Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Peixes bons comedores de algas

Peixes bons comedores de algas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
hernani esteves Escreveu:
Paulooliveira Escreveu:
Artur isso depende de peixe para peixe, tenho um veliferum a 1 ano e meio , ja desde cubito , não gosta de alga nori , nem lhe toca e não come nem os zoanthus nem as xenias que aqui tenho , agora nas rochas , isso sim ele anda sempre a bicar ...

quanto ao peixito para a Ana , realmente tens os zebrassomas(que não gostas) , as salarias que também limpam muitoo bem , e como disse o artur e bem tens os strigosus , depois tens Ctenochaetus truncatus e o Ctenochaetus binotatus ...

ja agora dos acanthuridae estavas a pensar em que ??


podes ainda contratar com o paulo oliveira e ele ensina a não ter algas. pede uma foto do aqua absolut amazing .... um abraço paulo


Boas Hernani ...

ela viu In loco , ela esteve ca em casa no dia do almoço :D :D

Quanto ao achiles , não te esqueças que esses peixes precisam de aquários GRANDESSSSS ...

quanto aos peixes que indicas sei que o Ctenochaetus flavicauda é um bom comedor de algas , o outro nao conheço sinceramente ...
Mas já tens algas no aqua ??

Abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
Eu tenho um ctenochaetus binotatus há alguns meses e estou contente com ele. Até agora é pacífico e resistente.
Editado pela última vez por Filipe Pires em 13/ago/2012, 13:58, num total de 1 vez.
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Tenho acompanhado este tópico, leio muitas sugestões, mas não li nada sobre o facto de que se um peixe algivoro tiver opção pode simplesmente "ignorar" as algas em causa que lhe dão muito trabalho a recolher, embora para o seu bem estar necessite de vegetais dado a sua natureza mais vegetariana. Muitas das espécies aqui mencionadas podem de facto ter um desempenho muito bom se simplesmente não tiverem acesso facilitado a alimentos "fáceis" como são os que lhes proporcionamos, caso contrário podem simplesmente "ignorar" ou pouco actuar sobre as algas que se pretende erradicar/controlar. Como o titulo do tópico apenas menciona Peixes bons comedores de algas, isso impede de desenvolver o tema com outros animais que são ainda melhores e mais especializados nessa tarefa, comer algas, e esses animais são invertebrados que só comem 100% algas ou muito próximo disso.
Voltando aos peixes e pela longa experiência que já tenho, posso dizer que todas as espécies aqui mencionadas podem ser excelentes porque já o experimentei e de igual modo podem ser medíocres, tudo depende do que lhes proporcionarmos.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Pedro Nuno Escreveu:
Tenho acompanhado este tópico, leio muitas sugestões, mas não li nada sobre o facto de que se um peixe algivoro tiver opção pode simplesmente "ignorar" as algas em causa que lhe dão muito trabalho a recolher, embora para o seu bem estar necessite de vegetais dado a sua natureza mais vegetariana. Muitas das espécies aqui mencionadas podem de facto ter um desempenho muito bom se simplesmente não tiverem acesso facilitado a alimentos "fáceis" como são os que lhes proporcionamos, caso contrário podem simplesmente "ignorar" ou pouco actuar sobre as algas que se pretende erradicar/controlar. Como o titulo do tópico apenas menciona Peixes bons comedores de algas, isso impede de desenvolver o tema com outros animais que são ainda melhores e mais especializados nessa tarefa, comer algas, e esses animais são invertebrados que só comem 100% algas ou muito próximo disso.
Voltando aos peixes e pela longa experiência que já tenho, posso dizer que todas as espécies aqui mencionadas podem ser excelentes porque já o experimentei e de igual modo podem ser medíocres, tudo depende do que lhes proporcionarmos.


Boa noite Pedro
Obrigado pelo comentário. Referi peixes por referir, mas se houver algum invertebrado que me solucione o problema estou aberta a sugestões e dicas. Sei dos turbos, mas ainda tenho medo de os introduzir, o aquario ainda só faz amanhã um mês e tenho receio de introduzir os vivos e que de alguma maneira seja projudicial para os mesmo ou até ara o cilco do sistema.
De-me a sua opinião pff.
Obrigada.

[quote="Paulooliveira]
Mas já tens algas no aqua ??

Abraço ...[/quote]

Boas Paulo

Tenho umas algas filamenosas verdes pequeninas, mas ainda não tenho fotos para poder mostrar como está.
Hoje já comecei com as tpas, hoje fiz uma de 60l e na 6f estou a pensar fazer uma de 100l (achas muito?)
Obrigada.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ana Lopes Escreveu:
Pedro Nuno Escreveu:
Tenho acompanhado este tópico, leio muitas sugestões, mas não li nada sobre o facto de que se um peixe algivoro tiver opção pode simplesmente "ignorar" as algas em causa que lhe dão muito trabalho a recolher, embora para o seu bem estar necessite de vegetais dado a sua natureza mais vegetariana. Muitas das espécies aqui mencionadas podem de facto ter um desempenho muito bom se simplesmente não tiverem acesso facilitado a alimentos "fáceis" como são os que lhes proporcionamos, caso contrário podem simplesmente "ignorar" ou pouco actuar sobre as algas que se pretende erradicar/controlar. Como o titulo do tópico apenas menciona Peixes bons comedores de algas, isso impede de desenvolver o tema com outros animais que são ainda melhores e mais especializados nessa tarefa, comer algas, e esses animais são invertebrados que só comem 100% algas ou muito próximo disso.
Voltando aos peixes e pela longa experiência que já tenho, posso dizer que todas as espécies aqui mencionadas podem ser excelentes porque já o experimentei e de igual modo podem ser medíocres, tudo depende do que lhes proporcionarmos.


Boa noite Pedro
Obrigado pelo comentário. Referi peixes por referir, mas se houver algum invertebrado que me solucione o problema estou aberta a sugestões e dicas. Sei dos turbos, mas ainda tenho medo de os introduzir, o aquario ainda só faz amanhã um mês e tenho receio de introduzir os vivos e que de alguma maneira seja projudicial para os mesmo ou até ara o cilco do sistema.
De-me a sua opinião pff.
Obrigada.

[quote="Paulooliveira]
Mas já tens algas no aqua ??

Abraço ...[/quote]

Boas Paulo

Tenho umas algas filamenosas verdes pequeninas, mas ainda não tenho fotos para poder mostrar como está.
Hoje já comecei com as tpas, hoje fiz uma de 60l e na 6f estou a pensar fazer uma de 100l (achas muito?)
Obrigada.[/quote]



Boas,

Se o aquário faz um mês de vida, deverás começar a introduzir a equipa de limpeza.
Mede valores de amónia e nitratos.

Deverás ter valores de amónia próximos de 0 e nitratos a começar a subir. Altura de fazer TPA (como estás a fazer) e introduzir vida.

Não podes é introduzir muito de cada vez pois o sistema ainda não tem capacidade de processar toda a amónia. As colónias de bactérias tem que ir aumentando e isso consegues com a progressão na introdução de vivos.

Podes pôr os turbos à vontade. Faz só é uma boa aclimatização.

Idealmente faz aclimatização de temperatura (saco dentro de água) usa vinagre (1 gota de cada vez) para que o pH do saco fique iqual ao pH do aquário e durante uma hora pinga água do aquário para o saco e de 10 em 10 minutos retiras a mesma quantidade.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Ana Lopes Escreveu:

Boa noite Pedro
Obrigado pelo comentário. Referi peixes por referir, mas se houver algum invertebrado que me solucione o problema estou aberta a sugestões e dicas. Sei dos turbos, mas ainda tenho medo de os introduzir, o aquario ainda só faz amanhã um mês e tenho receio de introduzir os vivos e que de alguma maneira seja projudicial para os mesmo ou até para o ciclo do sistema.
De-me a sua opinião pff.
Obrigada.


Olá Ana
Os invertebrados adequados por serem mais resistentes e eficientes são:
As Cypraea moneta não confundir com Cypraea annulus - tenho umas 6 em serviço na lagoa mas vou aumentar para 10 ou 12

Cypraea moneta
Imagem

Cypraea annulus
Imagem


Trochus, não confundir com os Turbo . Na Lagoa temos 3 Trochus em serviço e no Mar das Gorgónias 1.

Trochus
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Stomatella são excelentes mas normalmente não se encontram à venda. Surgem na Rocha Viva e muitos podem ser obtidos a pedido nas lojas.
Há mais, mas estes já te prestarão um bom serviço. Importa salientar que níveis de nitratos elevados são prejudiciais para estes seres.
As trocas parciais de água abundantes e frequentes, ajudarão a manter os níveis em valores desejados bem como as algas controladas.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Pedro Nuno Escreveu:
Ana Lopes Escreveu:

Boa noite Pedro
Obrigado pelo comentário. Referi peixes por referir, mas se houver algum invertebrado que me solucione o problema estou aberta a sugestões e dicas. Sei dos turbos, mas ainda tenho medo de os introduzir, o aquario ainda só faz amanhã um mês e tenho receio de introduzir os vivos e que de alguma maneira seja projudicial para os mesmo ou até para o ciclo do sistema.
De-me a sua opinião pff.
Obrigada.


Olá Ana
Os invertebrados adequados por serem mais resistentes e eficientes são:
As Cypraea moneta não confundir com Cypraea annulus - tenho umas 6 em serviço na lagoa mas vou aumentar para 10 ou 12

Cypraea moneta
Imagem

Cypraea annulus
Imagem


Trochus, não confundir com os Turbo . Na Lagoa temos 3 Trochus em serviço e no Mar das Gorgónias 1.

Trochus
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Stomatella são excelentes mas normalmente não se encontram à venda. Surgem na Rocha Viva e muitos podem ser obtidos a pedido nas lojas.
Há mais, mas estes já te prestarão um bom serviço. Importa salientar que níveis de nitratos elevados são prejudiciais para estes seres.
As trocas parciais de água abundantes e frequentes, ajudarão a manter os níveis em valores desejados bem como as algas controladas.



Olá Pedro

Nunca vi esses Cypraea moneta a venda, iso encontra-se facilmente?
Hoje já introduzi dois turbos, e com a tpa que fiz de 60l as algas ja estao a desaparecer.
Obrigada pela ajuda.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Ana Lopes Escreveu:
Pedro Nuno Escreveu:
Ana Lopes Escreveu:

Boa noite Pedro
Obrigado pelo comentário. Referi peixes por referir, mas se houver algum invertebrado que me solucione o problema estou aberta a sugestões e dicas. Sei dos turbos, mas ainda tenho medo de os introduzir, o aquario ainda só faz amanhã um mês e tenho receio de introduzir os vivos e que de alguma maneira seja projudicial para os mesmo ou até para o ciclo do sistema.
De-me a sua opinião pff.
Obrigada.


Olá Ana
Os invertebrados adequados por serem mais resistentes e eficientes são:
As Cypraea moneta não confundir com Cypraea annulus - tenho umas 6 em serviço na lagoa mas vou aumentar para 10 ou 12

Cypraea moneta
Imagem

Cypraea annulus
Imagem





Olá Pedro

Nunca vi esses Cypraea moneta a venda, iso encontra-se facilmente?
Hoje já introduzi dois turbos, e com a tpa que fiz de 60l as algas ja estao a desaparecer.
Obrigada pela ajuda.


Olá Ana

Aqui na zona do "Grande Porto" são relativamente fáceis de obter porque há pelo menos uma loja que as disponibiliza regularmente e até aceita encomendas. O preço vai dos 7.50 aos 10 euros cada uma e são excelentes. Eu indiquei Cyprea moneta em vez de Cyprea annulus ou até Cyprea obvelata por serem talvez as mais frequentes de obter, alias frequentemente vêm todas misturadas sob o nome de Money cowrie ou Cyprea moneta, mas qualquer das três espécies é adequada e temos duas Cyprea moneta na Lagoa, uma das quais já temos há seguramente 4 anos pelo menos senão mesmo mais. Da experiência que tenho são muito, mas mesmo muito resistentes por comparação com os Turbo por exemplo. São excelentes alguivoras.
Temos outras espécies de Cyprae e tirei algumas fotografias e fiz um video que colocarei aqui, mas estas três espécies acima mencionadas são as mais recomendadas. Caso pretendas outras espécies, tens de te informar previamente sobre as mesmas porque há espécies de Cypraea que não são adequadas.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Olá Ana ... talvez agora possas mudar (o pedir aos moderadores para mudar) o titulo do tópico para "Peixes e Invertebrados bons comedores de algas" ... fica a sugestão

Aqui podes ver imagens de várias espécies de Cypraea ... nem todas poderão ser adequadas, por isso investiga antes de comprares.

Aqui na Lagoa temos:
1 Cypraea mauriteana
2 Cypraea caputserpentis
1 Cypraea tigris média porque a grande tivemos de a mudar para o Mar das Gorgónias porque nas suas deslocações derrubava corais por ser muito volumosa e forte.
Já tivemos Cyprea carneola
5 Cypraea arabica, 2 na Lagoa e 3 no Mar das Gorgónias e uma delas já a temos há mais de 3 anos. Veio do sistema do João M. Monteiro e já lá vivia há uns dois anos ou mais, portanto deve ter uns 5 ou 6 anos agora.
6 Cypraea moneta/annulus/ovbelata
Importa salientar que as Cypraea além de alguivoras também são necrófagas e espongivoras, ou seja, tudo o que houver de esponja no sistema, tarde ou cedo acaba por ser comido pelas Cypraea, embora haja espécies mais susceptíveis do que outras e as Cypraea moneta pode-se dizer que "dispensam" a esponja mas se a tiverem podem comer, assim é importante salientar que se deve proporcionar alguma esponja que facilmente se pode recolher na nossa costa e congelar e ir dando de longe a longe. Um aspecto interessante é que as Cypraea, e presenciei isso com as Cypraea tigris e arabica que temos cá, comem a esponja e o que rejeitam voltam a comer até não haver mais qualquer vestígio de esponja.

Cypraea arabica
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cypraea mauriteana
Imagem

Imagem

Imagem

Cypraea moneta a repousar sob a Acanthastrea lordhowensis vermelha
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cypraea tigris
Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Pedro Nuno em 15/ago/2012, 22:18, num total de 1 vez.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Olá Ana

aqui está um pequeno vídeo da Cypraea mauriteana



Quando encontrar as Cypraea caputserpentis fotográfo. Estão recolhidas.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Olá Pedro

Gostei muito dasua explicação :-bd e até gosto desses invertebados, pois sempre se tornam mais bonitos e atrativos do que os turbos e etc ;) e o facto de serem necrófagas e espongivoras também é intressante.
Vou averiguar se as lojas aqui da zona conseguem arranjar estes bichinhos e tentar introduzir uns 3 ou 4.
Tenho uns ermitas e um strombos, acha cedo para introduzir no sisteme devido a sua idade :-\
Obrigada pela partilha de imagens e informação ;;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Ana Lopes Escreveu:
Olá Pedro

Gostei muito dasua explicação :-bd e até gosto desses invertebados, pois sempre se tornam mais bonitos e atrativos do que os turbos e etc ;) e o facto de serem necrófagas e espongivoras também é intressante.
Vou averiguar se as lojas aqui da zona conseguem arranjar estes bichinhos e tentar introduzir uns 3 ou 4.
Tenho uns ermitas e um strombos, acha cedo para introduzir no sisteme devido a sua idade :-\
Obrigada pela partilha de imagens e informação ;;)


Cypraea moneta podes colocar. Por experiência sei que são bastante resistentes. Na natureza vivem em zonas intertidais e resistem a variações de temperatura e salinidade muito elevadas. Coloquei as que tinha e as mais recentes aqui na Lagoa quando esta iniciou e entretanto também foi remodelado o Mar das Gorgónias com grande impacto e ainda aqui estão. Precede à aclimatação com suavidade quando as trouxeres e colocares nos sistema.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Não seria melhor abrir um tópico com o setup do sistema, onde se descrevesse o método que esta a ser implantado no aquário e o tipo de manutenção, e o que se pretende ?!


Fica a sugestão!! :-@
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Ricardo Prata Escreveu:
Não seria melhor abrir um tópico com o setup do sistema, onde se descrevesse o método que esta a ser implantado no aquário e o tipo de manutenção, e o que se pretende ?!


Fica a sugestão!! :-@


Olá Ricardo

Se não me enganei o sistema da Ana é ou era este
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Pedro,

Eu conheço o sistema em causa, mas penso que não se obteve qualquer tipo de sucesso, infelismente !

Este sistema sofreu um reset total á bem pouco tempo e sofreu uns updates, dando inicio a um novo ciclo..... :-@
por isso sugeri a abertura do tópico.
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Olá Ricardo ;;)

Tal como disseste e bem o sistema sofreu um reset total, com uns updates e ainda esta no ciclo.
Devido a essa questão ainda nao foi aberto um tópico com os updates e com o novo ciclo pois ainda não tem nada para ver a não sera rocha mesmo!
Assim que começar a dicionar os vivos irei abrir um tópico.

Anterior

Voltar para Discussão Geral



cron