José Santos Escreveu:
David jesus Setúbal Escreveu:
boas então quantas calhas tenho que colocar dessas dos chineses
Boas,
já tive três OR Ocean Revive Arctic T247 num aquário de 1,90 de espaço útil, como não gostamos voltamos ás T5 ATI 10x80w, se a ideia é mesmo este tipo de calhas led então (4) seria o mínimo.
Nota: As OR não são as mais baratas dentro deste tipo de calha "chinesa" mas se estas não me seduzem as outras ainda pior.
Boa tarde Amigo José Santos,
Também 3 calhas OR num aquário de 1,90m..... não dá

Tinha que ser quase o dobro.
As calhas OR dão 90w cada (isto porque não conseguem colocar a calha nos 120w) ou seja 270w .... não se compara a 10x80=800w
A poupança é 5 calhas a 90w = 450W
Eu tenho 3 calhas OR e 2xT5 de 54w num aquário de 1.30m e estou muito satisfeito.
Há mais dois casos de sucesso com estas calhas que é o aquário do João Tomás e o aquário do Ricardo Prata...(para alem do aquário de exposição do fragário do Norte)
Agora T5 é mais garantido e mais fácil... Mas ttem outros problemas ao fim de dois anos... já tens que ter investido a totalidade das lampadas novas que são se forem 10 são praí 250€.
Independentemente disso eu gosto mais das cores dos corais com Leds ou HQis
Abraço
Miguel