o ruído deve ser também perto de zero... era esse o ruído que me referia.

Obrigado... próxima segunda já cá mora um tubo desses... vamos ver como fica...

Mensagem 04/mar/2016, 23:46

Vê o tópico bean animal simplificado . Ficas com ruído zero

Mensagem 05/mar/2016, 02:15

Não consigo fazer bean animal simplificado... vou ter coluna seca só com 2 furos... 40 mm de retorno a sump e 20 mm de retorno ao aquário...

Já tive antes sem problemas.. não era a prova de entupimento como no post baen animal simplificado... Embora fosse de 50 mm. Junto ao pente dois cotovelos de 90 com um furinho de 5 ou 6 mm e nunca tive problemas... silencioso
Do pente ao nível de água dentro da coluna seca iam 2 ou 3 cm...

A minha questão é só e apenas com o ruído no retorno a sump e após o passa muros..

Depois de ler o post entendi que na minha situação não vai ser zero ruido.... isso já deu para perceber...

Quer com mangueira quer com tubo PVC...

Estava a pensar é que com a mangueira tenho mais margem de manobra para alterar a queda com ângulos e diminuir ruídos apos o passa muros...

Não sei... penso que vou optar pela mangueira e ver...

Se não experimentar nunca vou ter a precepcao...

Qualquer coisa nada que 1 metro de PVC de 40 mm e 2 joelhos de 90° não resolvam... Faço como tinha antes... Não fica zero de barulho mas com o móvel da sump fechado é quase zero...

Mensagem 12/mar/2016, 08:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Talvez o tubo flexivel ajude a minimizar alguma coisa. Sinceramente tenho no meu mas como não tive com tubo rigido não posso comparar. O unico tubo rigido que tive for quando tinha um tubo directo num aquário de 180 e sinceramente ai o barulho era algum mas na altura não me incomodava.

É das tas coisas que pode minimizar mas só mesmo experimentando...

Mensagem 14/mar/2016, 01:57

É isso...ainda falta para terminar a montagem.. mas assim que tiver.. é esperar que ganhe a película dentro do tubo e depois deixo aqui a opinião...

Voltar para Discussão Geral