Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Impressora 3D - aplicação no nosso hobby

Impressora 3D - aplicação no nosso hobby

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

O que é uma impressora 3D?

[yt]http://www.youtube.com/watch?v=1EWWt93Fxls[/yt]

Para quem acompanha o blog Advanced Aquarist, certamente já conhece o conceito do 3D printing.
Coloco aqui porque pode ser que desperte o interesse de alguém para se aventurar nisto :D


Um modelo de Venturi

Imagem

Imagem

Imagem

[Fonte] http://www.advancedaquarist.com/blog/3d ... in-skimmer


Hum? Até dá para fazer rocha viva? =))




[Fonte] http://www.advancedaquarist.com/blog/ho ... rock-video
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Fogo ....

Eu quero uma !!!!! :(( :(( :((

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Quanto custará um brinquedo destes??
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Pá... não percebo nada disso mas parece que o Shane Graber da Advanced aquarist usa uma que se chama Makerbot

Imagem

1749$ no site deles.

http://store.makerbot.com/3d-printers.html

Não faço a mínima ideia do preço das CNC's no mercado de usados. De certeza que depende do tamanho, mas as mais pequenas que dão para fazer estas brincadeiras e não precisam de ser tão rápidas, devem custar esse valor ou menos.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Estive a ver o produto em causa.
Aquilo que vocês chamam de impressora 3D... não é nada de novo... nós por cá chamamos de 'Prototipagem rápida'.
O conceito 'doméstico' está muito bom!



Em 2004 comecei a escrever um livro de CNC e na altura escrevi o seguinte acerca do processo.

(...)

A prototipagem rápida define-se como um conjunto de processos tecnológicos que permitem fabricar modelos físicos tridimensionais directamente a partir de um modelo virtual modelado num sistema CAD 3D. Pode-se dizer que se trata de uma conversão directa de um modelo CAD num objecto físico sólido. Os modelos são construídos progressivamente por camadas não havendo necessidade de utilizar quaisquer tipos de ferramentas.

As tecnologias de prototipagem rápida pressupoêm, portanto, a existência de um modelo CAD 3D das peças que se pretendem produzir.

Estas tecnologias compreendem um conjunto de processos baseados no principio do fabrico por camadas sucessivas (Layer Manufacturing Technology – LMT) sem necessidade de utilização de quaisquer tipo de ferramentas.

O processo de prototipagem rápida é um processo “aditivo”, combinando camadas de papel, cera ou plástico para se criar um objecto sólido. A natureza aditiva deste processo, permite a criação de objectos com características internas complicadas que não podem ser obtidos através de outros processos, tais como a fresagem, furação, torneamento, etc., que são processos de remoção, de arranque de material a partir de um bloco sólido ou de conformação (fundição, forjamento).

Os sistemas de prototipagem rápida têm um grande interesse no desenvolvimento de novos produtos. Numa fase inicial, eles servem para testar o “design” e a funcionalidade dos componentes projectados.

Para o sucesso de qualquer projecto de um produto, o estilo, design, ergonomia, função, montagem e viabilidade técnica, são alguns pontos a ter em conta. A materialização dos dados geométricos de um modelo CAD, é fundamental para o sucesso de um projecto. Constitui um auxílio visual excelente durante a discussão prévia do projecto com colaboradores ou clientes.

Esta tecnologia permite que as empresas tenham um protótipo funcional, sem a necessidade de um estudo de ferramentas definitivo para o produto em desenvolvimento. Desta forma as empresas podem simular as várias condições de trabalho às quais o produto será submetido, tais como ensaios em túnel de vento para componentes aeronáuticos ou simplesmente verificar pontos de concentração de tensões na peça.

A prototipagem rápida, possibilita a recolha e análise de uma maior quantidade de informação sobre o produto, de uma forma antecipada no seu ciclo de desenvolvimento.

Em todos os processos de prototipagem rápida recorre-se a desenho CAD 3D que é traduzido para um ficheiro STL (Standard Triangulation Language), no qual todas as superfícies do modelo são convertidas em triângulos. O ficheiro STL ao ser introduzido no equipamento de prototipagem rápida é convertido num ficheiro SLI (Slicing File), através do software da máquina, que divide o modelo nas várias camadas de construção.

Sempre se construíram protótipos. Os processos de prototipagem rápida permitem que eles sejam feitos mais depressa e de forma mais barata. O tempo para se fazer um modelo utilizando a prototipagem rápida é de poucos dias, enquanto que para se fazer um protótipo da maneira tradicional, pode levar semanas ou mesmo meses, dependendo do método utilizado. De facto, estima-se que a economia de tempo e de custos proporcionada pela aplicação das técnicas de prototipagem rápida na construção de modelos, seja da ordem de 70% a 90%.

Os processos de prototipagem rápida actualmente existentes são constituídos por cinco etapas básicas:

1. Criação de um modelo tridimensional em computador CAD da peça pretendida
2. Conversão do modelo tridimensional de um ficheiro CAD para formato STL (contendo as coordenadas X, Y e Z necessárias para representar superfícies em forma de pequenos polígonos)
3. Seccionamento do sólido em finas camadas transversais horizontais.
4. Construção física do modelo, construindo camada sobre camada
5. Limpeza e acabamento do protótipo

A prototipagem rápida foi comercialmente introduzida em 1987 com a apresentação do processo de estereolitografia. O material usado para a criação dos protótipos era composto de diferentes resinas. A estereolitografia, é actualmente um dos métodos mais comuns de prototipagem rápida juntamente com o Laminated Object Modelling (LOM) e o Selective Laser Sintering (SLS). Para além destas, existem outras tecnologias de prototipagem rápida no mercado.

As diferenças entre os diversos sistemas residem nos materiais utilizados e no processo de deposição e fabricação das sucessivas camadas. Cada tecnologia apresenta vantagens e inconvenientes, pelo que a sua selecção dependendo dos objectivos que se pretendem alcançar com a respectiva a aquisição.

(...)

Foi uma pequena explicação do que é a prototipagem rápida.
Foram 212 páginas que ficaram na gaveta :)

Há pelo menos uma empresa na Marinha Grande que se dedica exclusivamente à criação de protótipos.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Voltar para Discussão Geral