Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Densidade, qual mais fiavel?

Densidade, qual mais fiavel?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 22/jul/2012, 19:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 55
Localização: Lisboa
Imagem 537 Imagem 536

Boa tarde,

medi a densidade com estes dois aparelhos, devidamente lavados e limpos, na mesma altura e com as bombas paradas, numa tentativa de não viciar a medição.

Mas como podem ver um indica entre 1025 e 1026 e o outro, o de boia dá a leitura de 1023.

A diferença é minina mas não deveria ser igual? Em qual poderemos confiar mais? Alguém já se deparou com este problema?
Abraço
António


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :) ,

Diferença mínima ??????

Não digas uma coisa dessas. O de boia é bem mais fiável se o mantiveres limpo.
Depois de medir lava com água da torneira ou preferencialmente de osmose.

Esses densímetros de agulha não valem grande coisa. O que podes fazer (como eu fiz à 10 anos atrás) foi calibrá-lo com um refractómetro.

Agora se puderes junta umas massas e compra um refractómetro ... esses sim bastante fiáveis e sem a manutenção do de boia. Embora se não te importas com o trabalho do de boía tens aí um bom densímetro.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boas António,

Eu sei que custa pagar 50€ por um refractometro quando existem densimetros de boia e de agulha bem mais baratos...
Eu pelo menos pensava assim...até ao dia que um amigo me fez testes a agua e testou a densidade no refractometro dele!
1027 :-o quando no meu densimetro de boia acusava 1023!
Se quiseres ter a quimica do teu aquario acertada o primeiro parametro a acertar é com toda a certeza a densidade, sem este nunca irás conseguir acertar calcio, magnesio, kh e etc. com as TPAs...

Existem de facto densimetros de boia de altissima precisao, que podem inclusivamente ser utilizados para calibrar os refractometros, mas sao boias enormes (tipo 60) com uma escala muito pequena...
o refractometro é só vantagens, nao parte como o de boia, nao exige manutençao (alem de o calibrar de vez em quando), e nao tens necessidade de parar a agua do aquario para fazer a leitura correcta...

A minha opinião, faz um esforço e compra um refractometro ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Que modelo de densímetro recomendam, com boa relação performance/fiabilidade/custo, e com compensação automática de temperatura?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 80
Idade: 64
Localização: Açores

Nem de propósito, ainda hoje tive medido a densidade de aquário de um colega e o resultado foi bem diferente, num de agulhas 1021, no refratômetro 1025.

Vejam só a diferença.
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450


Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Artur, eu uso refractometro da Deltec...estou muito satisfeito! Não te posso ajudar na escolha de um refractometro porque a Deltec é o unico equipamento deste tipo que posso opinar :) e recomendo vivamente!

Pois é João, é daquelas coisas que nao se espera! O meu densimetro de boia era da TMC e na embalagem dizia que tinha uma margem de erro praticamente desprezivel... Acabou no lixo! O refractometro é um equipamento caro face a um densimetro...mas acreditem, pode sair bem mais caro o densimetro!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 80
Idade: 64
Localização: Açores

Boas Alexandre

Completamente de acordo contigo, os refratômetro são sem dúvida mais fiáveis, uso um da TMC, (penso que será bom, pelo que tenho lido) em relação ao post que coloquei anteriormente tenho de fazer uma correcção para pior, a leitura no de agulha foi de 1019 e não 1021, o que dá uma diferença ainda e no refratômetro 1025.
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

sem duvida o refratometro é o melhor meio de medir a densidade

felizmente o preço desceu bastante,hoje já se pode comprar um refratomentro em bom preço

ainda me lembro do meu primeiro refratometo que comprei da aquamedic custar 160€ :p

ainda hoje funciona passados 8 anos O:-)
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Carlos Mota Escreveu:
boas

sem duvida o refratometro é o melhor meio de medir a densidade

felizmente o preço desceu bastante,hoje já se pode comprar um refratomentro em bom preço

ainda me lembro do meu primeiro refratometo que comprei da aquamedic custar 160€ :p

ainda hoje funciona passados 8 anos O:-)



Boas,

O meu também já tem 8 anos, comprei naquela loja junto ao Jardim Zoológico (não me lembro do nome) que fechou e foi só 50€ na altura ... :D

Acho que foste "gamado" ... hheheheehheehhe

E ainda hoje funciona com um pouco de ferrugem num parafuso, mas com medições correctas e sem problemas.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


Acho que foste "gamado" ... hheheheehheehhe


meu amigo eu nunca fui gamado :ymdevil: :ymdevil: digamos que foi um bocadinho mais inflacionado =)) =)) =))

tenho de defender a minha parte,já que passei para o dark side :ymdevil: :ymdevil: =)) =)) :ymdevil: :ymdevil:


.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 55
Localização: Lisboa
Boa noite,

ó Carlos... até podes estar do "outro lado" mas mesmo assim continuas a ajudar a malta :ymapplause:



Eu continuo a achar que os de boia são mais fiaveis.

Mas continuando o raciocínio...

- se retirar água do aquário para uma garrafa de litro e meio a leitura também é diferente.

- se medir na sump, a leitura também é diferente do que medindo no aqua

sei que está diretamente relacionado com a temperatura mas neste caso, na sump, a temperatura é igual... só me resta uma hipotese. Terá a haver com a pressão, uma vez que na sump e na garrafa de agua, é menor que o total em litros do aqua, será?

P.S. =)) para que conste =)) não é um problema de dinheiro nem de dizer o que digas ou deixas de dizer :)) o forum é para isto mesmo, trocar ideias e ouvir quem mais se interessa e sabe ;)
Abraço
António


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ..

tinha um desses de boia, e nunca consegui medir nada com ele ... media com refractômetro e marcava 1025 , com o de boia não chegava aos 1022 , medi de varias maneiras com o de boia, dentro do aquário , dentro de um jarro de 2 litros dentro de um garrafão de 20 , e nunca passava dos 1022 , até que um dia caiu partiu-se e pronto , assunto arrumado , mas o que é certo é que nunca me conseguia fiar por ele ...

Just my 2 cents ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 55
Localização: Lisboa
Boa noite Paulo,

Agora é que fiquei mais confuso ainda :(( dá que pensar não achas? Não podemos esquecer que há sempre a possibilidade de uma avaria por qualquer causa. Mas acho que também concordas que não devemos generalizar por esse te ter dado sempre a mesma leitura... ainda por cima, na minha opinião, o que costuma acontecer é a leitura ser mais alta do que o normal por causa de residuos de sal se tiver sido mal lavado. O que não era o caso uma vez que a leitura era mais baixa.

Se calhar um dia quando me acontecer o mesmo, quando o partir, compro um refractometro ou sigo o conselho do colega que sugeriu um de boia mas dos grandes por causa da escala.
Abraço
António


Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Idade: 59
Localização: Massamá
Olá,

No fim de semana passado achei estranho o desimetro marcar 1023 na água que estava a "fazer" para a muda semanal... tinha colocado sal suficiente para ter 1025 e o densimetro marcava 1023.... Já andava desconfiado que aquela caixinha de plástico com uns 5 ou 6 anos não devia estar lá muito aferida apesar de o lavar sempre depois de cada utilização...

Enchi um recipiente com água do "aqua" e levei à loja.... surpresa marca 1027 com o refractómetro.... @-)

Resultado, lá tive de comprar um refractómetro e o densimetro foi para o lixo.

Tenho feito a calibração do refractómetro com água de osmose (que já não deve estar a 0 tds) por isso gostava de o calibrar com a solução a 1025 mas não encontro em lado nenhum... alguém sabe onde se pode arranjar?

Obrigado.
Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Adérito Pereira Escreveu:
Olá,

No fim de semana passado achei estranho o desimetro marcar 1023 na água que estava a "fazer" para a muda semanal... tinha colocado sal suficiente para ter 1025 e o densimetro marcava 1023.... Já andava desconfiado que aquela caixinha de plástico com uns 5 ou 6 anos não devia estar lá muito aferida apesar de o lavar sempre depois de cada utilização...

Enchi um recipiente com água do "aqua" e levei à loja.... surpresa marca 1027 com o refractómetro.... @-)

Resultado, lá tive de comprar um refractómetro e o densimetro foi para o lixo.

Tenho feito a calibração do refractómetro com água de osmose (que já não deve estar a 0 tds) por isso gostava de o calibrar com a solução a 1025 mas não encontro em lado nenhum... alguém sabe onde se pode arranjar?

Obrigado.
Adérito


Boas,

Esquece. Calibra com água de Osmose a 0 TDS. Se achas que a tua já não está pede na loja onde compraste o refractómetro.

Já agora, não tens medidor de TDS? Como sabes que a tua osmose está ainda em condições?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Idade: 59
Localização: Massamá
Olá,

A osmose já não está 100% em condições, na loja mediram os tds na água antes e depois da osmose.

O valor não é zero, mas ainda está em condições para o "aqua". Para calibrar o refractómetro é que necessitava de ter osmose a 0 tds.

Nas instruções do refractómetro dizem para calibrar com água destilada, em princípio tem 0 tds.... mas como não tenho medidor de tds também não posso verificar...

Sei que há uma solução para calibrar os refractómetros a 1025 mas não consigo encontrar....

Para já calibro com a água da osmose a diferença também não será muita...

Obrigado,
Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Antonio A Silva Escreveu:
Boa noite Paulo,

Agora é que fiquei mais confuso ainda :(( dá que pensar não achas? Não podemos esquecer que há sempre a possibilidade de uma avaria por qualquer causa. Mas acho que também concordas que não devemos generalizar por esse te ter dado sempre a mesma leitura... ainda por cima, na minha opinião, o que costuma acontecer é a leitura ser mais alta do que o normal por causa de residuos de sal se tiver sido mal lavado. O que não era o caso uma vez que a leitura era mais baixa.

Se calhar um dia quando me acontecer o mesmo, quando o partir, compro um refractometro ou sigo o conselho do colega que sugeriu um de boia mas dos grandes por causa da escala.



Sim .. nunca meti essa hipótese de lado , de estar avariado ou com algum defeito de fabrico ... mas mesmo assim durou um ano :D :D o que fiz foi dar o desconto , sabia que 1022 era equivalente a 1025 ...
Quanto a leitura ser mais baixa, tinha a mesma ideia que tu , era estranho mal por mal dava mais alto , pelos tais possíveis resíduos de ser mal lavado , ou pelo recipiente ser pequeno e poder criar mais pressão , mas o que é certo é que a leitura era sempre muito mais baixa ...

abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 55
Localização: Lisboa
Boa tarde,

acabei de confirmar novamente as medidas.

Tb estive a ler umas coisas na net e parece que é isso mesmo, quanto mais fria a água maior é a densidade, portanto o densimetro dará mais.

Verifiquei novamente agora mesmo:

- a 25,5º dentro do aqua marinho dá 1023, na sump dá 1025 e numa garrafa de água dá 1030

- a 23,5º dentro do aqua dos cavalos marinhos dá 1022, na sump dá 1024 e numa garrafa de água dá 1029

Sendo assim reconheço efetivamente que o refractometro será muito melhor. Mas já experimentaram medir na sump no aqua e numa garrafa de agua? Já agora alguém que tenha o aparelho gostava de ouvir a experiência. :)
Abraço
António


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 55
Localização: Lisboa
Boa tarde a todos,

cheguei de Sesimbra para mais uma muda de água. E lembrei me de ver a salinidade da água do mar :))

- água do mar (que aqui em casa) já aqueceu um pouco. 22º dá 1025.

- e agora que acabei a muda, fui verificar novamente e já subiu para 25º e dá 1030.

estas medidas foram verificadas dentro da tal garrafa de plástico de litro e meio pelas razões obvias :)

Embora ninguém esteja com vontade de fazer a experiencia com o refractómetro :)) aqui fica a ideia :D

Sendo assim devo concluir que mesmo com agua do mar medindo a salinidade dentro da garrafa de litro e meio com o densimetro de boia dão sempre as mesmas leituras. No aquário 1025 e na garrafa 1030, por alguma razão, que desconheço, a diferença é bastante grande comparativamente: aquário/ garrafa.
Abraço
António


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
="Antonio A Silva"

Sendo assim reconheço efetivamente que o refractometro será muito melhor. Mas já experimentaram medir na sump no aqua e numa garrafa de agua? Já agora alguém que tenha o aparelho gostava de ouvir a experiência. :)


Olá Antonio,
Fiz a leitura da salinidade do meu sistema com o refractometro, com a temperatura a 26 graus, no aquário regista 1025 e na sump 1025 não vejo diferença alguma. (agua salinada)

Sem dúvida o refractometro é a melhor opção /quando bem calibrado.
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron