Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Frequência de Troca Parcial de Água

Frequência de Troca Parcial de Água

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Frequência de TPA's (Trocas Parciais de Água)

10% Semanais
8
38%
20% a cada 15 dias
5
24%
25% ou mais Mensais
1
5%
Não Faço TPA's
1
5%
Outros Esquemas
6
29%
 
Total de votos : 21


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Viva,

Hoje em conversa, surgiu-me a seguinte questão....

É melhor fazer trocas de água 10% todas as semanas, ou por exemplo fazer uma TPA de 20% de 15 em 15 dias?

Há muito tempo li um artigo sobre isto, penso que era escrito pelo Randy Holmes Farley, em que ele afirmava que era melhor realizar TPA's mais frequentes.

Eu não consegui encontrar o artigo, mas penso que a minha questão é um bocado diferente, porque porque o artigo falava em TPA's mensais ou algo mais espaçado e não era bem o mesmo volume. Eu gostaria de saber se vocês acham melhor, por exemplo, trocar 50L (10%) todas as semanas ou 100L (20%) a cada 15 dias. Isto tem alguma relevância para quem vai buscar água ao mar, que por exemplo pode utilizar a água toda de uma só vez (água "mais fresca") ou repartir a água em dois lotes e armazenar, durante uma semana, um lote na garagem.

Criei uma votação, para aqueles que não querem perder tempo a escrever, poderem manifestar a vossa preferência. Obrigado por participarem.

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Lembro desse artigo Ricardo...

Fica aqui... http://reefkeeping.com/issues/2005-10/rhf/index.php

Existe outro dele com dados mais precisos mas tenho de ir procurar.
Eu prefiro 10% semanal, faço isso desde que comecei os salgados.



Sent from my Transformer Prime TF201 using Tapatalk 2


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Parafraseando o Hélio, Trocas Parciais de Água é uma cena que a mim (agora) não me assiste... :D

Ricardo Pinto Escreveu:
É melhor fazer trocas de água 10% todas as semanas, ou por exemplo fazer uma TPA de 20% de 15 em 15 dias?


Mas essa dúvida parece-me relativamente simples.

Para o objectivo de diluir poluentes, a TPA de 20% de 15 em 15 dias é mais eficaz.

Para repor cálcio, carbonatos e elementos-traço, as TPA de 10% semanais serão mais eficazes.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Mas essa dúvida parece-me relativamente simples.

Para o objectivo de diluir poluentes, a TPA de 20% de 15 em 15 dias é mais eficaz.

Para repor cálcio, carbonatos e elementos-traço, as TPA de 10% semanais serão mais eficazes.



A mim não me parece assim tão simples. Vais ter de argumentar melhor essas tuas afirmações =)) =)) =)) Não te safas tão facilmente. Ora desenvolve lá melhor... sff
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Boa noite.


Quanto a mim, a única forma de veres essa questão respondida é através de testes à água. É tudo tão relativo, tão subjectivo, que mudanças de água de 10% semanais podem ser tão desnecessárias como 40 ou 50% mensais insuficientes.

Particularmente em água salgada tudo influi para determinar essa percentagem e frequência:

- Qualidade e quantidade de rocha viva
- Quantidade de corais duros
- Tipo de água doce - torneira ou osmose
- Tipo de água salgada - salinada ou natural
- Qualidade e variedade de filtragem
- Quantidade de peixes e de comida
- etc, etc, etc...

Para mim, um aquário bem montado e bem pensado, é um aquário capaz de absorver a carga orgânica produzida pelos peixes e pela mão pesada do aquariofilista :) Desta forma fecha-se o ciclo e tudo funciona (ou deveria funcionar). Como não sou adepto das mudanças de água frequentes, defendo que a médio-longo prazo, as tpa's servem apenas para reposição de minerais e, para isso, há os suplementos.

Na minha perspectiva, e sabendo que um aquário é um sistema fechado, desde cedo que o aquário tende para um equilibrio: "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Um aquário cheio de algas é um aquário, normalmente, ou muitas vezes, equilibrado, simplesmente inestéctico... As algas estão lá para consumir o que está a mais e a verdade é que até resulta ehehe

Em termos gerais, acredito que um sistema maduro que esteja dependente das mudanças de água para não crachar está mal concebido. Para mim, um aquário deve ser planeado para que se façam mudanças de água mensais - aí uns 20-25%.


Abraço,
VM


Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Eu começei por fazer semanal inicialmente :p passados 3meses começei a fazer mais espaçado.... agora fasso sempre 20% de 15 em 15 dias :D
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Pinto Escreveu:
A mim não me parece assim tão simples. Vais ter de argumentar melhor essas tuas afirmações =)) =)) =)) Não te safas tão facilmente. Ora desenvolve lá melhor... sff


Boas Ricardo,

Vou tentar argumentar melhor... :)

Acho que recorrendo a Matemática e Teoria dos Conjuntos, podemos ilustrar por exemplo:

Temos inicialmente um aquário com 10 unidades de moléculas de água (cada uma representada por X):

Conjunto {X,X,X,X,X,X,X,X,X,X}

E vamos analisar os dois casos...

***Caso A***
Se fizermos uma TPA de 10% ao fim de uma semana, ficamos com nove moléculas X (iniciais) + uma 10º (chamemos de Y, para molécula limpa) que substituiu uma X:

Conjunto {X,X,X,X,X,X,X,X,X,Y}

Se fizermos uma segunda TPA (de 10%) ao fim da segunda semana, há duas hipóteses:

Hipótese 1: Do conjunto acima, substituímos um X por um Y: Ficamos com um Conjunto {X,X,X,X,X,X,X,X,Y,Y}.

Hipótese 2: Ao conjunto acima, substituímos um Y por um novo Y ("Trocámos parte da água limpa por nova água limpa, ou seja, está a ser ineficiente em termos de "despoluição"..."): Ficamos com o mesmo Conjunto {X,X,X,X,X,X,X,X,X,Y}


***Caso B***

Fazemos uma TPA de 20% ao fim de duas semanas, ou seja, ficamos sempre com oito moléculas X (iniciais) + uma 9ª e uma 10ª moléculas limpas (L) que substituíram duas moléculas X. Ficamos com um Conjunto {X,X,X,X,X,X,X,X,Y,Y}.

Portanto, acho que uma TPA de 20% quinzenalmente é garantidamente mais eficaz em termos de diluição de poluentes, pois garante que 20% da água é renovada. E no caso de TPAs semanais de 10%, ao fim de duas semanas (ou seja, duas TPA's de 10% consecutivas realizadas), vemos que há uma hipótese (2), de a percentagem de água renovada efectivamente ficar entre os 10 e os 20%.

Para reposição de elementos-traço, as trocas mais frequentes serão melhores. Para a diluição de poluentes, uma TPA com maior percentagem é geralmente superior (em termos de eficácia) a uma sucessão de TPA's em que no final o somatório de percentagens seja igual.

;)

PS: Aliás, vamos supor exageradamente, uma comparação entre uma única TPA de 50% e 5 TPAs consecutivas de 10%...

A TPA de 50% única garante que metade da água é renovada com água limpa.

Uma sucessão de cinco TPAs de 10% garante apenas, dependendo das probabilidades de substituir (redundantemente) água limpa por água limpa, entre 10 e 50%... ou seja, na pior das hipóteses, posso chegar ao fim das 5 TPA's e ter apenas 10% da água limpa, ficando com 90% da água inicial...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Vitor Melo Escreveu:
Para mim, um aquário bem montado e bem pensado, é um aquário capaz de absorver a carga orgânica produzida pelos peixes e pela mão pesada do aquariofilista :) Desta forma fecha-se o ciclo e tudo funciona (ou deveria funcionar). Como não sou adepto das mudanças de água frequentes, defendo que a médio-longo prazo, as tpa's servem apenas para reposição de minerais e, para isso, há os suplementos.

Na minha perspectiva, e sabendo que um aquário é um sistema fechado, desde cedo que o aquário tende para um equilibrio: "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Um aquário cheio de algas é um aquário, normalmente, ou muitas vezes, equilibrado, simplesmente inestéctico... As algas estão lá para consumir o que está a mais e a verdade é que até resulta ehehe

Em termos gerais, acredito que um sistema maduro que esteja dependente das mudanças de água para não crachar está mal concebido. Para mim, um aquário deve ser planeado para que se façam mudanças de água mensais - aí uns 20-25%.


Subscrevo praticamente a 100% a filosofia descrita pelo Vitor Melo :-bd Aliás é a que estou actualmente a seguir. :) Um refúgio com macro-algas, e um método probiótico como o Zeovit, associados a adição de elementos-traço, Cálcio, Carbonatos, Magnésio e nutrientes, consegue-se repor o que é realizado com uma TPA. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas...
A politica da troca de água em percentagens menores tem para mim uma importante vantagem... menos desiquilibio quimico e biologico face a trocas parciais de maior percentagem.

As de maior percentagem retiram mais poluentes mas tem a potencialidade de "castigar" mais o equilibrio do sistema devido a inumeras variaveis quantificáveis ou não, que são alteradas de uma forma mais "radical" com trocas maiores potencializando mudanças importantes num sistema equilibrado.
É obvio que a experiencia do aquariofilista e os sais hoje em dia minorizam os desequilibrios pois já vem dotados de valores quimicos óptimos para o aquario de recife.

Tendo em conta que na aquariofilia e perincipalmente da de recife deve-se optar pelas pequenas mudanças controladas de qualquer variavel no sistema, penso que a troca parcial de pequena dimensão é a mais indicada, ainda que, como apontado anteriormente, a experiencia do aquariofilista minorize tudo o resto, quando se procede a trocas de maior escala.

Mas, cada aquario é um áquario como bem sabemos e todos nós temos as nossas rotinas... que funcionam nos nossos aquários. Depois com o tempo, conhecimento e experiencia penso que as percentagens e periodos das TPA´s podem mudar, mas sempre tentando obter desiquilibrios minimos sobre o sistema.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Ricardo Pinto Escreveu:
Viva,

Hoje em conversa, surgiu-me a seguinte questão....

É melhor fazer trocas de água 10% todas as semanas, ou por exemplo fazer uma TPA de 20% de 15 em 15 dias?

Há muito tempo li um artigo sobre isto, penso que era escrito pelo Randy Holmes Farley, em que ele afirmava que era melhor realizar TPA's mais frequentes.

Eu não consegui encontrar o artigo, mas penso que a minha questão é um bocado diferente, porque porque o artigo falava em TPA's mensais ou algo mais espaçado e não era bem o mesmo volume. Eu gostaria de saber se vocês acham melhor, por exemplo, trocar 50L (10%) todas as semanas ou 100L (20%) a cada 15 dias. Isto tem alguma relevância para quem vai buscar água ao mar, que por exemplo pode utilizar a água toda de uma só vez (água "mais fresca") ou repartir a água em dois lotes e armazenar, durante uma semana, um lote na garagem.

Criei uma votação, para aqueles que não querem perder tempo a escrever, poderem manifestar a vossa preferência. Obrigado por participarem.

Um abraço,


Olá Ricardo, isto não é linear, cada caso é um caso!

Para o nosso caso, o sistema triplo meu e do meu filho Nuno Pedro, 30% a 50% a cada 7 a 10 dias para já é bom. Quando operar o azoox no complexo triplo então poderemos subir aos 70% ou até mais se se revelar necessário, embora pense que não, será apreciado em função do desenvolvimento dos resultados. Volto a dizer, cada caso é um caso e também cada um gere como melhor pode em função da sua disponibilidade de tempo, meios materiais, a forma com que melhor se dá e agrada para gerir e os resultados obtidos. A logística para o nosso caso está quase pronta para os 2000 litros mensais, 500 a 700 litros a cada 7 a 10 dias, mais coisa menos coisa. Além disso acrescento que para o nosso caso os 30% ou mais actuais previstos a cada 7 a 10 dias não são fixos e assim cerca de 3 ou 4 dias depois de ter efectuado a ultima troca parcial de água, tenho já mais 210 litros de água em preparação para que amanhã se efectue nova troca parcial de água porque sinto que é necessária e ajudará muito a compensar a muitas novas entradas e alteração de rotinas em consequência que se verificaram nos últimos dias, nomeadamente a chegada dos cavalos marinhos e a sua alimentação, a entrada de duas anémonas Condylactis gigantea para o Mar das Gorgónias, uma das quais chegou ontem de madrugada, etc....

Para simplificar, no nosso caso e assente na minha experiência que agora e progressivamente estou a transmitir ao meu filho Nuno Pedro, as trocas parciais de água são para se efectuar sempre que se sentir que são necessárias e no volume que sentirmos ser necessário, algo que se nos vai revelando à medida que vai passando o tempo com a gestão do nosso sistema triplo e vamos adquirindo a sensibilidade necessária o que implica dizer que estas coisas não são lineares como de resto já escrevi acima, cada caso é um caso e o nosso é assim!!! muita água com muita frequência porque gostamos assim!, temos bom resultado!, é adequado aos nossos meios, tempo!!!. Para outras pessoas e respectivos casos poderá ser diferente... cada caso é um caso.

No nosso caso:

  • Frequência tem um limite máximo de 7 a 10 dias e um limite mínimo definido em função do que se sente ser necessário e no caso o sistema tem dado bons sinais disso.

  • O volume mínimo de troca de água no nosso caso são os 30% a 50%.
Ricardo na votação não há enquadramento para o nosso caso, por isso não podemos votar =:) .
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Para mim, 10% semanal.

Acho que as TPAs são muito mais para repor do que para tirar. A quantidade de nutrientes que saem em TPAs será baixa e até quase irrelevevante hoje em dia, tendo em conta todos os meios disponiveis adicionais para retira-los. Julgo que a principal vantagem é repos elementos. E semanalmente, os níveis mantém-se mais estáveis.

Eu não concordo quando se diz que se consegue ter aquários de sucesso sem TPAs regulares. A água do mar tem muito mais elementos do que apenas Ca, Mg e Carbonatos. São mais de 70.. E são todos precisos e tem de ser repostos pois são consumidos. E não há, simplesmente, outra forma de os repor sem TPAs... A longo prazo não me parece viável manter um aquário suadável sem TPAs... Podem sobreviver, mas não vivem...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Para mim, vou experimentar neste novo aquário fazer TPA's contínuas! O artigo do Randy fala disso!

É verdade que matematicamente é fácil provar que quanto mais frequentes, menos compostos são retirados da água, mas acho que há imensos fatores a influenciar e a viciar essa matemática. O próprio randy no artigo refere isso.

Eu vou começar o sistema com +/- 0,5%/dia. É pouco, relativamente ao que normalmente é referido a nível de tpa's semanais ou mensais, mas acredito no método e vou tentar implementá-lo!

Vamos lá ver!

Ricardo, coloca pelo menos outra o~pção do género "nenhuma destas" ou "outro método" senão não posso votar. :-B


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pois eu acho que depende.

Para mim um aquário só de SPS ou um só de corais moles deverá ter políticas de TPA distintas!

TPA de 10% semanal no início da montagem e depois ir espaçando até 20% mensal.

Também acho que métodos próbióticos e os aditivos podem fazer espaçar a TPA embora não a substituam.

Por isso também não consigo votar .... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Boas

Para mim.é melhor pequenas e mais frequentes,pois para mim servem mais para repor o que é consumido do que para tirar poluentes,pois para isso a inumeros métodos que o fazem sem ser preçiso recorer as TPA´S.
Cada caso é um caso e um nao é igual ao outro, mas TPA grandes só em caso de emergençia, de resto opto por muitas mas pouca quantidade.
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com


Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Boas,

Hoje em dia com escumadores cada vez melhores, muitos metodos de redução de nutrientes... o problema muitas vezes é a falta de nutrientes no sistema e não o excesso...

Por isso concordo que as TPA'S devem ser feitas mais regularmente para reposição de alguns valores


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Para acrescentar mais uma opção editei a Votação.... B-) Lixei tudo! B-)

Ao acrescentar mais uma opção, os votos registados foram à vida... desculpem!
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Voltar para Discussão Geral