Minha gente, tenho passado as últimas semanas a ler sobre quarentena e banhos para corais e mais concretamente os últimos dias a ler este tópico no reefcentral:
Como matar as pestes dos corais! 
Resumidamente, e para quem não quiser ler as 25 páginas do tópico, o que se advoga nele é que usando um produto da bayer para mater germes e afins, se conseguem muito muito resultados em eliminar as pestes dos corais, nomeadamente FW, RedBugs, Nudibrancios (poucos exemplos, mas existem) e AEFW.
O(s) produto(s):

Estes produtos são muito tóxicos para ambientes marinhos mesmo em pequenas quantidades, mas a ideia é que se façam banhos curtos entre 5 e 15 minutos dependendo de qual o produto usado e que basicamente tudo o que está agarrado ao coral, mesmo que não morra, "salta" fora e deslarga-se do coral.
Um exemplo do que saiu fora do coral num banho com este produto:

Como é um produto não comercial para aquariofilia, foi necessário andarem (os que primeiro testaram) a encontrar a formula de produto por L de água e tempo do banho, mas todos os que usaram entretanto reportam que as melhorias no coral são praticamente imediatas e a extenção dos pólipos é notória. Não há registo de ter havido qualquer problema no coral ou no aquário, sendo que TODOS recomendam a passagem para um tanque de quarentena do coral após o banho, porque pode ser necessário mais banhos para eliminar a 100% algumas pestes!
Eu há uns anos que não tenho corais, mas a ideia que tenho é que se um coral está pálido, sem extenção de pólipos, e a crescer pouco, então é porque tem alguma peste e não por que tem pouca luz, pouca movimentação ou algum parâmetro menos ideal. E este tópico do reefcentral (há também noutros foruns a analise ao mesmo produto) parece comprovar isso porque todos relatam que após o banho o coral volta a ser o que já foi. Eu estou tentado a testar com os corais, se houver disto por cá!
Alguém já tinha ouvido falar nisto e/ou já testou?
Alguem sabe se há disto cá à venda no burgo?