Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral [Desabafo] Preços dos corais - Particulares

[Desabafo] Preços dos corais - Particulares

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Rui, pois eu sei. Acho que pelo meio me perdi um bocado. :grin:

Eu acho que neste hobby cada vez mais as pessoas o vêm como um negócio e não como um hobby. Conheço pessoas que já não querem saber do sistema em si, mas apenas usa lo para fazer lucro a qualquer custo..


Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Soares Escreveu:
Rui, pois eu sei. Acho que pelo meio me perdi um bocado. :grin:

Eu acho que neste hobby cada vez mais as pessoas o vêm como um negócio e não como um hobby. Conheço pessoas que já não querem saber do sistema em si, mas apenas usa lo para fazer lucro a qualquer custo..


Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2



Pois, mas estes posts servem para isso mesmo.
Alertar os mais jovens dessas práticas menos éticas.

Com um pouco de sorte sempre vamos conseguindo influenciar um ou outro.

Eu pessoalmente deixei de comprar frags e os últimos que comprei: Ricordeas Florida foi por não ver em lojas Ricordeas Florida à venda, se não garanto-te que não comprava a particulares.

Também eu sonho com o transformar o hobby num negócio e como alguns lojistas poderão confirmar sempre que falei com eles garanti (e continuo a garantir) que se alguma vez o conseguir implementar, nunca irei vender a particulares.

Já quando fazia criação de guppys, escalares e discus geralmente ou ficava com eles ou trocava na minha loja habitual por materia, comida, etc.

Mas pronto. Acho que tem a ver com a maneira com que cada um se posiciona na vida. Com uma mão se dá, com a outra se recebe.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Se a questão se prende exclusivamente com os particulares, então alguém me diz, que particular ou particulares é que enriquecem ou destroem lojas a vender frags??....Eu acho que andamos todos um bocado a divagar.
Mas quem de nós aquariofilos portugueses tem em sua casa um volume tal de frags que faz concorrrência directa às lojas deste país, dependendo até do preço de venda ser alto ou baixo. Eu não acredito nisso, acho até uma grande treta.
Já agora, caso exista, denunciem, porque se o volume é tal, então toca de pagar impostos para não ajudar à economia paralela.

Ouço esta discussão há anos. Logo desde a altura em que a manutenção dos sps´s começou a ser mais comum e possivel.

A maior parte de nós faz alguns frags para ir ajudando na manutenção do "bicho", não tenho dúvidas.

Eu tenho um aquário e sei os custos de manutenção que tenho. Se fizer meia dúzia frags de uma acropora que para aqui tenho e se tiver a liberdade de colocar à venda alguns, desculpem lá, mas eu peço o que me apetecer dentro dos limites do bom senso, quem quiser compra e, mesmo que não tenha bom senso, quem quiser também compra! A quem eu queria oferecer também ofereço!
Desculpem mas não me venham dizer que isso destrói seja o que for, muito menos que seja uma imoralidade ou questão de principio!

Quem salta para as lojas são os aquariofilistas particulares, não são os lojistas que saltam para aquariofilistas particulares. A maior parte dos entusiastas é que transforma um hobby num negócio porque vê aí uma oportunidade de negócio, com toda a legitimidade! Mas sabem bem com que linhas se cosem, tendo também os seus mecanismos de defesa.

Não acredito que um bom lojista tenha qualquer receio de um particular que de vez em quando faça o seu negociozito. Quando deixar de ser negociozito, então denunciem, deixemo-nos de conversa de café.
Um lojista pode até beneficiar das pequenas vendas particulares, pode até fidelizar a compra a algumas pessoas como já sucede em alguns casos! Aliás, ainda não vi lojista nenhum a queixar-se!

Esta discussão só faz sentido se houver volume de negócio suficiente para ser injusto, imoral ou desleal. Assim tem mais um tom de queixume só porque alguns aquariofilos estão a vender as suas meia dúzia de fragszitos tão caros aos amigos do hobby como vendem as lojas....esses traidores.

Foi uma discussão parecida que levou à anulação das vendas e compras no reefforum, às tantas o Júlio até tinha razão. Cortou o mal pela raiz.
Temos o hobby com um número significativo de entusiastas, com excelentes lojas especializadas, mas porque raio os preços são sempre uma grande confusão!?
Porque se discute um ou outro frag mais pequeno feito por um colega e posto à venda por 20€ como se fosse o fim do mundo?
Só compra quem quer e, creio eu, ninguém aqui tem legitimidade para educar noutro sentido essa pessoa.

Já vi frags pequenos a 20€ e a 10€ mas também já vi frags enormes a 20€ e a 10 €, aqui não se diz nada?

Com toda a honestidade acho uma grande treta isto dos preços dos frags dos particulares e da concorrência e da imoralidade e etc, etc.....

Abraço,
Paulo Marinheiro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Já agora, para que fique claro, eu terei vendido meia dúzia de frags a particulares em 15 anos de hobby. Mas se me apetecer fazer um "pinoco" aqui de uma acropora echinata azul que tenho e que até nem é muito grande, não vendo por menos de 20€.
É que esta discussão toda faz parecer que os particulares têm carradas de colónias de acroporas enormes....com tanto frag que até os podiam dar....ou vender barato..muitos...mas aí tinham de passar factura...e lá vai mais um lojista....

Abraço,
Paulo Marinheiro


Grupo: Utilizadores Mensagens: 91
Idade:
:ymapplause:

concordo plenamente


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Resumindo.... Comparando com outros países, de dimensões bem maiores do que a nossa, até estamos bem servidos em termos de oferta de corais. Quer lojas, quer particulares, temos muito por onde escolher... seja a 10€, 25€ ou a 50€. =))

Se bem me lembro, há 6 ou 7 anos atrás, era extremamente difícil arranjar bons SPS, só mandando vir da Alemanha. Hoje em dia, ainda não senti necessidade de ir lá fora buscar corais. Só por isso, a aquariofilia nacional está de parabéns!

Agora se há uns tipos que ganham mais 10€ do que deviam num frag, não me quer parecer que haja aí muita gente a vender assim tantos pinocos. Actualmente, as lojas estão razoavelmente bem servidas de frags e por isso o negócio de frags entre particulares tem caído um bocado. Os lojistas adaptaram-se e de que maneira ao negócio dos frags. Isto foi um pau de dois bicos, porque o preço das colónias grandes aumentou bastante, mas por outro lado consegue-se uma grande diversidade de espécies de corais com menos dinheiro. Depois, só temos de ter paciência (e skill) e fazer os corais crescer - o que nem sempre é fácil.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Paulo Marinheiro Escreveu:
Se a questão se prende exclusivamente com os particulares, então alguém me diz, que particular ou particulares é que enriquecem ou destroem lojas a vender frags??....Eu acho que andamos todos um bocado a divagar.
Mas quem de nós aquariofilos portugueses tem em sua casa um volume tal de frags que faz concorrrência directa às lojas deste país, dependendo até do preço de venda ser alto ou baixo. Eu não acredito nisso, acho até uma grande treta.
Já agora, caso exista, denunciem, porque se o volume é tal, então toca de pagar impostos para não ajudar à economia paralela.

Ouço esta discussão há anos. Logo desde a altura em que a manutenção dos sps´s começou a ser mais comum e possivel.

A maior parte de nós faz alguns frags para ir ajudando na manutenção do "bicho", não tenho dúvidas.

Eu tenho um aquário e sei os custos de manutenção que tenho. Se fizer meia dúzia frags de uma acropora que para aqui tenho e se tiver a liberdade de colocar à venda alguns, desculpem lá, mas eu peço o que me apetecer dentro dos limites do bom senso, quem quiser compra e, mesmo que não tenha bom senso, quem quiser também compra! A quem eu queria oferecer também ofereço!
Desculpem mas não me venham dizer que isso destrói seja o que for, muito menos que seja uma imoralidade ou questão de principio!

Quem salta para as lojas são os aquariofilistas particulares, não são os lojistas que saltam para aquariofilistas particulares. A maior parte dos entusiastas é que transforma um hobby num negócio porque vê aí uma oportunidade de negócio, com toda a legitimidade! Mas sabem bem com que linhas se cosem, tendo também os seus mecanismos de defesa.

Não acredito que um bom lojista tenha qualquer receio de um particular que de vez em quando faça o seu negociozito. Quando deixar de ser negociozito, então denunciem, deixemo-nos de conversa de café.
Um lojista pode até beneficiar das pequenas vendas particulares, pode até fidelizar a compra a algumas pessoas como já sucede em alguns casos! Aliás, ainda não vi lojista nenhum a queixar-se!

Esta discussão só faz sentido se houver volume de negócio suficiente para ser injusto, imoral ou desleal. Assim tem mais um tom de queixume só porque alguns aquariofilos estão a vender as suas meia dúzia de fragszitos tão caros aos amigos do hobby como vendem as lojas....esses traidores.

Foi uma discussão parecida que levou à anulação das vendas e compras no reefforum, às tantas o Júlio até tinha razão. Cortou o mal pela raiz.
Temos o hobby com um número significativo de entusiastas, com excelentes lojas especializadas, mas porque raio os preços são sempre uma grande confusão!?
Porque se discute um ou outro frag mais pequeno feito por um colega e posto à venda por 20€ como se fosse o fim do mundo?
Só compra quem quer e, creio eu, ninguém aqui tem legitimidade para educar noutro sentido essa pessoa.

Já vi frags pequenos a 20€ e a 10€ mas também já vi frags enormes a 20€ e a 10 €, aqui não se diz nada?

Com toda a honestidade acho uma grande treta isto dos preços dos frags dos particulares e da concorrência e da imoralidade e etc, etc.....

Abraço,


Subscrevo abaixo. ^:)^


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
De tudo o que o Hugo escreveu acho que o objectivo não é atacar as lojas ou achar que elas estão a exagerar no preço.
Aquilo que eu depreendo é que é mais um desabafo em relação aos particulares.

Acho que a mensagem final é: Se os particulares querem vender ao mesmo preço das lojas então façam frags iguais e não "pinocos".
Pelo que deprendo e tal como eu, nestas situações prefiro comprar na Loja que sustenta e promove o hobby.


César Soares Escreveu:
Eu acho que neste hobby cada vez mais as pessoas o vêm como um negócio e não como um hobby. Conheço pessoas que já não querem saber do sistema em si, mas apenas usa lo para fazer lucro a qualquer custo..


Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pois, mas estes posts servem para isso mesmo.
Alertar os mais jovens dessas práticas menos éticas.


Paulo Marinheiro Escreveu:
Não acredito que um bom lojista tenha qualquer receio de um particular que de vez em quando faça o seu negociozito. Quando deixar de ser negociozito, então denunciem


Bingo x3!!! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Ainda há tempos, fiz cerca de 10km para ir buscar um frag a um particular e cheguei lá era um pinoco por 15€... dei meia volta e fui-me embora, mas os 10km tive que os fazer... o que implica gastar tempo e dinheiro...

Ou seja, se os particulares quiserem vender pinocos a 15/20 ou até 50, são livres de o fazer e quem os quiser comprar também é livre, agora parece-me pouco etico que não refiram que o frag é pequeno, ou no limite quando o comprador se apercebe que não lhe façam um desconto...é no minimo imoral... mas isto é só uma opinião. Sejam pinocos de coral super raro, ou pinocos de corais mais banais, se as coisas forem tratadas com transparencia, ficam todos a ganhar!

Mais uma vez, se encontrar na loja prefiro comprar na loja se encontrar num particular e não encontrar na loja... das duas uma... ou compro no particular, ou falo com a loja para saber se arranjam.
Continuo a achar que existem comportamentos exemplares e comportamentos menos correctos, mas se calhar sou eu que não tenho legitimidade até porque nunca vendi nenhum frag.

O Post serve para opinar, na minha opinião, ninguem se deve chatear com isso!

Abraço.


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas...
pinocos na minha altura davão-se... :D .
Quando comecei a fragar não havia ninguem que não fosse lá em casa que não saisse de lá com 1 2 ou 3 frags e se calhar não eram pinocos. Podia cobrar o que quisesse pois não havia nada no mercado mas não, oferecia pelo gosto e para ajudar quem estava a começar. Em vez de cobrar a particulares, cobrava era ás lojas o que achava correcto e devido a isso montei os meus 2 aquários a seguir sem gastar praticamente um tusto.

Mais tarde surgiram mais pessoas no hobby :D , com quem se podia trocar frags ou importar e cortar em 5 ou 6 frags para o pessoal e a partir dai nunca mais vendi frags para lojas.

Cada um faz o que quer e vende a que preço quer, isso parte de cada um de nós. Tenho pena é que muitas pessoas só mantivessem (e mantêm) o aquário não por dedicação e gosto, mas sim por pensar em facturar X ou Y por mês á custa dos Rookies/novátos. Mas... isso é como em qualquer aspecto da vida, cada um pensa de maneira diferente e cada um faz negocio com o que quer e tem diferentes maneiras de ver as coisas. Ora essa maneira de ver as coisas é que pode originar precisamene o que estamos a discutir e dessa maneira torna-se uma discução tipica como aquela do "sexo dos anjos".

Mas de uma maneira geral penso que ao fim destes anos todos o mercado de frags e corais disponiveis em Portugal é muito bom e provavelmente resultou de alguns colegas do hobby fazerem o que aqui se critica. Vai de cada um de nós apoiar isso ou não...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Marco Madeira Escreveu:
Tenho pena é que muitas pessoas só mantivessem (e mantêm) o aquário não por dedicação e gosto, mas sim por pensar em facturar X ou Y por mês á custa dos Rookies/novátos....



Muitas quem Marco?

Continuo a achar que estamos a exagerar. Aqui por cima não tenho conhecimento de ninguém...Aí por baixo....bem, não tenho ouvido grandes lamentos...mas em caso afirmativo, se é escandaloso...digam lá quem, para os novatos ficarem atentos.

Se for por sistema, também sou contra essa exploração de que falas!

Há circunstâncias em que se vende outras em que se troca outras até em que se oferece, seja a particulares ou a lojas, seja maior ou mais pequeno. Não vejo nada de criticavel nisto.



Abraço,
Paulo Marinheiro


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Paulo Marinheiro Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:
Tenho pena é que muitas pessoas só mantivessem (e mantêm) o aquário não por dedicação e gosto, mas sim por pensar em facturar X ou Y por mês á custa dos Rookies/novátos....



Muitas quem Marco?

Continuo a achar que estamos a exagerar. Aqui por cima não tenho conhecimento de ninguém...Aí por baixo....bem, não tenho ouvido grandes lamentos...mas em caso afirmativo, se é escandaloso...digam lá quem, para os novatos ficarem atentos.

Se for por sistema, também sou contra essa exploração de que falas!

Há circunstâncias em que se vende outras em que se troca outras até em que se oferece, seja a particulares ou a lojas, seja maior ou mais pequeno. Não vejo nada de criticavel nisto.



Abraço,

Não queria arranjar nomes com este tópico confesso, nem sequer sei nenhum de cabeça, mas basta dar uma vista de olhos por um site português (obrigado Baltazar ^:)^ ) de troca e venda de corais, para se perceber muita coisa referida neste tópico... E mais não digo... :D

Mas lá está, como muitos dizem, cada um vende ao preço que quiser, o problema é quando, 1, 2, 3 pessoas fazem isso e se começa a instituir que esses são os preços e metodoligia indicados.

Vemos este (mau, no meu ponto de vista) exemplo todos os dias no mercado dos combustíveis. Também é livre, como todos gostam, também cada um pede o que quer, como todos gostam, há concorrência, como todos gostam, mas o que é certo é que todos aumentam no mesmo dia (recentemente até se instituiu que é à 2ª-feira, vá-se lá perceber porquê) e a maior parte das vezes o mesmo valor.

Continuo com a minha ideia: Ou os particulares andam a vender muito caro, ou as lojas muito barato!
Ambos fazerem o mesmo preço é que não consigo compreender, desculpem... :-o


Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 34
Só para responder ao que aconteceria se houvesse frags a 10 ou 8€. Era que esses seriam vendidos mais rapidamente que os outros. Eu tenho um aquário montado à quase um ano e onde a maioria dos corais ou foram oferecidos (obrigado Paulo Bravo e Jorge Neves) ou então foram comprados frags a particulares por 10€ ou 15€ alguns até menos. O que noto é que muitos dos frags que aparecem mais baratos são logo comprados... O problema de povoar o aquario desta forma é que ainda tenho pouca coisa até porque os corais em que eu estou mais interessado são espécies de moles diferentes ou LPS o que em termos de particulares aparece pouco, devido à maior dificuldade de fragar estes parece-me ou à falta de interesse neles também... Por isso não acho que o mercado de particulares seja assim tão relevante e não sei se serão aldrabadas assim tantas pessoas com esses tais pinocos por 15€ ou mais euros.. Se forem é porque não procuram muito também...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Hugo Figueiredo Escreveu:
O Gil sinceramente "perdi-lhe" o rasto... :(


Encontei o GiL em junho passado, no Almada forum.....está totalmente desligado e nem tem ideias de voltar a ter aqua....

Em relação a este tópico, creio que como já foi dito, só compra quem quer e normalmente só somos enganados 1 vez!

Já vendi muita coisa, agora troco ou simplesmente ofereço, porque não estou para me estar a chatear e a perder tempo com isso, nos foruns!Não quer dizer que não o volte a fazer....secalhar pra semana....porque até tenho alguns frags que o Hepatus tem feito....

A ultima que me fez perder a paciência, foi um tipo do Porto que queria ficar com quase todos os meus frags....chegamos a um acordo, onde lhe fiz várias ofertas....os dias foram pasando, ele, ligava a dizer que era amanha que pagava....depois no outro dia...e eu com pessoas interessadas nos frags....tive de ir de ferias e ele n comprou nem vendi a ninguem!!!!
Resumindo, há com cada cromo.....loooool.....


Agora há frags e frags!!!! e corais e corais!Depende da raridade e das cores!

Não dava 25€ por um toco de Callendrium verde, mas dei por uma Callendrium rosa!Ou por uma A. Enchinata ou carduus ou gomezi ou efflourescens.......tudo depende da especie e da cor!

toda a gente é livre dep edir o que quisser pelo que queisser.....agora só compra quem quer....e só é enganado 2x quem é parvo!

Cumps

Anterior

Voltar para Discussão Geral