Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Peixes bons comedores de algas

Peixes bons comedores de algas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 10/ago/2012, 20:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Boas
Gostava que me dessem a vossa opinião de peixes que sejam bons comedores de algas, tal como o nome do topico indica.
Tenho um aquario pequeno e por isso não posso introduzir muitos peixes, e gostava de fazer uma boa seleção dos peixes que quero introduzir para não ocorrer erros de peixes a mais ou imcompativeis.
Mas tenho duvidas sobre certos aspectos, sei que por norma todos da familia Acanthuridae comem algas, mas uns melhor que outros.
Obrigada


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Para algas eu prefiro os siganus. Tens vários e muito bonitos... Mais "pastores", na minha opinião, que os acanthurus.

Depois tens sempre as salarias que também são porreiras pra isso.

Ou então tu, munida de uma escova de dentes! :D :D :D
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Obrigada Cesar
Eu munida de escova de dentes ja ando, por enquanto que não tenho peixes no aquario :))
Também gosto muito dos ciganus, mas os que eu gosto por norma não se encontram a venda assim com tanta facilidade, que é o magnificus e o lo uspi... :(


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Magnifica aparece com frequência, já o uspi é mais raro mas tem aparecido mais ultimamente. tens de ter paciência e "estar em cima".

Se fores para os acanthuridae, se calhar são melhores os zebrasomas. Mais pequenos, mais resistentes e igualmente trabalhadores..
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Não gosto desse peixe, é muito visto, toda a gente tem... E dos acanthuridae já tenho mais ou menos planeado o que quero, como o espaço é limitado não vou poder ter muitos então ja tenho uma pre-seleção :)
Mas obrigada pela dica.
Se souberes de um uspi a venda diz-me, aqui para estes lados nunca vi nenhum 8-|


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

No meu Top de alguívoros está o Siganus Vulpinus (com um senão... limpou-me os Zoanthus). E logo a seguir, o Zebrassoma Veliferum (com outro senão, limpou-me as Xénias brancas). Duas autênticas máquinas a desbastar algas (e não só... hehehe).

Os Ctenochaetus Strigosus talvez em terceiro, são interessantes também, mas pareceu-me serem mais selectivos no tipo de algas.

O Flavescens também vai bicando algas, mas por vezes não tem muita vontade.

O Hepatus então é provavelmente o pior de todos... gosta mais de granulado e comida mais recheada.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Boas Artur

Eu em tempos também tive um Siganus Vulpinus que também me comeu muitos zoanthus, até que o despachei, gostava de saber qual o comportamento dos Magnificus e do Uspi, pois podem não ter o mesmo comportamento com os zoanthus.
Será que alguém sabe o comportamento e apetites destas duas libdas espécies?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Olá Ana,

O meu Siganus e o Veliferum avançaram para os zoanthus e xénias, respectivamente, numa altura que tinha o aquário praticamente sem algas (efeito do Zeovit) e numa semana que o meu stock de algas nori tinha esgotado... e então viraram-se para outra gastronomia... :D

Acredito que num sistema com bastantes algas disponíveis eles não tenham tanta tentação por corais...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Artur isso depende de peixe para peixe, tenho um veliferum a 1 ano e meio , ja desde cubito , não gosta de alga nori , nem lhe toca e não come nem os zoanthus nem as xenias que aqui tenho , agora nas rochas , isso sim ele anda sempre a bicar ...

quanto ao peixito para a Ana , realmente tens os zebrassomas(que não gostas) , as salarias que também limpam muitoo bem , e como disse o artur e bem tens os strigosus , depois tens Ctenochaetus truncatus e o Ctenochaetus binotatus ...

ja agora dos acanthuridae estavas a pensar em que ??
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Bom dia.


Bom, pessoalmente, não gosto muito dos Ctenochaetus. São bons trabalhadores, mas o peixe mais agressivo que vi até hoje foi um strigosus. Uma coisa impressionante, não podia haver mais nada no aquário. Nem todos serão assim, mas gajo escaldado, de água fria tem medo :)

Para comedores de algas tenho boas experiências com os Acanthurus coeruleus...



Cumprimentos,
VM


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Para algas penso que o melhor são os Acanthurus e o siganus. Para as algas no areão penso que a salaria é do melhor que há...tambem tmos as valencianas mas remexem muito o areao.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Vitor, estou a ver que cada peixe é um caso... eu tive um Strigosus, junto com um Hepatus, um Flavescens e um Vulpinus, e o Strigosus foi dos peixes mais pacíficos que já tive, era raro stressar ou provocar os outros peixes...

No geral, se tivesse que escolher apenas um bom herbívoro (capaz inclusive de limpar as algas verdes tipo berlinde, Valónia), o meu voto ia para este marmanjo...

Imagem
Zebrasoma Veliferum

;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Artur, isso é bem verdade. Cada peixe é um peixe. E curiosamente, mais ou menos na mesma altura do strigosus, tive um velliferum que também era muito complicado. É por isso que é muito arriscado dar garantias em animais vivos, sejam eles quais forem: uns saem ao pai, outros saem à mãe :)


Abraço,
VM


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Sim isso é uma verdade. E cada caso é um caso...
Mas se nunca arriscarmos nunca vamos descobrir :)
Eu no meu caso gostava de ter um Lo Uspi ;) , mas como não encontro relatos do seu comportamento estou um pouco retissente :-s
Mas desde já o meu obrigado a todos os que me ajudaram. Obrigada :D


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Mas desde já o meu obrigado a todos os que me ajudaram. Obrigada :D


...Mas qual foi a escolha afinal?!! :-!
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
O uspi é um bom peixe.

O Carlos Basaloco tem um e é um bom comedor de algas e, para já, pacífico. Para além de bonito.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Boas,

Para mim nao há nada como as Salarias! sao peixes que praticamente nao se vêm pelo aquario, mas dao um desbaste espetacular nas algas...
já tive um ciganus vulpinos e nem la perto estava L-)

http://www.liveaquaria.com/product/prod ... catid=2263

Tambem conhecidos como "Lawn Mower" :p


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Olá,

Acanthurus triostegus
Acanthurus pyrofeus
Salarias
Siganus

E entre outros, mas estes são excelentes peixes para comer algas. Sempre tive siganus, e nao me lembro de ter problemas de eles comerem os zoanthos ou xenias. Simplesmente acho que a nível de controlo de algas os melhores são mesmo os siganus. Já tive varias espécies de Siganus, e todos eles foram grandes comilões de algas.
Carlos Basaloco


Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Paulooliveira Escreveu:
Artur isso depende de peixe para peixe, tenho um veliferum a 1 ano e meio , ja desde cubito , não gosta de alga nori , nem lhe toca e não come nem os zoanthus nem as xenias que aqui tenho , agora nas rochas , isso sim ele anda sempre a bicar ...

quanto ao peixito para a Ana , realmente tens os zebrassomas(que não gostas) , as salarias que também limpam muitoo bem , e como disse o artur e bem tens os strigosus , depois tens Ctenochaetus truncatus e o Ctenochaetus binotatus ...

ja agora dos acanthuridae estavas a pensar em que ??


podes ainda contratar com o paulo oliveira e ele ensina a não ter algas. pede uma foto do aqua absolut amazing .... um abraço paulo


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Para já acho que vou optar por um Siganus Lo Uspi se conseguir arranjar, se não fico pelo Magnificus que também acho bonito.
Obrigada a todos pela ajuda e pelas opiniões.


Paulooliveira Escreveu:
ja agora dos acanthuridae estavas a pensar em que ??


Paulo desculpa mas só agora é que vi esta pergunta.
Para te ser cinsera o meu acanthuridae de eleição é o Aquiles, mas tem preços proibitivos para agora e necessita de um grau de expriencia elevado pela dificuldade de o manter, por isso para ja esta fora de questão, depois também gosto muito do Ctenochaetus hawaiiensis, do Ctenochaetus flavicauda e do Zanclus canescens que este tembém pela dificuldade de manter vai ser uma coisa que não é para agora.
E gosto também de muitos outros, mas o aqua é pequeno e nao quero subrepovoar.

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron