Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Algo esta errado! Help

Algo esta errado! Help

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 24/jan/2018, 13:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
delete
Editado pela última vez por Pedro Vidal em 25/jan/2018, 14:15, num total de 1 vez.

Mensagem 24/jan/2018, 21:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas pessoal

Ja fiz o teste aos fosfatos e como era esperado deu novamente 0, repeti o teste varias vezes e com 2 testes diferentes...parece que este deve ser o meu problema principal

Agora resta-me ver se desisto do refugio ou nao :/

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 24/jan/2018, 21:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Se usar filterbags tambem ajuda ou nao? Aumentar a populaçao dos peixes é que o que esta em mente mas tenho de ver bem quais colocar e quantos mais posso colocar, vai ser sempre complicado a nova introdução de peixes pois haverá zaragata de certeza :/

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 24/jan/2018, 22:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Volto a perguntar. Tens algum tipo de alga na rocha ou areia?

Mensagem 24/jan/2018, 22:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Ricardo Ferreira Escreveu:
Volto a perguntar. Tens algum tipo de alga na rocha ou areia?
Desculpa nao ter respondido Ricardo

Nao tenho algas nenhumas, nem na rocha nem no areao

Abraço

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 24/jan/2018, 23:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Perguntei para perceber se nao estavas a ter um falso zero na leitura dos fosfatos.

Efetivamente nutrientes baixos nao ajundam mas custame a crer que será o principal factor para nao cresceram ou multiplicarem-se.
Tens corais que obtem os alguns requisitos nutricionais através da fotossíntese.
Com os corais que tens, com consumos baixos, e a usar o balling para mim tinhas valores altos para esse tipo de corais.

Mensagem 29/jan/2018, 23:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas pessoal

Tenho novidades menos boas

O aquario esta praticamente na mesma, o magnesio ainda esta elevado, kh mantem-se nos 8 e o valor mais recentemente testado com um novo teste é o dos nitratos que esta entre os 50 e os 100mg/l, esta um exagero :/

Nao tenho algas, os fosfatos continuam a 0, o refugio continua a trabalhar e TPA's semanais de 15%

Para alem disso o que posso fazer para manter os nitratos baixos? Siporx ajuda ou nem por isso?

Aguardo pelas dicas/opiniões.

Grande abraço
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 30/jan/2018, 12:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas

Qual a marca do teste?
Se realmente tiverem assim tão altos tens que melhorar a exportação de compostos orgânicos. Vê se tens o escumador bem afinado.
Não sei que comida usas, nem quantidades diárias alimentas os peixes, mas se achares que é muita comida reduz na alimentação.
Tpas também baixam os nitratos mas acho que devias perceber de onde vem o mal para não andares a fazer tpas desnecessárias, de forma a reduzir custos. Testa também a tua agua antes da tpa.
Não sei se viste um dos meus primeiros comentarias, mas referi que os 15ppm da agua de osmose já é bastante alto. Na minha, assim que vejo 1/2ppm mudo logo a resina.

Mensagem 30/jan/2018, 18:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Ricardo Ferreira Escreveu:
Boas

Qual a marca do teste?
Se realmente tiverem assim tão altos tens que melhorar a exportação de compostos orgânicos. Vê se tens o escumador bem afinado.
Não sei que comida usas, nem quantidades diárias alimentas os peixes, mas se achares que é muita comida reduz na alimentação.
Tpas também baixam os nitratos mas acho que devias perceber de onde vem o mal para não andares a fazer tpas desnecessárias, de forma a reduzir custos. Testa também a tua agua antes da tpa.
Não sei se viste um dos meus primeiros comentarias, mas referi que os 15ppm da agua de osmose já é bastante alto. Na minha, assim que vejo 1/2ppm mudo logo a resina.
Boas Ricardo

Desde ja obrigado pelas dicas ;)

O teste que usei é da salifert, ja comparei com um teste da sera e o valor é alto a mesma.

O escumador esta bem afinado, e a trabalhar correctamente.

Alimentaçao é feita 1 vez por dia, vou variando entre comida congelada, flocos, alga nori.

Em relaçao a osmose, tenho de arranjar um novo filtro, o que tenho penso ser daqueles "descartáveis" pois o preço dos filtros todos saem mais caros que um kit de osmose novo.

Abraço
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 31/jan/2018, 11:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Bom dia


Perguntei a marca do teste porque a salifert tem duas formas de leitura da cor. Se vires a cor de lado tens que dividir o valor por 10.

Diz-me uma coisa, alteraste alguma coisa no aquário para teres esse valor? Isto é, aumentaste a quantidade de peixes, desligaste o escumador? Pergunto isto pelo simples facto de inicialmente achares que tinhas poucos nutrientes e te terem aconselhado aumentar aos nutrientes.

Mensagem 31/jan/2018, 13:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Ricardo Ferreira Escreveu:
Bom dia


Perguntei a marca do teste porque a salifert tem duas formas de leitura da cor. Se vires a cor de lado tens que dividir o valor por 10.

Diz-me uma coisa, alteraste alguma coisa no aquário para teres esse valor? Isto é, aumentaste a quantidade de peixes, desligaste o escumador? Pergunto isto pelo simples facto de inicialmente achares que tinhas poucos nutrientes e te terem aconselhado aumentar aos nutrientes.
Boas Ricardo

Nao alterei nada, nunca parei o escumador e a rotina manteve-se toda igual, nada de filterbags etc...

A única entrada de vivos foi um leucosterno.

Este fim de semana se conseguir mudo os filtros da osmose pois os meus certamente ja estao um pouco saturados
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 31/jan/2018, 14:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Mas em testes anteriores que valores tinhas?

Mensagem 31/jan/2018, 15:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Nuno,
Possivelmente sempre tiveste os valores de NO3 nessa ordem de grandeza e só agora deste conta em virtude de só agora teres feito o respetivo teste.

Encontrar a causa não será fácil, podendo ser um fator ou fatores externos ou internos. Indico de seguida alguns:

1. A qualidade da águia de reposição com 15PPM de TDS é duvidosa, podendo ser uma das fontes de nitratos;
2. O aquário pode ainda não estar estabilizado, e com zero de PO4 dificilmente conseguirás eliminar o NO3 em virtude do Redfield Ratio;
3. A rocha viva pode estar colmatada e está a expelir NO3;
4. Etc...

Sugestão:
Eu faria de imediato um teste ICP da AF à água RO e do aquário para ter uma visão geral de todos os parâmetros.
Depois disso tiraria conclusões e linhas de ação.

Caso verifiques que o NO3 não aparece por fatores externos (agua RO), estão o teu sistema não está a ter a capacidade de eliminá-lo. Se esse for o caso devias iniciar um método probiótico (Ex: Probio S e -NP Pro da AF) e caso não obtenhas os resultados esperados, terás de ponderar substituir a rocha viva.

Tudo isto que te disse tem de ser feito com bastante calma e não esperes resultados imediatos

Abraço :-c

Mensagem 31/jan/2018, 17:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Filipe Valente Escreveu:
Nuno,
Possivelmente sempre tiveste os valores de NO3 nessa ordem de grandeza e só agora deste conta em virtude de só agora teres feito o respetivo teste.

Encontrar a causa não será fácil, podendo ser um fator ou fatores externos ou internos. Indico de seguida alguns:

1. A qualidade da águia de reposição com 15PPM de TDS é duvidosa, podendo ser uma das fontes de nitratos;
2. O aquário pode ainda não estar estabilizado, e com zero de PO4 dificilmente conseguirás eliminar o NO3 em virtude do Redfield Ratio;
3. A rocha viva pode estar colmatada e está a expelir NO3;
4. Etc...

Sugestão:
Eu faria de imediato um teste ICP da AF à água RO e do aquário para ter uma visão geral de todos os parâmetros.
Depois disso tiraria conclusões e linhas de ação.

Caso verifiques que o NO3 não aparece por fatores externos (agua RO), estão o teu sistema não está a ter a capacidade de eliminá-lo. Se esse for o caso devias iniciar um método probiótico (Ex: Probio S e -NP Pro da AF) e caso não obtenhas os resultados esperados, terás de ponderar substituir a rocha viva.

Tudo isto que te disse tem de ser feito com bastante calma e não esperes resultados imediatos

Abraço :-c
Boas Filipe

Obrigadao pelas dicas

Vou seguir as tuas indicaçoes e rezar para que nao seja da rocha :/

Abraço
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 01/fev/2018, 11:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Bom dia

Acrescentando só uma pequena coisa ao que o Filipe disse.
Testa a água natural que usas para tpa.
Quanto a água da osmose não vejo necessidade de recorrer ao teste ICP, muda os filtros todos de forma a teres 0ppm. Só na eventualidade de não encontrares a tua fonte de nitratos, aí sim fazia um teste a água de osmose.
Gostava era de perceber quando é que os testes te deram assim tão altos.
No inicio do tópico dizias ter os valores a 0 ou muito próximo. Foi desde que o pessoal te aconselhou a aumentar a carga orgânica ou já tens esses valores altos a muito tempo?

Tens refugio certo? vê se não está a acumular muita porcaria lá.
Tal como já te disse acho que tens fraca exportação de matéria orgânica. Reduz na alimentação.
Testas a água natural antes da tpa para ver se não é do local de recolha. Trata de reduzir os ppm da osmose.

Mensagem 01/fev/2018, 19:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Ricardo

Os testes que tinha ja estavam fora do prazo, os valores que agora apresento sao feitos com testes novos.

Nao alterei nada no sistema, mantenho a mesma quantidade de alimentaçao (nada de excessos).

Vou testar a agua natural para ver os valores e trocar os filtros da osmose para ver se ha melhorias.

O refugio nao tem muita porcaria pois costumo aspirar a sump, mas este fim de semana dou-lhe uma limpeza.

Abraço
Abraço
Nuno Silva

Anterior

Voltar para Discussão Geral



cron