Hugo Figueiredo Escreveu:
O ponto de partida para este tópico pode muito bem ser
este artigo simples, rápido, fácil e eficaz escrito pelo Ricardo.
1ª pergunta Ricardo: Referes no artigo que usate também bactérias, mas não indicas como as doseaste! Usaste o que o fabricante indica? (que não faço ideia o que seja...)
Desculpa só responder agora, mas nesta última semana andei muito ocupado.
Usei bactérias da Prodibio, se bem me lembro era uma ampola a cada 15 dias.
Considerei este método muito potente para baixar nutrientes, demasiado potente até. Cheguei a uma altura e fiquei com os corais muito pálidos e sem saber porquê. Hoje sei que foi por excesso de doseamento, consumi demasiado Nitrato e fosfato foi-se acumulando no sistema. Resolvi o problema com a adição de GFO, Aminoácidos e Coral Vitalizer. Mas demorei imenso tempo a perceber.
A melhor maneira de perceber se os corais estão com "fome" é através dos corais verdes, sobretudo Montiporas. Da minha experiência, são dos primeiros corais a perder cor.
O método de adição de carbono para diminuição de nutrientes é muito eficaz. Por isso não gosto de usar bio-pellets, acho que facilmente podemos dosear demasiado e facilmente ficamos com um ULNS (Ultra Low Nutrient System). Prefiro usar Vodka/Zeovit + Bactérias e +/- Aminoacidos porque assim posso "regular" ou balancear melhor os nutrientes.
Espero ter ajudado.
Um abraço,