Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Quarentena de Corais / RV

Quarentena de Corais / RV

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 20/set/2012, 10:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Tal como o nome indica e seguindo o outro tópico sobre Quarentena de Peixes está aberta a discussão sobre o que será necessário para efectuar a quarentena de corais, rocha, invertebrados, etc.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/set/2012, 12:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Na minha opinião acho que deve ser da seguite forma:
- Na chegada do CORAL (na rocha viva e nos invertebrados não) dar-lhe banho com um dos produtos mais usados (Coral Rx, Pest Control da Fauna Marin, etc)
- Coloca-lo no aquario de quarentena pelo menos durante 40dias (devido ao Cryptocarium que possa vir na base do coral)
- Durante estes 40 dias, dar banho sempre que se aviste algo que seja suspeito (Red Bugs, Planárias, Etc)
O aquario de Quarentena deverá ser adquado para o vivo que for receber...

Acho que numa versão resumida será algo deste genero. Podemos tambem debater quais os melhores produtos para os tipos de corais e tipos de praga.

Abraço,
Nuno Moreira

Mensagem 20/set/2012, 17:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64

Eu para os corais uso o Ultra Pest Control de acordo com as instruções (2 banhos separados de 1 semana) e só os meto no aquário 1 ou 2 semanas depois de os comprar.

Em termos de iluminação e como tenho no aquário de quarentena apenas 1 frag de cada vez uso um foco tipo GU10 de 9w (3 x cree 3w a 6500K).
Imagem

Mensagem 20/set/2012, 18:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D ,

Filipe Pires Escreveu:
Já tinha dito no outro post,...

Eu para os corais uso o Ultra Pest Control de acordo com as instruções (2 banhos separados de 1 semana) e só os meto no aquário 1 ou 2 semanas depois de os comprar.

Em termos de iluminação e como tenho no aquário de quarentena apenas 1 frag de cada vez uso um foco tipo GU10 de 9w (3 x cree 3w a 6500K).

Podemos sempre equacionar os banhos com água oxigenada (50% / 50%) para os corais menos exigentes.

Diz-me uma coisa, onde arranjaste esse foco? e quanto te custou?

nunomoreira Escreveu:
- Na chegada do CORAL (na rocha viva e nos invertebrados não) dar-lhe banho com um dos produtos mais usados (Coral Rx, Pest Control da Fauna Marin, etc)
- Coloca-lo no aquario de quarentena pelo menos durante 40dias (devido ao Cryptocarium que possa vir na base do coral)
- Durante estes 40 dias, dar banho sempre que se aviste algo que seja suspeito (Red Bugs, Planárias, Etc)

Acho que numa versão resumida será algo deste genero. Podemos tambem debater quais os melhores produtos para os tipos de corais e tipos de praga.

Abraço,
Nuno Moreira

Nuno, 40 dias por causa do crypto? não me parece que o período necessário seja tão grande. O parasita não se aguenta tanto tempo.

Acham que faz sentido também usar o Tank Transfer Method?

Já que temos pelo menos dois baldes de 30/50l será que podemos capitalizar o método e o equipamento para fazer quarentena de tudo?

Outra pergunta ... faz sentido ter uma bomba de circulação ou a bomba de ar que usamos para a quarentena de peixes servirá?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/set/2012, 18:31

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Boas Rui,

Existem varios estudos que comprovaram que o parasita pode ficar em estado latente ate 72 dias na presença de peixes, e que sem peixes pode aguentar em estado latente ate 9 semanas.
The issue is the longest known hatch time is 72 days. With no fish hosts available, the 99.9 percentile solution is 9 weeks. That is REALLY the answer.

Já procurei o artigo em que falam dos 40 dias como uma medida razoável mas não o encontro. Assim que o encontrar posto aqui... Se alguem tiver o link que o post aqui.
Abraço

Mensagem 20/set/2012, 19:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Filipe Pires Escreveu:
Já tinha dito no outro post,...

Podemos sempre equacionar os banhos com água oxigenada (50% / 50%) para os corais menos exigentes.

nunomoreira Escreveu:

Abraço,
Nuno Moreira

Nuno, 40 dias por causa do crypto? não me parece que o período necessário seja tão grande. O parasita não se aguenta tanto tempo.

Acham que faz sentido também usar o Tank Transfer Method?

Já que temos pelo menos dois baldes de 30/50l será que podemos capitalizar o método e o equipamento para fazer quarentena de tudo?

Outra pergunta ... faz sentido ter uma bomba de circulação ou a bomba de ar que usamos para a quarentena de peixes servirá?

Abraços,
Rui

Rui, na realidade está provado que algumas estirpes do parasita aguentam até bem mais do que 40 dias.

Aconselha-se, por exemplo no caso de um aquário infetado, em fazer um período sem peixes de 11 semanas para teres 100% de certeza que os cistos desaparecem. Se reduzires para 6 semanas a probabilidade desce para cerca de 70%... Isto está bem documentado em vários artigos americanos, alguns da RK magazine...

Também é verdade que a maioria das estirpes não aguenta mais do que umas semanas. Mas eu já tive uma situação de quarentenar com cobre durante 45 dias e, passados 3 ou 4 dias, o #"!"$#"$ do parasita voltou. Há estirpes extremamente resilentes, infelizmente para nós...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 20/set/2012, 20:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64

Rui

http://www.amazon.co.uk/CREE-LED-PERFEC ... bs_light_3
Imagem

Mensagem 21/nov/2012, 10:27

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Pegando neste tópico para tentar como fizemos para os peixes encontrar uma receita que todos achem boa para quarentenar corais, junto mais esta info.

Andei a ler mais uma coisas e o site do MELEV tem bastante informação útil!
Basicamente ele o que faz é "apenas" aclimatar o coral e dar-lhe um bacnho com Interceptor (não sei se se vende cá) que é um medicamento veterinário de largo espectro, utilizado para cães! Parece ser praticamente inofensivo (ele até o doseou no próprio tanque principal) e 100% eficaz com red bugs!

Depois tem um tratamento específico para cada (as maiores pelo menos) maleita, que eu estou a compilar, traduzir, resumir e adaptar. :D
Quando estiver terminado coloco aqui porque me parece informação bastante útil!

Mensagem 21/nov/2012, 11:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Hugo Figueiredo Escreveu:
Pegando neste tópico para tentar como fizemos para os peixes encontrar uma receita que todos achem boa para quarentenar corais, junto mais esta info.

Andei a ler mais uma coisas e o site do MELEV tem bastante informação útil!
Basicamente ele o que faz é "apenas" aclimatar o coral e dar-lhe um bacnho com Interceptor (não sei se se vende cá) que é um medicamento veterinário de largo espectro, utilizado para cães! Parece ser praticamente inofensivo (ele até o doseou no próprio tanque principal) e 100% eficaz com red bugs!

Depois tem um tratamento específico para cada (as maiores pelo menos) maleita, que eu estou a compilar, traduzir, resumir e adaptar. :D
Quando estiver terminado coloco aqui porque me parece informação bastante útil!

Olá Hugo, estou com um problema numa das euphyllias, com white bugs...e eles usam esse produto para acabar com eles.

O produto é o interceptor

http://www.ah.novartis.com/products/en/interceptor_dog.shtml

Falta saber se existe algum produto em Portugal que faça o mesmo.

Tenho feito banhos de água de osmose, e tem melhorado, mas os white bugs continuam lá.

Achas que existe outro produto que poderá mata-los?

Obrigado

BA
Imagem

Mensagem 21/nov/2012, 11:21

Não faço ideia!!!

Nisto da quarentena sou mais novato que tu! :D

Mensagem 27/nov/2012, 10:22

Minha gente, tenho passado as últimas semanas a ler sobre quarentena e banhos para corais e mais concretamente os últimos dias a ler este tópico no reefcentral: Como matar as pestes dos corais! :)

Resumidamente, e para quem não quiser ler as 25 páginas do tópico, o que se advoga nele é que usando um produto da bayer para mater germes e afins, se conseguem muito muito resultados em eliminar as pestes dos corais, nomeadamente FW, RedBugs, Nudibrancios (poucos exemplos, mas existem) e AEFW.

O(s) produto(s):
Imagem

Imagem

Estes produtos são muito tóxicos para ambientes marinhos mesmo em pequenas quantidades, mas a ideia é que se façam banhos curtos entre 5 e 15 minutos dependendo de qual o produto usado e que basicamente tudo o que está agarrado ao coral, mesmo que não morra, "salta" fora e deslarga-se do coral.

Um exemplo do que saiu fora do coral num banho com este produto:
Imagem

Como é um produto não comercial para aquariofilia, foi necessário andarem (os que primeiro testaram) a encontrar a formula de produto por L de água e tempo do banho, mas todos os que usaram entretanto reportam que as melhorias no coral são praticamente imediatas e a extenção dos pólipos é notória. Não há registo de ter havido qualquer problema no coral ou no aquário, sendo que TODOS recomendam a passagem para um tanque de quarentena do coral após o banho, porque pode ser necessário mais banhos para eliminar a 100% algumas pestes!

Eu há uns anos que não tenho corais, mas a ideia que tenho é que se um coral está pálido, sem extenção de pólipos, e a crescer pouco, então é porque tem alguma peste e não por que tem pouca luz, pouca movimentação ou algum parâmetro menos ideal. E este tópico do reefcentral (há também noutros foruns a analise ao mesmo produto) parece comprovar isso porque todos relatam que após o banho o coral volta a ser o que já foi. Eu estou tentado a testar com os corais, se houver disto por cá!

Alguém já tinha ouvido falar nisto e/ou já testou?

Alguem sabe se há disto cá à venda no burgo?

Mensagem 29/nov/2012, 16:35

Mensagem 29/nov/2012, 17:53

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Hugo...
Nunca ouvi falar nem nunca li nada sobre esse produto. Vou dar uma olhada no tópico que mencionas.

Mensagem 30/nov/2012, 10:15

Ok, depois diz qualquer coisa...

O pessoal até criou um spredsheet para ir adicionando relatos: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0Ag8LSYGLKscIdER3eE9nN0VLeE9ISE1Ma2M4b0lNM0E#gid=0

Mensagem 30/nov/2012, 12:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Essa idéia de fazer o share dos relatos foi boa.
Vou acompanhar, obrigado pelo link.

Mensagem 30/nov/2012, 17:05

2 videos de AEFW's a saltar como pipocas dos corais durante o banho:

Cada vez mais me convenso que todos temos estes bichos nos nossos corais e os corais estão castanhos e não crecem por causa disso. Reparem sobretudo no 1º video como é praticamente impercétivel qualquer AEFW no início do banho e depois sai de lá com cada "vaca" que até espanta!!! É muito complicado, mesmo inspecionando a olho nu o coral, ver estes bichos... Quem tiver paciência para ler o tópico repare nos exemplos dados, de cores e crescimentos depois do banho... Se calhar anda tudo louco com pellets, zeovits, amioácidos e afins para os corais terem cor e crescerem e se calhar o problema não está no meio onde o coral está, mas sim no próprio coral!!! :-\

Mensagem 03/dez/2012, 17:16

Mesmo estranhando o total desinteresse (excepto o Marco) por este tema, que me parece amis que importante, aqui fica mais um exemplo de um antes/depois de um coral tratado com este método:

ANTES:
Imagem

DEPOIS:
Imagem

Nota 1 : A foto do depois foi tirada 1 hora após o tratamento! :-o
Nota 2: O que há a salientar é a extenção dos pólipos; não a cor!

Mensagem 03/dez/2012, 17:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Impressionante, desconhecia de todo este tratamento.
Obrigado pela partilha Hugo.

Mensagem 03/dez/2012, 22:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Hugo,
O silencio, não quer obrigatoriamente dizer desinteresse; posso dizer-te que já li grande parte do post e estou a tentar que me tragam dos EUA o tal produto da Bayer.~
Obrigado pelos links.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 04/dez/2012, 10:31

Pois porque por cá nunca vi disto... :(

Já agora parece que o "Germ Killer" é melhor no sentido que é preciso menos quantidade de produto para a mesma quantidade de água.

De resto há bons resultados com ambos (há 4 garrafas diferentes ao que parece).

Próximo

Voltar para Discussão Geral