Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral [Desabafo] Preços dos corais - Particulares

[Desabafo] Preços dos corais - Particulares

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Peço desde já desculpa pelo desabafo que vou fazer mas é o que sinto!
Eu que estive fora do hobby durante 2 anos e dos aquários mais de 6!

Talvez seja por isso que sinto o que sinto, não sei...

E o que sinto é que o preço dos corais está super-hiper valorizado. Excessivo!

O que noto desde há 6 anos quando tive de largar o aquário, é que o preço subiu e o tamanho desceu! E muito, ambos!

E de quem é a culpa?
Mercado? Logistas? Importadores? Crise?
Não faço puto de ideia, mas que pagar 15€, 20€, 25€ por uma amostra de coral é um abuso! Isso acho que é!

Mas há um fator que para mim é obvio nesta escalada dos preços: NÓS aquariofilistas e clientes!!!
Eu vejo a maior parte do pessoal a vender frags (com este tamanho que agora chamam de frag, há 6-10 atrás nós ofereciamos a quem lá ia a casa ou quem começava um aquario novo) por... 15€, 20€, 25€... :-o

Se a malta anda a vender frags dos seus aquários por 20€, a quanto queremos nós que as lojas os vendam?
Lojas, que têm de pagar ordenados, eletricidade, publicidade, importações, transportes, stocks, empréstimos, alugueres, etc, etc, etc...

Eu sempre vi estas vendas pessoais, como forma de escoar excedentes ou de arranjar espaço no aquário e não como uma forma de patrocinar o hobby! ^#(^
Alguns certamente se lembram o que aconteceu a um grande aquariofilista português por tentar envederar por via idêntica...

Ainda me lembro de quando 5 ou 6 malucos (muitos deles ainda cá andam felizmente :ymhug: ) importavam uma caixa de corais e rachavam aquilo tudo! Aquilo sim eram peças como deve de ser a preços aceitáveis...


Claro que este comentário não vai servir de nada e muitos podem pensar: "Olha... lá vem este coirão, que está afastado durante tanto tempo agora a mandar postas de pescada como se percebece aguma coisa disto!!!", mas achei por bem fazê-lo!

Pensem (particulares) ao preço a que andam a vender frags e vejam o preço a que as lojas os vendem, comparem e vejam quem (no mínimo também) sai mal na fotografia...

P.S.:Se há locais onde aquariofilistas trocam/vendem frags por preços diferentes do que indiquei, por favor digam-me onde e queiram esquecer este post, já que como estou mais por fora do hobby pode-me ter escapado (e escapou) muita coisa! ;)
Editado pela última vez por Hugo Figueiredo em 27/ago/2012, 08:32, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Boa noite Hugo, penso que a culpa é EXCLUSIVAMENTE de quem compra!
Eu posso por os meus corais todos a 100eur cada, so compram se quiserem. A procura e oferta é que faz o preço.
Quando compro corais é porque acho que estou a pagar um valor razoavel para o coral em questão, se nao achar que o preço é correto simplesmento não compro.
Quanto às lojas cada vez mais elogio as lojas pelo desenvolvimento que têm dado ao hobby ca dentro, cada vez mais temos acesso a tudo o que existe lá fora, em relação a especies de corais já muito pouca coisa não se encontra por ca, e se uma loja arranjar alguma coisa que eu quero mesmo, não vou olhar para a carteira primeiro!!!
Por outro lado percebo o teu desabafo, desde à 6 anos para cá tudo aumentou, agua, luz , produtos etc... até o pao que antes pagava 5centimos por uma carcaça, agora pago 20centimos!!!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Xii abriste uma caixa de Pandora! :D

Eu acho que as pessoas só pagam o que querem e os corais só tem os preços que têm porque alguém paga os valores que se pedem.
Se eu quiser um coral XPTO que custa 50 euros, e houver alguém que o vende a 25 euros eu vou comprar o de 25, como é lógico. O problema é que não há! Os preços hoje em dia andam muito próximos até mesmo entre particulares.. está tudo muito bem mecanizado. aliás é a lei do mercado global e a aquariofilia salgada nacional, como mercado minusculo que é, não foge á regra.

Isto é um hobby caro! Sempre foi e sempre será! Com o aumento de IVA, IRC, alugueres, taxas euribor, preço da água, etc, etc, etc não há forma de ficar mais barato.

Mas eu, pessoalmente até nem acho que as coisas sejam mais caras hoje do que por exemplo há 10 anos atrás.

Há 10, 12 anos atrás eu pagava 20 contos por uma acropora selvagem completamente castanha! Não havia mais nada...
Pagava 25 contos por uma trachyphyllia... Verde normalissima...
Pagava 10 contos por uma pedra com actinodiscus avermelhados..
E por aí fora...

Resumindo, na minha opinião até nem acho que as coisas estejam mais caras.
Há sim peças muito caras que dantes não apareciam e, sendo raras, tem o seu preço, como acontecia há 10 anos atrás.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Olá hugo,

Compreendo o que dizes, na volta podes comprar frags aqui que são mais baratos!lol

http://www.berghia-zucht.de/epages/6270 ... D=16084495

Estou a reinar contigo, não leves a mal..ehehehe

Sinceramente tenho que concordar e não contigo! A 6 anos atrás tudo que era SPs custava 60€ e hoje continua a custar 60€, mas já encontras muitos a 40/45/49€, os custos de hoje é que são muito mais que ha 6 anos, mesmo para quem venda a partir de casa. No que respeita a frags, entendo o que dizes, so que não posso concordar com o facto de ha 6 anos atrás o pessoal dava os frags e não os vendia, isso é negativo, nessa altura muitos frags comprei ao Diogo e depois Gil Miguel e olha que não eram maiores que agora, pelo menos nunca me deram nada! Tudo bem, o pessoal até trocava uns frags, mas era entre mais entre amigos.

abraço
carlos
Carlos Basaloco


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ...

Pois é. É mesmo assim.
Mas Hugo, eu estou como o Carlos Basaloco ... A mim também ninguém me ofereceu nada. Bem excepto o João Monteiro na desmontagem do reef dele. Ricordeas Yuma verdes dele ainda andam por cá ... :D

Mas por acaso até nem acho muita diferença de à 6 anos para cá ... Eu acho é que já não estás habituado aos preços. :))

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Joao Tomas Escreveu:
Boa noite Hugo, penso que a culpa é EXCLUSIVAMENTE de quem compra!
Eu posso por os meus corais todos a 100eur cada, so compram se quiserem. A procura e oferta é que faz o preço.
Quando compro corais é porque acho que estou a pagar um valor razoavel para o coral em questão, se nao achar que o preço é correto simplesmento não compro.

César Soares Escreveu:
Eu acho que as pessoas só pagam o que querem e os corais só tem os preços que têm porque alguém paga os valores que se pedem.

Julgo que isso é uma maneira simplista de ver as coisas!
E o João no seu próprio post refere isso mesmo:
Joao Tomas Escreveu:
até o pao que antes pagava 5centimos por uma carcaça, agora pago 20centimos!!!

E não deixaste de comprar pão, pois não?! O que significa que essa estória de que só se compra porque se acha que o preço é justo é uma treta! Se o gasóleo aumentar para 5€ o litro eu vou ter de o pagar a 5€. Se o pão aumentar para 10€ a carcaça eu vou ter de a pagar a 10€, e por aí fora! Como é evidente ninguém vai deixar de comer para comprar um coral, mas essa estória de que é o mercado da oferta e da procura que faz o preço é uma treta! Mas se acham que pagar 20€ por um "pinoco" de um aquário de partiular é um bom preço, então peço desculpa sou eu que não percebo o "mercado" e então as lojas deveriam aumentar o preço dos corais ainda mais... :-o

César Soares Escreveu:
Mas eu, pessoalmente até nem acho que as coisas sejam mais caras hoje do que por exemplo há 10 anos atrás.

Há 10, 12 anos atrás eu pagava 20 contos por uma acropora selvagem completamente castanha! Não havia mais nada...
Pagava 25 contos por uma trachyphyllia... Verde normalissima...
Pagava 10 contos por uma pedra com actinodiscus avermelhados..
E por aí fora...

sim mas de que tamanho?
Lembro-me bem de pagar 75 contos por uma acrópora castanha e não me arrependo nem um pouco disso! Com ela consegui ajudar a repovoar todo o meu aquário e não fiz contas mas dos frags que vendi e troquei, ela deve ter ficado por menos de metade disso! Mas era um coral, não um pinoco! =))

Carlos Basaloco Escreveu:
nessa altura muitos frags comprei ao Diogo e depois Gil Miguel

E ambos sabemos o que aonteceu ao Diogo...
O Gil sinceramente "perdi-lhe" o rasto... :(

Mas mais uma vez estão-se a focar no preço praticado pelas lojas quando o meu post é mais direccionado para os particulares!
Não me cabe na cabeça que um mesmo coral custe o a mesma coisa seja comprado numa loja ou num particular! [-x

E deixo uma pergunta: O que aconteceria se os particulares vendenssem os seus frags a 8€/10€? $-)


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ...

Pois é. É mesmo assim.
Mas Hugo, eu estou como o Carlos Basaloco ... A mim também ninguém me ofereceu nada.

Pois é natural, se os nossos aquários estão povoados com pinocos (gostei do nome e não arranjo outro melhor :D ), é impossível fazer um pinoco de um pinoco!!! 8-}

Se o mercado é só de pinocos é natural que para haver colónias mãe com tamanho suficiente para se fragar e até oferecer aos amigos se leve muitos anos. E tenho ideia que não há assim tantos aquários há assim tantos anos...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Hugo Figueiredo Escreveu:
E deixo uma pergunta: O que aconteceria se os particulares vendenssem os seus frags a 8€/10€? $-)


Boas,

"Vá, Hugo, não seja um português piegas...", era o que provavelmente diria o nosso PM, Passos Coelho :D

Enquanto não formos governados por um ditador comunista, estilo Hugo Chávez, com pré-definição de preços, a lei da oferta e da procura vai definir o preço dos frags.

Sobre a venda por particulares desses frags a 8 ou 10 EUROS, a consequência mais provável, assumindo que havia um grande número de frags e particulares, era as lojas irem à falência, pois seria impossível competirem com esses valores, dado os custos com a manutenção dos corais...

Agora a sério, esse queixume sobre os preços dos frags cheira a conversa de comunista... :p :D
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Hugo, tenho apenas uma ideia e não absoluto conhecimento, do que era o mercado das lojas de aquariofilia em lisboa há 10 anos. Mas em Coimbra, Porto, Aveiro conhecia e bem.
Devo dizer-te que está mil vezes mais democrático o mercado da aquariofilia marinha hoje do que aquilo que era há 10 anos atrás. E não apenas nos corais. Onde comprávamos há 10 anos um camarão lysmata por 12/15 €?....ou um zebrassoma, um hepatus, mesmo um leucosternon por 35 ou 45 euros?...etc,etc,etc.....isso é que era bom...pelo menos por aqui! Vi muito boa gente a comprar acroporas selvagens, tridacnas, catalaphylias, por dezenas de contos, até centenas! E Havia grandes riscos de não sobreviverem!
É a lei da oferta e da procura que faz o preço no mercado, nisto e em qualquer outro negócio....juntamente com os factores/custos directos da manutenção destes animais, obviamente.

Hoje, na generalidade, os preços praticados por cá, assemelham-se aos que se praticam na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos. Se compararmos com Espanha, Itália, e muitos locais dos EUA somos até mais baratos. Já nem vou entrar na questão do material técnico porque estamos só a falar de vivos.

Há frags pequenos mais raros e mais caros, sem dúvida. Mas tens hoje, disponivel em lojas, uma grande variedade de frags dos mais diversos sps´s com bons tamanhos, a 15/20/25 €. Depois de 1 ano num bom aquario tem 10 vezes o tamanho original ou mais, dependendo do sps´s.

Não acho caro. Um aquário de 700 litros onde se gasta 3500€ em escumadores bombas e reactores e depois 70 € de sal por mês, 50 € de produtos por mês, 150€ de energia por mês, 50 € de água por mês, 40 € de comida por mês, será muito um frag de uma acropora custar 20 €??

Na minha opinião ainda bem que só há frags e corais pequenos, era assim que devia ter sido mais cedo. Que sentido faz hoje com os avanços do hobby, retirar colónias selvagens do recife. Quem sabe e tem condições que faça aquários para poder desenvolver grandes colónias ao longo dos anos. Isto só obriga e ajuda à dedicação e torna o nosso desafio maior.

Já agora, termino com uma reflexão, manter e fazer crescer acroporas mesmo em frags, não deve ser assim tão fácil para o comum dos aquariofilos....vão morrendo e compram-se mais..não é verdade :- ?.....Porque parece-me que se fosse assim tão fácil...os preços não subiam tanto.....às tantas até as davam os particulares e os lojistas...bastava comprar o primeiro e deixar crescer..aí sim é que era.
Infelizmente não é assim [-x , é dificil e dispendioso mantê-los a crescer e em bom estado....logo 20€, na minha opinião, é mais do que razoável.

Abraço,
Paulo Marinheiro


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

E quem não se lembra do aquário do Zé Perpétua?
Aquilo só lá entravam frags ... :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Continuam a falar dos preços nas lojas quando o meu desabafo era mais sobre os preços praticados entre particulares.

E continuo na minha que a lei da oferta e da procura aplica-se quando há concorrência saudável e direta!
Não quando se institui um valor e toda a gente, lojas e clientes, praticam esse preço! Isso não é lei da oferta e da procura!

Não há lei da oferta e da procura nas gasolineiras!
Não há lei da oferta e da procura no pão!
Não há lei da oferta e da procura em tantas outas coisas do nosso dia-a-dia!
Há lei da oferta e da procura, por exemplo nas operadoras móveis ou de serviços de TV. Aí sim há lei da oferta e da procura! Isso sim é um mercado livre e curiosamente praticam todos +/- os mesmos preços o que até pode ser visto como um contrasenso...

Volto a dizer: Se os corais aumentassem dos 20€ para os 50€, nós continuavamos a comprar! Podiamos comprar menos (nem isso acredito), podiamos escolher melhor, mas comprávamos na mesma! Por isso a questão do "só compra quem acha o preço justo" não colhe! Nós compramos porque não temos alternativa! Sobretudo quando a possivel alternativa (trocas e vendas) entre particulares é feita ao preço que as lojas praticam!

Salve lojas!!! ^:)^


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Carlos Basaloco Escreveu:
Olá hugo,

Compreendo o que dizes, na volta podes comprar frags aqui que são mais baratos!lol

http://www.berghia-zucht.de/epages/6270 ... D=16084495

Estou a reinar contigo, não leves a mal..ehehehe

Levo agora a mal...
Estamos aqui na converseta!!! :ymhug:

Não conhecia o site, mas digo-te com franqueza, prefiro muito mais dar 40€ por isto:
Imagem

...que 15€ por isto:
Imagem

Mas é que nem pensava 2 vezes!!! ;;)


Mas é possível comprar aqui? :ymdevil:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas Pessoal,

Permitam-me dar a minha opinião ainda que seja de um aficionado relativamente recente e que não se lembra do preço de corais em Contos...
Existem várias lojas da nossa praça que também vendem frags a 15/20/25€ como foi já referido, e por vezes são frags com tamanhos bastante razoaveis! Os particulares por vezes vendem frags que são muito pequenas mas querem vendê-las pelo mesmo valor que as lojas...
Há cerca de 1 mês fui a uma loja da nossa praça com intenção de comprar uma ou duas frags, pelos tais 15€... acabei por trazer um coral de acropora por 30€... Se fosse outro e tivesse lucro em mente, fragava aquilo em 4 ou 5 pedaços e vendia cada um por 15€(e acreditem que dava frags maiores que muitas que vejo á venda nos particulares), mas como o objectivo é mesmo o de manter a frag fico com ela.
Outro exemplo... há uns meses, fui a esta mesma loja, á procura de um frag de uma seriatopora calliendrum verde... eles não tinham, mas o dono foi a um coral grande(enorme mesmo que lá tinha), partiu um bocado e... ofereceu-me! nem cobrou nada por aquilo e acreditem mais uma vez, se juntar as duas frags, fica uma bela frag com vários ramos!

Eu não estou em desacordo que se vendam as peças no mercado "alternativo", ou as frags dos mesmos, mas se não fossem as lojas, o hobby não teria evoluido nem metade do que evoluiu ao longo destes anos. Umas são caras, outras menos caras, e outras baratas! Por outro lado não podemos esqueçer que mesmo vendendo frags ao preço das que os particulares as vendem, as lojas tem que pagar a empregados, o espaço da loja(que não é de borla), os impostos, a electricidade, entre outras coisas.

Os Particulares, pelo menos do meu ponto de vista, usam o hobby, como hobby! não pagando impostos(do ponto de vista das lojas) e não tendo seguramente os mesmos gastos!

Também acredito que um artigo vale tanto quanto aquilo que alguem estiver disposto a pagar por ele! São leis de mercado!

Acho contudo injusto para com as lojas nós, consumidores preferirmos comprar peças a particulares pelo mesmo preço das lojas... é uma opinião pessoal... Obviamente que há lojas e lojas... mas eu conheço os preços praticados pelos revendedores(que vendem para as lojas) e acreditem que da forma que está o mercado as lojas andam a vender com margens muito reduzidas... a juntar a isto temos a baixas que podem ocorrer e os riscos que eles proprios correm.

Pessoalmente se um particular vender um frag a 15€ e se a "minha" loja a vender pelos mesmos 15 ou até 20, prefiro comprá-lo na loja...


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Acho contudo injusto para com as lojas nós, consumidores preferirmos comprar peças a particulares pelo mesmo preço das lojas


BINGO!!! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Hugo Figueiredo Escreveu:
Acho contudo injusto para com as lojas nós, consumidores preferirmos comprar peças a particulares pelo mesmo preço das lojas


BINGO!!! ;)


Pois, mas Hugo e Nuno, já pensaram também no impacto para as lojas que tem os particulares venderem frags a metade do preço dos lojistas? Frags iguais... Não é usado, reconstruido, reparado ou para peças.... É exatamente igual...

Tens um frag Y na loja a 25 e o particular vende a 10 ou a 15. A quem compras? Há sempre aquela história da fidelização e apoio que as lojas fornecem e tal, mas hoje em dia a maioria das pessoas está-se a marimbar para isso! Quer é preço e ponto final...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
César Soares Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Acho contudo injusto para com as lojas nós, consumidores preferirmos comprar peças a particulares pelo mesmo preço das lojas


BINGO!!! ;)


Pois, mas Hugo e Nuno, já pensaram também no impacto para as lojas que tem os particulares venderem frags a metade do preço dos lojistas? Frags iguais... Não é usado, reconstruido, reparado ou para peças.... É exatamente igual...

Tens um frag Y na loja a 25 e o particular vende a 10 ou a 15. A quem compras? Há sempre aquela história da fidelização e apoio que as lojas fornecem e tal, mas hoje em dia a maioria das pessoas está-se a marimbar para isso! Quer é preço e ponto final...

Por essa ordem de razões também terias de vender uma bomba (nova - nunca usada) que lá tens da dispensa há mais de 2 anos e que por acaso nunca usaste pelo preço que se vende nas lojas!

Então também não haveria mercado de usados...

Os argumentos são (quase) todos válidos, mas têm de servir sempre e não só quando servem para validar a nossa opinião! ;)

O que vai acontecer quando eu colocar frags à venda por 10€?
Não faço puto de ideia, se calhar ninguém mos compra a pensar que têm algum problema ou coisa que o valha, não faço ideia, mas se tiver de os colocar a 20€ ou 25€ para os vender, ái digo desde já que os coloco a esse preço! Não tenho vocação para ser o salvador do mundo! Nem pretendo! :)) :-bd


Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
De facto o ponto de vista do César dá também que pensar...
Acho que faz todo o sentido, até porque nem toda a gente partilha da minha opinião.

O que eu acho é que se generalizou, existe quem venda(Particulares) por 15€ frags razoaveis, mas existem outros que veem o preço e tem um "pinoco" que querem também vender pelo mesmo preço porque viram alguem a vender assim, mas se calhar não viram o tamanho da frag...


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
NunoDinis Escreveu:
De facto o ponto de vista do César dá também que pensar...
Acho que faz todo o sentido, até porque nem toda a gente partilha da minha opinião.

O que eu acho é que se generalizou, existe quem venda(Particulares) por 15€ frags razoaveis, mas existem outros que veem o preço e tem um "pinoco" que querem também vender pelo mesmo preço porque viram alguem a vender assim, mas se calhar não viram o tamanho da frag...

Bingo x2!!! :D

É já agora, respondendo à pergunta que eu próprio lancei e niguém respondeu diretamente, embora tenham tentado indiciar que era o fim das lojas:

"O que aconteceria se as vendas enter particulares fosse feita a 10€/frag?"

Eu dou a minha resposta:
Acho que não aconteceria nada de mais. Passaria a haver era mais uma opção para quem queria!
Ou compra na loja uma coisinha maior e mais jeitosa, provavelmente tendo conhecimento da loja e até sabendo que não tem nenhuma praga, etc, etc, etc, ou compra um pinoco a um particular pagando menos e estando sujeito a um sisteam que não conhece!

O que aconteceria ao pão se alguns começassem a fazê-lo em casa?
Acho que para as padarias, simplemente nada!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
César Soares Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Acho contudo injusto para com as lojas nós, consumidores preferirmos comprar peças a particulares pelo mesmo preço das lojas


BINGO!!! ;)


Pois, mas Hugo e Nuno, já pensaram também no impacto para as lojas que tem os particulares venderem frags a metade do preço dos lojistas? Frags iguais... Não é usado, reconstruido, reparado ou para peças.... É exatamente igual...

Tens um frag Y na loja a 25 e o particular vende a 10 ou a 15. A quem compras? Há sempre aquela história da fidelização e apoio que as lojas fornecem e tal, mas hoje em dia a maioria das pessoas está-se a marimbar para isso! Quer é preço e ponto final...


Hugo, se vendesses essa bomba, concerteza pedias mais do que se fosse usada. Não era metade do que pede uma loja. E concerteza não davas garantia, tivesse ela sido usado ou não... E a questão é mesmo essa, tu achas que o justo seriam frags a 10 euros, portanto menos de metade do que se vende em lojas, no geral...

E respondendo à tua pergunta das padarias, de certeza que se houvesse MUITA gente a fabricar o próprio pão (como há MUITA gente a vender frags) as padarias não iam gostar de certeza. :D

O problema é que é mais fácil quem tem um sistema fazer uns frags e vender do que tu ou eu ir ao modelo comprar uma maquina de fazer pão, fazer a massa e coze-lo. :)

Mas eu percebi o teu ponto de vista... Se houvesse pessoal a vender frags mais baratos, dada a quantidade enorme de particulares que vende, muitas lojas iam se calhar ser obrigadas a baixar os preços. É que hoje em dia vende-se de tudo particulamente. Não é so um ou outro frag raro ou mais particular. É que vende-se de tudo... E, convenhamos, não é um mercado justo. Os particulares não pagam impostos, rendas e afins...
Mas esta é só a minha opinião, de quem também é lojista... :D
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Soares Escreveu:
Hugo, se vendesses essa bomba, concerteza pedias mais do que se fosse usada. Não era metade do que pede uma loja. E concerteza não davas garantia, tivesse ela sido usado ou não... E a questão é mesmo essa, tu achas que o justo seriam frags a 10 euros, portanto menos de metade do que se vende em lojas, no geral...

E respondendo à tua pergunta das padarias, de certeza que se houvesse MUITA gente a fabricar o próprio pão (como há MUITA gente a vender frags) as padarias não iam gostar de certeza. :D

O problema é que é mais fácil quem tem um sistema fazer uns frags e vender do que tu ou eu ir ao modelo comprar uma maquina de fazer pão, fazer a massa e coze-lo. :)

Mas eu percebi o teu ponto de vista... Se houvesse pessoal a vender frags mais baratos, dada a quantidade enorme de particulares que vende, muitas lojas iam se calhar ser obrigadas a baixar os preços. É que hoje em dia vende-se de tudo particulamente. Não é so um ou outro frag raro ou mais particular. É que vende-se de tudo... E, convenhamos, não é um mercado justo. Os particulares não pagam impostos, rendas e afins...
Mas esta é só a minha opinião, de quem também é lojista... :D



Boas César,

De tudo o que o Hugo escreveu acho que o objectivo não é atacar as lojas ou achar que elas estão a exagerar no preço.

Aquilo que eu depreendo é que é mais um desabafo em relação aos particulares.

Acho que a mensagem final é: Se os particulares querem vender ao mesmo preço das lojas então façam frags iguais e não "pinocos".

Pelo que deprendo e tal como eu, nestas situações prefiro comprar na Loja que sustenta e promove o hobby.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron