Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda , os meus peixes não estão bem

Ajuda , os meus peixes não estão bem

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Boas

Mais uma vez peço a vossa ajuda
Sempre tive alguns problemas com parâmetros de água que afetaram os meus corais e anémonas , acabando alguns por morrer
Contudo agora já se apresentam com melhor aspeto
Os meus peixes sempre tiveram impecáveis , alguns com três anos , ontem quase todos apresentam o corpo com uma névoa branca e com alguns comportamentos estranhos , o hepatus anda sempre a roçar-se na areia
Os outros andam muito a tona da água ou escondidos

Algumas fotos que consigo de cada um

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Carregados de crypto

Estão a comer bem?

Isso provávelmente provocado por alguma introdução ou stress!

O que fizeste?

Entretanto ver se peço ao César Silvério para dar aqui uma ajuda que ele é que é o mestre das doenças!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Boas

Estão a comer bem

Não fiz nada , só tpa


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Pus uma anémona a 1 semana


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá,

Pois parece crypto; não há muito a fazer.

Comida com alho e se puderes baixa a salinidade um pouco, para diminuir a actividade dos parasitas e a resistência dos peixes.

Há quanto tempo entrou esse leucosternum?
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Boas , a 8 meses

É a primeira vez que vejo isto




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Algum tratamento que se possa faZer ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Tenho s salinidade a 1024 , baixar até quanto ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
É uma doença grave ? Mortalidade ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Ictio marinho. descer para 1024 nao vai resolver nada... subir a temperatura para 27C e comida com alho e outras comidas reforçadas é que pode ajudar. reforças o sistema imunitario dos peixes e aceleras o ciclo do ictio, ajudando o peixe.


Para descer a salinidade para niveis que matem o ictio, matavas também os corais. e pode nem funcionar, penso que tens que ter a salinidade estavel entre 1 e 1,0038, dada a evaporação normal... e o stress que isso vai causar no peixe...

Ou retiras os peixes do aquario e tratas com cobre, cuidado com o stress nos peixes. Dado que nao podes usar cobre com corais e invertebrados e ao devolveres ao aquario, vao apanhar ictio novamente.

mortalidade alta se nao agir em conformidade, mas podem sobreviver se agires de forma correcta e sensata, mesmo sem extinguir o ictio directamente. Haverao pessoas mais versadas em tangs, que podem dar outras dicas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
quanto às motivações nao fizeste TPA com agua fria em cima dos peixes? Esse tang apanha ictio facilmente e espalha pelo resto dos peixes.

Cryptocaryon irritans == Ictio Marinho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Pedro
Vou tentar subir um pouco a temperatura e alimentação conforme sugeres


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
é a opção que funciona. Mas nao vais puder meter mais peixes novos nos próximos tempos. No mar se apanhares sargaço (verdadeiro), limpa e corta pedacinhos pequenos e dá ao peixe.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Não ,
Pois estão assim o hepatus , e yellow tang

Toda a água que entra no aquário vai sempre a mesma temperatura , tem sistema de aquecimento próprio com controlador
Qual a comida que recomendas ?



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
o primeiro a apanhar é o Leucosternon e a Dori (Hepatus)

O amarelo apanhou por causa dessas duas companhias e é o que recupera melhor. A Dori com temperatura vai lá bem.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
comidas comerciais nao sei bem as melhores, por isso sugeri alguém com Tangs que tenha usado comidas especificas e que ajudem. Mas há umas com alho!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pedro Vidal Escreveu:
Ictio marinho. descer para 1024 nao vai resolver nada... subir a temperatura para 27C e comida com alho e outras comidas reforçadas é que pode ajudar. reforças o sistema imunitario dos peixes e aceleras o ciclo do ictio, ajudando o peixe.


Para descer a salinidade para niveis que matem o ictio, matavas também os corais. e pode nem funcionar, penso que tens que ter a salinidade estavel entre 1 e 1,0038, dada a evaporação normal... e o stress que isso vai causar no peixe...

Ou retiras os peixes do aquario e tratas com cobre, cuidado com o stress nos peixes. Dado que nao podes usar cobre com corais e invertebrados e ao devolveres ao aquario, vao apanhar ictio novamente.

mortalidade alta se nao agir em conformidade, mas podem sobreviver se agires de forma correcta e sensata, mesmo sem extinguir o ictio directamente. Haverao pessoas mais versadas em tangs, que podem dar outras dicas.



Pois, é isso mesmo; se já tens a salinidade a 1024, não vale a pena ir por aí. Podias ir a até 1022 sem problemas, mas a ideia não era matar o parasita, pois para isso terias que ir até 1009/1007 e isso não é possível com invertebrados no aquário.

Só falei nisso porque sei que há muita gente com os aquários a 1028 por fazerem TPAs com água natural e se assim fosse valeria a pena passar transitoriamente o aquário para 1022/1023 pois isso iria baixar a actividade do parasita e permitir aos peixes uma maior resistência, por gastarem menos energia a essa salinidade.

Aumentar a temperatura irá acelerar o ciclo do parasita e fazer com que abandonem os peixes mais rapidamente, mas vão ficar no areão e voltar a infectar os peixes. Podes também tentar fazer nos próximos dias uma aspiração superficial do areão, antes de as luzes acenderem, por forma eliminar alguns dos cistos, que estejam no areão e impedir assim que eles voltem a infectar os peixes; mas isto são tudo formas de minimizar o problema e não de o resolver.

Abraço e boa sorte, que bem precisas.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Obrigado César

Vou tentar , a ver se não desanimo de vez ...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Eu percebi césar. Ao elevares a temperatura, penso que consegues salvar, mesmo estando lá o ictio, após um tempo, os peixes reforçam as suas defesas e o ictio passa a não ter tanta oportunidade de infecção, com o tempo a maioria dos peixes que estao no aquario ficam bem. Não pode é por peixes novos nos proximos meses, pois os novos como estao frageis vao apanhar ictio (que está no sistema) e aumentar a infestação novamente.

Depois pode deixar em 26C durante uns tempos.

De outra forma, deixar os peixes fora do recife por um mes e os peixes num aquario hospital nesse tempo com cobre aplicado. É a outra forma. A da salinidade... é a mais inviavel para um aquario de recife, nao só porque os corais implodiam, como tambem nem toda a gente consegue manter essa salinidade mesmo num aquario hospital, saindo fora do intervalo... volta a contar do zero. Se diminiu a "virulencia" nao sei, nunca li a respeito, nem apliquei.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
quer dizer no inicio quando me apareceu isso cheguei a por a 1,020... e nao vi grande ajuda... só com temperatura é que notei melhorias, e passei a andar descansado relativamente a isso.

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron