Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Preparação de água salinizada.

Preparação de água salinizada.

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Fotos do bidon após vários meses de utilização com várias (3/4) marcas de sal diferentes :ymtongue: :ymtongue: :ymtongue:
Agora vai de palha de aço e vinagre :p

Imagem



César .... é exactamente isso que me acontece também. Só que não uso vinagre. Uso mesmo ácido muriático.

Abraços,
Rui



Boa tarde Rui,

Penso que o ácido muriático é um ácido que antigamente era usado em sanitas e tenho ideia de ser perigoso de manejar; como é que o usas? Puro? Usando ácido muriático não é preciso esfregar com palha de aço?

É que estou a começar a estar velho para estar muito tempo debruçado a esfregar barricas e estava capaz de mudar de estilo...
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Silvério Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Fotos do bidon após vários meses de utilização com várias (3/4) marcas de sal diferentes :ymtongue: :ymtongue: :ymtongue:
Agora vai de palha de aço e vinagre :p

Imagem



César .... é exactamente isso que me acontece também. Só que não uso vinagre. Uso mesmo ácido muriático.

Abraços,
Rui



Boa tarde Rui,

Penso que o ácido muriático é um ácido que antigamente era usado em sanitas e tenho ideia de ser perigoso de manejar; como é que o usas? Puro? Usando ácido muriático não é preciso esfregar com palha de aço?

É que estou a começar a estar velho para estar muito tempo debruçado a esfregar barricas e estava capaz de mudar de estilo...
Abraço


Boas,
Tens razão, sanitas desentupidor de canos, etc ... mas usa diluido tal como usas o vinagre e não tens problemas nenhuns. Eu a seguir até meto mãos dentro de água e braços sem problemas.

E sim, bem mais poderoso que o vinagre. não tens que esfregar tanto!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Rui,
Diluído quanto?
Obrigado
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Silvério Escreveu:
Rui,
Diluído quanto?
Obrigado


Se queres que te diga é a olho ...

Abracos,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Tá bem, obrigado!!
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Para ajudar a evitar a formação desses depósitos, que entre outros resultam da precipitação de cálcio, o que é mais susceptível de acontecer em misturas enriquecidas, a agua usada deverá ser arejada por meio de uma bomba durante algumas horas, após o que se adiciona o sal com a água ainda fria e deixa-se misturar bem durante algumas horas e só então se liga o termostato para aquecer a água.
O fenómeno em causa resulta de precipitação de sais, particularmente de cálcio que se acentua quando não há equilíbrio entre CO2 atmosférico e da água de osmose que vai receber a mistura de sal, promovendo o arejamento esse equilíbrio estabelece-se daí o ter de arejar primeiro só depois adicionar a mistura salina e manter o arejamento em frio para homogeneizar a mistura e evitar que a temperatura promova a precipitação molecular ...

Aqui podem ler mais
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Nuno Escreveu:
Para ajudar a evitar a formação desses depósitos, que entre outros resultam da precipitação de cálcio, o que é mais susceptível de acontecer em misturas enriquecidas, a agua usada deverá ser arejada por meio de uma bomba durante algumas horas, após o que se adiciona o sal com a água ainda fria e deixa-se misturar bem durante algumas horas e só então se liga o termostato para aquecer a água.
O fenómeno em causa resulta de precipitação de sais, particularmente de cálcio que se acentua quando não há equilíbrio entre CO2 atmosférico e da água de osmose que vai receber a mistura de sal, promovendo o arejamento esse equilíbrio estabelece-se daí o ter de arejar primeiro só depois adicionar a mistura salina e manter o arejamento em frio para homogeneizar a mistura e evitar que a temperatura promova a precipitação molecular ...

Aqui podem ler mais



Muito bom. Obrigado Pedro.
Tenho que fazer um pequeno batch de sal e experimento já! Depois posto os resultados.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Algumas instruções específicas para os sais da red sea:

- Dry mix your salt (once for new buckets), by rolling the bucket on the floor for a few minutes, or pouring the dry salt from one bucket to another a few times.
It will prevent stratification of the salt- sometimes when a bucket of salt travels a lot, the shaking and vibrating causes the mix to separate according to grain size.

- ALWAYS add salt to water, NEVER water to salt.

- Mix at ambient temperature, and then bring the temp. up, if needed. Do not mix pre warmed water.
Use a strong pump to mix the salt- it requires a vigorous mixing, that won’t allow the salt to accumulate at the bottom, and keep it suspended.

Don’t dump the salt, sprinkle it around so it won’t sink to the bottom in a pile.

Usually it takes 10-15 min. to fully dissolve and clear, but for bigger batches and weaker pumps it can take up to 30 min.

Eu também tinha problemas com este sal mas se cumprirmos estas instruções tudo ok. Chamo a atenção para a primeira condição de rolar o balde antes de usar que segundo eles é importante e para fazer a mistura a temperatura ambiente e só se for necessário (uma grande tpa) é que se aquece a água. A água salinada segundo eles deve ser usada pouco depois da preparação, não a deixar horas a fio ou para o dia a seguir


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Nuno Escreveu:
Para ajudar a evitar a formação desses depósitos, que entre outros resultam da precipitação de cálcio, o que é mais susceptível de acontecer em misturas enriquecidas, a agua usada deverá ser arejada por meio de uma bomba durante algumas horas, após o que se adiciona o sal com a água ainda fria e deixa-se misturar bem durante algumas horas e só então se liga o termostato para aquecer a água.
O fenómeno em causa resulta de precipitação de sais, particularmente de cálcio que se acentua quando não há equilíbrio entre CO2 atmosférico e da água de osmose que vai receber a mistura de sal, promovendo o arejamento esse equilíbrio estabelece-se daí o ter de arejar primeiro só depois adicionar a mistura salina e manter o arejamento em frio para homogeneizar a mistura e evitar que a temperatura promova a precipitação molecular ...

Aqui podem ler mais


Boas Pedro,

Realmente tinham razão ... mistura à temperatura ambiente numa água préviamente oxigenada e para já nada, ou muito pouco de depósito de sal comparado com o antes ...

Obrigado,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

Pedro Matias

agradeço desde já a tua ajuda aqui ao pessoal

mas se não fosse pedir demais :( podias fazer a tradução para português das instruções

é que tem pessoal como eu que são perfeitos analfabetos para o inglês e o traduzir no google nem sempre funciona na perfeição :(



.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Carlos
Claro que traduzo, limitei-me a copiar, aqui fica:

Para o sal da Red Sea, mas penso que se adequa a qualquer outro sal

Misturar o sal (uma vez para baldes novos), rolando o balde no chão por alguns minutos, ou derramar o sal seco de um balde para outro algumas vezes.
Isto irá impedir a estratificação do sal, quando um balde de sal viaja muito, a agitação e a vibração da mistura podem causar separação de acordo com o tamanho de grão.

- Adicionar SEMPRE sal à água, nunca água ao sal.

- Misturar à temperatura ambiente, e então elevar a temperatura, se necessário. Não misturar em água pré-aquecida.
Usar uma bomba forte para misturar o sal, a mistura exige uma agitação vigorosa, que não permitirá que o sal se acumule na parte inferior, mantendo-o em suspensão.

Não despejar o sal, polvilhar em torno da água de modo que ele não afunde até o fundo em pilha.

Geralmente leva 10-15 min. para dissolver completamente e limpar, mas para lotes maiores e bombas mais fracas pode demorar até 30 min.

Anterior

Voltar para Discussão Geral



cron