Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral To Chiller or not to Chiller

To Chiller or not to Chiller

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 28/jul/2012, 20:20

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Na preparação do material para o aquário, dei por mim a pensar no aquecimento/arrefecimento do mesmo.

Um chiller sempre foi um daqueles equipamntos que considerava dispensável e só para pessoas "malucas" que não sabiam o que fazer ao dinheiro. Já tive o mesmo pensamento com osmoses e bombas peristálticas e hoje não vivo sem elas, portanto vale o que vale... =))

A minha questão é se um chiller resolve também o problema do arrefecimento ou apenas o do aquecimento.
E já agora se para aquecer o mesmo um chiller consome menos que um vulgar aquecedor de aquário, numa comparação entre poderes de aquecimento idênticos...

Que vos parece? :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas Hugo,

Um Chiller só te resolve o problema do aquecimento do aquário e causa outro problema, o Calor que ele extrai do aquário, coloca-o na divisão em que se encontra.

1 Abraço.
Armando


Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boas,

Hugo, desculpa a invasão do teu topico... realmente o chiller tem a desvantagem de tirar o calor da agua e deixa-lo ficar na divisão onde se encontra o aquario!

Eu dei por mim varias vezes a pensar numa forma de resolver o problema, mas nao sei se é concretizavel! Mas vou partilhar e possivelmente aparece alguem que me possa ajudar e consequentemente ajudar-te :D

É possivel arrefecer a agua atravez de um minibar dentro do movel do aquario? se fizer passar uma serpentina dentro do minibar para que tenha um efeito permutador de calor? A minha ideia seria fazer a tal serpentina (nao tenho bem certeza em que material mas penso que o cobre é prejudicial ) e forçar a agua a passar pela serpentina atravez de uma bomba de pequeno caudal ligada a um termostato digital que apenas liga-se a bomba acima de "X" temperatura!

Assim estariamos a arrefecer parcialmente a agua tal como um chiller e ainda nos sobraria espaço para guardar fitoplancton e etc dentro do minibar, que por sua vez estaria no movel do proprio aquario!

No entanto nao sei se isto é possivel e a principal duvida é qual o material a utilizar na serpentina por forma a este nao prejudicar a qualidade de agua!


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

Boas

Por experiência própria a única serpentina que funciona bem, é inerte e boa condutora de frio é titânio
Tudo o resto acabou por me dar mais problemas que resultados

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
já ha chiller que tem a opção de aquecimento tambem, julgo eu da Teco


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
boas
se conseguires emcontrar uma serpentina em vidro ou acrilico tambem não contanima.
espero ter ajudado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Bem... é uma questao de se tentar...Titânio era o ideal claro! mas o preço nao é nada em conta e nao sei ate que ponto seria facil fazer ou mandar fazer uma serpentina nesse material :/ o mais facil mesmo seria o acrilico...mas nao me parece que seja um bom condutor termico :-\

Carlos Mota, pareceste me experiente nesta materia...ja tentaste algo do genero?

Hugo, o Paulo Figueiredo tem razao... se vires no seguinte link onde diz user friendly features aparece a dica "optional heater"

http://www.tecoonline.eu/product/TR-5/

Mas nao sei ate que ponto isto poderá ser viavel! calculo que tenha grandes custos acrescidos...com um termoestato de 15€ consegues ligar e desligar 2 equipamentos diferentes nas duas condiçoes, temp alta ou baixa! mantendo te a agua com variaçoes que podem chegar a apenas 0,2ºc...


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Dado que estás a fazer a casa de raiz, eu optava por um sistema de extração de ar potente no local do aquário - para forçar a evaporação (é uma maneira fácil e económica de arrefecer a água). Outra opção em que eu apostaria de certeza, seria a compra de um ar condicionado. Ainda vais a tempo de instalar isso como deve ser? Entre o dinheiro que custa um chiller ou um ar condicionado, eu apostaria no 2º... sempre dá "mais conforto".
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Sim, tambem é verdade! Há 2 anos +/- meti ar condicionado em casa e mesmo depois da casa pronta a instalaçao ficou impec ;)
É uma ideia a ponderares tambem!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Quanto ao chiller, podes contactar o membro 'António A Silva' pois resolveu muito bem a questão do calor dentro de casa.
Quanto ao AC, o membro 'Joaquim Galinhas' pode-te ajudar e bem!

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Viva
Esta questão já me levantou uma montanha de problemas, e apesar de eu pensar que todas as instalações são casos únicos...aqui vai a minha opinião.
Chiller bom, é um descanso, tenho um Teco há 10 anos, todo velhinho (falta de manutenção...) funciona actualmente muito bem está no exterior com a água a ir ao chiller e a regressar à sump. inicialmente estava dentro de casa, era um horror X(
Ventilador, tenho um de janela, não foi caro e considero essencial, para manter os niveis de humidade da fish room bons.
Ar Condicionado também tenho :-\ foi colocado quando tinha o chiller no interior,actualmente é dispensável nas minhas instalações e raramente utilizado.

Cumprimentos
Carlos Gião


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 55
Localização: Lisboa
Boa noite a todos,

Pedro, o meu caso pode não se adaptar ao do Hugo, repara que ele apenas fez duas perguntas:

- "um chiller resolve também o problema do arrefecimento ou apenas o do aquecimento."
R: sim, há chillers com aquecimento e arrefecimento.

- "um chiller consome menos que um vulgar aquecedor de aquário, numa comparação entre poderes de aquecimento idênticos..."
R: nesta situação não tenho a certeza... provavelmente depende de quantos litros estamos a falar e de quantos cavalos seria o chiller, essa informação não foi tida em consideração.

Se a questão for, um chiller é necessário para estabelizarmos a temperatura num aqua?

Na minha opinião é uma ferramenta imprescindível. Muitas pessoas relatam problemas com os tais " pontos brancos" por exemplo... mais uma vez, se resolvermos a causa do problema em vez de resolver a consequência, os desânimos serão ultrapassados.

Também é importante o local onde ficará o aparelho. Se viciar a temperatura dentro da sala, não resolverá a situação, pelo contrário, irá piorar.

Também temos de dar atenção à casa de habitação em si. Se for uma sala fresca, o chiller resolve mas se for uma casa quente, além de um chiller tem de colocar AC. Aqui talvez a melhor pessoa para opinar será o Joaquim Galinhas. Pelo que me apercebi, ele faz bem as contas à área da casa e quanto será necessário gastar, em vez de desenrascar e depois comprar outro.

Em suma, eu tenho dois chillers. Um de 1HP para o aqua e outro de 1/2 HP para os cavalos marinhos e desde então nunca mais tive problemas.
Abraço
António


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois...Neste momento, qualquer tipo de intervenção ao nível da fachada já não é possível!

Eu nunca tive chiller, é certo, mas também me parece que (sobretudo usando leds na iluminação) entre um chiller e um AC, é preferível a 2ª opção!

O estaminé (leia-se sala) está preparado com pré-instalação de AC e mais cedo do que tarde vou ter de o colocar, mas não sei se será suficiente para aqueles dias de muito calor! :ymsick:

O Joaquim Galinhas domina a matéria do AC, é?
Vou falar com ele então! \m/

Obrigado pelas intervenções! ^:)^


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

hugo

segundo me pareceu vais ter um fishrom,tens de ver que o facto de ter esse quarto fechado com o ar condicionado na sala não te vais arrefecer nada o aquário

o ideal era manter o fishrom refrigerado,que é melhor dado a ter um tamanho menor que a sala




.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Faz sentido o que dizes Carlos mas a minha casa é muito suigeneris :)
O fishroom esta directamente ligado com a sala... Par além disso o tipo de construção confere Lhe pouca inercia!

Tenho de ver como se comporta a casa durante o dia e toda fechada sobretudo no verão porque no inverno não conto ter grandes problemas... :p


Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Hugo, fica a sugestao um ventilador de estraçao com o debito adequado resolve-te o problema e é mais economico.
Alem de nao teres humidade....
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois... aí é que eu falhei porque deveria ter pensado logo nisso aquando da construção.
Lembrei-me até de colocar estratores nos roupeiros e esqueci-me do aquário! ~x(


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3
Idade:
Na minha opinião o arrefecimento dos nossos aquários quando por diversas limitações não é possível manter temperaturas aceitáveis com recurso a soluções simples, a melhor opção será recorrer a um chiller split.

A maquina é instalada no exterior e a serpentina de titânio de boa graduação instalada na proximidade do aquário, desta forma o calor é totalmente libertado no exterior e o ruído no interior da habitação é zero.

Muitos têm sido os casos em que os chillers interiores devido a uma temperatura ambiente elevada em determinadas alturas do ano, para além de aumentarem consideravelmente os seus consumos não conseguem manter as temperaturas pretendidas.

A maioria das instalações de chillers interiores que conheço, têm resultado sempre em dois investimentos, o primeiro no chiller e o segundo no ar condicionado para retirar de dentro da habitação o calor insuportável que este produz... o que não deixa de ser um grande contrassenso.


Voltar para Discussão Geral