Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Rotor DC 5000

Rotor DC 5000

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 21/jun/2016, 18:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Idade:
Localização: Alfornelos
Boas pessoal

Há um tempo a esta parte tenho tido problemas com algas e morte de corais.

Curiosamente os primeiros a morrer são sempre os ditos SPS fáceis (digitatas, calendrium).. e mais à frente as acroporas..

Os níveis sempre estáveis até á morte em massa, ai deixou de haver consumos......

Neste momento, digamos que os corais estão mais ou menos, tirando novamente as digitatas e calendrium que praticamente já eram. Tenho algas tipo ferrugem em pó há meses no aquário, e não desaparecem.

Os níveis estão todos bons, tirando o po4 e no3 que subiram novamente, estando a cerca de 0.15 e 20 respectivamente.

Foi informado ontem por um amigo que teve um problema no aquario (a mesma alga e os corais morreram, o que levou a ele desmontar o aquario), que ao desmontar a DC dele, reparou que a parte metálica do rotor está sempre a libertar algo cinzento para o papel enquanto a limpava. Fez varias tentativas e efectivamente o papel branco ficava sempre acinzentado.

Quando efectuou o mesmo procedimento no rotor do escumador, reparou que nada disso se passava, ficando sempre o papel limpo.

Será que está a libertar algo para a agua e vai me matando os corais devagar?
E o que liberta, será que não é isso que não deixa aos niveis de no3 e po4 estabilizar?

Para além do meu aquario e o do meu colega há o de outro membro, também a acontecer isso. E só as bombas são da mesma marca...

Mudanças de agua constantes, mais espaçadas chegando a ser uma vez por mês, nada resolveu... Ando nisto Há mais de um ano, poucos meses depois de instalar essa dita Bomba Jebão DC 5000.

Mensagem 22/jun/2016, 23:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Mauro,

A "alga" de que falas não são Dinoflagelados?
Em casos mais graves Dinos podem libertar toxinas que podem levar à morte de peixes e corais.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 24/jun/2016, 09:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Idade:
Localização: Alfornelos
Não sei ao certo o que são. Só penso que como já passou praticamente um ano, e com a manutenção que faço, já teve tempo mais que suficiente para o aquário estabilizar e as algas desaparecerem... POr isso achar que poderá ser algo no sistema que não deixa, e vi agora o rotor a fazer isso...

Mensagem 24/jun/2016, 10:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Mauro,
o que tens não são dinoflagelados, mas sim diatomáceas.
É como se estivesses a passar pelo ciclo inicial de um aquario, se bem que já te dura há 8 meses ou mais....

Ainda te continua a aparecer uns pontos de cianos?

Abc

Mensagem 24/jun/2016, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Mauro,
o que tens não são dinoflagelados, mas sim diatomáceas.
É como se estivesses a passar pelo ciclo inicial de um aquario, se bem que já te dura há 8 meses ou mais....

Ainda te continua a aparecer uns pontos de cianos?

Abc


Diatomaceas durante 8 meses a 1 ano? Acho estranho. Mas eu também desconheço o Aquario.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 25/jun/2016, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Helder, Partilho da tua surpresa, mas o facto é que se trata mesmo de diatomacias.
Todos ou quase todos ja as tivemos, contudo por tempo reduzido.
No entanto o mauro ja as ôtem por 8 meses e eu mesmo tive por 4 meses.
Conheco o aqua do Mauro muito bem. Ja teve um dos aquas mais bonitos de se ver por aqui. Contudo esta montagem trouxe-lhe alguns problemas e desafios.

Tanto ele como eu e outro amigo nosso partilhámos o mesmo problema.
Sps a morrerem, a começar pelos mais faceis como digitatas, hystrix, calendrium, etc...outros como echinatas e microclados a serem os ultimos e a mosttarem mais resistentes.
A par disto o boom de diatomacias...poderi ser devido à morte de alguns corais e verificar-se alguma variação de parametros momentanea.

Temos algumas coisas em comum, como bomba de retorno, bomba de circulacao, agua, e sais de bailling.
Fomos eliminando algumas variaveis, e a unica que se mantem é efetivamente a bomba de retorno.

Este caso ja foi debatido entre muitos amigos e muitos testes foram feitos, com diversos lotes diferentes.
Ainda assim nao encontramos qualquer explicacao.

Mensagem 25/jun/2016, 17:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Peço desculpa pela pergunta, mas :
já analisaram o nível da sílica?
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 26/jun/2016, 20:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
César Silvério Escreveu:
Peço desculpa pela pergunta, mas :
já analisaram o nível da sílica?



Boas Cesar.
É isso mesmo que se pretende, um brainstorming. :D
Ja houve alguns, mas nao chegamos a qualquer conclusao.
Tenho a ideia que ele chegou a medir, nao me recordo dos valores, so ele podera responder.

Abc

Mensagem 27/jun/2016, 19:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Idade:
Localização: Alfornelos
Boas, sim medi, 0 tanto no aquário como na água de reposição.. lá que isto é estranho é. E pior é que não se sabe a causa :/

Enviado do meu Aquaris M5 através de Tapatalk

Mensagem 27/jun/2016, 22:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Acho que umas fotos podiam ajudar... As diatomaceas deveriam se desaparecer com a manutenção habitual do Aquario.
Utilizam água salinada ou água do mar? Algum produto adicional (ex. uns frascos azuis ;))?
É comum confundir-se Diatomaceas com Dinoflagelados... Eu estou a sofrer com um surto de Dinoflagelados há 7 meses e ainda não me consegui livrar dele... Já experimentei um pouco de tudo. Também perdi alguns corais (zoanthus, seriatopora, acanrhastrea, ...)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 30/jun/2016, 14:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Idade:
Localização: Alfornelos
Boas
Eu uso água do mar..
Não adiciono nada além do kh, mg, e cá. Até os traces tirei. E nada..
ImagemImagemImagem

Enviado do meu Aquaris M5 através de Tapatalk

Mensagem 30/jun/2016, 14:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Idade:
Localização: Alfornelos
Tive muito tempo sem sinfunar o areao e nada, sinfuno e voltam...

Enviado do meu Aquaris M5 através de Tapatalk

Mensagem 30/jun/2016, 14:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Mauro,
são as mesmas algas que tinhas das ultimas vezes que aí estive?

Abc

Mensagem 01/jul/2016, 10:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Idade:
Localização: Alfornelos
sim, sempre as mesmas... Agora apareceram uns focos de cianos, mas está controlado..

Mensagem 01/jul/2016, 10:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Com a montagem do novo isso desaparece ! :D

Mensagem 01/jul/2016, 11:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Bom dia,

Eu olhando para o teu aquário, eu diria pouca circulação de água e muita "implantação" junto ao areão, tenta direcionar os fluxos para as zonas afectadas, para testares.

Abraços

Mensagem 01/jul/2016, 14:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas Mauro...

Tens reparado em algo de anormal nos turbos? Mortes?
Como têm reagido os zoanthus? Tens pólipos/ colonias a fechar?

Cump
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 07/jul/2016, 00:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Idade:
Localização: Alfornelos
Nao, os corais estão abertos, a cor dos sps é que nunca foi a melhor.. quanto aos turbos andam bem, os pepinos é que parece que hibernaram há meses.. :/

Enviado do meu Aquaris M5 através de Tapatalk


Voltar para Discussão Geral



cron