Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Rod's Reef: Iluminação natural, complementada com LED

Rod's Reef: Iluminação natural, complementada com LED

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rod's Reef: um sistema australiano com Iluminação natural, complementada com LED... ;)

Imagem

Fonte: http://reefbuilders.com/2012/08/08/rod-reef/

Tópico da Montagem: http://www.masa.asn.au/phpBB3/viewtopic ... 5&t=194986

Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
A melhor forma de aproveitar o que a natureza nos da ,da forma mais natural e sem "gastos" a longo praso, os resultados acredito neles a 100% apenas deve-se complementar com azuis para termos um tom nao tao amarelado.
Um sistema by nature!!!!
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Em Portugal também há e não necessita de tubos solares ;;) ... embora tenha já um projecto da Chatron para esse efeito que ronda os 900 a 1100 euros ;) .



Já houve um lago .... e vai voltar a haver oportunamente ;)..., mas esse lago não carecia de leds embora também se possa montar a coisa com leds ... Sun Powered Reef
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

A ideia de complementar a luz natural com LEDs, além de acrescentar um tom mais azulado, compensaria também a quebra da intensidade de luz nos meses de Inverno.

De qualquer forma, esse Lago fantástico do Vitor Pestana usava a luz natural o ano inteiro, pelo que realmente é uma aposta interessante neste método natural. B-)

Já agora, deixo um link deste projecto inglês, com um aquário numa estufa com clarabóia, também muito interessante...
Imagem
http://www.ultimatereef.net/forums/show ... p?t=248790
;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Muito bons aquários Artur. Adorei este último setup, não conhecia, é fantástico.

Obrigado por partilhares.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

A ideia de complementar a luz natural com LEDs, além de acrescentar um tom mais azulado, compensaria também a quebra da intensidade de luz nos meses de Inverno.


Já falamos várias vezes Artur, porque achas que tenho Leds e sol?! ... Já tenho o orçamento dos tubos solares há mais de um ano, mas não me decidia a avançar porque queria complementar para compensar, os Leds foram a solução mas inicialmente pensei em T5 e o complementar é mais a nível de cor perceptível e gosto cromático de cada um do que uma realidade necessária, até porque Portugal tem muito mais horas de luz solar que muitos outros países Europeus como por exemplo a Inglaterra, a Holanda e mesmo com céu enublado a intensidade luminosa é bastante elevada, além disso em período de Inverno não temos o anoitecer às 14.30 ou 15.00 como por exemplo acontece na Dinamarca, país onde vivi cerca de 4 anos.

Artur Fonseca Escreveu:
De qualquer forma, esse Lago fantástico do Vitor Pestana usava a luz natural o ano inteiro, pelo que realmente é uma aposta interessante neste método natural. B-)

... Sem dúvida e a experiência do Vitor Pestana permitiu identificar aspectos essenciais a ter em conta ... agora é aproveitar esta experiência muito boa e rica e fazer mais ... oportunamente ;) ;;)

Artur Fonseca Escreveu:
Já agora, deixo um link deste projecto inglês, com um aquário numa estufa com clarabóia, também muito interessante...
Imagem
http://www.ultimatereef.net/forums/show ... p?t=248790
;)


Sem dúvida um excelente aproveitamento, uma boa partilha que pode ajudar a incentivar mais pessoas a aproveitar este recurso natural que temos em abundância aqui em Portugal.
Mais uma vez podemos fazer cá também, tenho sugerido à Coral Sea para que aproveite as claraboias que tem na loja, ficaria fora de série.
Ainda há cerca de duas horas estive na PetStation que tem um sistema de água salgada na montra e embora esteja em fase de ciclo, fica fantástico quando recebe a luz do sol, e são muitas horas por dia. Esse sistema tem a complementar um candeeiro de T5 da Blau que é uma das marcas representadas, e fica mesmo bem. A Aquastation também tem um sistema que recebe luz do sol e seguramente há mais outras lojas como a própria Coral Sea e o sistema que tem na montra.

Tal como aproveitamos a água natural, também devemos aproveitar a luz natural do sol e Portugal tem muito mais horas que Inglaterra, França, Bélgica ou aqueles Tedescos .... e muitos outros, aproveitemos então esta mais valia natural que cá temos.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Para mim o "problema" da luz sola é sempre o mesmo: O raio do sol só manda luz quando eu estou fora de casa... X(

Eu qeuro o aquário iluminado em contra ciclo solar. Quero ter o aquário ligado das 18h às 24h pelo menos, pelo que só nos meses de verão conseguiria aproveitar essa potencialidade.

Não arranjam forma de aproveitar o sol de noite? #:-s


De resto se tivesse a possibilidade de ter o aquário iluminado de dia e desligado à noite, eu não pensava 2 vezes! :ymapplause:


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
O sol é e será sempre o topo dos topos. Pena é não me sair o euromilhoes para poder meter tudo a luz solar e poder passar o dia a olhar para o aquario, deitado sentado ou de pé... B-) De noite metia umas moonlights e ficava resolvido. Até me sair o euromilhões vou sonhando como tantos outros....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Hugo Figueiredo Escreveu:
Para mim o "problema" da luz sola é sempre o mesmo: O raio do sol só manda luz quando eu estou fora de casa... X(

Eu qeuro o aquário iluminado em contra ciclo solar. Quero ter o aquário ligado das 18h às 24h pelo menos, pelo que só nos meses de verão conseguiria aproveitar essa potencialidade.




De resto se tivesse a possibilidade de ter o aquário iluminado de dia e desligado à noite, eu não pensava 2 vezes! :ymapplause:


Compreendo o que escreves, ora se pretendes ter a iluminação do sistema em contra-ciclo então durante o dia o sistema está mergulhado na escuridão total e só a partir das 18 horas é que se dá o "nascer" do dia e passa para o regime diurno até à meia noite e depois volta à escuridão total, correcto?


Hugo Figueiredo Escreveu:
Não arranjam forma de aproveitar o sol de noite? #:-s


Para teres o sol da meia noite podes mudar de residência para S. Petersburgo por exemplo que é uma cidade bem norte e muito bonita onde podes ter as noites brancas - Белые Ночи e há mesmo um festival nessa altura (não esquecer de aprender Russo para que facilmente tenhas emprego e ganhes bem)..., podes por exemplo mudar de residência para a Lapónia e aí poderás ser vizinho do Pai Natal, enfim podes até ter 6 meses de sol e alternar com 6 meses de noite nos Pólos, ou se quizeres sempre sol, é só mudares para o Polo Norte durante os seis meses de dia ininterrupto e depois mudas para o Polo sul durante os 6 meses de dia ininterrupto, como vês tens várias possibilidades para teres o sol à noite ;) :D ...
Quando vivi na escandinavia cerca de 4 anos, lembro-me uma "noite" acordar e olhar para o relógio e eram 3 da manhã :-o ... disse para mim ... não dei corda ao relógio e parou (naquele tempo a maioria dos relógios era a corda manual ou automática, o quartzo ainda estava a surgir e só surgiria no mercado em força cerca de uns dois anos depois) ... olhei para o relógio de pulso que também era de corda manual e estava a funcionar e marcava 3 horas da manhã :-o ... e de facto eram 3 horas da manhã e o sol já ia alto ... bons tempos ... mas ainda hoje isso acontece e acontecerá enquanto que o planeta não levar uma marretada e ficar mais inclinado ou as avessas (já não deve faltar muito pelo andar da coisa =)) )

O sol no sistema não será tanto para vermos porque normalmente não estamos em casa durante essas alturas, mas sim para proporcionar mais equilibrio natural ao sistema e até poupar na energia eléctrica e proporcionar mais e melhor tempo de iluminação mais em sintonia com a natureza.
No caso da Lagoa da Tranquilidade, esta recebe luz, natural e artificial tudo somado, em média umas 14 horas por dia o que está dentro dos limites das médias naturais como podes/podem ver aqui neste simulador que no nosso caso pode ser ajustado para 41º de latitude e para o dia 13 de Agosto próximo e vai dar um valor de 13,7 horas de sol diárias ... que gradualmente vai reduzindo até chegar às 9 horas diárias no dia 23 de Dezembro próximo e no caso da Lagoa essa compensação será dada por compensação dada a ausência ou menor tempo da luz solar da manhã nessa altura do ano, e ainda não temos tubos solares, porque com esses é possível efectuar uma ajuste ainda mais rigoroso. Claro que se nos cingirmos à luz solar diária nos trópicos, então vamos ter uma menor variação e maior constância ao longo do ano, será uma questão de gosto, vontade e mesmo meios porque entre outros os candeeiros de leds mais avançados já permitem isso e se combinados com tubos solares ainda melhor.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
nunomoreira Escreveu:
O sol é e será sempre o topo dos topos. Pena é não me sair o euromilhoes para poder meter tudo a luz solar e poder passar o dia a olhar para o aquario, deitado sentado ou de pé... B-) De noite metia umas moonlights e ficava resolvido. Até me sair o euromilhões vou sonhando como tantos outros....


Olá Nuno
Para passares o dia deitado, sentado ou de pé a olhar para o aquário, compreendo que possas necessitar do euro-milhões mas também necessitarás mais tarde ou mais cedo dos serviços psiquiátricos desta instituição ou outra que melhor se situe geograficamente relativamente à tua residência =)) ... agora para instalares tubos solares e luz da lua, para isso já poderá não ser necessário o euro-milhões, mesmo que coloques candeeiros de leds ... seja como for com ou sem leds, faz uma consulta na Chatron que é gratuita e depois poderás ter uma melhor ideia das possibilidades que seguramente não irão necessitar do euro-milhões ... fica a sugestão ;)
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Mais uma instalação com iluminação natural por tubos solares...
Our 400 Gallon In Wall Natural Sun-Lit Reef

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Fantástico... B-) :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Voltar para Discussão Geral