Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral algas

algas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 23/ago/2016, 00:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Boas

Estou a montar um aquario novo e preparei a sump com um compartimento para um pequeno refugio.
Nesse refugio quero meter rocha e algas, e é nas algas que tenho algumas duvidas.
Posso utilizar algas da nossa costa? se sim quais?
Estou de ferias na costa alentejana, e fiquei espantado com a variedade de algas que consegui ver hoje, pés completos, e algumas delas fantásticas.
cump

Mensagem 23/ago/2016, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Olá Pedro,
Desconheço as algas benéficas da nossa costa mas posso dizer-te o seguinte:

Eu utilizo água natural e tento ao máximo filtra-la para retirar qualquer alga que possa entrar no aquário.
Além das macro alga (chaetomorpha e caulerpa), sugiro que não introduzas nada no aquário, arriscando a teres uma proliferação indesejada de algas que nem peixes ou turbos eliminem (ex: bryopsis).

Aliás, tudo o que introduzas no aquário proveniente das nossa costa poderá conter esporos que resultem em algas indesejáveis...

Abraço

Mensagem 23/ago/2016, 14:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Boas Filipe

Obrigado pela resposta, como já disse estou de ferias na costa alentejana e á dois dias houve umas marés mais fortes, que fez com que aparecessem mais de 10 diferentes tipos de algas diferentes, muitas delas com cores e formatos espectaculares.
Cheguei a conclusão que a nossa costa não tem corais, mas tem uma variedade fantástica de algas, onde se pode preencher muito melhor um aquario da nossa costa.

abraço

Mensagem 23/ago/2016, 15:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Grande Pedro.

Parte do motivo dessas algas estarem a dar à costa, o que acontece todos os anos por volta desta altura do ano, deve-se em parte ao aquecimento da agua e as algas tendem a morrer (dependendo da espécie, obviamente) aliado à ondulação.

Pelo que as colocares num aquario onde a temperatura se mantem constante nos 26, acredito que irão morrer todas.
Mesmo num aquario da costa e refrigerado, grande parte das algas que estás a encontrar são bastante difíceis de manter.

Repara que no inverno, onde o mar nessa zona é muito mais forte, não irás verificar tanta alga solta.
O caso por exemplo da laminária.

Eu também aí estive agora de férias, e a agua estava a 25º, em mais de 30 anos por essas bandas e com muitos mergulhos por aí, não me recordo de ter apanhado a agua tão quente, tão calma e tão cristalina durante tantos dias seguidos.

Estava um mimo para o mergulho.

Partilho da mesma opinião do Filipe Valente.
Diverte-te a ver a microfauna, que se encontra agarrada a essas algas, e deixas-as estar aí.

No refugio que queres montar tens diversas opções que são sobejamente conhecidas e usadas.

Abc e boas ferias

Voltar para Discussão Geral