Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Vodka - Tudo o que é preciso saber

Vodka - Tudo o que é preciso saber

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Como é possível este forum não ter ainda um tópico dedicado exclusivamente ao doseamento de vodka?
(Terei procurado mal?... :-\ )

O ponto de partida para este tópico pode muito bem ser este artigo simples, rápido, fácil e eficaz escrito pelo Ricardo.

1ª pergunta Ricardo: Referes no artigo que usate também bactérias, mas não indicas como as doseaste! Usaste o que o fabricante indica? (que não faço ideia o que seja...)

Estão abertas as hostilidades! :D
Quem tenha experiências com o uso de vodka ou quem queria contribuir, força com isso! :-@
Editado pela última vez por Hugo Figueiredo em 31/ago/2012, 11:31, num total de 1 vez.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Já usei vodka algumas vezes e agora é mais com sumo de limão! :D :D

A minha experiência é a seguinte: é realmente eficaz a baixar nitratos. No meu aquário da altura baixou de 20 ppm para 0 ppm numa semanita. A baixar fosfatos não é tão eficaz, devido ao redfield ratio.

É propensa a provocar surtos de cianos se sobredoseada.
Para evitar isso, doseei prodibio como fonte de bactérias na dose recomendada e resultou bem qb. Desapareceram quase todas. Mas só desapareceram mesmo quando parei a vodka e comecei a colocar vinagre. Acho que o vinagre é bastante menos propenso a criar cianos.

Acho que é fundamental também ter bastante superficie para colonizar as bactérias, nomeadamente rocha viva.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Acho que é fundamental também ter bastante superficie para colonizar as bactérias, nomeadamente rocha viva.
Ou cerâmicas, ou bioballs, ou...?

Ou areia, ou zeolitos ou outra superficie qualquer bastante porosa.

Mas na generalidade, a rocha viva será melhor por já possuir também ela, estirpes de bactérias.
www.reeffresh.com

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas,

Eu usei Vodka e MB7, a verdade é que a água fica cristalina, mas pelo menos no meu caso, não consegui com que baixa-se nitratos nem fosfatos... usei durante cerca de 2 meses, e posso garantir que a água fica brutal!

Outra coisa que notei foi o aparecimento de cyanos, começaram num canto depois começaram a espalhar-se, de tal forma que na fase final acabaram-me com as algas filamentosas(que foi o que me levou a usar vodka para baixar nutrientes).

Prós:
- água cristalina;
- Acabou por limpar-me as algas filamentosas, com o aparecimento das cyanos, que consomem os nutrientes mais depressa.

Contras:
- Doseamento diário é uma seca... se deixarem de dosear durante dois dias, podem ocorrer surtos de bactérias e apareçem algas nos vidros;
- Se nos enganar-mos e sobredosearmos podemos provocar um pequeno desastre no tanque(Apesar de nunca me ter acontecido, já ouvi algumas histórias);
- Possivel aparecimento de Cyanos(no meu caso não estava em sobredosagem, até porque não tinha ainda atingido a quantidade estável ao fim de dois meses).

Duvidas:
- Redução de nutrientes e fosfatos, confesso que não resultou comigo...a forma de dosear foi "by the book", seguindo todos os procedimentos aconselhados;

Segundo o redfield ratio, cyanos aparecem quando os nitratos são muito reduzidos relativamente aos fosfatos, de outra forma, são tipicamente sintoma de altos fosfatos...

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Boas e ainda nao apresentei o meu aquario, mas ele anda a vodka :D quase desde o inicio nitratos e fosfatos sempre zero em relação ás cianos devo ter tido sorte ou a vortech não deixa que elas aparecem. no meu caso para encontrar um equilibrio das dosagens regi-me sempre por poucas quantidades estou a falar de 10ml de vodka por dia divididas em 24x para cerca de 1400/1500l

Paulo Pinto Escreveu:
Boas e ainda nao apresentei o meu aquario, mas ele anda a vodka :D quase desde o inicio nitratos e fosfatos sempre zero em relação ás cianos devo ter tido sorte ou a vortech não deixa que elas aparecem. no meu caso para encontrar um equilibrio das dosagens regi-me sempre por poucas quantidades estou a falar de 10ml de vodka por dia divididas em 24x para cerca de 1400/1500l

E bactérias? Alguma adição externa ou só mesmo vodka?

Peço desculpa, sim tambem adicciono bacterias

Paulo Pinto Escreveu:

Quais? :)
www.reeffresh.com

César Soares Escreveu:
Paulo Pinto Escreveu:

Quais? :)

Exato!!!
Quais e com que política de administração!

tento ir trocando sempre de marca para haver o maxino de variedade de bacterias, uso bacterias que possa estar á temperatura ambiente, porque são doseadas por bombas ;) por norma adiciciono vez e meia para a quantidade de vodka no meu caso, por exemplo se dosear 5 de vodka uso 8 de bacterias. prefiro assim pois a vodka pode matar os corais se for mal doseada, nota-se que começão a branquear e morrem, mas por o que li é algo que se nota e não algo de um dia para o outro. atenção que não sou um perito na materia, simplesmente relato o meu caso

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Hugo Figueiredo Escreveu:

O ponto de partida para este tópico pode muito bem ser este artigo simples, rápido, fácil e eficaz escrito pelo Ricardo.

1ª pergunta Ricardo: Referes no artigo que usate também bactérias, mas não indicas como as doseaste! Usaste o que o fabricante indica? (que não faço ideia o que seja...)

Desculpa só responder agora, mas nesta última semana andei muito ocupado.

Usei bactérias da Prodibio, se bem me lembro era uma ampola a cada 15 dias.

Considerei este método muito potente para baixar nutrientes, demasiado potente até. Cheguei a uma altura e fiquei com os corais muito pálidos e sem saber porquê. Hoje sei que foi por excesso de doseamento, consumi demasiado Nitrato e fosfato foi-se acumulando no sistema. Resolvi o problema com a adição de GFO, Aminoácidos e Coral Vitalizer. Mas demorei imenso tempo a perceber.

A melhor maneira de perceber se os corais estão com "fome" é através dos corais verdes, sobretudo Montiporas. Da minha experiência, são dos primeiros corais a perder cor.

O método de adição de carbono para diminuição de nutrientes é muito eficaz. Por isso não gosto de usar bio-pellets, acho que facilmente podemos dosear demasiado e facilmente ficamos com um ULNS (Ultra Low Nutrient System). Prefiro usar Vodka/Zeovit + Bactérias e +/- Aminoacidos porque assim posso "regular" ou balancear melhor os nutrientes.

Espero ter ajudado.

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Ricardo, se utilizares um filtro regulável para as biopallets, tens o controlo absoluto na sua utilização.....como na adição de vodka, só tens de fazer testes regulares e verificares os valores......

Cumps

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Olá Pedro,

Nisso tens razão e eu é que se calhar não tive boa experiência talvez mesmo por causa do fluxo - demasiado caudal.
Mas fiquei com a impressão que era demasiado fácil dosear em excesso, talvez também por ter utilizado num aquário com poucos peixes e forte escumação. Na minha opinião, pode não ser o melhor método para "iniciar o ciclo" num aquário, por ser demasiado eficaz, se é que me faço entender... =)) =))
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

E o que acham do método completo da Prodibio?

Atrai-me o facto de não ter requisitos diários estando eu constantemente fora do país.

Alguém usa o método completo que possa dar feed-back.

Já agora porque é que a malta mistura métodos? quais as vantágens / desvantagens?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17

Em relação método da vodka a minha experiencia tem sido um pouco diferente. Os fosfatos rapidamente desaparecem mas os nitratos pouco caem. Será isto resultado da colonia de bactérias que povoa o meu sistema? Sinto-me tentado a experimentar adicionar bactérias. Alguém por ai verificou resultados semelhantes? Tendo em conta que os fosfatos ao fim de uma semana desapareceram e que os nitratos daí em diante se mantiveram mesmo com os aumentos sucessivos de vodka, começo a equacionar a hipótese de existir uma relação fosfato:nitrato demasiado baixa neste sistema, limitando assim o crescimento da massa de bactérias o que impediria a absorção de nitrato pelas mesmas. Já pensei até na hipótese remota de ter que adicionar fosfato.......

Se alguém tiver alguma dica/opinião tenha a bondade de a expor :)

cumpts.

Artur, muito provavelmente tens os fosfatos como fator limitante do redfield ratio.

Se não tens fosfatos, ou se tens em pouca quantidade, as bactérias não conseguem consumir os nitratos.

Como é o teu aquário? Tamanho, tempo, bioload, etc?
www.reeffresh.com

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17
O aqua tem 150 x 70 x 60 = 630 L + sump. Tem cerca de 2 anos. Neste momento o bioload : 4 cirurgioes, 2 amphiprion, 3 pseudoanthias, 1 six-line e 1 loricula.
Estou a dosear 4 ml de vodka e a fazer balling light.

O teste de fosfato da hanna mostra 0.00 de fosfato bem como o da salifert. Enquanto os nitratos se mantêm nos 20 ppm.

Talvez não seja nada má ideia tentar adicionar fosfato.

Que lhe parece?

Este método do Artur pode ser um bom case study. Porquê?

Porque pode ajudar a perceber se realmente estes métodos de adição de carbono tem ou não de ser complementados com adição de bactérias!

Sempre tive essa dúvida, e segundo percebi o Artur não coloca bactérias, percebi bem?

Se assim é, eu sugeriria que antes de adicionar fosfato, tentasses adicionar bactérias! /:)

Próximo

Voltar para Discussão Geral