Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Algo esta errado! Help

Algo esta errado! Help

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 21/jan/2018, 22:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas pessoal do vicio, venho expor e pedir ajuda/auxilio aos mais entendidos para tentar perceber o que se passa com o meu sistema ou o que ando a fazer de errado para nao conseguir manter sps lps e os moles que tenho nao evoluirem e nada ja a bastante tempo.

Passo a descrever o setup

Aquario - 150x60x60 +/- 550lts

Sump - 100x40x50 +/- 200lts (valor nao real devido a nao estar cheia ate ao topo

Escumador - Bubble Magus c 99

Iluminaçao - 2x Ocean revive (brancos 35% azuis 65%) montada a 25/30cm da coluna de agua 8h ligada

Circulaçao - rw8 + rw4

Retorno - jecod 9000

Refugio - chaetomorpha com fotoperíodo contrario ao do aquario

Balling - Aquaforest 25ml diários de mg/ca/kh doseados em horarios diferentes

Agua de reposiçao de osmose

Tpa com agua natural 15/20% (parei com as tpa's a coisa de 1 mes para ver se notava melhoras pois podia estar a haver oscilação nos valores doseados)

Nao uso filterbags, amonia, fosfatos, nitritos e nitrados a 0 ou muito la proximo
Kh 7/8
Ca e mg nao sei

Peixes -
1 naso elegans
4 - ocelarris
1 - zebrassoma flavescens
1 - hepatus
1 - donzenla domino
1 - donzela azul/amarela
1- bluefin agelfish

Esmitas/nassarius de equipa de limpeza e basicamente é tudo

Se alguem conseguir perceber o que posso estar a fazer de errado para que o sistema nao evolua agradecia a ajuda pois o aquario ja tem 3 anos de montado

Abraço ;)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 21/jan/2018, 23:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Miguel,

Quando dizes que não consegues manter nada, consegues especificar melhor o que está a acontecer? Que espécies de corais estão a morrer?

Nuno Miguel Silva Escreveu:
Nao uso filterbags, amonia, fosfatos, nitritos e nitrados a 0 ou muito la proximo
Kh 7/8
Ca e mg nao sei



Quase a zero em NH4 e NO2 pode ser demasiado. Que testes usas?
Qual é o TDS da água de reposição?

Mensagem 22/jan/2018, 00:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas..
Gostava d ajudar mas nao percebo quando dizes que doseias 25ml de cada..ca mg kh e nao sabes a como estao esses valores?
Tb acho estranho estares a dosear quantidade igual dos elementos.
Ate porque o baling da AF é muito concentrado..a nao ser que o teu aqua tenha muitos consumos..
Vai dando mais noticias e rotinas d manutenção pa ver se aqui a malta ajuda a resolver isso..
Cump

Mensagem 22/jan/2018, 00:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Boas, esse escumador é de 1000L a 2500L certo e o sistema é de 750L será que o gajo não está a mamar tudo e não deixa na para os corais.
Haja mais alguém a dizer mais qualquer coisa, os sábios desapareceram todos para o facebook :D
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 22/jan/2018, 07:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Filipe Valente Escreveu:
Olá Miguel,

Quando dizes que não consegues manter nada, consegues especificar melhor o que está a acontecer? Que espécies de corais estão a morrer?

Nuno Miguel Silva Escreveu:
Nao uso filterbags, amonia, fosfatos, nitritos e nitrados a 0 ou muito la proximo
Kh 7/8
Ca e mg nao sei



Quase a zero em NH4 e NO2 pode ser demasiado. Que testes usas?
Qual é o TDS da água de reposição?
Boas Filipe

Nenhuns corais me estao a morrer, apenas nao evoluem/crescem

Os testes que tenho sao da sera e da nutrafin

O tds da agua de osmose a ultima vez que medi andava na casa dos 015ppm se nao me engano

Abraço

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/jan/2018, 07:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
José Santos Escreveu:
Boas, esse escumador é de 1000L a 2500L certo e o sistema é de 750L será que o gajo não está a mamar tudo e não deixa na para os corais.
Haja mais alguém a dizer mais qualquer coisa, os sábios desapareceram todos para o facebook :D
Boas Jose

Ja tenho pensado bastante nisso e sei bem o que o escumador esta sub dimensionado, tenho um bubble magus nac7 guardado mas ja acho pouco para o aquario

Abraço

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/jan/2018, 08:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Manuel pereira Escreveu:
Boas..
Gostava d ajudar mas nao percebo quando dizes que doseias 25ml de cada..ca mg kh e nao sabes a como estao esses valores?
Tb acho estranho estares a dosear quantidade igual dos elementos.
Ate porque o baling da AF é muito concentrado..a nao ser que o teu aqua tenha muitos consumos..
Vai dando mais noticias e rotinas d manutenção pa ver se aqui a malta ajuda a resolver isso..
Cump
Boas Manuel

Doseio 25ml de cada elemento pois foi o que me foi indicado ao inicio, acredito que nao seja o suficiente

Em relaçao a consumos, o kh mantem-se nos 7/8, o calcio nao acredito que esteja alto, mesmo so tendo corais moles pois nao noto grandes aparecimentos de coralina

Vou ver se faço um teste ICP para perceber o que esta em falta ou excesso

Abraço

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/jan/2018, 08:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Tenho tambem pensado em aumentar a populaçao de vivos (peixes) para aumentar a carga organica mas ja nem sei o que colocar e em que quantidades pois nao quero o aquario lotado e os peixes todos ao molho

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/jan/2018, 10:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
se nao sabes o Calcio podes ter aí a questao, visto que é fator essencial ao lado do KH. O Calcio e KH e respectivas dosagens dependem da realidade de cada aquario, nao é universal. Podes ter um desiquilibrio quimico, que afecte os crescimentos e fluorescencias "espetaculares" e quiçá alguma necrose de tecidos lenta que nem notes. Logo penso que o Manuel pereira tem razao naquilo que diz. Mesmo em má quimica os moles devem continuar a crescer, podem é ganhar uma tonalidade diferente e aí é que pode jogar a questão da agua demasiado limpa. Nesse caso deverias continuar com as TPAs de agua natural, os moles adoram isso.

Mensagem 22/jan/2018, 11:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Pedro Vidal Escreveu:
se nao sabes o Calcio podes ter aí a questao, visto que é fator essencial ao lado do KH. O Calcio e KH e respectivas dosagens dependem da realidade de cada aquario, nao é universal. Podes ter um desiquilibrio quimico, que afecte os crescimentos e fluorescencias "espetaculares" e quiçá alguma necrose de tecidos lenta que nem notes. Logo penso que o Manuel pereira tem razao naquilo que diz. Mesmo em má quimica os moles devem continuar a crescer, podem é ganhar uma tonalidade diferente e aí é que pode jogar a questão da agua demasiado limpa. Nesse caso deverias continuar com as TPAs de agua natural, os moles adoram isso.
Boas Pedro

Achas que deva parar o balling e dosear kalk?
Para os corais moles deve chegar pois duvido que tenha consumos elevados.

TPA's semanais ou quinzenais nesta altura?

Tenho de comprar os testes para ver o que se possa passar com a química da coisa

Abraço

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/jan/2018, 11:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Boas. não precisas parar com o balling. mas tens de ver ai umas questões importantes.

1º- tens 1.5 m de aquario para duas calhas , muito pouco para SPS.
2º - tens um escumador sobredimensionado - tira tudo
3º- tens alga mais um a tirar tudo-
ou seja nao te sobra nada para os corais... dai ele nao evoluirem pois nao tem paparoca para eles .
nao é apenas o kh ca e mg que os fazem crescer.. eles tambem precisam de nutrientes.. tens a resposta nos teu moles que nao evoluem pois nao ha paparoca para eles.

o que deves fazer.

em 1º comprar testes de ca e mg para ver os valores e ver se estao bem distruibuidos ,
depois verifica que balling estas a fazer ? colocas os sais os outros trace elements ?
comprar comida para os corais dar lhe esses suplementos.

se quiseres ve se o problema é dai , experimenta desligar o escumador por uma semana e logo vez..


mas tens ai muitas variaveis que tens de mudar...

Mensagem 22/jan/2018, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Bom dia

Sou da opiniao do Manuel e do Pedro.
Os produtos da aquaforest sao realmente muito concentrados. Nao sei quem te disse para inicialmente dosear 25ml mas muito sinceramente a unica intenção dele foi vender os produtos.
Nem as quantidade a dosear sao as mesmas em todos os parâmetros. Devemos deitar quando temos consumos de alguma coisa.
Compra testes e só depois é que vez a necessidade de deitar alguma coisa. Comprar testes de outras marcas mais conceituadas.

Em relação ao crescimento, tu é que vez o aquario todos os dias mas os corais demoram a crescer.

Eu sem saber os valores dos testes nem desligava o escumador nem introduzia peixes.
Acho que devias ver a omose. 15ppm já é alto.
Tambem acho que duas calhas é pouco para esse aquario.

Espero ter ajudado.

Mensagem 22/jan/2018, 12:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Bruno Escaleira Escreveu:
Boas. não precisas parar com o balling. mas tens de ver ai umas questões importantes.

1º- tens 1.5 m de aquario para duas calhas , muito pouco para SPS.
2º - tens um escumador sobredimensionado - tira tudo
3º- tens alga mais um a tirar tudo-
ou seja nao te sobra nada para os corais... dai ele nao evoluirem pois nao tem paparoca para eles .
nao é apenas o kh ca e mg que os fazem crescer.. eles tambem precisam de nutrientes.. tens a resposta nos teu moles que nao evoluem pois nao ha paparoca para eles.

o que deves fazer.

em 1º comprar testes de ca e mg para ver os valores e ver se estao bem distruibuidos ,
depois verifica que balling estas a fazer ? colocas os sais os outros trace elements ?
comprar comida para os corais dar lhe esses suplementos.

se quiseres ve se o problema é dai , experimenta desligar o escumador por uma semana e logo vez..


mas tens ai muitas variaveis que tens de mudar...
Boas Bruno

Obrigadao pelas dicas

A ver se esta semana consigo comprar os testes como dizes

Na tua opiniao achas que deva mudar de escumador? Tenho 1 bubble magus nac7 parado.
Em relaçao a macro alga o que faço?

Nao alimento os corais, quando dou comida congelada vejo que alguns apanham e fecham-se para ingerirem mas por exemplo o sarco nao evolui em nada e alguns actinodiscus tambem nao.

Mais peixes=mais carga organica, que dizes?

O balling que uso é da aquaforest e usei a receita que esta descrita na fragario do norte

Abraço

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/jan/2018, 13:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
não precisas de trocar o escumador tens é de perceber o que tem o aquario, se os actinodiscos não crescem é porque tens os nutrientes basicamente a zero... dai teres de compensar com comida para corais ou aumentar um pouco a carga orgânica. estou a falar sem sequer olhar ou ver o aquario ou os testes todos. os moles gostam de alguma porcaria.. podes sempre tirar a alga por agora.. e ver o que te acontece.. mas faz uma uma coisa de cada vez... para conseguires perceber o que se esta a passar e tem paciencia pois as coisas demoram a acontecer não é de um dia para o outro que mudam....

Mensagem 22/jan/2018, 13:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Nuno,

Duas Ocean Revive para esse aquário? Eu para um com as mesmas dimensões tenho cinco colocadas de topo e com os azuis a 95% e os brancos a 60%.

Independentemente doutras questões, na minha opinião não vais conseguir só com essas calhas.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 22/jan/2018, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
o escumador é recomendado ter sempre acima das necessidades... nao me parece boa ideia reduzir. O essencial num aquario marinho é luz e corrente, pelo que verifica se tens corrente entre 30 a 40x e luz suficiente a incidir sobre os corais mais exigentes. Eu tenho duas calhas para um aquario de 1,70 m e noto crescimentos, no entanto. Tenho outras duas calhas de leds simples para ficar tudo bem iluminado, nao ajuda a crescer. As calhas devem ser é proprias para corais.

Em doseamentos, cada um monta o sistema que acha melhor. Em todos tens que verificar o Ca e KH.

Na agua do mar, o Ca e KH estao certissimos, mas em aquarios com SPS, vai haver muita pressao sobre Ca e KH, logo precisas de dosear e parar com TPAs nao me pareceu boa ideia. o ideal para corrigir desiquilibrios será TPAs em maior percentagem. Pelo que antes vale fazer uma maior que duas pequenas. Os corais querem parametros dentro dos limites recomendados e nao fora deles. Irás notar uma melhoria nas fluorescencias, indicando que a pressao dos corais diminuiu e assim esses começam o crescimento logo após.
Editado pela última vez por Pedro Vidal em 22/jan/2018, 15:31, num total de 1 vez.

Mensagem 22/jan/2018, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
César Silvério Escreveu:
Olá Nuno,

Duas Ocean Revive para esse aquário? Eu para um com as mesmas dimensões tenho cinco colocadas de topo e com os azuis a 95% e os brancos a 60%.

Independentemente doutras questões, na minha opinião não vais conseguir só com essas calhas.

Abraço
Boas César

Acredito que pudesse ter mais luz mas apenas espalhava mais certo? Eu tenho a iluminaçao focada ao centro pois tenho o layout a fazer 2 ilhas e os cantos nao precisam de grande iluminaçao. Em relaçao a percentagem achas que esta fraca?

Abraço

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/jan/2018, 15:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Pedro Vidal Escreveu:
o escumador é recomendado ter sempre acima das necessidades... nao me parece boa ideia reduzir. O essencial num aquario marinho é luz e corrente, pelo que verifica se tens corrente entre 30 a 40x e luz suficiente a incidir sobre os corais mais exigentes. Eu tenho duas calhas para um aquario de 1,70 m e noto crescimentos, no entanto. Tenho outras duas calhas de leds simples para ficar tudo bem iluminado, nao ajuda a crescer. As calhas devem ser é proprias para corais.

Em doseamentos, cada um monta o sistema que acha melhor. Em todos tens que verificar o Ca e KH.

Na agua do mar, o Ca e KH estao certissimos, mas em aquarios com SPS, vai haver muita pressao sobre Ca e KH, logo precisas de dosear e parar com TPAs nao me pareceu boa ideia. o ideal para corrigir desiquilibrios será TPAs em maior percentagem. Pelo que antes vale fazer uma maior que duas pequenas. Os corais querem parametros dentro dos limites recomendados e nao fora deles. Irás notar uma melhoria nas fluorescencias, indicando que a pressao dos corais diminuiu e assim esses começam o crescimento logo após.
Boas Pedro

Hoje vou ver se consigo comprar os testes e se sim ai apresento os valores para perceber melhor o que se passa ;)

Abraço

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/jan/2018, 15:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
as vezes consegues ver pelos proprios corais... Mg só necessitas se nao conseguires alinhar o KH e Ca (isto se tiveres a dosear bem). Se tiveres a dosear bem e o KH e Ca nao alinham, aí sim, podes ver o Mg, mas se usas agua do mar, Mg nao deve faltar.

Mensagem 22/jan/2018, 17:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Nuno,
Já aqui tens muitas ajudas de como deves proceder e o que pode estar mal.
O único conselho que te dou é não fazeres tudo ao mesmo tempo.
Por isso na minha opinião, não aumentava a comida, não desligava o escumador, não mudava o escumador, não parava de dosear nada.
Compra 2 testes da Salifert (melhores e mais baratos) de CA e MG. Testas esses parametros de 3 em e dias e vês qual o valor e a tendência. Logicamente que se tiveres mais de 500 de CA e 1400 de MG tens que parar imediatamente a dosagem desses componentes.
O KH tem que estar estável sempre. Teres uma semana 5 e subires para 7 não serve. Tem que estar estavel sempre no mesmo valor (intervalo de 0,5 máxima).

Depois se concluires que não é daqui, passamos à próxima fase.

Mas a luz é claramente insuficiente. Ainda que se tiveres um coral de baixo da calha não há razão para não crescer...

abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron