Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral AJUDA-Retorno evita uma Inundação ?

AJUDA-Retorno evita uma Inundação ?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59

Tenho uma questão que já me assola à praticamente 2 meses.

A questão é a seguinte, se eu desligar a bomba de retorno, o aqua parece deixar passar agua para a sump, não sei se é na coluna seca mas tenho essa desconfiança, dentro de dias vou a São Paulo durante 15 dias e tenho medo de uma falha electrica de 2 dias, que de certeza vou ter uma inundação em casa.

Por favor comentem e ajudem-me no que puderem porque tenho de descansar a cabeça quanto a isto.
Será uma fuga? É que mesmo desta forma sem falha electrica se um dia o retorno se estragar tenho apenas umas horas até o repôr com uma bomba nova.

Eu acho, não me lembro bem, mas tive o aqua com metade da água e não verteu por baixo nada, só depois de enchê-lo na totalidade começou a verter pela entrada da boca do tubo retorno (por baixo do móvel pingava no buraco do retorno).

Aqui vos deixo umas fotos fraquinhas, mas espero que ajudem a fazer entender o que tento explicar.

-Estas são as fotos dos niveis depois de desligar as bombas às 18:30-

Imagem

(este é o nivel da agua dentro da coluna seca, mais de metade da altura)

Imagem

(niveis depois de desligar as bombas)

Imagem

(nivel da sump, vai subindo lentamente)

-Estas são as fotos dos niveis à 1:00 da manha-

Imagem

(niveis aproximadamente 6 horas depois)

Imagem

( a sump tem os niveis realmente mais altos, quase que chega ao quebra bolhas)

É preocupante? devo resolver ou é normal isto acontecer e estar de sentinela caso o retorno falhe? Fazer uma viagem longa parece um problema para mim, assusta-me um pouco esta questão...

Obrigado a todos e desculpem o discurso alongado, mas realmente tou preocupado.

Dany Rent

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas ...

eu no meu ver penso que a sump está muito cheia , o nível dela onde está o escumador deverá ser pelo primeiro vidro , o que me parece é que isso tem água a mais , o que vai fazer com que a água que escoa do aquário quando falta a luz não caiba toda ou seja mesmo a justa para o tamanho da sump ...

Experimenta tirar um pouco de água e nivelar pelo primeiro vidro do compartimento do escumador, depois de estar isso feito experimentas desligar a bomba de retorno e logo vês o resultado ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Bom dia,

Concordo com o Paulo, pelos acabamentos que eu vejo nesse aquário e móvel presumo que tenham sido feitos na GAD.

Tenho algumas dúvidas que exista uma fuga no aquário principal... até porque se existisse uma fuga no aquário principal... a água vinha para o chão e não para dentro da SUMP.

Uma das coisas que pode acontecer e acontece algumas vezes, é um fuga nas uniões da coluna seca (parte de baixo do aquário, junto as furações) e se a tubagem da parte de cima não estiver bem vedada... a água atinge o nível do encaixe do tubo e começa a deitar água para a coluna seca.

Tenta apertar as roscas (não muito para não partires o vidro), ou então fala com quem fez o aquário para dar uma vista de olhos.

1 Abraço,
Armando

Boas armando , mesmo que esteja a perder onde os tubos encaixam nas roscas, se a sump tiver menos água nunca deita por fora, até porque chega a um ponto que a água se esgota, ou seja já não tem altura de água para cair mais para a coluna seca...

mete ai umas fotos dele em funcionamento para ver a altura de água que tens ... e depois faz como te disse e para tudo até deixar de entrar água para a coluna seca, quando chegar a esse ponto de não entrar água para a coluna seca, já não cai mais água nenhuma , supostamente , a não ser que tenhas ai uma passagem de água do aquário para a coluna seca , pelo silicone ...

Abraço ..

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Antes de mais obrigado pela atenção.

Cheguei agora a casa e cerca de 31 horas depois o aqua tinha a sump a 5 cm para começar a transbordar!!
A conclusao que chego com as vossas dicas, é que deve haver uma passagem atraves do silicone da coluna seca, isto porque a coluna seca nunca chegou a vazar todo o interior e mantinha-se num nivel estacionario pra aì com 10 cm dentro da mesma.

Acham que esta apreciação tem algum sentido? É que se fosse pelas furações da coluna seca acabaria por toda a agua ir pa sump e estava resolvido. Por continuar a encher a sump sem parar a fuga deve ser do aqua para a coluna seca perto do nivel que enche a coluna seca (o nivel de agua que se mantem na coluna seca deverá indicar a zona da ruptura presumo).

Entretanto mando fotos com o aqua e os seus niveis a trabalhar.

Imagem

Imagem

O que acham de ir para são Paulo 2 semanas? haverá problema? Tenho é de ter outro retorno suplente caso este se avarie? Ou acham esquizofrenia da minha parte porque o aqua é para estar sempre ligado e quando se avariar o retorno só tenho de correr a uma loja comprar outro em pouco mais de um dia!!!

Abraços

Realmente os níveis estão certos ...

só estou mesmo a ver isso , que seja uma passagem do aquário para a coluna seca , mas tens uma maneira de testar, deixas baixar o nível de água até não entrar nada pela parte de cima da coluna seca , depois com uma mangueira acabas de secar a coluna seca , ou seja tiras a agua toda da coluna seca, e depois já consegues ver por onde entra ...

quanto ao retorno não te preocupes, porque em caso de avaria a sump aguenta com a agua toda , agora tens mesmo de ver esse problema, que pode mesmo ser a agua a passar para a coluna pelo silicone, testa o que te disse e depois posta o resultado ..

Abraço ..

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Paulooliveira Escreveu:
Realmente os níveis estão certos ...

só estou mesmo a ver isso , que seja uma passagem do aquário para a coluna seca , mas tens uma maneira de testar, deixas baixar o nível de água até não entrar nada pela parte de cima da coluna seca , depois com uma mangueira acabas de secar a coluna seca , ou seja tiras a agua toda da coluna seca, e depois já consegues ver por onde entra ...

quanto ao retorno não te preocupes, porque em caso de avaria a sump aguenta com a agua toda , agora tens mesmo de ver esse problema, que pode mesmo ser a agua a passar para a coluna pelo silicone, testa o que te disse e depois posta o resultado ..

Abraço ..

:ympeace:

Voltar para Discussão Geral