Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Teste ICP-OES Aquaforest

Teste ICP-OES Aquaforest

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 05/jul/2017, 18:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boa tarde a todos,
Após ter começado a ver algumas das minhas acroporas a branquear com STN e RTN decidi fazer o teste ICP-OES da AF.


PROBLEMA:
- Algumas acroporas a branquear com STN e RTN;
- Nem todas as acroporas sofreram e algumas continuram com crescimentos;
- Não perderam cor.

DADOS A CONSIDERAR:
- Aquário estável de 700L brutos com trocas 10% semanais recolhida no Cabo Raso;
- Uso reactor de cálcio com media da ARM;
- Não adiciono traces;
- Iniciei duas semanas antes de efectuar o teste, AAHC KZ e PHOL's Xtra KZ
- Verificadas todas as bombas em contacto com a água sem qualquer vestigio de corrosão;
- Teste ICP-OES efetuado à água de osmose com todos os valores a zero


Aqui vai parte do resultado:
Imagem

RESULTADO:
- Cobre alto;
- Alumínio muito alto;
- Zinco alto.


Após algumas mudas os branqueamentos reduziram a intensidade e noto maior extensão de pólipos, contudo estou intrigado com estes valores e gostava de tentar perceber a origem.
Terá sido do phol's xtra?
Outro dado engraçado o PO4 no teste da Hanna Checker dá sempre 0,00 e aqui deu 0,03.

Se me puderem ajudar agradecia.

Grande Abraço.

Mensagem 05/jul/2017, 19:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Filipe,

Não me recordo a 100%, mas salvo erro tens Marine Pure block na sump, não tens?
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 05/jul/2017, 19:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Ricardo,
Sim tenho dois blocos.

Mensagem 05/jul/2017, 21:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Filipe Valente Escreveu:
Olá Ricardo,
Sim tenho dois blocos.

Há relatos e suspeitas de que libertam alumínio.

Também há sobre muitos produtos da KZ conterem cobre. Em quantidades pequenas, que com mudas regulares não deve subir por ai além.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 05/jul/2017, 23:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Obrigado Ricardo.
Abraço.

Mensagem 06/jul/2017, 01:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Ricardo Santos Escreveu:
Filipe Valente Escreveu:
Olá Ricardo,
Sim tenho dois blocos.

Há relatos e suspeitas de que libertam alumínio.

Também há sobre muitos produtos da KZ conterem cobre. Em quantidades pequenas, que com mudas regulares não deve subir por ai além.


Sou da mesma opiniao.
Abc

Mensagem 06/jul/2017, 11:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Boas,

Relativamente aos blocos tipo Marine Pure, etc ...sim existem varios relatos de que libertam Aluminio, daí esse valor alto que tens não me admirar.
Caso uses ou tenhas usado o AL99 da triton para eliminar o fosfato, este producto é feito à base de aluminio e se a utilização for prolongada irá libertar Aluminio no teu sistema em quantidades altas. O proprio Ehsan Dashti refere isso e tempos a tempos troca o AL99 por uma resina de oxido de ferro.

Em relação ao cobre, não só Zeovit como Aquaforest e outros produtos que existem no mercado contêm cobre em pequenas proporções, especialmente nos produtos que indicados para "aclararem" os corais isto porque o cobre assim como o Zinco são responsaveis por expelir as Zooxanthelas fazendo com que o coral fique com uma camada mais fina provocando uma maior flurescencia no coral. Não acredito que o cobre esteja presente no Xtra e aminoacidos pois o objectivo é exactamente o oposto.

O cobre encontra-se principalmente em produtos como o Zeospur (Zeovit) e AF Energy (Aquaforest).

Penso que devias verificar se não existe uma outra fonte de importação de cobre uma vez que os valores nestes produtos é muito baixo.

Abraço

Mensagem 06/jul/2017, 14:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas, Filipe

Tens como medir a resistência da ligação à Terra, no teu sistema?
Uma pequena fuga pode não accionar o dispositivo de corte diferencial e tens contacto da água do aquário com cobre e aluminio usado no circuito eléctrico das bombas.
Se tiveres electrode de Titânio, retira e faz a medição.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 06/jul/2017, 17:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Joao Tomas Escreveu:
Caso uses ou tenhas usado o AL99 da triton para eliminar o fosfato, este producto é feito à base de aluminio e se a utilização for prolongada irá libertar Aluminio no teu sistema em quantidades altas. O proprio Ehsan Dashti refere isso e tempos a tempos troca o AL99 por uma resina de oxido de ferro.

Apenas umas notas adicionais.
O AL99, como anti-fosfato à base de alumínio (Al) não é caso único, há o Ultra Phos da Fauna Marin ou o PhosGuard da Seachem, este último desde que me lembro de estar na aquariofilia e é bastante popular nos EUA (a marca é americana).
Estas medias têm a capacidade também de absorver Ba (Barium).
Já os anti-fosfatos à base de ferro (aka GFO=Granular Ferric Oxide) libertam Ba, mas têm a capacidade de absorver Al.
Este é o motivo de na comunidade Triton se aconselhar o uso intercalado de ambos.
Como em muita coisa a qualidade tem um preço. Os GFO são disso exemplo sendo que a qualidade está ligada ao que o produto absorve e ao que liberta/altera, e o preço não só €uros mas também no que provoca no aquário (que também tem um preço).
A Triton recomenda o Rowa Phos (até porque é marca alemã) mas "worldwide" junta-se o PhosBan da Two Little Fish, como os melhores GFO do mercado.

Deixo dois artigos interessantes da Advanced Aquarist sobre esta temática (aviso já que são um pouco nerdy :-B ):
- Chemistry And The Aquarium: Aluminum In The Reef Aquarium By Randy Holmes-Farley
- Aquarium Chemistry: Effects of GFO (Granular Ferric Oxide) on 'Trace' Metals Concentrations in Artificial Seawater By Dana Riddle

PS- João o Xtra concentrate é para ajudar na cor dos corais, mesmo quando mais escuros, o Xtra special é que é para quando os corais estão pálidos (num cenário de ULNS).
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 06/jul/2017, 23:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Obrigado a todos pelas respostas e sugestões para a causa.

Tenho a dizer que há mais de ano e meio que não uso qualquer resina anti-fosfatos. Tenho o aquário o mais natural possível usando apenas água do mar, escumador, reator de cálcio e refugio com chaetomorpha.

Retirei ontem os blocos da marine Pure e hoje efectuei testes de PO4 (Hanna Checker) e NO3 (Salifert) continuando tudo a zero. :D
Voltei a verificar as bombas em contacto com a água e tanto o rotor como o estator estão imaculados sem sinais de corrosão.
O meu aquecedor é de vidro (jager)

No entanto adquiri um refrigerador Hailea 300 em segunda-mão e liguei-o ao aquário sem antes ter passado as tubagens interiores por água. Tenho ideia do permutador de calor ser de titânio não sendo a causa do alumínio e cobre. Será mesmo de titânio? :-?

Tenciono fazer durante as próximas três semanas mudas de 20% semanais e após isso voltar a efectuar o teste ICP para perceber se realmente os blocos da Marine Pure libertam alumínio com os anos e se o Phol's Xtra poderá ter sido a causa do cobre.

Mensagem 06/jul/2017, 23:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas, Filipe

Tens como medir a resistência da ligação à Terra, no teu sistema?
Uma pequena fuga pode não accionar o dispositivo de corte diferencial e tens contacto da água do aquário com cobre e alumínio usado no circuito eléctrico das bombas.
Se tiveres electrode de Titânio, retira e faz a medição.


Olá Joaquim,
Não tenho nenhum megometro para medir a resistência de isolamento. Tenho um quadro próprio para o aquário com um disjuntor diferencial de 0,03A e julgo ser sensível o suficiente para qualquer fuga possível de corrente.
Não tenho eletrode de titânio no aquário.

Já dei voltas e mais voltas e não deteto nada a não ser os blocos da Marine Pure após sugestão do Ricardo Santos.

Mensagem 07/jul/2017, 13:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Idade:
Localização: Matosinhos
Filipe Valente Escreveu:
Outro dado engraçado o PO4 no teste da Hanna Checker dá sempre 0,00 e aqui deu 0,03.


O erro de leitura do Hanna Checker P LR é de 0.04ppm....portanto se este te dá 0.00, podes ter na pratica um valor entre 0.00 e 0.04ppm.

Mensagem 02/ago/2017, 19:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Idade: 45
Localização: Barreiro
Boas Filipe

como pudeste ver no meu teste o resultado do cobre e do alumínio também foram bastante elevados.
também não tenho nada para alem do siporax e phosgard da seachem.

Mensagem 02/ago/2017, 20:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Vítor Vilas Boas Escreveu:
Filipe Valente Escreveu:
Outro dado engraçado o PO4 no teste da Hanna Checker dá sempre 0,00 e aqui deu 0,03.


O erro de leitura do Hanna Checker P LR é de 0.04ppm....portanto se este te dá 0.00, podes ter na pratica um valor entre 0.00 e 0.04ppm.

Exacto. Eu tenho o modelo HI93713, não é o checker, mas o erro é igual (±0.04 mg/L ±4% of reading). Nos meus testes tive uma leitura no Hanna de 0.05 e no teste ICP-OES da Triton 0.01...

Zé luis Escreveu:
Boas Filipe

como pudeste ver no meu teste o resultado do cobre e do alumínio também foram bastante elevados.
também não tenho nada para alem do siporax e phosgard da seachem.

Boas Zé Luis,

No teu caso o aluminio é do PhosGuard. O meu conselho é para usares intercaladamente com uma boa media de oxido de ferro (aconselho RowaPhos).
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Voltar para Discussão Geral



cron