Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Lysmata a atacar Euphyllia

Lysmata a atacar Euphyllia

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 22/set/2017, 23:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Lisboa
Olá a todos,

Hoje foi-me dado de presente uma tão esperada Euphyllia (Euphyllia paraancora). Feliz e contente, depois de fazer uma pequena limpeza ao coral e aclimatação, a Euphyllia foi colocada no aquário. Qual não é o meu espanto quando o Lysmata começou a atacar os pólipos da Euphyllia, ao ponto de destruir mesmo alguns deles. Acabei por inventar uma forma de proteger a Euphyllia com uma garrafa furada.

Este comportamento é natural? os Lysmata "comem" este coral? o que é que se pode estar a passar?

Obrigada a todos pela atenção e ajuda que me possam dar,

Inês Diniz

Mensagem 22/set/2017, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas td bem?
Por acaso ja tive lysmata e nunca fez nada a euphilya..tb tenho colegas com ambos e nunca se passou nada..
Por acaso nunca vi relatos de isso acontecer mas espera por mais algumas opinioes aki do pessoal..
Pode ser que ate esse teu metodo o acabe por afastar,espera mais um dia ou dois e depois retiras a garrafa..

Mensagem 23/set/2017, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Manuel,

Espero que funcione pois o camarão em poucos minutos destrui bem o coral. Ja alimentei o lysmatai com mysis shrimp pois ainda pensei que podia estar com fome!! se bem que ele come sempre a comida que dou aos peixes palhaço. Mas fiquei triste pois era um coral que eu já queria ter há algum tempo e foi um presente.
Pela minha experiência com outros corais que sofrem alguns danos, existe sempre a possibilidade de recuperar. Mas fiquei na dúvida se existia algum probblema de compatibilidade.

Obrigada pela ajuda

Inês

Mensagem 23/set/2017, 02:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Eu que me lembre nao ouvi relatos de incompatibilidade como disse ja tive,amigos meus tb têm e nunca ouve problema agora secalhar o teu caso pode ser uma excepção a regra☺..mas pode ser que alguem diga alguma coisa mais sobre isso..

Cump

Mensagem 23/set/2017, 02:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Por curiosidade fiz uma rapida pesquisa no Google e parece que la fora tambem a algumas pessoas que tiveram e twm o mesmo problema que tas a ter..

Mensagem 23/set/2017, 11:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Manuel

Sim, eu também fiz essa pesquisa e percebei que, ainda que seja pouco comum, alguns casos aconteram. mas tambem pelo que percebi, em alguns deles foi um ataque inicial e que depois passou.

vou esperar que alguem diga alguma coisa.

obrigada de qualquer maneira,

Abraço

Inês

Mensagem 23/set/2017, 19:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boa tarde Inês,

Se o Lysmata atacou a euphylia é porque a euphylia estava já a morrer. O Lysmata não ataca nenhum coral saudável.
Tens fotos para colocar?

Cumps
Miguel Pinho

Mensagem 25/set/2017, 15:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Miguel,

A situação já está controlada. Depois de ter protegido o coral durante 24horas, tirei a garrafa que o protegia e o lysmata já não atacou o coral. A euphyllia ainda se está a adaptar mas já está a abrir.

obrigada

Inês

Mensagem 26/set/2017, 17:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
e fotos do aquário ?

Mensagem 27/set/2017, 17:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Lisboa
Olá miguel,

nao tenho fotos do aquario, porque todas ficam super azuis e nada de jeito. No entanto, como estou a preparar tudo para passar do meu aquário super basico para um reefer 170 da redsea....talvez essas fotos sejam mais interessantes...:)

Mas continuo a ter problemas com os azuis. li na net que se resolve com uns gel filter. O que achas? existe outra maneira de tirar boas fotos? Em termos de maquina eu tenho uma nikon d50.

abraço

Inês

Mensagem 27/set/2017, 18:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
inesdiniz Escreveu:
Olá miguel,

nao tenho fotos do aquario, porque todas ficam super azuis e nada de jeito. No entanto, como estou a preparar tudo para passar do meu aquário super basico para um reefer 170 da redsea....talvez essas fotos sejam mais interessantes...:)

Mas continuo a ter problemas com os azuis. li na net que se resolve com uns gel filter. O que achas? existe outra maneira de tirar boas fotos? Em termos de maquina eu tenho uma nikon d50.

abraço

Inês
Olá... com telemóvel Samsung ficam fixes...

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho

Mensagem 28/set/2017, 22:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Lisboa
mas eu nao tenho um Samsung....:)

Mensagem 02/Oct/2017, 06:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Gel filter funciona mas não fica nada de jeito!

Usa a máquina em modo RAW e depois com um programa de edição de fotos muda o white balance para 15 a 20k de modo a que a foto fique o mais natural possível!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/Oct/2017, 22:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Miguel,

Obrigada pela dica. Vou experimentar.

abraço

Inês


Voltar para Discussão Geral



cron