Boas,
Uma "sump inteligente"... na minha óptica ter sump já é inteligente, quando possível claro!
Uma sump inteligente deve adequar-se ao volume de água do aquário e às dimensões do móvel de suporte do mesmo, favorecendo por exemplo a co-existência de depósitos igualmente inteligentes para água de osmose água salgada nova a ser utilizada nas trocas de água. Deve também permitir a colocação de todo o equipamento que se planeie usar e o outro que aparece mais tarde longe do planeamento inicial. Em caso de falha de energia eléctrica deve a "sump inteligente" acomodar o volume de água em circulação quando a bomba está a funcionar. A circulação de água na "sump inteligente" inicia-se num quebra-bolhas (contém os salpicos e impede a formação de crostas de sal nos bordos adjacentes), passando posteriormente na câmara do escumador ou reactor fluidizado de carvão activado, de seguida passa no filtro biológico, termostatos e por último na câmara da bomba de retorno, onde devem estar os eléctrodos de monitorização da água (Temp., pH, Redox, Oxigénio, Cond., etc.) devidamente instalados na posição vertical. Também neste útlimo compartimento deve estar a bóia de nível do osmorregulador (reposição automática de água). Pode usar-se um computador para ajudar a sump e o aquário a tornarem-se ainda mais inteligentes e comunicativos, eu uso o GHL ProfiLux Plus II e respectivo módulo SMS, quando estou longe e sinto saudades do aquário envio-lhe SMS e ele, amiguinho como é, responde sempre, sempre... a assim durmo descansado

Esqueci-me só de referir que uma sump inteligente deve também ter espaço para aqueles pedaços de rocha que se tornam grandes demais para estarem no aquário, para aquele peixe que anda sempre a chatear os outros e que até arranjarmos nova casa vai ficando por lá - daí ser importante ter na cabine do aquário uma luz que dê para ligar ao temporizador, para o desgraçado não se tornar no "Batfish".
Para mim uma sump é muito mais que um quadrado de vidro, pode ser o verdadeiro coração do nosso aquário.